PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Santo Estêvão nos ajuda a meditar sobre o Natal do Senhor

Santo Estêvão nos ajuda a meditar sobre o Natal do Senhor



26 de dezembro de 2022

Dia do protomártir Santo Estêvão

EVANGELHO


Mt 10,17-22

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

MEDITAÇÃO


Quem perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 10, 22).


Estamos na oitava do natal. E já celebrando o primeiro mártir cristão: Estêvão, o diácono Estêvão que pregou o nome de Jesus. Ele denunciou aqueles que levaram Jesus à cruz por conivência com o poder e em rejeição à manifestação de Deus no seu filho amado. Mas, o que essa comemoração do mártir Estêvão tem com o Natal do Senhor que estamos celebrando nesta oitava?

A cena do presépio nos parece doce e poética. Na verdade, ali está representada a forma como a humanidade, a começar pelo seu próprio povo, tratou Jesus. E o tratamento que ele recebeu no seu nascimento foi de exclusão. Nasceu na estrebaria dos animais porque não havia lugar para ele nas casas de família e na hospedaria. Não acolheram o casal em dificuldade, chegando de uma longa viagem, a mulher em dores de parto, uma criancinha por nascer... Na falta de espaço em suas casas, ou melhor, de prioridade dos humildes em suas vidas, alguém lhes indicou a gruta dos animais. Está certo que a criança e seus pais tiveram a atenção dos pastores naquela noite. Mas, os pastores encontraram a criança e seus pais na maior pobreza. E não foi só isso... com a visita dos Magos do Oriente, José foi avisado que o rei Herodes procurava a criança para eliminá-la. E lá se vai a sagrada família, frente à iminente perseguição dos soldados do rei, migrando penosamente para as bandas do Egito. Exclusão e perseguição são as marcas da vida de Jesus, desde o início.

Jesus tinha avisado aos seus discípulos que eles seriam perseguidos. No evangelho de hoje, estão muitas de suas palavras sobre isso: “Levarão vocês presos para comparecerem diante de autoridades. Serão denunciados aos tribunais, açoitados nas sinagogas. Mas, não se intimidem, nem se desesperem. O Espírito Santo vai fazer a defesa de vocês. Ele falará em nome de vocês. Vejam que a perseguição pode sair até de dentro de sua própria casa. Vocês serão odiados. Mas, quem ficar perseverante até o fim, esse vencerá”. Foi o que Jesus falou.

As primeiras gerações de cristãos logo conheceram o sentido dessas palavras de Jesus. Estêvão era um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos. A primeira proposta era organizar a distribuição de alimentos para as viúvas e para os pobres. Mas, os diáconos foram especialmente pregadores da Palavra de Deus. Continuaram a pregação de Jesus. Enquanto Estêvão estava só organizando a distribuição das feiras e outras ajudas às famílias pobres, todo mundo gostava. Quando começou a anunciar Jesus e denunciar os motivos de sua morte na cruz, aí começaram a persegui-lo. Estêvão é só um exemplo dos cristãos que continuam hoje a ser perseguidos por causa de sua fé, aliás, um bom exemplo, pois, enquanto estava sendo apedrejado, perdoou os seus algozes e entregou o seu espírito a Deus, imitando o próprio Jesus.


Guardando a mensagem

Estamos na oitava do Natal. No natal de Jesus, apesar do clima de poesia com que hoje o revestimos, vemos nele os sinais da exclusão e da violência. Foi assim desde o começo até à sua morte. Hoje, festejamos o primeiro mártir seguidor de Cristo, Estêvão. Ele foi perseguido e apedrejado por causa de sua fé e de sua pregação sobre o Senhor Jesus. Como seguidor de Jesus (ou sua seguidora), você também pode sofrer incompreensão, discriminação e até perseguição. Nessas condições, muita gente desiste, se acovarda, dissimula ou adoça o seu discurso. O que aprendemos no presépio e, hoje com Estêvão, é a fidelidade até o fim.

Quem perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 10, 22).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós te agradecemos por tua encarnação. Tu, o salvador enviado pelo Pai, nos surpreendeste nascendo entre os pobres, em completa solidariedade com os excluídos e sofredores deste mundo. Assim, nos indicaste o caminho que devemos percorrer nesta vida e o caminho que tu és como nosso Mestre e Senhor. Nós te bendizemos pelos irmãos e irmãs que enfrentam com fidelidade e destemor os sofrimentos e perseguições por causa de sua fé. Nós te bendizemos por Estêvão, o mártir celebrado hoje. E, por sua intercessão, pedimos a bênção para todos os diáconos da Igreja e suas famílias. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelas pessoas que estão passando dificuldades e sofrendo por causa de sua fé em Cristo.

Comunicando

Sexta-feira próxima, dia 30, a Rede Vida de Televisão exibirá o Especial de Fim de Ano com o Padre João Carlos, às 10 da noite. Podendo, compartilhe a chamada que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho nos orienta que em todos os momentos que precisar dar testemunho da justiça e do cumprimento da Palavra de DEUS, devemos falar, não importa onde, como e nem pra quem, ou seja, se apareceu alguém nas nossas vidas precisando de uma atenção extra, não podemos deixar passar, somente peçamos o Espírito Santo e deixemos ser usados como instrumentos nas mãos do Senhor, assim como um canal de graça, Ele refrigerá nossa alma e conduzirá as palavras necessárias.
    As escrituras afirmam que o Cristão verdadeiro, autêntico será perseguido pelos homens, já esta acontecendo, então se prepare para ir a favor do que é certo, correto para DEUS até o fim sem voltar atrás, sem medo, pois DEUS está e estará sempre do lado dos justos os que se esforçam para serem fiéis, e estes que perseverarem até o fim serão salvos, conquistarão a coroa da Salvação, alcançarão aqui o Reino do céu e contemplarão a face do Pai na Glória eterna,.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos com saúde e paz para você.
    Glória a Deus que nos AMA e nos proteja sempre de todo mal... Uma excelente e abençoada semana.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!Amém 🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏽🙌🙌🙌🙌🙏🏽🙏🏿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Natal e Prospero Ano Novo!

      Excluir
  4. Bom dia, ao responder a enquete de hoje esqueci de falar que sou de Fortaleza. Agradeço, Irmã Luzia Goes dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre

      Excluir
    2. Bom dia padre adorei ler a vida de Sto Estevão

      Excluir
  5. Deus seja sempre louvado.
    Jesus venho pra nos salvar de nossos pecados por isso não haverá ninguém tão importante em nossas vidas.
    Sem Deus não somos nada e por isso temos que da graça sempre em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼uma semana abençoada pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  7. Anônimo 26/12/22 8:!9 Bom dia padre João carlos estou feliz o Natal foi uma festa maravilhosa que a Ama preparou muito obriagada vós sois o segundo João Batista Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos e sua benção padre João Carlos, sou de Fortaleza e todos os dias leio sua meditação. Obrigada por nos ajudar a entender e conhecer melhor os evangelhos. Deus o abençoe sempre e a nós todos

    ResponderExcluir
  9. Todos nós temos confiar em jesus.e seremos.salvos possamos crer mais em Deus sou pato.bco Paraná me chamo Angelina paz e benção

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre.Excelente a explicação do evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre temos que persever obrigada pelas palavras. Gratidão

    ResponderExcluir
  12. Adriano de Sousa Amaral26/12/22 13:42

    Boa tarde a todos, peço oração para que eu fique bom dessa h.pylori, gastrite, esofagite e hérnia de hiato 🙌

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos Boa tarde.
    Deus seja louvado para sempre amem Jesus Cristo de Nazaré.
    Gostaria que o senhor falase sobre isaias37.apartir veículo 20.
    Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da mensagem e da músicas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Muito Bom Padre Adriano sua Benção !

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço pela vida de Santo Estevão. No entanto, me ensine ficar cheio de graça e poder. Me ensine seguir o caminho do apostolado, do testemunho, da perseverança, da salvação, da sabedoria e da oração. Me ensine fugir da fúria, da preocupação e do pecado. Me ensine ficar cheio do Espírito Santo. Me ensine vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos. Estou muito feliz em fazer parte de todos os seus trabalhos e assim às leituras ficam bem no coração e abre todos os caminhos para uma ótima compreensão e se sente uma católica e assim buscando mais conhecimento e tendo muito mais JESUS CRISTO NO NOSSO CAMINHO ETERNAMENTE! COM MUITA FÉ! E ENTENDENDO MUITO MAIS TOUDAS AS LEITURAS E TENDO COMO VIVER E PASSAR. BUSCANDO A PAZ, O AMOR, A PACIÊNCIA E ESPERANÇA COM JESUS CRISTO NO NOSSO CAMINHO ETERNAMENTE! AMÉM! COM MUITA FÉ! E TENHO MUITO A AGRADECER O QUE O SENHOR ESTÁ MIM DANDO, PARA ASSIM EU IR ABRINDO OS CAMINHOS NÃO SÓ PARA MIM… AMÉM!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, sou do Paraguay gostaria de reseber a miditaçáo da palavra do Senhor q a Padre fais todos os dias por favor si podem me adicionar 😍🙏🏿

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS