PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Como é que se faz para vencer uma tempestade?

Como é que se faz para vencer uma tempestade?

  


28 de janeiro de 2023

Memória de Santo Tomás de Aquino


EVANGELHO


Mc 4,35-41

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

MEDITAÇÃO


Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? (Mc 4, 41)

Quem é que não tem problemas na vida? Qual é a vida que não tem sofrimento, crises, desencontros? Pois é, todo mundo tem a sua tempestade. Aliás, muitas tempestades. As coisas vão andando bem, tudo em ordem, de repente, um problema, uma turbulência.

Na história dos discípulos de Jesus, eles estão na barca em pleno mar da Galileia. De repente, vento forte, ondas revoltas, tempestade no mar. E o pessoal ficou com muito medo, porque o barco estava afundando. Era gente experiente no mar, mas a coisa estava ficando feia. Jesus estava dormindo no barco, eles o acordaram pedindo ajuda. Jesus acalmou o vento e o mar. Mas também reclamou que eles tivessem uma fé tão fraca.

Essa história do evangelho pode responder a uma inquietante pergunta: Como é que a gente faz pra vencer uma tempestade? Eles, naquela situação-limite (a tempestade no mar), tiveram uma profunda experiência de Deus. Viram de perto a sua atuação salvadora. Admiraram-se com aquele homem, a quem o vento e o mar obedecem. Em Jesus, eles viram o próprio Deus agindo para salvá-los.

Como é que se faz pra vencer a tempestade? A história dos discípulos dá a resposta em três tempos. Primeiro: Tenha Jesus no seu barco. Tenha Jesus no seu barco. O barco é uma representação de sua vida, de seu casamento, de sua profissão, de sua comunidade. Aliás, no evangelho, a barca de Pedro é a própria Igreja, singrando os mares do mundo. É uma representação da igreja missionária. Se Jesus não estiver no barco, a coisa fica mais difícil ou mesmo sem solução. É preciso que Jesus esteja presente em sua vida, em sua profissão, em sua família. Às vezes, pode até parecer que ele esteja ausente (na história, estava dormindo). Então, tenha Jesus no seu barco.

A segunda pista também está no texto. Os discípulos acordaram Jesus e pediram que os salvasse. A segunda pista é essa: Recorra ao Senhor, pela oração. Deus já sabe de que precisamos, mas precisamos pedir. É uma forma de afirmar nossa dependência dele, nossa confiança. Então, recorra a Jesus, pela oração. Pede quem precisa e confia. É claro que a oração não é só na hora da necessidade, mas também nela. Na tempestade, recorra a Jesus, reze.

A terceira pista é essa: Mantenha uma atitude de fé e de confiança em Deus. Jesus achou que os discípulos, pelo desespero que demonstraram, tinham uma fé ainda fraca. Especialmente nessas horas é preciso ter uma atitude de fé e de confiança em Deus. A fé nos dá serenidade nas horas difíceis, tranquilidade para enfrentar os problemas, sem desespero.


Guardando a mensagem

A cena da tempestade no Mar da Galileia é especialmente uma representação das crises que se abateram na comunidade de Jesus. A primeira grande crise foi, com certeza, a morte dele executado como malfeitor. Talvez seja por isso que nessa cena, ele aparece dormindo na parte de trás da barca. Os discípulos precisam de mais fé, para não deixar que o medo os desoriente e os leve ao desespero. As crises estão sempre presentes em nossa vida. Assim, você pode aprender nessa passagem como enfrentar e vencer uma tempestade. Primeiro: Tenha Jesus no seu barco. Segundo: Recorra ao Senhor, pela oração. Terceiro: Mantenha sempre uma atitude de fé e de confiança em Deus.

Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? (Mc 4, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
deves ter acordado assustado com aquela gritaria de desespero dos teus discípulos. Tu te levantaste e deste ordem ao mar e ao vento para se acalmarem. Neste teu levantar-se, vemos claramente a imagem de tua ressurreição. Na tua ressurreição, temos a garantia da vitória em nossas lutas e em todas as crises em que vivemos em família, na Igreja ou em sociedade. Aumenta, Senhor, a nossa fé, para enfrentarmos e vencermos contigo todas as tempestades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em sua oração pessoal, repasse com o Senhor alguma crise pela qual você tenha passado.

Comunicando

Hoje, o segundo dia do Tríduo de Dom Bosco.

Rezemos a Oração:

São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo, foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus. Sê nosso guia no caminho da amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

33 comentários:

  1. Amém! Louvado seja Deus! Que eu aprenda com o Senhor Jesus Cristo essas 3 atitudes que me aproximam da sua ação redentora!🌹Obrigada Padre João!

    ResponderExcluir
  2. Senhor te peço que esteja sempre comigo nessa barca que a minha fe não seja tão fraca a ponto de naufragar. Fica comigo senhor.

    ResponderExcluir
  3. Deus seja louvado . Que o Senhor nosso Deus esteja seja presente nas nossas vidas e consigamos seguir os três fundamentais passos da nossa existência , tal como o evangelho nos ensinou:
    1- que tenhamos Jesus nas nossas vidas;
    2- que a Ele o recorramos em oração;
    3 - que Nele tenhamos confiança para aumentar a nossa Fé. Assim seja

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção meu nome é ornillda dó Recife Pernambuco oração vdd padre agente tem que ter fé em tudo que nós precisamos eu tenho Fé más achou que tenho que ter muito.mais pesso muito al meu pai que ele mim ajude muitas coisas eu tenho que saber esperar.tudo que pesso a ele em. Tão tenho que ter muita fé no meu.pai obrigado padre João Carlos.por mim mandar a palavra de Deus todos dia minha cabeça e muito perturbada.divido tudo que já passei na minha vida e a inda passou.mais peu creio nó meu.pai e no espírito santo.que vou ter.paz saúde emuitafé porque meu pai saber de tudo muita saúde 🙏. Pará o senhor.muita paz.padre jão Carlos e até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém, amém, amém bom dia povo de Deus juntos venceremos os mares de nossas vidas! Edmilson de Americana SP

    ResponderExcluir
  6. Amém. Jesus te amo Pai, mas aumenta a minha há fé, não me abandonar Senhor

    ResponderExcluir
  7. Senhor aumenta minha fé,que eu siga fielmente na vontade do Senhor Jesus Cristo.Senhor Jesus Cristo cuida de cada um dos teus filhos,peço que cuida da minha irmã Cristina que perdemos nossa mãe nosso tudo e ela está em desespero , peço orações para ela,tenho muito medo 😱 das decisões dela Padre reza por ela o nome dela Cristina Toscano,obrigada Padre por nós todos os dias nos dar está benção!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, passei muitas tempestades e venci, mais ainda continuo em um sofrimento de saúde e decisão da minha vida, depois que Deus levou minha mainha, mim ajude a passar essa tempestade que ainda sofro demais, mim abençoe em suas orações, para eu vencer, obrigada por mim ajudar, Deus seja louvado. Que Deus abençoe sempre o senhor, em sua infinita bondade. Abraço

    ResponderExcluir
  9. José Ricardo clemente

    ResponderExcluir
  10. Entrar no grupo

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Louvado Seja o Teu Nome 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus no início deste dia, coloco em tuas mãos as minhas orações que eu te oferereci, Senhor Jesus coloco em tuas mãos a citação que estamos enfrentando com o nosso filho, a situação de drogas, peço Senhor a tua presença na minha vida na vida dos meus filhos na vida do meu filho Denner Brito da Silva esteja presente na vida dele todas as horas em tempestade, AMÉM.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre , senhor Deus almentai minha fé

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Pe João Carlos.Que Deus aumente nossa Fé para vencermos as tempestades que surgem em nossas vidas.AMÉM.

    ResponderExcluir
  15. A sua benção Padre João Carlos ,agradeço a Deus pelo dom maior que é a minha a sua vida ,por ter chamado o sr. Para ser padre e te capacitar à esclarecer o sentido do Evangelho com as colocações em nossas vidas nos ajuda

    ResponderExcluir
  16. Bom-dia padre e a todos me sinto neste momento os discípulos pois a minha fé anda fraca mas mesmo assim Deus sabe com toda turbulência que estou enfrentando ainda continuo orando e confiando em Deus.

    ResponderExcluir
  17. GLORIA A DEUS🙏 Que a Paz esteja com todos🙏
    Um abraço de Balneário Camboriú SC

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus as palavras de hoje era tudo que eu precisava ouvir minha gratidão

    ResponderExcluir
  19. Glória a Vós Senhor!
    Quantas vezes nas nossas vidas estamos calmos, tudo tranquilo em nossa volta e assim do nada aparece uma simbólica tempestade, como nesta passagem?
    Más, podemos ter a certeza que, em todas as vezes Jesus apareceu e aparecerá na mansidão, na serenidade para acalmar, claro a todos que depositaram sua fé nas mãos de um DEUS Amoroso, assim sabemos que Ele se preocupa conosco e nos protege de todas as formas, não nas mãos de homens comuns, pois é pela nossa fé que confiamos e reconhecemos que Ele o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, assim esteve, está e sempre estará no comando de tudo, Ele pode acalmar, transformar, porque sabemos que Ele é o Único que tem o controle do tempo, por isso Ele nunca falha, pois Ele não é homem para mentir, nEle podemos confiar, nEle devemos colocar nossa esperança, entendendo que Sua misericórdia é infinita e tudo é possível ao que crê, se for para nosso bem e para nossa salvação, será permitido se realizar, acontecerá, não tardará, basta confiar que Ele tudo fará em favor daqueles que permanecem confiantes, perseverantes e fiéis,.

    ResponderExcluir
  20. Sylvia Brasilero.Belo Horizonte.M-GeraisPeco todas as manhãs: Jesus eu confio em vós .,mais aumenta a minha fé. Obrigadapadre João Carlos.pela linda explicação do evangelho.

    ResponderExcluir
  21. Amém.para glória de DEUS, JESUS,seja sempre louvado.

    ResponderExcluir
  22. A fé em jjesus é a nossa salvação!!!

    ResponderExcluir
  23. Amén louvado seja nosso senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  24. Amém
    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  25. Fica comigo Senhor nas tempestades da minha vida, e faz parar este tornado que quer mim destruir

    ResponderExcluir
  26. Obrigada Padre João Carlos pela meditação, que Deus o abençoe sempre. E que Ele esteja sempre ao nosso lado em todas as tempestades. Aumentai Senhor a nossa fé amém

    ResponderExcluir
  27. Senhor Jesus cuida de mim e da minha família

    ResponderExcluir
  28. Senhor Jesus Cristo, cuida de mim, dos meus problemas de saúde

    ResponderExcluir
  29. Gloria a Deus. Senhor seja a minha força todos os dias. Recorro a Vos nesse momento para que haja com favor na minha caminhada contigo. E que tu oh Pai sejas o meu Guia é protetor nas tempestates continua. Amém.

    ResponderExcluir
  30. Quero receber todos os dias o evangelho no meu whatsapp 85986836869

    ResponderExcluir
  31. Senhor ajuda me sempre nos meus probelemas de saude

    ResponderExcluir
  32. Amém glória à Deus Amém eu creio meu Senhor Jesus mais aumenta a minha fé

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS