PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O cego que viu os homens como árvores

O cego que viu os homens como árvores

 



15 de fevereiro de 2023

Quarta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Mc 8,22-26

Naquele tempo, 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.
23Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”
24O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. 25Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”

MEDITAÇÃO


Estás vendo alguma coisa? (Mc 8, 23)

Hoje, temos mais uma história de cego. No evangelho, são várias. Por um lado, essas histórias nos mostram, plasticamente, a missão de Jesus acontecendo. Quando Jesus leu, na Sinagoga de Nazaré, a passagem que falava sobre sua missão, havia uma lista de sofredores: os pobres, os presos, os cegos, os oprimidos. Neles, se veria claramente a realização de sua missão: a evangelização dos pobres, a libertação dos presos e oprimidos e a recuperação da vista dos cegos. Então, em todas as histórias de cura do evangelho, vai se mostrando a obra redentora de Jesus acontecendo.

É claro que você está entendendo que, mesmo essas curas e libertações acontecendo, elas significam muito mais. Elas demonstram a obra de Jesus que não era exatamente curar as pessoas, mas restaurar a humanidade decaída pelo pecado, comunicando-lhe o amor de Deus. Essas histórias também nos dizem como as pessoas estão acolhendo a obra de Jesus em suas vidas.

Então, trouxeram um cego a Jesus. Jesus o tomou pela mão e o levou para fora do povoado. Cuspiu nos seus olhos, pôs as mãos sobre ele. O cego disse que estava vendo os homens como árvores andando. Jesus pôs de novo as mãos sobre os olhos dele. Ele ficou vendo tudo. Jesus o mandou pra casa.

Uma bela imagem da obra de Jesus como restauração da obra prima de Deus desfigurada pelo pecado meditamos, na semana passada, na história do surdo-mudo. A história de hoje tem traços dessa narração. Cuspir nos olhos do cego, por as mãos sobre os seus olhos evocam o artesão do barro consertando a sua obra quebrada. A antiga narração da criação do homem falava do protótipo de barro que Deus fez e soprou nas suas narinas para lhe comunicar a vida.

Bem, a figura do cego também nos remete ao tema da fé, da adesão à pessoa de Jesus e ao anúncio do seu evangelho. A narração dos milagres, nos evangelhos, são catequeses sobre Jesus e nosso encontro com ele. É assim que podemos olhar para esse texto, como uma catequese sobre a fé. As histórias de cegueira física, no evangelho, são particularmente formas de falar da cegueira espiritual, da resistência ou da incompreensão diante da pessoa de Jesus ou do projeto de Deus. Cegueira, neste sentido, representa a falta de fé.

É muito interessante que esse cego não se curou de vez. A gente sempre fica esperando que a evangelização produza uma conversão radical, uma fé iluminada. A lição de hoje é que fé também cresce, passa por etapas, vai amadurecendo. Jesus é sempre o mesmo, ele nos evangeliza, nos restaura em nossa condição de pecadores. Num certo momento, nós começamos a ver, mas ainda meio confusamente. O cego já via, mas lhe parecia que os homens eram árvores andando. O serviço evangelizador de Jesus continuou. Daqui a pouco, sua visão já estava mais limpa e ele começou a ver tudo claramente.


Guardando a mensagem

Pela evangelização, o Senhor vem ao nosso encontro, gente desfigurada pelo pecado. Num primeiro momento, nossos olhos antes cegos começam a enxergar, mais ainda confusamente. É já a luz da fé em nós. É com a fé que acolhemos a obra de Deus em nosso favor, mas ainda de maneira muito imperfeita. A continuidade do serviço da evangelização vai nos conduzindo a ter uma fé cada vez mais forte, que nos leva a amar e a seguir Jesus, salvador da nossa humanidade decaída. Essa mesma fé é uma luz para compreendermos, com o olhar de Deus, a realidade ao nosso redor. Vemos melhor para nos conduzir melhor nesta vida. Vendo claramente o irmão caído na estrada, nos comprometemos com ele, como o bom samaritano.

Estás vendo alguma coisa? (Mc 8, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
muitos de nós ainda estão cegos. Não te vêem, não vêem o mundo com a tua luz. Dá-lhes, Senhor, a luz da fé, para que abracem a verdade e vivam iluminados por teu evangelho. Muitos de nós, ainda não vêem claramente. Enxergam o mundo, os outros, o futuro de maneira vaga e confusa. Têm apenas uma fé inicial. Continua, Senhor, a evangelizá-los, para que te reconheçam claramente e vejam o mundo com a tua luz. Nós te rendemos graças, Senho, pelos que, pela fé, acolhem a verdade que revelas sobre o mundo, sobre o homem, sobre Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, reze muitas vezes durante o dia, com aquelas palavras dos discípulos de Jesus no evangelho: “Senhor, aumenta a minha fé”.

Comunicando

E hoje, dia 15, é Dia Missionário da AMA. Somos todos responsáveis pela missão, a missão que Jesus entregou à sua Igreja. A AMA é uma grande família comprometida com a evangelização nos meios de comunicação. Se Deus colocar o chamado no seu coração, entre em contato com a gente por este WhatsApp que estou compartilhando com você: 81 3224-9284. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

36 comentários:

  1. Padre sua benção padre hoje eu lhes falo bom dia .padre eu estou com um doente que está muito fraco ele só quer ficar deitado .tem 41 anos pai de meu neto de 3 anosr esepesso horacao por ele padre e todos os homens de minha família sua benção padre bom dia eu sou lceia .hora por min e minha família Deus o abençoe sempre obrigado senhor por tudo obrigado senhor pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte com minhas orações e dos grupos presenciais de que faço parte. (Elizabeth G. M.)

      Excluir
    2. Palavras da Salvação Glória a vós senhor eu creio em ti senhor mas aumentai a minha fé

      Excluir
  2. Bom dia Sr. Padre e obrigada por esta meditação e que me tocou servindo de reflexão. Senhor eu creio em Ti, aumenta a minha Fé. Amém

    ResponderExcluir
  3. Obgda Pe. João Carlos por sua Missão e de toda equipe Missionária da AMA. Deus seja louvado hoje e sempre por nos proporcionar este momento diário de leitura, meditação, oração e vivência da Palavra. Rezo continuamente por vcs e por esse projeto.

    ResponderExcluir
  4. Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe meus pecados e aumente cada vez mais minha fé 🙏

    ResponderExcluir
  5. Senhor,aumentai a minha fé. Peço oração para todos os meus familiares.

    ResponderExcluir
  6. Senhor, eu tenho fé, mas aumenta a minha fé.
    Bom dia Padre João Carlos com saúde e paz para você neste dia lindo.
    Fique com Deus Presente na sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Obrigada padre João Carlos por ser essa Luz que nos ilumina! Sou feliz em ter Cristo no meu coração!

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Glaucia Freitas sou de Belo Horizonte Minas Gerais Obrigada por ser essa Luz que nos guia até Jesus padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  9. Sua benção padre oração pra aumentar a fé do povo do mundo

    ResponderExcluir
  10. Peço oração pelos meus filhos que estão distantes do Senhor e de sua palavra. Senhor, aumenta a fé, não os deixem cair em tentação. Aumenta a fé deles e minha também. Amém

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Quando apresentaram aquele cego a Jesus, já alimentavam a esperança que ele voltaria a enxergar, que seria curado, pois pela fé tinham certeza que Jesus realizaria o impossível para que ele fosse curado.
    É assim que devemos crer, que quando nós permitimos que Jesus entre nas nossas vidas e confiamos que Ele possa realizar o melhor para cada um de nós, só precisamos nos entregar de corpo e alma e confiar oferecendo o nosso coração para que seja moldado, nossa vida transformada, renovados com o Poder edificador do Espírito Santo e assim nos decidirmos constantemente não voltar para (o povoado), melhor dizendo as escravidões mundanas, para não cairmos nas ciladas do maligno, devemos permanecer no estado de graça continuando fiéis e perseverantes longe do pecado, precisamos andar no Caminho sem nos desviarmos que nos leve a casa, isto é, cada vez mais próximos do Céu, alegres e esperançosos pelo retorno Glorioso, ou para nossa partida,.

    — Feliz o homem sem pecado em seu caminho,/ que na lei do Senhor DEUS vai progredindo! (Sl118)

    ResponderExcluir
  12. Rosa Maria Barbosa15/2/23 07:44

    Obrigada!!! Compreendi melhor esse ensinamento! Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita fé cuida de mim senhor Jesus não me deixa perder minha fé. Amém senhor.

    ResponderExcluir
  14. Lucia santos bom dia.

    ResponderExcluir
  15. Glória a Deus por essa meditação! Senhor eu creio mas aumentai a minha fé!

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada meu Deus pela sua palavra, através do padre João Carlos 🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  17. Senhor me ajudar a ser cada dia melhor gratidão padre João Carlos Deus abençoe

    ResponderExcluir
  18. PadreJoão, bom dia, peço suas bençãos sobre minha família, pois precisamos muito das proteção de Deus 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre , Deus te abençoe, hoje peço pela familua que Deus os abençoe e proteja de todo o mal, amém, senhor eu tenho fé , nas aumentai minha fé

    ResponderExcluir
  20. SENHOR AUMENTA MINHA FÉ ! PARA Q EU POSSA ENXERGAR MELHOR TODAS MARAVILHAS Q O SENHOR NOS DÁ ....AMÊM

    ResponderExcluir
  21. Obrigada padre João Carlos pela meditação que sempre me ajuda a ter uma melhor compreensão da vontade de Deus. Sempre peço a Deus q aumente a minha fé. Que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  22. Padre bom dia pesso oraçao pela minha i por mi que só vivo doete

    ResponderExcluir
  23. Senhor aumenta a minha fé 🙏 Senhor abençoar minha família, abençoar meus filhos Claudio e Luca, guia eles sempre no seu caminho Senhor 🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. "Tendo olhos e não vêem; tendo ouvidos e não ouve". A dificuldade que temos em compreender Jesus. "Senhor, aumenta a minha fé. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Glória a vós senhor linda meditação e vamgellho aínda Hg engiste muitas pessoas cega do canhecimento di Deus padre João Carlos minha gratidão por tudo minha benção fica com Deus meu amado

    ResponderExcluir
  26. A sua benção padre João Carlos que linda reflexão. Senhor aumenta a minha fé. Escuto todos os dias na rádio tempo de paz

    ResponderExcluir
  27. Padre peço para me ajudar a minha filha vou acompanha la e preciso de muitas orações ela vai ser operada obrigada senhor

    ResponderExcluir
  28. Peço orações prá minha filha que se perdeu nas drogas por favor

    ResponderExcluir
  29. Eu só Eloiza e escuto todos os dia o seu aldio padre João pala sua benção eu moro em vilherna Rondônia

    ResponderExcluir
  30. Senhor eu creio,mas aumenta a minha fé!

    ResponderExcluir
  31. Peco por um emprego
    Dpu mãe de família.
    Amem

    ResponderExcluir
  32. Jesus me cura da depressão
    ansiedade medo
    Rita de cassia mota Ladislau moreira

    ResponderExcluir
  33. Jesus cura minha vida finamceira
    Preciso de trabalho
    Tenho fe que jesus vai me ajudar

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS