PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A conversão de São Paulo e a nossa conversão

A conversão de São Paulo e a nossa conversão




25 de janeiro de 2023

Festa da Conversão de São Paulo


EVANGELHO


Mc 16,15-18

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

MEDITAÇÃO


Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura (Mc 16, 15)

Depois de ressuscitado, Jesus despediu-se do seu grupo e lhe entregou solenemente a missão. “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura”. O grupo dos doze, que ele tinha escolhido pessoalmente, estava incompleto. Um tinha se perdido, Judas Iscariotes. Ainda assim, ele confiou nos onze, e lhes deu esse mandato de levar o evangelho ao mundo todo.

Quando ouvimos essa palavra, logo pensamos no evangelho-livro ou nos quatro evangelhos do Novo Testamento. E estamos certos. Mas, podemos alargar essa compreensão. O ‘evangelho’ é a boa notícia de que Deus enviou seu filho para nossa salvação. O evangelho, a boa nova, é a pessoa de Jesus entre nós, nos integrando no reinado de Deus. E só quem o conhece, quem o encontrou, pode anunciá-lo. Os onze são testemunhas dele. Vão comunicar sua experiência a todos. Eles o conhecem, conviveram com ele.

Esse texto ocorre hoje por uma razão especial. Hoje, celebramos a conversão de um douto fariseu, ardoroso defensor da Lei de Moisés, reconhecido perseguidor do grupo de Jesus, Saulo. Ele também teve seu encontro com Jesus. Saulo estava à frente de uma delegação com ordens de prisão dos seguidores de Jesus, na cidade de Damasco. Na viagem, pelo meio dia, uma luz fortíssima o envolveu e o derrubou. “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. “Quem és tu, Senhor?”. “Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu estás perseguindo”. Seus companheiros o levaram, cego, a Damasco. Lá, ele encontrou-se com Ananias. Ananias lhe disse: “Saulo, meu irmão, tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste”. Daí pra frente, Saulo virou Paulo, a testemunha de Jesus, de quem fora ferrenho perseguidor.

Então, o evangelho é um testemunho do encontro que muitos tiveram com Jesus. E esse anúncio pede uma resposta. No evangelho de São Marcos, a resposta esperada é clara: crer. Quando Jesus começou sua pregação, avisando a chegada do Reino de Deus, pediu uma resposta a este anúncio: “Convertam-se e creiam”.

A fé é a resposta à pregação do evangelho. Fé que se concretiza em mudança de mentalidade, mudança de comportamento, conversão. Fé que se celebra no batismo. “Quem crer e for batizado, será salvo”. Também a Saulo, foi indicado o batismo. Ananias lhe disse, naquele encontro: “E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele (o nome de Jesus)”.

E por que o batismo? No batismo, celebramos o perdão dos pecados que Jesus nos alcançou por sua morte e ressurreição. Pelo batismo, nos é aplicada a graça da redenção. Nele, somos lavados dos nossos pecados, pela ação do Santo Espírito. Mas, para batizar-se é preciso crer, acolher na fé a pessoa de Jesus, o filho de Deus. Por isso, quem não crê está perdido, continua no seu pecado, permanece na sua condenação.


Guardando a mensagem

Fazendo memória da conversão do apóstolo Paulo, nos damos conta que somos chamados a um encontro pessoal com Jesus. É desse encontro que damos testemunho. E, como suas testemunhas, participamos da missão que foi entregue à toda a Igreja: levar essa boa notícia a toda criatura. Nós o encontramos ou ele nos encontrou, nele reconhecemos o filho de Deus. E reconhecemos que sua obra redentora foi em benefício de todos. Essa pregação deve suscitar a fé, a adesão à pessoa de Jesus e a tudo o que ele ensinou. Nessa fé, nos batizamos, renovando nossa vida em Deus e recebendo a graça da filiação divina. A palavra nos pede hoje que cultivemos o encontro pessoal com o Senhor e nos tornemos sempre mais corajosas testemunhas sua, onde vivemos e onde possa chegar nossa voz.

Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura (Mc 16, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós fomos alcançados pela pregação do teu evangelho. Chegou até nós o alegre anúncio de tua vida, de tuas palavras, de tua morte redentora em nosso favor. Obrigado, Senhor. Obrigado pela fé com que temos respondido ao teu evangelho, isso também é graça. Na fé dos nossos pais e padrinhos, fomos batizados na tua morte e ressurreição. Obrigado, Senhor. Hoje, queremos renovar nossa adesão a ti e ao teu evangelho. Aumenta, Senhor, a nossa fé. Faz-nos um povo mais missionário, testemunhas mais corajosas do teu santo Nome. Que ele seja bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Festejando hoje a conversão de São Paulo, peça a Deus a graça da conversão, da conversão sempre mais perfeita.

Comunicando

No finalzinho do mês, vamos estar em Juazeiro do Norte CE, na festa das Candeias. Lá, vamos gravar um DVD Orante, no Horto do Padre Cícero, no dia 31, às 10 da manhã. E como estamos fazendo a lista dos que vão estar presentes na gravação, estou lhe enviando o formulário para inscrição. Se tiver possibilidade de participar, deixe aí o seu nome. A entrada é franca. Dia 31 de janeiro, 10 horas da manhã. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Me chamo Zeneide Cysneiros, moro em Recife. Quero dizer que para todos nós, o batismo é o primeiro passo para abrirmos o nosso coração e a nossa alma, para as maravilhas do Reino de Deus. Crê no Evangelho e serás salvo! Amém!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Aí está a esperança de Jesus para com cada um de nós, depois de todos ensinamentos testemunhados com a própria vida:
    “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Ele é claro e direto, afirmando as palavras do Pai:
    Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
    Está muito bem explicado em todas as passagens bíblicas que, o que nos salva é a graça de DEUS pela nossa fé, a nossa decisão de aceitar Jesus e a busca constante da intimidade e Sabedoria na vivência dos ensinamentos do Evangelho, continuar caminhando sempre para estar mais próximos de DEUS e dos irmãos, buscando fidelidade a toda prova, deixando o Espírito Santo preencher nossos corações a cada oportunidade e entregar nossas vidas para Ele nos conduzir, assim deixarmos ser transformados por Sua misericórdia, a exemplo de São Paulo e de todos os Santos e Santas, seremos lapidados como um novo homem e uma nova mulher, assim com a fé renovada e fortalecida em cada comunhão Eucarística, dotados pela Graça Santificante dos Sacramentos, recebemos toda proteção Divina para vencermos os desafios e as tribulações diárias,.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Padre João Carlos, obrigada pelas partilhas do senhor,por entrar todos os dias nos lares e nós nossos corações, obrigada pelo sim do senhor e reze por mim que eu rezo pelo senhor.,🙌🔥🙏😘

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, eu acompanho todos os dias a sua meditação isso mexe muito comigo e me faz aumentar a minha fé em Deus todo poderoso AMÉM. Padre eu lhe peço que todas as vezes que o senhor selebrar suas missas, coloque nos seus pensamentos o nome do meu filho DENNER BRITO DA SILVA, coloque o nome filho nos seus oferecimento, porfavor me ajude aorar pelo meu filho Denner Brito da Silva AMÉM

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja Deus! Obrigada Senhor Jesus Cristo!🌹 Obrigada Padre João! Obrigada por não desistir de nós , nem de crer numa conversão que me parece tão difícil, mas ela vem do alto, não sou, não somos capazes de mudar sem a força do Espírito Santo! Deus o ilumine imensamente e à toda sua família!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada padre João Carlos pelo seu trabalho e muito gratificante ouvir todos os dias o seu evangelho .que Deus continue abençoando cada dia mais sua vida. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Padre João Carlos aqui é Irondina em Portugal fico muito feliz em poder receber e poder compartilhar com mas pessoas a palavra de Deus que me é enviado
    Obrigada Senhor por estás palavras do Evangelho sinto que cada dia a minha fé é mas forte por isso louvo - te e te bendigo obrigada Senhor meu Deus pela conversa que está a realizar em minha vida , e na vida de muitas pessoas
    Seja bendito o seu Santo nome hoje e sempre 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹

    ResponderExcluir
  8. Obrigado PR João Carlos por seus encinamentos muito bom ouvir essa palavra que nos encher de esperança por dias melhores um abraço,meu nome é Tanha moro em Sta Luiza do paruá Maranhão

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, senti -me mais calma após ler o evangelho e a explicação do mesmo. Através de uma sobrinha que sempre envia para nós. Agradeço ao Senhor por esta maravilha que recebemos. Saúde e bênçãos para todos nós.

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre João Carlos sua benção e um prazer enorme receber sua oração todos os dias peço oração por mim e minha família e principalmente minha filha e meu filho amém e minha filha que estar grávida amém que Deus continue lhe abençoando grandemente sua vida 🙏🙏🙏 amém
    Fica com deus 🙏🙏🙏😘

    ResponderExcluir
  11. Justina 25/1/23/10:14 olá padre João que o Evangelho de hoje traga para os jovens conversão libertação dos vicios!!

    ResponderExcluir
  12. Deus seja louvado por termos oportunidade de ouvir, esclarecer e nos ensinar como entender e aceitar as palavras do Santo Evangelho.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todo e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que nosso dia seja abençoado por Deus

    ResponderExcluir
  14. Glória a vós senhor obrigada padre João

    ResponderExcluir
  15. Deus abençoe grandemente sua vida 🙏

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre sua benção peço oração pra meu marido conseguir. um trabalho e abençoar nosso filho Rafael de saúde a ele.pela minha cirurgia.do. joelho sua.benvao padre João sou Angelina de patobco Paraná

    ResponderExcluir
  17. Pai eterno, eu LHE agradeço pela Solenidade da Conversão de São Paulo. No entanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, da piedade, da reputação, da cura, da fidelidade, da luz, da obediência, da caridade, da esperança, da purificação, da fé e da evangelização. Me ajude vencer a perseguição. Me ajude ser justo. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. O exemplo de Paulo e sua
    Conversão só mesmo quem confia em deus e acredite nele .já pensou quem ajudava a matar os cristãos converter como Paulo .e o Gidim como está?

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Senhor Padre Joaõ Carlos pela Meditação de todos os dias. Deus que te abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Padre pela palavra

    ResponderExcluir
  21. De João Alfredo, PE
    Já estamos no juazeiro aguardando o a gravação do DVD do padre João Carlos
    Helena negromonte
    Lúcia negromonte
    César negromonte
    Marcos lima

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS