PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Por que pecar contra o Espírito Santo não tem perdão?

Por que pecar contra o Espírito Santo não tem perdão?

 


23 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Mc 3,22-30

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

MEDITAÇÃO


Quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado (Mc 3, 29)

Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a força do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus estava possuído por um espírito mau. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Estavam, na verdade, fechando as portas para o enviado de Deus.

Jesus fez diversas considerações para ver se eles abriam a mente para a verdade. Por fim, declarou uma coisa que nos espanta. ‘Pecar contra o Espírito Santo não tem perdão’. Vamos entender isso.

Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. É o Espírito Santo, que recebemos no batismo, que nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão.

É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra e a presença de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua em todos os sacramentos, santificando a nossa vida: lavando-nos do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho.

Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis. O Filho nos alcançou a reconciliação, a comunhão com o Pai. E isso nos é possível, no Espírito Santo. Nossa comunhão é com Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo.

Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos, se não tivermos o Espírito do Pai. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos. Para seguir Jesus, como discípulos e missionários, precisamos do Espírito do Filho.



Guardando a mensagem

Pecar contra o Espírito Santo é fechar as portas para a atuação do Santo Espírito em nós. É como desligar a tomada. Ficamos no completo apagão. A graça não chega, a oração não sobe, a moção interior desaparece. Já não somos mais conduzidos pelo Espírito. Já não estamos conectados com o Pai, por meio do Filho, no seu Espírito. Voltamos ao Adão do pecado, expulso do Paraíso. Os mestres da Lei estavam fechando as portas para a novidade da ação de Deus em Jesus. Estavam pecando contra o Espírito Santo. Você também está diante do evangelho do Reino, que continua sendo anunciado por Jesus e seus missionários. Não o rejeite, como os mestres da lei. Nem permaneça indiferente diante dele. Abra o seu coração à atuação do Santo Espírito.

Quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado (Mc 3, 29)

Rezando a palavra

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, mais de uma vez, reze ao Espírito Santo com suas próprias palavras ou use a oração que acabamos de rezar.

Comunicando

No dia 31 deste mês, vou gravar um DVD Orante no Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, CE. Quem estiver por perto, sinta-se convidado(a). Será, então, neste 31 de janeiro, dentro da Romaria das Candeias, na Igreja do Horto, às 10 horas da manhã.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

57 comentários:

  1. Vinde Espirito Santo habitar em meu coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre faço essa oração mentalmente e por vezes orando mesmo, acho forte! Amém
      Bom dia, todos/as, que o Espírito Santo de Deus nos guarde, governe, guie e ilumine-nos , Amém 🙏📿 e graças a Deus!

      Excluir
  2. Vinde Espírito Santo enchei o meu coração com o teu fogo 🔥 Santo
    Vinde Espírito Santo transformar o todo meu ser , comecei a fazer o seminário de vida nova no Espírito
    E estou a precisar de Ti Espírito Santo
    Seja feita a tua vontade e não a minha
    Bendito é louvado seja o Senhor 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja o nosso Espírito Santo que hábito sempre em mim 🙏🏿🙌🏽

    ResponderExcluir
  4. Vinde, Santo Espírito, guiar-me, iluminar-me e fazer de mim uma nova criatura

    ResponderExcluir
  5. Espírito Santo guiai e conduzi os passos de minha família na Luz de Cristo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vinde Espírito Santo iluminar minha família minha vida e comunidade

      Excluir
    2. Espírito Santo. Abençoa minha familia meus filhos e tds da minha família obgdo. Amem.🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙌🙌🙌🙌

      Excluir
    3. Quero pedir oração toda a minha família e que Deus abençoe meu curso de ministra que der tudo certo amém

      Excluir
    4. Pesso oração para toda a minha família e que Deus abençoe meu curso de ministra amém

      Excluir
    5. Pesso oração para minha pessoa. Para minha filha jovem, numa fase confusa de amadurecimento na Vida. Para meu esposo. Abrandar o coração dele. Pela minha família. União, Amor, Lealdade, Fé, Companheirismo, Deus,Luz, Sabedoria,Paciência,Carinho e muito Respeito. Pelo nosso País. Fazei-nos cada vez mais Temente à Deus. Amém padre. Precisando muito. Alessandra Taubaté São Paulo. A sua benção é muita gratidão.

      Excluir
  6. Espírito Santo trasnfoma todo meu ser 🙏🏾

    ResponderExcluir
  7. Que o Espírito Santo ilumine sempre minha mente para que eu possa tomar decisões certas conforme a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Venha em mim espírito santo Abita a minha casa e faz morada no meu coração

    ResponderExcluir
  9. Vem espírito santo faz morada em minha vida

    ResponderExcluir
  10. Que o espírito santo abite em meu coração e toda a minha família Evaldo Sara Isaías Adriana

    ResponderExcluir
  11. Padre,pessoa oração pela minha filha Fernanda,.ela trabalha em outra cidade.e mora em casa de parentes, mais ela sonha muito em ter a casinha dela, que o espírito santo der a graça a ela de realizar o que for melhor para ela
    .

    ResponderExcluir
  12. Cristiano Cricco
    Bom dia Padre João Carlos a sua benção
    Intenção Agradeço a chuva pra nossa lavoura, Agradeço a Deus por tudo de bom que ele nós da ,Por todos nós da AMA Por todos os Padres Salesianos e às Irmãs Salesianas. São João Bosco rogai por todos nós Amém VargemAlta Espírito Santo

    ResponderExcluir
  13. Vinde Espírito Santo curar a minha família, Amém!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia.peco recuperação de cirurgia pela Cristiane que 0 Espírito Santo a ilumine. Amém

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    Tanta coisa para os mestres da lei pensar de Jesus, e vão acusá-lo justo de blasfêmia, pecado este imperdoável pois é contra o DEUS Espírito Santo.
    Vimos mais uma vez na Sagrada Escritura, que antes de falar ou de julgar devemos pensar o que iremos dizer, qual o efeito que causará na vida do irmão, ou seja está provado que ainda nos dias atuais, o que nos leva a pecar facilmente se não controlamos, é a nossa lingua, melhor dizendo a fofoca, o julgar, falar o que não deve do próximo, por isso que em todos os momentos de oração, de comunhão, de intimidade com o Senhor, precisamos consagrar nossos olhos, nossos ouvidos, nossas bocas e nossos corações, enfim precisamos pedir perdão das nossas falhas e imperfeições e nos deixar sermos possuídos unicamente, 100% pelo Espírito Santo, só assim não seremos divididos, pois seremos inteiramente do Senhor,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.

      Excluir
    2. Obrigado papai por nós Dar o voso espirito Santo pois é através do vosso espirito que realizamos tantas maravilhas em nossas vidas fica sempre com migo

      Excluir
  16. Vem Espirito Santo!! Enche-me com teu fogo de Amor!!! 🔥🔥🔥

    ResponderExcluir
  17. Vinde Espírito Santo

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos,Deus abençoe 🙏 o senhor e sua família e sua equipe ,peço Padre que ore pelos meus três filhos ,Camila Suely que é especial, Gabriel Felipe e Taynnara Maria,que nos livre todo mal e o no mundo inteiro, amém 🙏, peço oração por minha filha Camila Suely que é especial,pois o médico disse que minha filha vai ficar cega ,eu creio em Deus que ela não vai ficar cega ,pela minha fé 🙏,vem espírito santo ,me ajuda a ter muita fé 🙏 ,que minhas preces cheguem até ao nosso senhor Jesus Cristo, que assim seja louvado, amém 🙏.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos, Deus abençoe sempre o Sr e toda equipe. Vinde, Espirito Santo, transformar minha vida.🤲🙇🙏

    ResponderExcluir
  20. Deus querido e amado peço humildemente a restauração de minha família e bençãos sob ela, esposa e filhós, e te agradeço por tudo, tudo... Robson/MG, obg padre João Carlos Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Padre João Carlos, bom dia! Suas palavras, as meditações que recebemos todos os dias nos faz querer estar sempre perto de Jesus, obrigado Padre por seu sim a Jesus, obrigado por compartilhar conosco desta fonte inesgotável de amor.Vinde Espírito Santo enchei os corações nossos com o teu fogo 🔥 .

    ResponderExcluir
  22. Bom dia. Padre João é através de uma sobrinha minha que mora na cidade de Crato que eu conheci o seu programa de evangelização e estou gostando muito. Agora estou acompanheiado .

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre João Carlos meu nome é euzenir Ursulino da Silva Santos peço oração pela recuperação do meu esposo Houston que fez cirurgia pela conversão dos meus filhos pela minha saúde e saúde da minha mãe inez pela minha vida financeira obrigado

    ResponderExcluir
  25. Venho pedir orações para meus dois filhos que tem feito uso de drogas, pedindo pa o Espirito Santo os afastar deste caminho os seus nomes são Francisco de Brito e Alexandre de Brito

    ResponderExcluir
  26. Peço oração pela minha irmã Ana Paula por uma boa recuperação da cirurgia 🙏🙏

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Padre eu sou muito grata por sua mensagem só me ajudar peço oração por minha família e por todos as famílias do mundo 🌎

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Padre João Carlos, meu
    nome é Francisca das Chagas, peço oraçã para a libertação dos meus dois filhos da bebida alcoólica, são Domingos Alan e Luis André. Eu vivo rezando todos os dias, creio que Deus vai atender meus pedidos, eu peço em nome de Jesus, Amém!

    ResponderExcluir
  29. Sou Grata a ti oh meu Deus🙏 O Senhor é meu pastor e nada me faltará 🙏 Abraços e Paz de Balneário Camboriú SC

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estejamos em Oração pelas Famílias e pelo Brasil 🙏

    ResponderExcluir
  31. Bom dia padre João Carlos,suas palavras é uma benção a que falo apartir de Angola Benguela.

    ResponderExcluir
  32. Justina23/1/23/10:26 olá padre João carlos ,nesta manhã me cinto muito feliz a o receber essa mensagem da palavra de Deus que me fortalece muito na minha caminhada de fé. Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  33. Giane Ferreira
    Bom dia padre João Carlos a sua benção? Obrigado por mandar a meditação todos os dias, e me sinto abençoada.

    ResponderExcluir
  34. Que o Espírito Santo proteja sempre a mim e toda minha família e a todos que O buscarem hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  35. Bom dia,recebo de um amigo sempre,as meditações obg.

    ResponderExcluir
  36. Amém 🙏 senhor peço perdão a voz pelos meus pecados e peço por minha família meu marido meus netos brendinha Mariana marciana meus animais e pelos doentes desempregado e pelo mundo inteiro 🙏

    ResponderExcluir
  37. Vinde Espírito Santo enchei o coração do meu filho Denner Brito do teu fogo de amor, pelos filhos dele .Vinde Espírito Santo, enchei o coração do Denner Brito da Silva, fogo de força de vontade de parar de osar drogas,Vinde Espírito Santo, enchei o coração de Denner Brito da Silva do teu fogo de cura , de libertação, dos vícios na droga. AMÉM 💕 💕 💕 💕 💕 💕 💕

    ResponderExcluir
  38. Rosemary Reuter-Bálsamo/SP23/1/23 13:51

    Não há presente maior que o dom do Espírito Santo em nós! Gratidao por mais essa meditação, Padre João Carlos. Parabéns pelos 8 anos desse programa abençoado, gratidão a todos que trabalham para que ele seja veiculado, ao Wilson, ao Professor Geraldo e a todos da AMA - DEUS OS PROTEJA E ILUMINE-OS SEMPRE!

    ResponderExcluir
  39. Deus continue abençoando seu ministério.E enche-me Espírito Santo e todos que ouvirem essa mensagem tão edificante 🙏🙏

    ResponderExcluir
  40. A reflexão está bonita, mas pecar contra o Espírito para mim é enfraquecer o elo de ligação entre a ação da pessoa, com a vida plena, sendo que o fio condutor dessa ação, com a plenitude de vida é o Espírito Santo. Pecar contra o Espírito é enfraquecer a gana pela vivência total e irrestrita de cada fato que se apresenta no decorrer da existência, tem a capacidade de transformar a vitalidade em frouxidão. Quem praticar bulling outrem, não tem perdão, nem aqui nem lá encima. Se não matou, mutilou...

    ResponderExcluir
  41. Envia teu Santo Espírito, Senhor!

    ResponderExcluir
  42. Amém gratidão sempre meu Deus e proteja sempre minha família Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  43. A palavra de Deus nos alimenta

    ResponderExcluir
  44. Amem meu senhor ajudar sempre a minha familia

    ResponderExcluir
  45. Respostas
    1. Deus pai todo poderoso enviai o espírito Santo sobre mim e minha família , para que possamos viver santamente.
      Amém.

      Excluir
  46. Deus todo poderoso enviai o espírito Santo sobre mim e derrame a suas bênçãos a minha família.
    Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS