01 de abril de 2023
Sábado da 5a. Semana da Quaresma
EVANGELHO
Jo 11,45-56
Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.
54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”
MEDITAÇÃO
Vocês não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? (Jo 11,50)
Eu tenho um convite pra você. Gostaria que você fosse comigo a uma sessão especial do alto Conselho de Jerusalém, o Sinédrio. Se aceitar, temos que ir logo, porque já vai começar a reunião. Vai?! Ótimo. Vamos lá, mas apresse o passo. A reunião do Sinédrio é no Templo. Repare bem que o templo não é como uma igreja que você conheça. O templo é uma grande estrutura, com muitas áreas para diversas finalidades. Uma delas é a sala do grande Conselho, o Sinédrio. Vamos entrar e ficar num cantinho, meio escondidos.
Olha, estão entrando as autoridades. Simbolicamente, o Sinédrio deveria ser formado por 70 homens, mas não virão todos. A maior parte pertence ao movimento dos fariseus. Eles são os mais influentes junto do povo, estão por todo o país. Claro, aqui só têm assento os mestres da Lei, os mais estudados. Vários pertencem ao movimento dos saduceus, inclusive são eles que comandam o Templo e o Conselho, através do sumo-sacerdote. Outros conselheiros são os chamados anciãos, grandes proprietários de terra da Judeia, representantes de famílias influentes. Esse que está entrando? Pelas vestes, é o Sumo-Sacerdote. Parece que cada ano muda o sumo-sacerdote, mas sempre do grupo dos saduceus. Neste ano, o Sumo-Sacerdote é Caifás. Vai começar a sessão. Caifás deu o sinal. Estão se sentando e se calando.
Dá pra escutar o que estão dizendo? Tens uns de pé, contando à assembléia alguma coisa. Parece que estão falando de Jesus. Eu sabia... eles estão relatando o que aconteceu em Betânia, dois ou três dias atrás. Você está sabendo? Gente, na casa de Marta e Maria... O amigo de Jesus tinha morrido. É um judeu conhecido, Lázaro. Jesus chegou de viagem antes de ontem e foi visitar a família enlutada. O amigo já estava enterrado há quatro dias. E Jesus mandou abrir o túmulo e chamou Lázaro. E ele saiu vivinho. Foi um rebuliço maior do mundo na redondeza. Muita gente passou a acreditar em Jesus. E, pelo jeito, a notícia já chegou aqui. Também Betânia é perto, uns 11 km daqui.
Levantou-se outro. Pelo menos, esse fala mais alto. “O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. Eita, agora tá todo mundo falando junto, não dá pra entender nada... Epa, o Sumo-sacerdote se levantou e vai falar. “Vocês não entendem nada mesmo. Não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?”.
Ih, gente lá vem um guarda do Templo na nossa direção. É melhor a gente sair, antes que ele nos expulse. Vamos... rápido! “Já estamos saindo, desculpe”. Está escutando? Estão se combinando para dar fim a Jesus. A maioria está apoiando. A decisão é matar Jesus. Santo Deus!
Guardando a mensagem
Nesta sessão do Sinédrio, ficou clara a razão da morte de Jesus para as autoridades do seu povo. Eles disseram: “Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele”. Para os líderes, Jesus era uma ameaça para o seu poder, para a sua hegemonia. “Todos vão acreditar nele”. Para eles, seria péssimo. Como eles iriam ficar nesse negócio? Então, tinham que acabar com Jesus. E, logo, encontraram uma desculpa, uma razão política. Assim, “virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. Eles estavam interessados na manutenção de sua boa situação e no seu controle sobre o povo. Negaram-se a perceber a ação de Deus que enviara Jesus, para chamar para a vida os que estavam à sombra da morte, inclusive eles mesmos. Foi assim que Caifás, o sumo-sacerdote, resumiu que era melhor um só morrer do que o povo todo ser prejudicado. Ou como está escrito, disse que era melhor “um só morrer pelo povo”. E, aqui, o evangelista João viu uma manifestação profética. Caifás, sem querer já disse a razão da morte de Jesus no plano da salvação. “Ele iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos”. Ele morreria no lugar de todo o povo. Em vez de o povo perecer por causa do seu pecado, Jesus morreria no seu lugar. Pagaria por todos. Todos ficariam quites, perdoados dos seus pecados. Assim, pela morte do Filho, o Pai comunicaria a vida, a reconciliação, o perdão de Deus ao seu povo.
Vocês não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? (Jo 11,50)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Vivendo a palavra
Meditando este evangelho que mostra a rejeição das pessoas a Jesus e ao Pai que o enviou, um bom propósito seria você participar bem da Semana Santa. O ponto alto desta semana maior da fé cristã é o Tríduo Pascal (que começa no entardecer da quinta-feira santa e vai até a manhã do domingo de páscoa). Participe bem da Semana Santa, começando amanhã, pelo Domingo de Ramos.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Amém!
ResponderExcluirQue bonita reflexão. Muito obrigada. Viver bem a semana Santa é acolher Jesus nosso Salvador...
ExcluirObrigada! Que Jesus nos abençoe sempre!
ExcluirQue o espirito santo nos de bencao nese dia livramento,paciencia
ResponderExcluirSou grato a ti pai pela noite de sono de descanco que maria nossa mae passa a frente que a paz abite na minha casa
Ca uniao esteja sempre na minha familia amem
Uma verdadeira aula, um ensinamento bíblico, quando descreve o Templo e também quando faz uma correlação sobre o que o Caifais disse e o porquê da razão da morte do meu querido Jesus. Denise
ResponderExcluirAmém bom dia padre João Carlos sua benção. Um final de semana abençoado pra todos nós 🙏🏼 🙌
ResponderExcluirQue Deus abençoe minha família, e nos conceda uma semana santa abençoada 🙏🕊️🕯️🛐✝️🛐📿
ResponderExcluirViver bem a Semana Santa, nos faz bem, estou vivendo os quarenta dia da quaresma em orações e muito mais, ajudar a quem precisa é o nosso dever, que nessa semana Santa, Deus mim abençoe com muita fé e esperança, e a minha família, paz, saúde, união, e conseguir a realizar o nosso desejo, Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia sua benção padre João Carlos que Deus conceda uma semana santa abençoe com seus ensinamentos🙏🙌🙌
ResponderExcluirBom dia, sua benção padre João Carlos! Que jesus derrame bençãos em nossas vidas, um abençoado fim de semana para nós 🙌🏻🙏🏻
ResponderExcluirQue o Senhor Jesus anos de suas bençãos e proteção sempre pra todas as famílias . Amém
ResponderExcluirSua bênção Pe João Carlos. Obrigada pela meditação da Palavra todos os dias, por fortalecer a nossa fé. Uma Semana Santa abencoada para a minha família e todos nós. Que Deus o abencoe Padre.
ResponderExcluirQue Deus abençoe nossas famílias e nos conceda viver bem a semana Santa, amém
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos a sua benção que bela Reflexão cada dia aprendo mais com vocês. É passo para nossos irmãos. O amor de Jesus para conosco é grandioso obrigada padre pelas palavras.
ResponderExcluir