PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus vem nos liderar na luta contra o mal

Jesus vem nos liderar na luta contra o mal





19 de dezembro de 2022

Segunda-feira da 4ª Semana do Advento

5º DIA DA NOVENA DE NATAL

JESUS VEM NOS LIDERAR NA LUTA CONTRA O MAL



Canto

O mundo necessita de profetas
De gente que rejeita a falsidade
De gente que acredita na verdade
De gente que tem sua opinião.

O mundo presta culto à aparência
É gente que se vende por dinheiro
É gente procurando seu proveito
É assim que se corrompe uma nação

Eu sou amigo da verdade
Meu sim, é sim. Meu não, é não.
E eu não posso mais ficar calado
Eu sou profeta. Eu sou cristão
.


Introdução

O povo de Deus experimentou o amor de Deus que os protegeu e libertou da opressão do Egito, sob a liderança de Moisés. Na posse da terra prometida, sob a liderança de Josué, o povo viu a proteção de Deus na luta vitoriosa contra os senhores de Canaã. A vinda de Jesus também se entende como a de um novo Moisés que lidera o povo na saída da escravidão, no novo êxodo.

Leitura bíblica (Juízes 13, 1-5.24)

Naqueles dias, havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja mulher era estéril. O anjo do Senhor apareceu à mulher e disse-lhe: “Tu és estéril e não tiveste filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. Toma cuidado para não beberes vinho nem licor, de não comeres coisas alguma impura, pois conceberás e darás à luz um filho. Sua cabeça não será tocada por navalha, porque ele será consagrado ao Senhor desde o ventre materno e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus. Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu, e o Senhor o abençoou.
Palavra do Senhor.


Pistas para a reflexão

A Bíblia conta muitas histórias do nascimento de crianças de mulheres estéreis. Ser estéril e ficar grávida é um sinal concreto da ação de Deus, do seu poder criador. São estéreis, engravidam e dão à luz: Sara, mulher de Abraão (o filho é Isaac), Ana (o filho é Samuel), a mulher de Manué (o filho é Sansão), Isabel (o filho é João Batista) e muitas outras. A virgindade é também uma espécie de esterilidade, quer dizer, sublinha a ação de Deus autor a vida. Sansão ficou famoso por enfrentar os filisteus, inimigos do seu povo. Jesus, antes de começar seu ministério público, enfrentou as tentações de satanás, no deserto. Em sua pregação, ajudou o seu povo a enfrentar muitos males: a incredulidade dos que rejeitaram sua palavra; a marginalização dos pobres e doentes; o abandono dos leprosos; o poder exercido como opressão e violência; a idolatria do dinheiro; a instrumentalização da religião pelos fariseus. Na sua cruz, ele derrotou definitivamente o mal, o pecado e a morte. Jesus veio nos liderar na luta contra o mal.

🙏  Preces

Coloquemos em oração as pessoas que conhecemos que estão vivendo situações dolorosas de pobreza, fome, desemprego, solidão, ansiedade, depressão:
  • que possamos ajudá-las a se estabilizar num emprego, a se profissionalizarem, a valorizarem o estudo dos filhos;
  • que não faltemos aos nossos compromissos com a casa comum, atentos ao aquecimento do planeta e suas consequências;
  • que sejamos um povo comprometido com as lutas pela justiça e pela paz.

Fazer preces a partir dessas intenções....

Pai Nosso, Antífona do Ó e Bênção

Pai Nosso...

Ó Raiz de Jessé, ó estandarte levantado em sinal para as nações. Ante vós se calarão os reis da terra, e as nações implorarão misericórdia: vinde salvar-nos, libertai-nos sem demora.

Vem, ó Filho de Maria,
Vem dos tristes alegria,
Quanta sede, quanta espera,
Quando chega, quando chega aquele dia?…


O Senhor tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

Canto

O mundo necessita de profetas
De gente que rejeita a falsidade
De gente que acredita na verdade
De gente que tem sua opinião.

O mundo presta culto à aparência
É gente que se vende por dinheiro
É gente procurando seu proveito
É assim que se corrompe uma nação

Eu sou amigo da verdade
Meu sim, é sim. Meu não, é não.
E eu não posso mais ficar calado
Eu sou profeta. Eu sou cristão
.

Comunicando

Hoje, segunda-feira, aqui em Fortaleza, dirijo um Encontro de Espiritualidade, com ouvintes e associados, na Livraria Paulinas da Av. Antonio Sales, às três da tarde

Pe. João Carlos Ribeiro 

23 comentários:

  1. Minha Bênção Padre Joao Carlos estou Feliz em está recebendo a palavra do dia é muito importante pra eu não ligue se eu falar errado é por causa do Avc que tive com crise corruciva mas a palavra diz Jesus esta chegando para encinar a humanidade a verdade a fé em Deus a cura e por tudo isso nós tem que agradecer ele é maravilhoso e Mizericordioso tudo isso ele ensinou aos seus servos e mostrou que Deus tem poder ele venceu Satanás eu não vejo um Jesus triste na cruz vejo um Deus de vitoria Amem

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos , quero muito lhe agradecer pelas palavras e explicação bíblica que o senhor costuma nos doar. Elas caem na minha alma profundamente como um verdadeiro programa de vida. Mesmo sabendo que não conseguirei colocá-las em prática, na minha luta pessoal de recomeçar e acreditar quero profundamente agradecer-lhe! Obrigada e conte com minhas orações pela sua evangelização! Célia Cavalcanti

    ResponderExcluir
  3. Eu peço a Deus que me dê um coração que saiba amar e perdoar independente da situação.

    ResponderExcluir
  4. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos! Eu me sinto abençoada por receber as suas meditações. É, nesse período natalino, receber a novena de Natal. O Senhor enriquece a minha vida porque me sinto muito mais próxima do Senhor Jesus Cristo. Obrigada pelas suas bênçãos diárias. Que Deus o abençoe infinitamente.

    ResponderExcluir
  6. Só mesmo Jesus para nos trazer mensagens animadoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus tenha piedade de vossos filhos

      Excluir
  7. Padre João Carlos sou seu admirador assisto sempre suas pregações

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre muito feliz eu ofereço essa novena a minha grande amiga quese uma mãe pra mim que estar internada mas que em breve sairá e se recuperar totalmente. Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre, Genival de Santo Antônio do Salto da Onça RN

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    É Incrível a perfeição dos Planos de DEUS, desde a genealogia de Zacarias com a união de sua esposa Isabel que era estéril, até que se concretizou o nascimento do seu filho João Batista, que desde o ventre já ficou cheio do Espírito Santo pois tinha recebido a visita da Virgem Imaculada, Maria de Nazaré com o Verbo Divino e no futuro seu primo seria o precursor, ou seja o responsável por preparar o caminho para a chegada do Messias.
    Tudo não tinha sentido humano, porquê ambos eram de idade avançada, ainda Isabel por ser estéril, como eles iriam gerar um filho?
    Bastou mais uma vez o Arcanjo Gabriel anunciar, e eles acreditarem dando seu SIM na fé, que tudo se realizou.
    Nos tempos atuais continua da mesma forma existe vários anjos ao nosso redor, basta ouvirmos, obedecermos e também acreditarmos, que DEUS realiza o impossível nas nossas vidas e na vida dos nossos, pois agindo DEUS quem impedirá?, ninguém impedirá pois para DEUS não existe impossível, Ele sabe o que pra nós é melhor e acima de tudo o que precisamos,.!

    ResponderExcluir
  11. Meu Jesus perdão e misericórdia pois sou pecador . Bom dia Padre e a todos os irmãos em Cristo.

    ResponderExcluir
  12. Olá padre João Carlos a sua benção estou acompanhando pelo rádio de manhã .que Jesus derrame às graças sobre todos nós.

    ResponderExcluir
  13. Amém. Por todos que oram através dessa novena nesse canal, e pelo aniversário de Leocádia . Sua benção padre. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Padre estou ouvindo as suas orações ajudar nos

    ResponderExcluir
  15. Eu acompanho a esta hora de manha qdo tenho tempo

    ResponderExcluir
  16. Deus nos conceda graças neste final de ano.

    ResponderExcluir
  17. Que Deus tenha misericórdia de todos nós, e que nus dê a sua paz,Amém e Amém.

    ResponderExcluir
  18. Pela cura e libertação de meus parentes

    ResponderExcluir
  19. Virgínia Alves dos Santos

    ResponderExcluir
  20. Anônimo 20/12/22 8:49 meu Deus só tenho agradecer, tantas maravilhs na minha vida ,padre João na espera do nosso salvador só gratidão!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS