24 de janeiro de 2023
Dia de São Francisco de Sales,
bispo e doutor da Igreja
EVANGELHO
Mc 3,31-35
Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
MEDITAÇÃO
Mc 3,31-35
Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
MEDITAÇÃO
Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo (Mc 3, 31)
Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo (Mc 3, 31)
Você lembra que, ontem, lemos no evangelho que os mestres da lei começaram a difamar Jesus, dizendo que ele estava com um espírito mau. Jesus chamou a atenção deles. Não fechem as portas para Deus. Não fechem os olhos para a ação de Deus. Não blasfemem contra o Espírito Santo. O pecado contra o Espírito Santo não tem perdão. Os fariseus se opuseram fortemente a Jesus.
Hoje, vamos considerar como também os seus parentes tiveram dificuldade para se inserir na comunidade de Jesus. Eles ficaram desorientados diante de sua atividade missionária. Quando souberam que ele não tinha nem tempo pra comer, com tanta gente atrás dele, eles pensaram ‘Jesus enlouqueceu’. O evangelista Marcos escreveu, nos dando um susto: “saíram para agarrá-lo”. Puxa! Os parentes dele eram gente pacata da aldeia de Nazaré. Nazaré fica a uns 50 km de Cafarnaum, a cidade onde Jesus estava morando. Pois eles pegaram a estrada e foram atrás de Jesus.
No texto de hoje, os seus parentes chegaram a Cafarnaum. Chegaram na casa onde Jesus estava, permaneceram do lado de fora e mandaram chamá-lo. O recado que eles mandaram dizia: “tua mãe e teus irmãos está aí fora e querem falar contigo”. Não se preocupe. Esse recado não tem nenhum sentido negativo contra Maria, sua mãe. “Tua mãe e teus irmãos” é uma forma de se referir aos seus parentes de sangue.
O texto apresenta claramente os que estão dentro e os que estão fora. Dentro de casa, claro, está Jesus com muita gente. A casa está cheia. Pela narração anterior, tanta gente se juntava que não dava mais para entrar. Houve até aquela vez que desceram um paralítico pelo teto, lembra? Mas, há uma anotação especial no texto de hoje: As pessoas estão sentadas, ao redor de Jesus. Isto é mencionado duas vezes, nesse pequeno texto, para chamar nossa atenção. ‘Sentados’ é a posição dos discípulos ao redor do Mestre. Você lembra de Maria, irmã de Marta, sentada aos pés de Jesus? Sentado, o discípulo escuta o Mestre, dialoga com ele, está numa posição de quem está aprendendo.
Os que estão dentro de casa, com Jesus, estão sentados. São discípulos e discípulas. Mas, tem gente lá fora, não tem? Isso, os parentes de Jesus. Eles estão fora. Eles precisam dar um passo importante: entrar na casa, isto é, tornarem-se também discípulos de Jesus.
Sabe quem ficou de fora? Do lado de fora ficaram Adão e Eva (expulsos do paraíso), as moças distraídas (foram comprar óleo, quando chegaram a porta já estava fechada) e o irmão mais velho do filho pródigo (indignado com a festa que o pai preparou, não quis entrar em casa). O lugar dos discípulos é dentro da casa, rodeando o Mestre para aprenderem os caminhos do Reino. Os parentes estavam do lado de fora. Não é Jesus que tem que sair. São os parentes que precisam entrar. A palavra de Jesus é um convite para eles se tornarem seus discípulos. O que Jesus disse? “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Esse é o verdadeiro laço de parentesco com ele, a obediência à vontade de Deus.
Guardando a mensagem
Os parentes de Jesus tiveram dificuldade de entender a sua identidade de filho de Deus e a sua missão de Messias. Num certo momento, acharam que ele tinha perdido o juízo. Nessa passagem, eles aparecem do lado de fora, chamando Jesus. Jesus os chama para a condição de discípulos, os convida a ingressar no círculo dos seus seguidores, a entrar na casa. Seus verdadeiros parentes são os que, como ele, fazem a vontade de Deus. O texto não diminui a importância da Virgem Maria. Ninguém mais do que ela soube ser obediente à vontade de Deus. A expressão “tua mãe e teus irmãos” é uma forma de se referir à família, neste caso à família de Jesus, uma vez que não tinha mais pai. Também não tinha irmãos. “Irmãos” aqui são seus primos ou parentes próximos. Não é Jesus que precisa sair. São eles que precisam entrar.
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
tua entrada no mundo já foi um gesto de obediência, como está escrito no Salmo 39: “eis que venho, Senhor, com prazer, fazer a tua santa vontade”. Tua santa mãe também acolheu a vontade de Deus com muito amor e entrega total. Disse ela, em resposta à comunicação do anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E tu nos ensinaste também a acolher a vontade do Pai em nossa vida: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Queremos, Senhor, entrar na tua casa, pertencer ao círculo dos teus discípulos, ser teus parentes: queremos ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
O que você poderia fazer para ajudar seus parentes a se aproximarem mais de Jesus? Pense nisso. Anote alguma coisa no seu diário espiritual.
Comunicando
A sugestão, hoje, é que você salve no seu celular o WhatsApp de nossa Associação Missionária Amanhecer (AMA). Com ele, você pode facilmente fazer pedidos de oração, solicitar a Meditação, inscrever-se na AMA, solicitar o seu boleto, responder às enquetes e muito mais. O número é 81 3224-9284.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Deus seja louvado que todos nós possamos seguir Jesus na sua caminhada, não é fácil ser um bom cristão a mente humana é muito complicada , só abraçando a palavra do senhor podemos compreender ainda que seja pouco o quanto Deus nos quer bem.🙏
ResponderExcluirÉ reconfortante e renovador pra nossa vida, escutar a palavra de Deus por intermédio do Padre João Carlos.
ResponderExcluirQue Deus continue abençoando e guardando nosso Pastor, sempre. Amém!
Muito grata Padre João Carlos. Com suas meditações da Pelavra, eu estou cada vez mais iluminada. Que DEUS seja louvado e que o SENHOR lhe capacite cada vez mais.
ResponderExcluirMaria Futi WilsonTati-Angola-Luanda.
Bom dia Padre sua benção gratidão por me envia a meditação da palavra e um remédio diário que Deus lhe abençoe sempre
ResponderExcluirBom dia Padre, gratidão pela palavra e por explicar a mesma de maneira didática,para que haja o entendimento de todos, obrigada mais uma vez , paz e bem
ResponderExcluir🌿Bom dia padre!
ResponderExcluirQue nenhum mal nos alcance, pois somos guardados pelo intenso amor do Espírito Santo de Deus. Gratidão por mais um dia inteiro de felicidade.✨
❤️Beijo no coração 💓
Por meio de sua Boa vontade, Pe João Carlos, vamos aprendendo a Boa NOVA DE JESUS. O Senhor, Padre,está dentro da Missão, não está do lado de fora .Amém
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos gosto muito de ouvir o seu evangelho todos os dias agradeço por nos ajudar a ouvir a palavra de Deus através da sua palavra Amém
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirPadre João Carlos obrigada pelo a meditação
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirPerante DEUS, como sabemos somos todos irmãos, porém precisamos acreditar e assumir a postura como Jesus entendia e testemunhava; Meus Irmãos e minha mãe são aqueles que fazem a vontade do Pai.
Em todos os momentos precisamos ser uma família em DEUS, uns nos preocupando com os outros, como uma comunidade, vivendo uma unidade, só assim poderemos acreditar num futuro melhor, mais justo, com mais amor e compreensão entre nós, só deixando de preocupar tanto comigo mesmo e passar a me preocupar com as necessidades do meu próximo e agir com compaixão, só cada um fazendo a sua parte vivendo verdadeiramente como irmãos em Cristo Jesus encontraremos esperança até o retorno Glorioso de Jesus,.
Bom dia um dia abençoado para todos nós
ResponderExcluirGratificante palavra que alimenta o coração com frutos espirituais para uma caminhada com Jesus. Amém.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos! Sua explicação é maravilhosa! Compreender o significado e as Palavras de Jesus me ajuda muito a compreensão do Evangelho
ResponderExcluirGratidão Pe João Carlos, a meditação diária nos faz a cada dia entrar na casa do Pai e fazer parte da família cristã .
ResponderExcluirBom dia Padre sua benção 🙏 peço orações por minha família 🙏 e que reze pelas almas dos meus pais e minha irmã 🙏🙌 um ano hoje de saudades da minha mãe 😢🙌 reze pela alma da minha mãe Maria de Lourdes🙏gratidão 🙏
ResponderExcluirBom dia a todos. Obrigada padre João Carlos pela meditação. Que Deus o abençoe sempre e nós abençoe a todos amém
ResponderExcluirObrigada Padre João Carlos pela meditação. Que Deus o abençoe sempre e nos abençoe a todos amém
ResponderExcluirGratidão padre João Carlos pela homilia
ResponderExcluirGratidão
ResponderExcluirMuito bom a palavra de hoje lembrei de meu pai e meus irmãos, foi como um filme na minha cabeça
ResponderExcluirBoa Noite padre João Carlos.
Deus te abençoe sempre com muita saúde e proteção divina...muito obrigado.
Boa noite Padre João Carlos de paz e luz, alegria, esperança, bençãos, saúde 🦋🕊️📿🌻🙏🌹
ResponderExcluirDeus seja louvado por tão sábias palavras e tão didático ensinamento 🙇🏻♀️
ResponderExcluirNão sei como trazer meus filhos pra perto de Jesus ,pra Santa missa , pra pratica da oração. Tem misericórdia de mim Senhor e converte a minha família e não me deixa me afastar de ti Jesus
Amém
ResponderExcluirObrigada Padre Joao Carlos
ResponderExcluir