PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As três lições da festa da Sagrada Família

As três lições da festa da Sagrada Família

 



30 de dezembro de 2022

Sexta-feira da Oitava do Natal 

Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José


EVANGELHO


Mt 2,13-15.19-23

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.
15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”.
19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”.
21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.


MEDITAÇÃO

José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito (Mt 2, 14)

Dentro da oitava do natal, celebramos, hoje, a Festa da Sagrada Família, a família de Jesus, Maria e José. Celebrando a família de Nazaré, celebramos a nossa própria família, que é também sagrada, berço da fé, igreja doméstica.
Abramos o coração para acolher as lições da Palavra de Deus para nossa vida em família e para iniciarmos bem o ano novo de 2022 que se aproxima. Ao menos três lições, podemos recolher da Palavra de Deus no dia de hoje. 

Vamos à primeira lição. Colhamos o primeiro ensinamento no Evangelho de São Mateus. Na história do nascimento de Jesus, houve este fato triste: Herodes mandou matar as criancinhas de Belém e arredores de até dois anos de vida. Muitos pais se sentem como José e Maria, nos dias de hoje, porque parece pesar uma ameaça de morte contra sua criança. São muitas as ameaças contra a vida da criança e o seu crescimento sadio: a tentação do aborto, o alcoolismo, o desemprego, o ambiente insalubre de moradia, as brigas dentro de casa, a falta de atendimento médico adequado... Mas, os pais não estão sozinhos. No evangelho de hoje, o anjo do Senhor orienta José a fugir com a família. Avisa do mal que está para acontecer. E dirá a hora certa de voltar. É uma grande lição. Os pais não estão sozinhos na luta pelo bem dos seus filhos. Deus está com eles. Deus é o nosso protetor. Com a orientação de Deus, é preciso “fugir”, isto é, não se acomodar à situação, mas buscar uma saída, "ir para o Egito". Para o Egito, migraram Jacó e seus filhos, no início do povo de Deus, durante uma grande fome em Canaã. ... “Fugir” pode ser mudar de profissão, mudar de endereço, buscar melhorias em outra região. Primeira lição: Nas dificuldades, não se acomodar... e fugir do mal, sob a orientação de Deus.

Vamos à segunda lição. Ela vem do Livro do Eclesiástico e fala da atenção dos filhos aos seus pais. Os filhos devem amor, respeito, obediência aos seus pais. Honrar pai e mãe é o quarto mandamento da Lei de Deus. Particularmente, essa santa obrigação continua quando os pais envelhecem. É preciso cuidar deles, com todo o carinho e paciência. Vivemos numa sociedade que valoriza quem é jovem e produtivo, descartando os idosos. Olha a palavra de hoje, no livro do Eclesiástico (Eclo 3): “Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo com ele. Não o humilhes em nenhum dos seus dias. A caridade feita a teu pai não será esquecida”. Segunda lição: Os filhos devem amor e respeito aos seus pais, sempre, e devem cuidar deles, com o mesmo carinho, quando eles envelhecerem.

Vamos à terceira lição. Ela vem da Carta aos Colossenses e diz respeito à nossa convivência em família. Diz o apóstolo (Cl 3) “Revistam-se de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-se uns aos outros e perdoando-se mutuamente se um tiver queixa contra o outro”. Olha que belo programa de convivência em família! Somos responsáveis uns pelos outros. São sete atitudes que o apóstolo está recomendando: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, tolerância e perdão. Terceira lição: Começar a caridade cristã em casa.


Guardando a mensagem

O Senhor, hoje, nos brinda com muitos conselhos e recomendações sobre a nossa vida em família. Com a fuga para o Egito, aprendemos que Deus está ao lado da família, sempre e particularmente nas horas difíceis. Nestas horas, ele nos indica que não nos acomodemos. Ele nos assiste na busca de novas soluções, novas possibilidades, novas saídas para superar o mal. Com a tradição da fé, recordamos que os filhos devem amar e respeitar os seus pais, sempre, e cuidar deles com paciência e respeito na sua velhice. E o apóstolo nos recomendou que a caridade cristã comece em casa: misericórdia, humildade, paciência, perdão. Nesse finalzinho de ano, em família e no encontro com os parentes, temos muito a exercitar.

José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito (Mt 2, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu que quiseste habitar numa família humana, abençoa os pais, na sua busca de proteção dos seus filhos. Abençoa os filhos, no aprendizado do teu mandamento de honrar pai e mãe com seu amor, seu respeito e sua obediência. Afasta de nossas famílias a desunião, a discórdia, a descrença. Continua, Senhor, nos ensinando a enfrentar o mal com sabedoria e destemor. Que em nossas famílias, brilhe a tua Palavra como luz e o teu evangelho como caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Você certamente tem um parente que precisa muito de sua oração. Hoje, ore especialmente por ele (ou por ela).

Comunicando

A Rede Vida de Televisão exibe hoje, dia 30, o Especial de Fim de Ano, com o Pe. João Carlos, às 22 horas. Por favor, divulgue com os seus contatos esta chamada da Rede Vida que estou lhe enviando.

Desde já, feliz ano novo!

E até amanhã, se Deus quiser.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Josefa gomes Recife gratidão jesus por tudo sagrada família de Nazaré minha família vossa é feliz ano novo Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção ornillda padre eu tenho sim um filho que precisa muito de oração padre João Carlos.ore por ele muta oração pra meu filho que precisa muito Pará ele sair da bebida fumar muito e tudo isso tá fazendo mal a ele e a mim por vê ele livre desse Visio um feliz ano novo Pará o senhor e sua família.e todas sua e quiser de produção.feliz ano novo Pará todos.muita saúde e paz.ora todos nós amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
  4. Senhor abençoe meus filhos e meu marido. Senhor,meu Jesus abençoe minha irmã Glória e o seu filho Bernardo. Abençoe tb o Rodrigo para que ele seja mais amoroso com seus pais, irmãos, tios e toda sua família amém

    ResponderExcluir
  5. .Amém obgdo 🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙌🙌🙌🙌🙌🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  6. Abençoa senhor as famílias e abençoa a minha também. Amém! 🙏

    ResponderExcluir
  7. SENHOR! Abençoe meu esposo João, minha querida amiga Célia e toda minha família!

    ResponderExcluir
  8. Amem. Que Deus abençoe há todos nós

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus nos conceda um ano novo, cheio de união em nossa família, paz e amor,para todos nós, que o ano de 2023 venha repleto de saúde, paz amor, felicidade e união.
    Que Deus abençoe o senhor e sua família nesse final de ano.Feluz Ano Novo, para todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Irei orar por todos em especial para o filho da irmã Ornilda para deixar o vício que todos tenham um final de ano abençoado e um começo de novo ano próspero, Amém!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Padre João Carlos, assisto e compartilho diariamente sua mensagem e o evangelho do dia. Tenho 82 anos e de vez enquanto deixo um comentário. O de hoje é: atualmente o que os pais mais têm que se preocupar é com o comunismo entrando novamente no Brasil. Muitos não sabem o que nos espera. A volta da corrupção, doutrinação nas escolas , a estimulação sexual de crianças de quatro anos, a podridão do comunismo. A família tem que está estruturada pra proteger nossas crianças e adolescentes. Não falo sem experiência própria, entrei numa faculdade de Direito 79, 9 meses. O ensino com as normas dos governos passado de esquerda. E enfrentei muita doutrinação.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Feliz ano novo a todos q fezem a meditação da palavra, q o menino jesus os abençoe grandemente com saude paz e felicidade q continue sempre nis evageluzando com a palavra d Deus q nis faz tao bem. Feliz 2023 cheio d muita luzn vida d cada um d vcs

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos obrigado por fazer minhas manhas cheias de benção,hoje venho pedir oração em nome do marido da tia do meu esposo que ela veio a falecer semana passada e o marido e filho se encontram desorientado que Deuz possa dá sabedoria á eles

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre! A sua bênção. Deus de amor e bondade abençoa a minha família, meu esposo, a mimi, filhos, nora e neto, minha família materna e paterna. Amem!

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos, obrigada pelas palavras e reflexão! Venho pedir oração pelo meu filho e um processo judicial que pesa sobre ele.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos minha Bênção meu nome é Maria das Graças Bezerra dos Santos cidade Jaboatão dos Guararapes Pe Coloco minha intenção nesse ano que se inicia todas Paróquias e todos que nelas trabalham e todas Capelas do Mundo inteiro e orações pelo Papa obrigada eu so tenho Gratidão sem a palavra de Deus nós não é nada e o seu Evangelio Padre João Carlos foi muitas Bênçãos e vitórias alcançadas um Feliz Ano Novo pra o Senhor e sua Equipe e a Ama quea Sagrada Familia de Nazaré der muitas Saude ao Senhor e todos que faz parte de sua vida Amem minha Bênção Feliz Ano Novo com a Sagrada Familia de Nazaré a Nossa Familia Vossa é

    ResponderExcluir
  17. Bom dia para todos dece grupa da Ama e minha Bênção ao Padre João Carlos eu só tenho uma palavra Gratidão e parabéns para o Senhor e sua Equipe que Deus cubra o Senhor e sua Equipe dando livramentos e a Ama um Feliz Ano Novo pra todos e Saude pra continuar com esse Evangélico que é tão importante pra nós peço orações por todos voces e para o Papa minha Bênção e que a Sagrada Familia de Nazaré Jesus Maria e José a nossa Familia cubra voces com o Manto Sagrado dando livramentos Amem

    ResponderExcluir
  18. Pe, Deus o abençoe , lhe dê sabedoria para continuar a divulgar a palavra de Deus e nos ensinar a meditar sobre as obras do senhor como vem fazendo.






    ResponderExcluir
  19. Bom dia, peco orações pela cura do meu irmão, pela libertação e conversão da minha família

    ResponderExcluir
  20. Glória a Vós Senhor!
    Interessante observarmos os Planos de DEUS, como o Arcanjo anunciava a José seguir no tempo certo, fôra revelado conforme os profetas haviam descrito na Sagrada Escritura, nos mostra que José confiava plenamente no Senhor, então mesmo sabendo que o filho de Herodes Arquelau ainda reinava em Israel, colocou toda sua confiança e obediência na vós do Senhor.
    O mesmo precisamos fazer, por mais que nossas vidas pareçam estarem arriscadas em dificuldades fora do nosso controle, sem entendermos, se decidirmos escutar e obedecer a vós de DEUS que nos fala quando O deixamos entrar em nossos corações através do Espírito Santo, também podemos confiar de olhos fechados que Ele sabe o que é melhor e nos conduz nos melhores caminhos, nas melhores escolhas, da melhor forma possível, porque está mais que provado que só deixando DEUS nos guiar assim aos olhos da fé, alimentados pela Palavra dia a dia na perseverança nós prosperaremos e guiados pelo Senhor na esperança conseguiremos relevar as atitudes do nosso próximo sem julgar, pois para que Cristo retorne, antes é preciso que se cumpra todas as profecias,.

    ResponderExcluir
  21. Mauá 30 -12-2022

    ResponderExcluir
  22. Sou de salgueiro Moro em Mauá são Paulo padre João Carlos recebo todos os dias as medicações que o meu primo Dionísio manda para mim obrigado pelo o senhor ser um grande pastor Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia irmãos e irmãs, Deus com sua infinita bondade, nos conceda a graça de estarmos juntos em 2023, louvando a Deus com seu amor fraterno , e que nunca falte a fé em sua Jesus Cristo nosso Salvador.
    Feliz 2023 que seja ano de paz, amor fraterno, prosperidade e saúde para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Luiz, Porto velho Rondônia.

      Excluir
    2. Peço -lhe por favor orações para meu marido R.F. Para livra lo do vício da bebida . Que está prejudicando muito a ele , a mim e a todos que estão ao seu redor.

      Excluir
  24. Obrigada pela mensagem!
    Ela revigora nossos sentimentos!
    Amém!

    ResponderExcluir
  25. A sua benção padre João Carlos. Um feliz ano novo para o senhor é família. Que Deus continue abençoando a minha família é as do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  26. Feliz Ano Novo pra toda equipe da AMA, mta saúde e paz

    ResponderExcluir
  27. Amem!!Q Deus nos abençoe e nos ilumine

    ResponderExcluir
  28. Obrigado senhor Jesus Cristo por permitir está ouvindo este especial de fim de ano que a graça e a paz imunda os corações de todos nós pelas palavras tão especial deste nosso irmão que Deus abençoe sempre o seu caminho e sua sabedoria um abençoado final de ano a todos da associação

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS