PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 26º passo de nossa caminhada quaresmal é recordar, com gratidão, o seu batismo.

O 26º passo de nossa caminhada quaresmal é recordar, com gratidão, o seu batismo.




19 de março de 2023

4º Domingo da Quaresma

26º passo de nosso caminho quaresmal



EVANGELHO


Jo 9,1-41

Naquele tempo: 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 2Os discípulos perguntaram a Jesus: 'Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?' 3Jesus respondeu: 'Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele. 4É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar. 5Enquanto estou no mudo, eu sou a luz do mundo.' 6Dito isto, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: 'Vai lavar-te na piscina de Siloé' (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: 'Não é aquele que ficava pedindo esmola?' 9Uns diziam: 'Sim, é ele!' Outros afirmavam: 'Não é ele, mas alguém parecido com ele.' Ele, porém, dizia: 'Sou eu mesmo!'
10Então lhe perguntaram: 'Como é que se abriram os teus olhos?' 11Ele respondeu: 'Aquele homem chamado Jesus fez lama, colocou-a nos meus olhos e disse-me: 'Vai a Siloé e lava-te'. Então fui, lavei-me e comecei a ver.' 12Perguntaram-lhe: 'Onde está ele?' Respondeu: 'Não sei.'
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: 'Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!'
16Disseram, então, alguns dos fariseus: 'Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado.' Mas outros diziam: 'Como pode um pecador fazer tais sinais?'
17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: 'E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?' Respondeu: 'É um profeta.'
18Então, os judeus não acreditaram que ele tinha sido cego e que tinha recuperado a vista.
Chamaram os pais dele 19e perguntaram-lhes: 'Este é o vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como é que ele agora está enxergando?' 20Os seus pais disseram: 'Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego. 21Como agora está enxergando, isso não sabemos. E quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Interrogai-o, ele é maior de idade, ele pode falar por si mesmo.' 22Os seus pais disseram isso, porque tinham medo das autoridades judaicas. De fato, os judeus já tinham combinado expulsar da comunidade quem declarasse que Jesus era o Messias.
23Foi por isso que seus pais disseram: 'É maior de idade. Interrogai-o a ele.' 24Então, os judeus chamaram de novo o homem que tinha sido cego. Disseram-lhe: 'Dá glória a Deus! Nós sabemos que esse homem é um pecador.' 25Então ele respondeu: 'Se ele é pecador, não sei. Só sei que eu era cego e agora vejo.' 26Perguntaram-lhe então: 'Que é que ele te fez? Como te abriu os olhos?' 27Respondeu ele: 'Eu já vos disse, e não escutastes. Por que quereis ouvir de novo? Por acaso quereis tornar-vos discípulos dele?' 28Então insultaram-no, dizendo: 'Tu, sim, és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. 29Nós sabemos que Deus falou a Moisés, mas esse, não sabemos de onde é.' 30Respondeu-lhes o homem: 'Espantoso! Vós não sabeis de onde ele é? No entanto, ele abriu-me os olhos! 31Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas escuta aquele que é piedoso e que faz a sua vontade. 32Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. 33Se este homem não viesse de Deus, não poderia fazer nada'.
34Os fariseus disseram-lhe: 'Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?' E expulsaram-no da comunidade.
35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: 'Acreditas no Filho do Homem?' 36Respondeu ele: 'Quem é, Senhor, para que eu creia nele?' 37Jesus disse: 'Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo.' Exclamou ele: 38'Eu creio, Senhor'! E prostrou-se diante de Jesus.
39Então, Jesus disse: 'Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não veem, vejam, e os que veem se tornem cegos.' 40Alguns fariseus, que estavam com ele, ouviram isto e lhe disseram: 'Porventura, também nós somos cegos?' 41Respondeu-lhes Jesus: 'Se fôsseis cegos, não teríeis culpa; mas como dizeis: 'Nós vemos', o vosso pecado permanece.'



MEDITAÇÃO


Jesus lhe disse: “Vai lavar-te na piscina de Siloé”. O cego foi, lavou-se e voltou enxergando (Jo 9, 7)

E chegamos ao quarto domingo da Quaresma. Cada domingo é um patamar a que vamos chegando em nossa subida diária em direção à páscoa. É um caminho de revelação de quem é Jesus e de sua obra redentora que continua em nossas vidas e na história. É uma caminhada em que vamos renovando nossa condição de discípulos e nossa adesão à pessoa do Salvador. Estamos em comunhão com ele, caminhamos com ele desde o nosso batismo.

O evangelho de hoje conta a história do cego de nascença que foi curado de sua cegueira. E esse texto é tão interessante que eu vou pedir a você, para o seu bem espiritual, que leia o evangelho de hoje completinho em sua Bíblia. João capítulo 9, de 1 a 41. 

Vamos recordar nosso caminho nessa quaresma. No primeiro domingo, o tema foi o pecado, na cena das tentações. Jesus  é o novo Adão que vence o pecado. No segundo domingo, o tema foi a Lei, na transfiguração. Jesus é o novo Moisés que nos traz a Palavra de Deus. No terceiro domingo, o tema foi a água, na história da Samaritana. É ele que nos comunica a água viva, o dom de sua vida e o Espírito Santo. Neste quarto domingo da quaresma, o tema é a luz e a água, na história do cego de nascença. 
Explicou Paulo na carta aos Efésios: "Outrora, vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz".

A história de hoje é como um teatro em cinco atos e se desenvolve como se fosse um processo, com acusações, interrogatório e sentença final. Não deixe de ler. Em resumo: Jesus mandou o cego de nascença lavar-se na piscina de Siloé. E ele ficou bom. Os vizinhos e conhecidos estranharam não vê-lo mais pedindo esmolas. Os fariseus quiseram saber o que aconteceu. E ficaram com raiva e não acreditaram na conversa dele. Os pais dele foram interrogados. O ex-cego também foi interrogado e expulso da comunidade. Jesus se encontrou de novo com ele e ele proclamou sua fé: “Eu creio Senhor”. Vem a sentença de Jesus: “Quem era cego agora pode ver. Os que vêem agora estão cegos.”

Agora, me diga, onde é que fomos lavados? Pense aí... quando é fomos restaurados? Você pensou no batismo? Então, acertou. Fomos lavados do pecado no batismo. Fomos curados de nossa escuridão no batismo. Esse domingo nos ajuda a perceber a grandeza do nosso batismo. Isso faz parte de nossa preparação para a páscoa. É possível que na noite da páscoa haja batizado de adultos em sua comunidade. E, com certeza, haverá o momento em que todos farão a renovação das promessas do batismo. No batismo, somos lavados de nosso pecado, iluminados em nossa escuridão.


Guardando a mensagem

O batismo é a nova criação. Nele se celebra o que o Senhor faz por nós: ele nos restaura, consertando a obra que foi desfigurada pelo pecado. Veja o que Jesus fez: fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. Fez como o criador do início da Bíblia que, como um oleiro, fez o homem do barro. No batismo, renascemos em Cristo, somos iluminados por ele. Até recebemos uma vela acesa para ilustrar a obra que Jesus faz em nós. Veja o que aconteceu: o cego de nascença passou a enxergar, depois que se lavou na piscina. O que representa essa piscina? ... Isso. Não precisou que eu dissesse. O batismo, a pia batismal. A conclusão é uma atitude: Viver a vida nova que o Senhor nos comunica pelo batismo. Como disse São Paulo: “Vivam como filhos da luz. Desmascarem as obras das trevas. Se estiverem dormindo, despertem”.

Jesus lhe disse: “Vai lavar-te na piscina de Siloé”. O cego foi, lavou-se e voltou enxergando (Jo 9, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a riqueza de tua palavra enche o nosso coração de alegria. Diante da maravilha que é tua obra em nosso favor, nós não podemos e não queremos viver como cegos, de jeito nenhum. Já fomos cegos, agora vivemos na tua luz. Já nos lavamos na piscina de Siloé. Fomos restaurados ali como novas criaturas. Não temos mais parte com a escuridão: a desonestidade, a infidelidade, a descrença. Agora é hora de, no confronto com os fariseus de hoje, testemunhar que te reconhecemos como nosso Salvador. Como o cego curado, mesmo expulso da sinagoga, queremos dizer-te hoje: “Eu creio, Senhor”. E viver nessa fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O 26º passo de nossa caminhada quaresmal é recordar, com gratidão, o seu batismo. Nele, fomos lavados dos nossos pecados, iluminados em nossa escuridão. Anote no seu caderno espiritual o nome dos seus padrinhos de batismo. Será que você ainda tem alguma foto do seu batizado? 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Bom dia Pe. João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e continuemos em Oração pelas Famílias e pelo Brasil. Paulo Roberto Casarin. Taubaté

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Muito boa a explicação do padre. Deu para entender muito bem... Bom domingo para todos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,padre João Carlos neste domingo vamos ter procissão em homenagem ao querido São José aq em sertania Pernambuco, que ele interceda a Deus pelo senhor,seu sarcedorcio,sua vida como missão aq na terra ,seja de firme na fé, ânimo pra levar a palavra de Deus mais longe,com sua equipe Deus os proteja sempre, hoje aq é aniversário do Padre Júnior aq na paróquia nossa senhora da conceição,mande um abraço a ele por mim em suas orações coloque ele e o outro padre Bonfim daq também,um domingo abençoado para o senhor e recebo do Padre Júnior todos os dias a sua meditação,um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João. Peço orações pela minha querida esposa Helena que foi diagnosticada com câncer de mama e está iniciando os procedimentos.
    Temos FÉ e sabemos que vai dar tudo certo 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia paz e bem João de bezerros PE
    peço oração pela minha esposa Sandra e filha Samara jamilly obrigada senhor pela família que o senhor mi deu só renho que agradece pela maravilhosa família gratidão Jesus eu confio em vós amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos sua benção graças e louvor na minha vida Padre obrigada pela meditação domingo de paz pra minha família e o mundo inteiro Deus abençoe o senhor e todos da ama

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Existem duas formas de nós sermos curados, procurando o caminho do Senhor por si só, ou aceitar que sejamos conduzidos por alguém a conhecermos o Poder de DEUS, nesta passagem Jesus com Sua saliva e Barro transformado em lama coloca as mãos diretamente aos olhos do cego, em outra passagem alguns irmãos levaram um surdo e Jesus da mesma forma com a Sua saliva o curou da surdez, ambos inicialmente não esperavam que através de um toque com saliva Jesus realizaria a cura que a tanto tempo esperavam, más ao abrirem seus corações e confiarem com fé foram curados, Porém na alegria da comemoração ao compartilhar com o povo, neste caso os fariseus mesmo enxergando e constatando o milagre, duvidaram da vida nova que o cego recebera por acreditar em Jesus, resolveram mais uma vez O julgar e mesmo aquele homem testemunhando com sua vida, trouxeram até seus pais para comprovarem a verdade, más mesmo assim continuaram com os corações endurecidos e acusaram lhe de querer ensina los, então o expulsaram da comunidade, más como sabemos o Plano de DEUS é sempre perfeito ele ainda iria se encontrar com Jesus, assim contando o acontecido e reconhecendo a sua pequenez teve a chance de contemplar agora Curado, aquele que imaginava ser só mais um dos profetas e pode constatar que Ele era Jesus Misericordioso o Messias, Enviado do Pai.
    O mesmo acontece conosco quando convertemos o caminho, mas muitas vezes o povo prefere julgar, duvidar ao invés de contemplar agradecendo a DEUS dando Glória pela vida nova do irmão, muitos preferem não acreditar e não entendem que quando Jesus realiza a obra é por completo, só depende de nós aceitar e continuar perseverando sem desviar do caminho certo e testemunhando o que DEUS realizou em nossas vidas e Ele também pode fazer na vida daqueles que precisam e se abrem a Graça, acreditam e aceitam Jesus de coração renovado, para que Ele faça a obra nova,.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre li toda sua mensagem amei que Deus te abençoe sempre na sua caminhada podendo dar sempre a palavra pra todos nós agradeço a Deus pelos filhos que me deu e peço oração por todos família amém

    ResponderExcluir
  9. A sua benção padre João o Evangelho de hoje é belíssimo. Quantas pessoas cega que precisa se converter e saber que temos um Deus grandioso .Ele cura liberta e salvar quantos dos nossos irmãos sem teto sem comida sem roupa. As pessoas não se amam só pensam no seu bem estar e esquece dos outros. Padre João eu não fui para caprina estou doente. Reze por mim

    ResponderExcluir
  10. Palavras da Salvação Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  11. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Adriano Amaral19/3/23 14:19

    Sua benção padre,que Deus continue abençoando a cada um de nós

    ResponderExcluir
  14. Glória a vós senhor Jesus curou o cego de nassemsa que Eli quera micura das minhas enfermidades amém gratidão senhor por todas as grasas aucansada na minha vida dá minha família gratidão por tudo minha benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  15. Gloria a Deus Senhor

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos. Obrigada padre João Carlos pela meditação. Sim, temos q lembrar q fomos lavados do pecado pelo nosso batismo e por temos q viver na luz do Senhor amém

    ResponderExcluir
  17. Meu padrinho e minha nadrinha d batusmo Deus ja chamou. N tenho foto do meu batizado nessa epoca fotografo era muito dificil.

    ResponderExcluir
  18. Sua benção padre, gostaria de pedir orações para meu esposo que iniciou o tratamento para cura de um câncer, rogo a Deus e a Nossa Mãe Maria Santíssima que ele seja curado e restabeleça a sua saúde. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Senhor, cura nossa cegueira espiritual! Deus lhe abençoe Pe João Carlos! Unidos em oração! Edleuza

    ResponderExcluir
  20. Ó Deus fiel, eu LHE agradeço por mais um aniversário. Contudo, me ensine seguir o caminho dos ungidos, do profetismo, do discipulado, do discernimento, da bondade, da justiça, da fé, da adoração, da verdade, da obediência e da evangelização. Me ensine ter um bom e santo coração. Me ensine trabalhar santamente. Me ensine ser guiado pelo Espírito Santo. Me ensine fugir do pecado, do medo e das trevas. Me ensine viver como filho da luz. Me ensine fazer boas obras. Me ensine ser piedoso. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS