PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Naquilo que parecia o fim, João enxergou um glorioso recomeço

Naquilo que parecia o fim, João enxergou um glorioso recomeço




27 de dezembro de 2022

Terça-feira da Oitava do Natal

Dia de São João, apóstolo e evangelista


EVANGELHO


Jo 20,2-8

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

MEDITAÇÃO


Ele viu e acreditou (Jo 20, 8).

No dia em que celebramos o apóstolo João, lemos o trecho do seu evangelho que fala do túmulo de Jesus. O que tem João com esse tempo do Natal? E o que essa cena do túmulo nos inspira neste final de ano? Um pouco de paciência e a gente chega lá...

O evangelho que São João escreveu é um livro maravilhoso, inspirado pelo Espírito Santo como os outros evangelhos, claro, mas que tem uma contribuição muito original. Mais do que contar episódios da vida de Jesus, ele faz uma leitura do significado de sua missão. O prólogo, por exemplo, que nós lemos no dia de natal, nos diz, de uma maneira poética, que a vinda de Jesus é a realização da promessa que Deus fez, desde o início na criação. Lá, ele prometeu um salvador para a humanidade que se afastou da amizade com o Criador, pelo pecado. O filho, que já existia em Deus, como sua palavra criadora, fez-se carne e habitou entre nós. Jesus é a descendência da mulher que vai esmagar a cabeça da serpente, isto é, que veio vencer o mal, o pecado e a morte. Essa pregação de São João, portanto, tem tudo a ver com o natal do Senhor, meditando sobre o significado de sua encarnação.

Na cena do evangelho de hoje, ele e Pedro foram correndo ao túmulo, onde Jesus fora sepultado. Era a madrugada do domingo. E Madalena viera correndo avisar que tinham roubado o corpo do Senhor. Ele chegou primeiro do que Pedro ao túmulo, claro, corria mais rápido, era mais jovem. Mas, não entrou, esperou Pedro chegar. Nesse gesto, ele está reconhecendo o papel de liderança de Pedro. Ele viu o túmulo vazio, as faixas de linho no chão. As faixas enrolavam todo o corpo do morto. Pedro, entrando no túmulo, viu também o pano que cobria a cabeça do morto dobrado num canto. Os dois entraram... Pedro não sabia o que pensar... Mas, João não teve dúvida: viu e creu. Viu e acreditou: Jesus havia ressuscitado como tinha anunciado.

Nesse primeiro momento, eles não viram Jesus ressuscitado. Madalena imaginou que tinham roubado o corpo. Pedro ficou sem saber o que pensar... Mas, João, diante dos sinais, acreditou: Jesus está vivo, ressuscitou. Os sinais estavam ali... João é que captou o significado deles. O túmulo vazio, as faixas de linho no chão, o pano do rosto dobrado num canto... sinais a indicar uma realidade surpreendente: a ressurreição do Senhor, a sua vitória sobre a morte e sobre o pecado e o mal.


Guardando a mensagem

Olha que lição especial o jovem apóstolo João está nos deixando hoje... há tanta crise nesse mundo, tanto sonho sepultado, tantos dramas na vida das pessoas, pode ser até o seu caso... Nessa situação, as lágrimas, a dor podem enuviar, embaçar nossos olhos... e sermos levados a enxergar apenas o fim, a destruição, o túnel sem saída. Madalena e Pedro estavam assim... na sua dor, no seu desalento, não enxergaram o que os sinais estavam indicando. O túmulo vazio, as faixas pelo chão, o pano dobrado num canto estavam indicando uma virada, uma revolução, a vitória de Jesus, a sua ressurreição. João viu aquilo e acreditou. Encheu seu coração de esperança.

Ele viu e acreditou (Jo 20, 8).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
como Pedro e Maria Madalena, muitas vezes ficamos como cegos diante dos sinais de Deus que age em nossa vida e em nossa história. Dá-nos, Senhor, a fé do teu jovem apóstolo João, que viu no túmulo vazio um indício claro de que tu não estavas mais na morte, mas tinhas ressuscitado. A vitória da justiça, da paz, da verdade, da honestidade está sinalizada em pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia. Dá-nos, Senhor, olhos para ver que a criança na manjedoura é, na verdade, o rei no seu trono, reinando a partir dos humildes e desprezados, na surpreendente lógica do amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual, aquele caderno que você ficou de adquirir, escreva uma pequena oração a Jesus no seu presépio.

Comunicando

E o ano novo já se anuncia com a festa de aniversário do nosso programa TEMPO DE PAZ, apresentado em rede, no rádio, em todo o país. A Missa de ação de graças pelo aniversário de 9 anos programa será no dia 16 de janeiro, no centro do Recife, com transmissão pelas rádios e redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Boa noite Padre João Carlos minha Bênção meu nome é Maria das Graças Bezerra dos Santos cidade Jaboatão dos Guararapes Pe Bairro cajueiro seco Vaqueijada Muito linda a Fé de João foi o unico a entender que Jesus tinha Ressucitado e realmente Padre ele já estava no trono coroado quando Deus enviou ele em forma de gente humilde Filho de Maria e José o Carpinteiro Deus podia mandar Jesus pra uma Familia Rica mas escolheu Maria pobre mas com o coração puro e Jose Carpinteiro mas ia cumprir a missão de cuidar de Jesus e João como sempre entendeu o sinal de Deus o Jesus Ressucitou pra ser cumprida a Palavra de salvação quem segue ao Jesus com o coração puro e Humilde ajudando o prossimo quando esta caido até uma pálavra de conforto que venha do Espirito Santo levanta qualquer um nem que seja pra ergur a cabeça e confiar em Deus até a manhã minha Bênção e que Deus cubra o Senhor de Bênção sua Equipe e a AMA Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João lembrou que Jesus havia dito que morreria mas no terceiro dia ressucitaria então ele n teve duvida

      Excluir
  2. Boa noite Padre João Carlos , obrigada por todos os dias receber as meditações ,suas palavras nos faz renovar nossa fé faz um mês que estou enferma ,mais não deixei um dia de rezar a meditação obg Joelma Farias de Recife Pe

    ResponderExcluir
  3. Padre João Calos figo muito grato pó tudo rese pó min pra eu fique bom desa sequelas desa cirurgia agradeço de coração Deus abençoe a senhor i sua família obg Raimundo

    ResponderExcluir
  4. Ornilda soares de Recife Pernambuco Bom dia.padre jão Carlos sua benção.prs mim e minha família que o senhor Jesus de a nossa saúde e paz

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Padre João Carlos. Obgdo Deus abençoe. Amém 🙏🙏🏽🙏

    ResponderExcluir
  6. Joefa gomes Recife bom dia Padre sua benção peço oração pra mim e tds da minha família e as famílias do mundo inteiro e pelo senhor gratidão amo ouvi o senhor tds os dias feliz ano novo que Deus te abençoe grandemente 💋❤️


    ResponderExcluir
  7. Eu desejo um feliz ano novo pra todos do grupo que Deus abençoe 🙏 🙏 🙏 🙏 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia desejo a todos do grupo um ano novo cheio de saúde e paz pra todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós senhor por tantas,bênção

    ResponderExcluir
  10. Amém, bom dia,! Abençoe a minha família 📿📿📿 obrigada

    ResponderExcluir
  11. ABENÇOE padre A mim meu ESPOSO. E família. Moro no sítio assistindo todos os dias..

    ResponderExcluir
  12. Muito bom ter todos os dias o prazer, a benção, o ensinamento que nos dá através de suas palavras a tranquilidade que Deus nos ama tanta a ponto de dá seu único filho pra nos salvar.
    Obrigado Jesus Cristo por tudo!

    ResponderExcluir
  13. Maria Ivonilzamoro em Santa Maria do Pará ouço todos os dias o santo evangelho acredito e tenho fé na ressurreição de Jesus me fortaleço da palavra do senhor em todas as tribulações ele me levanta amem

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Nas nossas vidas é assim, quando deparamos com uma dificuldade, uma enfermidade ou qualquer imprevisto, nós também desesperamos e corremos de um lado para outro, reagindo muitas vezes rapidamente sem pensar e sem apresentar a situação para DEUS, agindo assim infelizmente estaremos valorizando sempre a razão e esquecendo os sentimentos.
    Precisamos sempre manter a calma, antes de reagir, seja qual for a situação, raciocinar mesmo que rápido, enxergar o contexto geral, confiar e ter a certeza que DEUS sabe de todas as coisas e sempre está no controle de tudo, manter a fé e entregar para que o Pai através do Espírito Santo realize a Sua vontade suprema. Só assim enxergaremos muito além do real, pois enxergamos com os olhos da fé, e no tempo de DEUS, no momento adequado tudo se resolverá da melhor forma possível, pois Seu Amor é sem igual e Sua Misericórdia e bondade é infinita, Ele vai mostrando os sinais, basta nosso reconhecimento e acreditarmos mais na providência Divina,.

    ResponderExcluir
  15. Deus abençoe o senhor sacerdote dê sabedoria, pois sabe evangelizar … peço por favor por todos da minha família. Mãe, irmãs, irmãos, meus filhos, minhas filhas, genro, noras e meus netos…..

    ResponderExcluir
  16. Ele está vivo e está n meio de nós, deixemos que ele reino no meio de nós, em nossos corações, esse é o nosso Natal.

    ResponderExcluir
  17. Amém bom dia padre sua benção 🙌

    ResponderExcluir
  18. Padre João Carlos a sua bênção. Sou Ronalta Emíliano, moro em saloa Pernambuco. Sou sua fã número 1, venho escutando a santa palavra de Deus. Diante de tantas dificuldades vejo a luz da esperança em Cristo. O evangelho deixa bem claro. João sentiu a através da sua fé sinal extraordinário que a verdade foi revelado. Fico cheia de alegria o quanto e importante ouvir e sentir a presença de Deus todos os dias. Padre João Carlos peço o senhor pra colar minha família nas suas oraçães. Que Deus lhe conceda sempre saúde é sabedoria..... obrigada por me abrir esse espaço tão valioso que é o evangelho de Deus....🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. JOAO VIU E ACREDITOU NA RESSURREIÇÃO E NOS PEDIMOS HUMILDEMENTE A FÉ PARA CRER NA BIDA ETERNA JUNTO AOS FILHOS DE DEUS NA ETERNIDADE
    AMEM

    ResponderExcluir
  20. Anônimo 27/12/2022/10:11 olá padre João carlos Bom dia ainda estamos em pleno Natal mas ja se aproxima ano novo,desde ja drsejo-lhe um ano repleto paz saúde na sua santa Missão!!

    ResponderExcluir
  21. Sou fatima de umari tejucuoca gosto muito da sua meditação todos os dias peço.joao Carlos suas palavras me fortalece a cada amanhecer....

    ResponderExcluir
  22. Sua bênçãos padre João Carlos foi um ano de benção pelas redes de televisão e rádio feliz ano Novo cheio do Espírito Santo

    ResponderExcluir
  23. Obrigada como sempre pela maravilhosa meditação. Temos q ter fé no Nisso Salvador. Essa madrugada minha mãezinha se hospitalizou por isso venho pedir orações por ela, q Deus aumente minha fé e traga a cura pra ela. Também peço as bençãos para o parto da minha filha q será hoje às 19h. Muita fé e um feliz Ano Novo a todos cheio de bençãos de Deus

    ResponderExcluir
  24. Valéria Maria de ouro preto Olinda.27/12/22 14:12

    Sua benção padre João Carlos uma meditação maravilhoso sobre nosso Deus, que ele continue nós abençoando e nós enchendo de fé Amém.

    ResponderExcluir
  25. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de São João Evangelista. Entretanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, do amor, do testemunho, da alegria, da contemplação, da fé, da obediência e da vida eterna. Me ajude aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude viver em comunhão. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS