PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 32º passo da caminhada quaresmal é renovar sua devoção a Nossa Senhora.

O 32º passo da caminhada quaresmal é renovar sua devoção a Nossa Senhora.

 



25 de março de 2023

Solenidade da Anunciação do Senhor

32º passo de nosso caminho quaresmal

EVANGELHO


Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

MEDITAÇÃO


Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Nove meses antes do Natal, celebramos, hoje, a solenidade da Anunciação do Senhor – o dia em que a iniciativa de Deus se encontra com a adesão de sua humilde servidora. É o mistério da encarnação do Verbo.

Primeiro, Maria ficou assustada. De repente, o anjo com uma saudação estranha. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? ‘Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi’. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e comunicando-lhe uma grande missão.

Depois do susto, veio a dúvida. ‘Não é possível uma coisa dessas... eu nem casada sou. Como é que uma virgem pode ser mãe?’ E o anjo: ‘Para Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Izabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses’. ‘Como Deus é grande, como ele é bom’, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o todo-poderoso. Ele faz maravilhas.

Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi esclarecida. Vem agora a entrega. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifestada na palavra do anjo. Realizará a sua vontade, como serva. Entrega humilde, generosa, total.

É, Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Ele nos pega de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. Ele tem planos diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumulou de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”, afirmou Jesus.


Guardando a mensagem

O “sim” de Maria foi muito especial. Depois do susto, ela procurou saber o alcance daquele convite tão especial da parte de Deus. Convenceu-se de que ele pode tudo e que, com ele, ela poderia vencer qualquer obstáculo, começando por fazer fecunda a sua virgindade. Teve fé. Izabel fez-lhe um elogio por sua fé: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos ao seu projeto de salvação, é o susto, a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a de entrega generosa e humilde. Às vezes, é presunçosa e egoísta. É, muitas vezes, Deus tem recebido um “não”. ‘Não vou, porque já tenho o meu projeto, vou cuidar da minha vida ao meu modo’... Mas, hoje, dia da Anunciação do Senhor, não é dia de ‘não’, hoje é dia de ‘sim’, do ‘sim’ de Maria e do seu ‘sim’ generoso e fiel, meu irmão, meu irmã.

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Rezando a Palavra

Há um ano, nesta data, o Papa Francisco fez a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Rezamos agora um trecho deste ato de consagração:

ó Mãe, acolhei esta nossa súplica: Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra; Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação; 
Vós, «terra do Céu», trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus; Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear; Rainha do Rosário, despertai em nós a necessidade de rezar e amar; Rainha da família humana, mostrai aos povos o caminho da fraternidade; Rainha da paz, alcançai a paz para o mundo. 

Vivendo a palavra

Podendo, reze, hoje, o Terço Mariano, elevando preces a Deus, pelas mãos de Maria, pelo fim da guerra. Não sendo possível, recite, pelo menos, uma dezena do terço (1 pai nosso, 10 ave-marias e o glória ao Pai).

Comunicando

O 32º passo da caminhada quaresmal é renovar sua devoção a Nossa Senhora. Nosso amor à Virgem nos leva, por primeiro, à sua imitação. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


28 comentários:

  1. Bom dia padre , Deus abençoe a mim e meus filhos e toda minha família , obrigada senhor por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMÉM LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR

      Excluir
  2. Deus eu o convido a iluminar todas as. Trevas ocultas na minha família

    ResponderExcluir
  3. Senhor Deus abençoe as nossas famílias abençoe o padre João Carlos Com saúde e sabedoria nos trazendo a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  4. Marlene Campis Deus abençoe a todos nos

    ResponderExcluir
  5. Nilberto[Russas-CE]25/3/23 09:00

    Bom dia Pe. João Carlos, eu compartilho a sua "Meditação da Palavra" todos os dias com meus contatos. A palavra de Deus precisa chegar até nós de forma branda e justa, não deve chegar impondo o medo e a ameaça. Jesus veio ao mundo para nos tirar da escuridão e não nos ameaçar com as chamas do inferno. Obrigado por Deus o ter colocado no nosso caminho.

    ResponderExcluir
  6. Hoje faz 27 anos que me consagrei como Escrava de Jesus por Maria Santíssima, pelo método de São Luís Mongort, Tratado da Verdadeira Devoção. Pra mim foi muito importante esta reflexão do Pe
    João Carlos que nos conduz diariamente para o Reino de Deus.Nodsa Senhora o cubra de graças e bênçãos sempre. Nossa eterna gratidão Denise

    ResponderExcluir
  7. Glória a vós senhor 🙏 o anjo do senhor a Maria ela cancebeu do espírito santo o sim di Maria foi muito especial para todos nós trose o salvador da o manidadi gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos gratidão por tudo que enviaste para nós

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia padre, Que Deus Abençoe Minha Familia eaqueles que eu amo

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos aí dá Ama que nossa senhora nós cubra com seu manto sagrado hoje e sempre Amém amém 🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  10. Deus abençoe a todos, Nossa Senhora nos cubra com Seu Manto Sagrado e nos guie pelo caminho da Luz.

    ResponderExcluir
  11. Que Deus abençoe os meus queridos filhos e netos Especialmente a Mirian que se encontra fora do convívio familiar e a mim própria e a toda minha família e amigos e aos que não nos querem ver bem

    ResponderExcluir
  12. De segunda a sábado compartilho 3 áudios: do senhor, do Pe Joaozinho e Pe Alex Nogueira com umas 33 pessoas. Curiosamente ano de Cristo, agora que vi.

    ResponderExcluir
  13. Mãe Maria, ensina-nos a amar, a doar, a vivermos a humildade, a simplicidade, a entrega aos planos do Pai como fizeste! Tu és a nossa grande intercessora! Obrigada por se preocupar tanto com cada um de nós! Mãezinha nós abencoa e nós protege sempre! Amém!!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e obrigada padre João Carlos pela meditação diária. Que possamos fazer sempre a vontade de Deus assim como Maria nossa mãe, que por meio do seu "sim" nis trouxe Jesus nosso Salvador amém

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. OBRIGADA MARIA MÃE DE JESUS CRISTO AMÉM LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR

      Excluir
  16. Glória a Vós Senhor!
    Quando o Arcanjo Gabriel foi anunciar a vontade do Pai para a Virgem Maria de Nazaré a Escolhida, usou da unção de tantas palavras convincentes, perfeitas, Divinamente enviadas para convence lá de que, Ela era a Bendita, a Ave cheia de Graça, naquele momento Maria na sua pureza, na sua humildade não entendia como diante de tantas outras mulheres, para que Ela fora a escolhida a ser o Sacrário vivo, mas com certeza refletiu diante dos ensinamentos dos seus pais, com certeza Santa Ana e São Joaquim em sua caminhada cristã, de orações, devoções, respeitadas desde criança, na preocupação familiar em buscar a Sabedoria, cientes que tudo da Sagrada Escritura iria se cumprir, isso tudo que fez que com ela ficasse convencida que era um chamado de DEUS e precisava aceitar. Quando foi confirmado que até sua prima Isabel já idosa e ainda mais, considerada estéril, já estava no sexto mês da gravidez de João Batista.
    Maria cheia do Espírito Santo, então disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça- se em mim segundo a Tua Palavra!”
    Conosco o Pai age da mesma forma, quando Ele nos escolhe para uma vida nova, envia Seus anjos para nos acalmar e convencer de tudo, e se aceitarmos, também estaremos cheios do Espírito Santo escutaremos tantas palavras acolhedoras, perfeitas que vão direto ao nosso coração, assim dotados da sabedoria quando convencidos damos o nosso Sim, aceitamos converter nossos caminhos e a seguir Jesus, perseverando dia a dia, na fidelidade a Sua Palavra, obedientes a Seus mandamentos, a Seus ensinamentos, também encontraremos a direção segura que nos leva a salvação, ai firmados na fé, guiados pelo Espírito Santo, alimentados pela Eucaristia e iluminados pela Luz da Palavra, passaremos por todas as tribulações e dificuldades adversas da vida, confiantes na Sua Misericórdia que é infinita, provando que para DEUS não existe impossível mesmo, conforme sabemos que Maria foi assunta ao céu, e Imaculada foi coroada como Rainha do Céu e da Terra, e todos os que aceitaram em tempo o chamado do Senhor, perseveraram em busca da Santidade, receberão a Coroa, contemplarão a face de DEUS e serão salvos, merecedores do convívio da vida eterna,.

    ResponderExcluir
  17. Sejamos um pouco de Maria para acreditar mais em Deus sua benção padre João

    ResponderExcluir
  18. Mãe intercede a teu filho Jesus por todos nós

    ResponderExcluir
  19. Obrigada minha mãe virgem Maria, agradeço ao nosso bom Deus por nos ter dado uma mãe amorosa que diz sim a Deus pra conceber nosso salvador e Redentor Jesus Cristo pra a salvação do mundo inteiro amém 🙌🙏🙏🙌

    ResponderExcluir
  20. Obrigada padre João Carlos pelas as mensagens que o senhor traz pra nós, gratidão a Deus por tudo por no dá uma mãe amorosa cuidadosa de todos nós 💞 Deus abençoe todas as famílias pra orarei pelos os filhos seguindo o exemplo de Maria Santíssima

    ResponderExcluir
  21. Santa mãe de Deus e nossa , ajudai-nos a dizer o teu SIM, imitar em ti Maria a obediência, a confiança, e o esperar em Deus🙏🏻

    ResponderExcluir
  22. Deus seja louvado. Dia feliz!

    ResponderExcluir
  23. Deus Seja louvado, Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. A exemplo de Marina Santíssima não podemos renegar a vontade de seu filho Jeus. Maria é aquela mãe obediente que fez tudo que ele mandou. 'O Deus ajuda a imitar o sim de Maria.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo2/4/23 17:56

    Agradeço a dinâmica da evangelização virtual, e faço fé que o senhor o abençoe sempre🙏🏼

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS