PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem foi batizado é uma nova criatura

Quem foi batizado é uma nova criatura




09 de janeiro de 2023

Festa do Batismo do Senhor


EVANGELHO

Mt 3,13-17

Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.



MEDITAÇÃO


E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (Mt 3, 17)

Jesus se batizou no batismo de João. João batizava as pessoas que queriam preparar-se para acolher, 
com uma nova vida, o Messias que chegaria em breve. Confessavam os seus pecados e João as mergulhava nas águas do Rio Jordão. A fila dos pecadores era grande.

Jesus entrou na fila dos pecadores, participando do batismo de penitência de João. Ao sair da água, veio sobre ele o Espírito Santo em forma de pomba. O batismo de Jesus pode nos ajudar a compreender o sentido de sua morte e de sua ressurreição, que tem a ver conosco e com o nosso batismo.

São Paulo deu uma boa explicação sobre o rito do batismo. Quando a gente desce às águas, na fé, participa da morte de Cristo. Quando saímos das águas, estamos participando, na fé, de sua ressurreição. Podemos olhar assim para o batismo de Jesus.

Jesus entrou na fila dos pecadores, assumindo o peso de nossas culpas e desceu às águas como pecador. Essa é uma bela imagem que antecipa o sentido de sua morte. Mergulhou nas águas da morte, morrendo em nosso lugar, purificando-nos dos pecados. Ao emergir da água, veio uma voz do céu. É como uma antecipação de sua ressurreição.
Este é o meu Filho amado”. Jesus se revelou o filho amado, em ter cumprido com obediência a vontade do Pai. Ele deu sua vida por nós, salvou-nos, morrendo na cruz e ressurgindo em nosso favor.

Então, o batismo tem a ver com a purificação dos pecados. Jesus não tinha pecados. Mas, carregou-se dos nossos e nos purificou nas águas de sua morte e na glória de sua ressurreição. Na sua morte, nos comunicou a vida, derramando sobre nós o seu Espírito. O Espírito Santo é quem aplica em nós a graça redentora de sua morte e ressurreição. Ele é a água viva que jorrou do peito do Senhor, ferido pelo soldado, na cruz. Essa água nos purifica e nos comunica a vida nova. A ação purificadora e revitalizadora do Espírito está representada na água da fonte batismal. No sinal da água, está a ação do Espírito que nos purifica e nos renova.


Guardando a mensagem

João Batista avisou ao povo: “Eu batizei vocês com água, mas ele batizará vocês com o Espírito Santo”. A água de João era só água mesmo, um sinal de penitência. Mas, a água de Jesus seria sacramento do Espírito Santo, ação do Espírito purificando e renovando. Que grande graça você ter recebido o batismo! Quem foi batizado é uma nova criatura, nasceu de novo. Nasceu para a vida de Deus, pela graça de Cristo. Tem a graça de poder viver em comunhão com ele. Participa da herança da vida eterna. Quem não chegou ainda a conhecer a importância do seu batismo, a grandeza de sua comunhão com Deus através dele, é como alguém que perdeu sua Certidão de Nascimento. Não tem a menor noção de suas origens nobres e do seu direito de herança. Em Cristo, somos herdeiros da felicidade que há em Deus, da vida eterna.

E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (Mt 3, 17)

Rezando a Palavra 

Senhor Jesus,
que pena que haja tanta gente vivendo como se não fosse batizada. Vive como filho sem pai. Que graça a gente ser de Deus, ser filho(a) de Deus e viver como tal! Quando a gente toma consciência da importância do nosso batismo, a gente se dá conta da dignidade que tem. A pessoa humana é importante, porque foi criada por Deus. Mas o batismo, Senhor, revela ainda mais a nossa dignidade: fomos salvos por ti, somos filhos e filhas de Deus. Nossa vocação é realizar nossa vida como filhos de Deus, herdeiros da vida plena que há em ti, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Fazer o sinal da cruz com água benta é uma forma de recordar o próprio batismo. Na próxima vez que você for a uma Igreja, sendo uma igreja matriz, sede de paróquia, procure a Capela do Batismo ou a fonte batismal ou algum recipiente com água benta. Vá lá e molhe sua mão, se benza, com o coração cheio de gratidão. Você foi lavado dos seus pecados na morte redentora de Cristo. Recorde e agradeça. No batismo, você nasceu como filho de Deus, como filha de Deus.

Comunicando

Estamos começando a Semana de Aniversário do programa Tempo de Paz. Participe do Sorteio, colocando seu nome no formulário que enviamos ou pelo whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Anônimo9/1/23 00:55

    Bom dia Padre João Carlos minha Bênção sou de Jaboatão dos Guararapes muito bom aprender cada vez mas e sobre o Batismo eu sabia que Jesus tinha se betizado por João Batista mas não sabia que ele tinha entrado na fila dos pecadores sabia que quando ele se batizou recebeu o Espirito Santo muito obrigada Padre por esse aprendizado até isso Jesus fez por nos isso é que é Amor verdadeiro agora é que almenta minha fé mas ainda em Nosso Deus todo poderoso até tirar nossos pecado no Batimo ele Fez que Bom Deus por colocar o Senhor em nossas vida que Deus lhe der muitas Saúde pra continuar Evangeluzando Nós Ame🖑🖐

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/1/23 03:38

    Bom dia, padre João Carlos é muito bom ouvi e ler seus encinamentos, muito obrigada pelo a meditação de todos os dias ,que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/1/23 04:58

    Bom dia Padre João. Gratidão pela meditação diária e pelos frutos que vou colhendo por intermédio de cada Evangelho.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/1/23 05:31

    Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela mensagem que mim mandar todos os dias tou aprendendo a palavra dó senhor Jesus Cristo e muito bom eu já mim escrevi Pará o sorteio vou passar na igreja dó Carmo minha.mãe linda para aguas penta para fazer o sinal sim meu nome e ornillda de Recife Pernambuco oração padre até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/1/23 06:13

    Bom dia Padre João calos sua benção gratidão por me manda a palavra da meditação tds os dias leio e escuto antes de fazer minha caminhada e compartilho com amigos uma semana abençoado para todos nós

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que Jesus nós dê uma semana abençoada que Espírito Santo ilumine o nosso Brasil 🙏🏼🙌🇧🇷

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/1/23 06:55

    Bom dia .pé.joão Carlos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/1/23 07:17

    Bom dia pe. João Carlos à sua bênção. Sou Marcos Sérgio Goser de São Gabriel da Palha - ES. Que se faça a vontade de Deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Para João Batista era estranho mesmo ele ter que batizar Jesus Cristo que era o Messias, mas Jesus diz é preciso que seja feito a justiça, ambos conheciam das Palavras proféticas de Isaías então o convenceu, ao sair da água no mesmo momento desce o Espírito Santo e o Pai se alegra com a atitude exemplar do seu Filho. Acredito que da mesma forma o pai se alegra com nossas atitudes de filhos quando enxerga a nossa humildade e dedicação para ir ao Seu encontro buscando Sua intimidade, obedecendo Seus mandamentos e cada vez mais negando o pecado e buscando as coisas do Alto, perseverando nas orações, participando das Santas missas dos cultos, comungando, sendo fieis aos Santos Terços, testemunhando a nossa fé buscando o conhecimento e nos aprofundando na Sabedoria da Santa Bíblia para sermos canal de graça para nossos irmãos, transmitindo a boa Nova do Evangelho realizando a caridade, enfim se dedicando aos mais necessitados, mais e mais ao próximo, enfim quando da nossa parte nos esforçamos para fazer nosso melhor, a resposta do Pai é a mesma,.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/1/23 09:11

    Bom dia padre joão carlos me chamo francisca gerlane. E comhece seu programa atraves de uma amiga verònica e agora ja recebo diretamente da ir amo a sua meditação ouvi a palavra de Deus e muito edficante pra minha vida obrigada por rece canal da graça de Deus en nossas vidas

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/1/23 10:01

    sua bênção padre João Carlos,paz e bem .Sou Benedicto Barcellos de São Domingos do prata M.G recebe como grande presente a meditação do evangelho enviado por uma irmã dominicana fico agradecido a Deus pela evangelização que leva às pessoas distantes Deus ilumine sua vida

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/1/23 10:14

    Padre João Carlos como é bom ouvir o senhor falar a prendo muito com o senhor. Senhor Jesus lava-me com o teu espírito daí-me a graça que tanto necessito.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/1/23 10:26

    Bom dia padre João e sua bênção.Me chamo Keli e sou de Campos dis Goytazes(RJ)Nosso Senhor seja louvado hj e para sempre.Peço sua st intercessão por tds os membros de minha família e em especial pras minhas filhas Irmã Maria Vitória ,com 21 anos ,q professará seus votos simples no Carmelo de S.José aqui na nossa cidade de Campos dos Goytacazes,estado do RJ e por nossa caçula de 14 anos MARIA NATÁLIA, q logo fará 15 anos no próximo mês (fev),onde já peço ao senhor ,padre João Carlos q reze por ela tbm pra que as 2 permaneçam no caminho de nosso Senhor Jesus e vivendo a sua filhiação a Deus por meio do sacramento de seu Batismo .Q elas vivam a missão batismal com amor e gratidão a Deus por serem suas filhas.Deus lhe oague por seu sacerdócio e seus trabalhos pastora is via internet tbm.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/1/23 10:45

    Sou Lourdes Portela, leio diariamente suas mensagens, ler o evangelho me faz bem.Deus o abencoe sempre

    ResponderExcluir
  15. Sua benção padre João Carlos e uma abençoada semana a todos nós

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/1/23 10:51

    A sua benção padre João Carlos
    Que o nosso senhor Jesus Cristo te abençoe o Senhor e todos nós
    Que Deus abençoe todos nós com saúde e paz e fé e amor que às nossas vidas seja abençoada por Deus e a nossa Senhora amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/1/23 11:04

    Bom dia Padre João Carlos, ouço todos os dias suas orações e adoro ouvir no final de sua oração aquela música,purifica meu Senhor nas suas águas acho linda canção,sou sua ouvinte sempre 🙏🙏🙏Sou de São José dos Campos -SP me chamo Maria Angélica Braga.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/1/23 11:17

    Anonimo 09/1/23 11:06 olá padre João hoje estou feliz lendo o Evangelho do dia com essa reflexão que me fortalece bastantena minha caminhada de fé.D .D

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/1/23 12:04

    Pe. João Carlos, é muito lindda sua missão evangelizadora, eu sito-me abençoada em lhe acompanhar diariamente. Gracas à sua sobrinha Gregorina , minha vizinha de ap.Que a Santissima Virgem derrame, abundantemente, muitas gracas sobre seu ministério.

    ResponderExcluir
  20. Marcia a s tahara vallandro9/1/23 12:22

    Padre João carlos a sua bencao,amo ouvir a meditação c o senhor,comecei fazendo a experiência de ler o envangelho do dia e agora todos os dias leio,o sr nos pediu p rezar o terço durante o mes de outubro e ate hoje rezo ,qdo não posso sinto falta!obrigadao padre ,que Deus o abençoe!🙏🙏sou de ibiuna sp!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9/1/23 14:14

    Eu me chamo Fátima Feitosa eu recebi o a Palavra do Evangelho através de uma amiga gostaria de rever direto obrigado Padre João Carlos amém

    ResponderExcluir
  22. Deus de Misericórdia, eu LHE agradeço pela Solenidade do Batismo do Senhor. No entanto, me ensine seguir o caminho do bem, do santo temor, do Espírito Santo, do amor, do serviço, do livramento, da paz, da verdade, da justiça, da esperança, da aliança, da luz, da cura, da evangelização e da unção. Me ensine fugir do pecado e das trevas. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine ser um bom filho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/1/23 22:36

    Ó meu bom e amado Jesus, perdoai-nos, e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o céu, e socorrei, principalmente, as que mais precisarem de vossa infinita misericórdia. Retira de mim, a vergonha de que sinto em ser brasileiro. Perdoa-me, meu Senhor e meu Deus. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS