PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Uma descoberta surpreendente: O Reino está entre nós!

Uma descoberta surpreendente: O Reino está entre nós!

 


27 de Janeiro de 2023

Sexta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mc 4,26-34

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

MEDITAÇÃO


O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra (Mc 4, 26)

A gente fica esperando o Reino de Deus como uma intervenção poderosa do Senhor em nosso mundo: uma coisa forte, visível, que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, vêm em nossa imaginação os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas farisaicas. O Reino é como a semente plantada na terra que, sem o agricultor saber como, nasce, cresce e produz frutos. O Reino é como uma semente de mostarda que se torna um belo arbusto. É como uma bela plantação, onde o inimigo semeou o joio. Só pra ficar nas comparações na área da agricultura. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece mais um jeito de Deus agir neste mundo.

Jesus nos conta, hoje, duas pequenas parábolas sobre o Reino de Deus: a semente que germina sozinha e o grão de mostarda que se torna um frondoso arbusto. Estas duas parábolas nos dão novas pistas sobre o Reino de Deus.

Uma primeira indicação é esta: O Reino se constrói com pequenos sinais. O Reino está potencialmente presente no que, hoje, nós estamos semeando, que nos parece tão pouco, tão pequeno. Ele é como a semente plantada que germina ou como o grão de mostarda tão pequenininho que vai se tornar uma grande hortaliça. Quando semeamos, nós mostramos confiança na semente e no futuro dela. Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos, grãos lançados na terra.

Uma segunda afirmação é a seguinte: O Reino não é obra nossa, é obra de Deus, servindo-se de nossa muito pequena participação. Mesmo que seja o agricultor a plantar a semente, a germinação é um segredo do Criador. É dele o milagre daquela semente tornar-se uma plantinha, crescer, florescer, frutificar. O agricultor colabora, plantando, limpando, irrigando, mas a espiga é obra da natureza e de quem a fez. O mesmo acontece com o grão de mostarda. O arbusto que vai acolher até os passarinhos é fruto de uma dinâmica que não é controlada pelo agricultor. O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, com sua lógica, sua dinâmica, sua atuação.

Uma terceira afirmação é esta: o Reino será uma realidade surpreendente. Se plantarmos, colheremos. A semente dará fruto, dela se colherão as espigas, cuja farinha nos fornecerá um delicioso pão. O grão de mostarda será uma linda hortaliça e abrigará os pássaros do céu. O agricultor vai se surpreender com a obra de Deus em seu favor.

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós.


Guardando a mensagem

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino de Deus está entre nós, está acontecendo, está em gestação. Ele é obra de Deus, com nossa pequena colaboração. Por meio do seu filho Jesus, Deus está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino já está entre nós. Enfim, na colheita do que plantarmos, o Reino aparecerá pleno, surpreendente.

O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra (Mc 4, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu estás entre nós, estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. E como estamos na preparação do Dia de São João Bosco, amigo e educador dos adolescentes, te pedimos que o seu exemplo e o seu carisma continuem fazendo o bem em tua Igreja. Dele queremos aprender o seu grande amor à Eucaristia, a sua confiança ilimitada na proteção da Virgem Maria e a sua fidelidade aos pastores da Igreja. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma oração começando com o que rezamos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.

Comunicando

Começa hoje o Tríduo da Festa de Dom Bosco. Dia 31 é a sua festa litúrgica.

Rezemos a Oração a Dom Bosco:

São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo, foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus. Sê nosso guia no caminho da amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade. Amém.

São João Bosco, rogai por nós!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. Bom dia padre sua benção gratidão por me envia mais uma semana esse alimento pra alma que é a meditação da palavra eu sempre leio e escuto o áudio antes de fazer minha caminhada e envio pra alguns amigos que Deus te abençoe grandemente um abençoado final de semana para o senhor e sua equipe

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏Que possamos ser bons agricultores no reino que Deus nos deu.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  4. Bom Padre João Carlos, sua benção e pra toda minha Família . Amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos a sua benção. Que possamos espalhar a palavra de Deus ao mundo.

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre sua benção. SÃO JOÃO BOSCO, ROGAI POR TODOS NÓS ! 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  7. Graças a Deus que o Senhor Padre da nos o Pão Diário. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia , Deus abençoe ao mundo inteiro , obrigada senhor por tudo , amém

    ResponderExcluir
  9. Obg meu Senhor JESUS CRISTO
    por mais um dia de Vida.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas meditações sãos de tocar fundo em nossos corações. Padre é como eu sempre lhe peço que nas suas celebrações da palavra se lembre sempre do meu filho Denner Brito da Silva.
    Peça pra Deus, cuidar e libertar o meu filho do Espírito maligno que é as drogas, Padre me ajude a orar por meu filho e por mim que tanto sofremos por causa desse fardo droga. AMÉM 💕 💕

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos.,esua benção. Ouvir a palavra de Deus e ler os seus comentários conforta omeu coração. Obrigada.SYLVIABRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  12. Bom 👍 dia Padre João Carlos, sua benção.
    Sou menos ➖ que um grão de mostarda, e um ☝️ terra precisando ser adubação boa, suas palavras no áudio que escuto todos os dias mim ajudar a seguir na fé naquele que é em nossos vidas. Amém. Obrigada ❤
    Tenho um amigo 👦 que mim mandar todas os dias ,o evangelho é o seu áudio maravilhoso 🌊. Amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos que privilégio é acordar e ouvir através do senhor essa palavra tão edificante que é a palavra de Deus!
    Deus o abençoe e o inspire sempre para encher nossos corações de fé!

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos muito obrigado pelavra de Deus nos manda todo os dias através do grupo.confesso que jos fortalece e nos dar mais ânimo pra começar o dia com Deus a frente
    Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos, paz✌ e bem da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Adoro sua meditação, enche meu coração de amor a Deus e aos irmãos. O senhor é uma luz na vida das pessoas, as pessoas que tiram um tempinho para ouvir o Evangelho de Cristo, sua reflexão adentra profundamente no coração e na alma de quem a escuta.
    Muito obrigada por sua paz. Que o Espírito Santo de Deus continue a lhe iluminar.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Pdre João Carlos.Com o evangelho do dia possamos ter um porquinho de esperança por um país melhor p nossos filhos e netos.

    ResponderExcluir
  18. Recebi de irmão e vou partilhando todos os dias. Que Deus continue abençoar ricamente a sua vida Pe. João Carlos. Amei bastenta a interpretação do Evangelho!

    ResponderExcluir
  19. Um ótimo dia a todos. Obrigada padre João Carlos pela meditação. Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  20. Padre Joao Carlos muito obrigada pela palavra de Deus

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Palavra da salvação Glória a vós senhor

      Excluir
  22. Senhor do Céu e da Terra, eu LHE agradeço pela vida de Santa Ângela. Todavia, me ensine seguir o caminho do discipulado, da fidelidade, da evangelização, da alegria, da luz, da salvação, da coragem, da fé e da perseverança. Me ensine vencer os sofrimentos, as lutas, as injúrias e as tribulações. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine ser justo. Me ensine produzir bons frutos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite 🥱 padre bença

    ResponderExcluir
  24. Pe. João Carlos obrigado pelas meditações que o senhor manda todos os dias como é bom ouvir a palavra de Deus essas meditações enche - me de paz .
    Boa Noite e um bom final de semana. Paz e bem

    ResponderExcluir
  25. Amém. Que Deus abençoe você sempre. Lando Casimiro

    ResponderExcluir
  26. Amem!🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS