PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Meus olhos viram a tua salvação

Meus olhos viram a tua salvação

 



29 de dezembro de 2022

Quinta-feira da Oitava de Natal

EVANGELHO


Lc 2,22-35

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te transpassará a alma”.

MEDITAÇÃO


Senhor, meus olhos viram a tua salvação (Lc 2, 30)

Vamos acompanhar, hoje, a família de Jesus, em Jerusalém. Está tudo no evangelho de Lucas. Maria e José, com o filho nos braços, estão chegando ao Templo. O que será que eles vieram fazer?

O livro do Levítico (capítulo 12) prescrevia tudo com detalhes. Dando à luz uma criança de sexo masculino, a mulher devia passar um resguardo de 40 dias. Depois desta quarentena, devia ir à Tenda de reunião da comunidade para purificar-se. A lei do AT era muito rigorosa em relação a tudo que envolvesse sangue: menstruação, parto, morte violenta, etc. Tudo isso tornava a pessoa impura e levava a rituais de purificação com holocaustos e oferendas no Templo. Então, uma das razões da vinda da família de Nazaré ao Templo de Jerusalém é a purificação de Maria.

A vinda ao Templo se explica ainda por uma segunda tradição. São normas codificadas no Livro do Êxodo, capítulo 13. Era um costume que visava manter viva a memória da libertação do Egito, onde Deus puniu os egípcios com a morte dos primogênitos. Assim, todo primogênito era consagrado a Deus. Primogênito é o primeiro filho, de gente ou de animal. Fosse animal – um carneiro, um bezerro, um jumentinho – seria sacrificado a Deus, como oferenda. Fosse gente, o primogênito seria resgatado, isso é, em lugar dele os pais ofereciam um carneirinho ou pássaros. E é isso que vieram fazer em Jerusalém: a purificação da mãe e o resgate do filho primogênito.

Observando esse jovem casal que está chegando ao Templo, com a criança nos braços, ficamos admirados como eles estão profundamente integrados na cultura religiosa do seu povo, como são cumpridores das regras da lei judaica. Por esses ritos, a sua gente reconhecia a vinda de uma criança ao mundo como uma coisa sagrada. Uma coisa que tinha a ver com Deus. E ainda reforçava a sua pertença ao povo da aliança, lembrando o compromisso da consagração do primogênito, como memória da libertação do Egito. Essa peregrinação deles à cidade santa de Jerusalém é uma forma concreta de reconhecer Deus como senhor da história e fonte da vida.

O certo é que em Jerusalém, José e Maria reconhecem sinais de Deus que os confirmam na missão que assumiram, desde a anunciação do anjo. Um homem idoso muito santo, de nome Simeão, vem também ao Templo e toma o menino Jesus nos braços. E reza com todo o coração e cheio do Espírito Santo: "Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos viram tua salvação, que preparastes em face de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de teu povo, Israel".


Guardando a palavra

Maria e José estão no Templo de Jerusalém. E eles vieram fazer duas coisas muito importantes: a purificação da mãe e o resgate do filho primogênito. Como judeus piedosos, eles estão cumprindo a Lei de Moisés, com muito zelo. No Templo, têm uma surpresa. Um ancião venerável, Simeão, pede para segurar um pouco o menino e faz um impressionante louvor a Deus. Ele reconhece Jesus, como a luz que Deus mandou para iluminar o povo do mundo. E diz a Maria que uma espada irá transpassar o seu coração de mãe. De verdade, o Senhor Jesus, com a sua graça e com sua Palavra, enche nossa vida de luz. E, nós iluminados por ele, somos chamados a difundir a sua luz ao nosso redor: em casa, na vizinhança, no nosso local de trabalho, na sociedade toda.

Senhor, meus olhos viram a tua salvação (Lc 2, 30)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quando eras uma criancinha e foste levado ao Templo para a consagração dos primogênitos, o profeta Simeão te tomou nos braços e disse que tu eras a luz para iluminar as nações do mundo. Tu mesmo admitiste na presença dos teus discípulos: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas’. Uma vez iluminados com a tua luz, chamaste a nossa atenção para sermos também iluminadores dos outros. Hoje, te pedimos, Senhor, que a tua luz não se apague em nossos corações e em nossa vida. E que essa luz que vem de tua Palavra, de tua presença através da Igreja e na Eucaristia seja a luz que nós refletimos para os que conosco convivem ou conosco se encontram. Seja o bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quando nos batizamos, fomos iluminados por Cristo. A Igreja nos deu uma vela acesa para nos lembrarmos: ‘Jesus te iluminou. Com ele, serás uma luz para os outros’. O que você poderia fazer, hoje, para mergulhar mais ainda nessa verdade: ‘Jesus me iluminou. Com sua luz, ilumino os outros’? Posso oferecer-lhe algumas sugestões. Escolha uma. Acenda uma vela (pode ser uma vela virtual). Poste uma foto do seu batizado ou do batizado do seu afilhado ou afilhada. Ilumine o seu presépio de maneira especial. Leia o evangelho de hoje. Compartilhe esta meditação. Ou invente outra coisa. Tudo para reforçar sua adesão a Cristo, a luz que Deus mandou para iluminar o mundo.

Comunicando

Hoje é dia de Santa Missa no rádio e nas redes sociais, às 11 horas da manha. Coloque sua intenção no formulário que estamos lhe enviando.

Amanhã, sexta-feira, dia 30, a Rede Vida de Televisão exibe o Especial de Fim de Ano com o Pe. João Carlos, às 22 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏Deus olhai por nós

    ResponderExcluir
  2. Pe João Carlos, gratidão por suas palavras e reflexão, boa música e ministério sacerdotal. Peço oração por minhas filhas Djavanete e Djaveline, meus netos: Arthur, Emanuel, Bernardo e por minha neta Maria Eduarda. Que a luz de Deus Menino seja um farol em seus corações, caminhos e decisões, nos seus lares e trabalho. Que Deus os proteja de todos os males espirituais, físicos e corporais, e fortaleça sua fé. Assim seja.

    ResponderExcluir
  3. Que a Luz Divina esteja sempre à iluminar toda minha família, que nos traga saúde,paz e prosperidade. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Cristiano Cricco
    Agradeço a Deus e Nossa senhora Auxiliadora esse ano que está terminando por tudo de bom que esse ano aconteceu , Que o ano que vai começar pedir as bençãos de Deus e a proteção de nossa Mãe Auxiliadora,O Senhor nós abençoe sempre com Saúde Paz a todos da minha família e todos nós da nossa família AMA ,.
    Nossa Senhora Auxiliadora e o Seu filho Jesus nos intercede sempre uma chuva pra nossas lavoura que nunca falte a chuva que nós precisamos pra nossa lavoura e pra tudo.
    Um abraço a todos
    Feliz Ano Novo
    Seja bem vindo 2023 com a benção de Deus e a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora Amém 🙏🙌🙏
    Bom dia a todos.A sua benção Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    O sentido da frase profética:
    este Menino será causa tanto de queda como de reerguimento, podemos entender significar que, Jesus nasceu para nos mostrar o Caminho certo a seguir, ou seja, quem está alto, melhor dizendo, vivendo no orgulho, na vaidade, na promiscuidade, na ambição na avareza, desprezando o próximo, apegando as coisas materiais, dentre outros caminhos contrários os conceitos do Reino, irá com o tempo aprender e cairá, se converterá e entenderá que viemos para servir e com a missão de resgatar o máximo de almas para o Reino do céu e vice versa, por outro lado, quem tem muita humildade, coração bom, solidariedade, pratica o bem, é conhecedor da Palavra do Senhor e A pratica com Sabedoria e discernimento adquiridos, conforme Simeão, Ana e outros exemplos foram se Santificando, obedecendo a vontade do Pai e entendendo as realizações proféticas, prosperaram espiritualmente, porque vive na Luz de todas as nações, em Jesus Cristo, transmitem alegria, esperança e felicidade, e sabemos que aquele que ouvir a voz do Espírito Santo e seguir os conceitos do Reino a exemplo de Maria o modelo de Santidade por excelência, que foi também pela obediência purificada apresentando Seu filho ao templo, esses serão exaltados, alcançarão a Glória eterna com saúde espiritual e segurança em DEUS, vencerão as dificuldades, pois em Jesus colocaram suas confianças e esperanças, assim os seus fardos se tornará mais leves,.

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre sua benção 🙌

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre!! Conhecimento da palavra e muito maravilhoso. Amém

    ResponderExcluir
  8. Maria Sônia silva obrigado padre e muito bom ouvir está oração de amanhã eu ouve todos os dia obrigado eu só de Rondônia porto velho

    ResponderExcluir
  9. Quê nesse ano que se aproxima enchemos nossos corações com a luz quê é Cristo Jesus! 🙏

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Senhor tem misericórdia de toda família,que nós sempre no senhor nos encontre Fé, sabedoria, discernimento, saúde, luz e prosperidade!!! Feliz 2023

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos Bom dia e minha Bênção eu sou Maria das Graças Bezerra dos Santos cidade Jaboatão dos Guararapes Pe. Muito lindo o Evangelio que o Senhor prega nos entende e essa passagem de Simeão tão cheio do Espirito Santo eu só tenho uma palavra Gratidão e parabéns para o Senhor e sua Equipe que manda o Evangelio pra nós é só Bênçãos eu quero colocar em intenção na missa de onze horas minha prima Nancy Bezerra de França que vai fazer uma cirurgia na garganta do Câncer ela ja tirou as duas mamas faz trez anos e agora vai fazer na garganta também no Hospital do Câncer de pernambuco e meu nome tambem eu to em acompanhamento lá no mesmo Hospital gloria a Deus por ter colocado o Senhor em nossas vidas eu sempre compartilho tenho uma Familia em Maceió e envio pra elas e pros grupos aqui da Capela Senhor do Bom Fim minha Bênção e um Feliz Ano Novo para o Senhor e toda sua Equipe Amem.

    ResponderExcluir
  13. Como nos enriquece à sua meditação, é uma benção! Que Nossa Senhora lhe cubra de bênçãos. Denise

    ResponderExcluir
  14. Eu esqueceu de falar que não assisto a missa de onze horas porque tomo remedio neuro e psiquiátricos pra dormir só a noite e depois qquando acordo eu vejo a missa no youtub do celular porque a tv ta quebrada do meu quarto e não pode ir pra sala Deus é Deus quando eu puder compro outra Amem

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos. Peço que coloque o nome da minha filha, Caroline de Paula, falecida aos 22 anos, em 01 de outubro de 2022.

    ResponderExcluir
  16. Paz para o Brasil, para a Santa Amada Igreja, misericórdia pelo papa Emérito Bento XVI, saúde para mim e todos da minha família. Que Nossa Senhora tenha misericórdia pelos que vivem em condição de rua. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Eu só tenho Gratidão ao Padre e sua Equipe que Deus cubra o Senhor e sua Equipe dando livramentos desejo que esse ano que termina comece com muitas orações que orações tem poder e comece com muita paz Saude Alegrias e firmes na Fé desejo um Feliz Ano Novo para o Senhor padre João Carlos e toda a sua Equipe e a Ama o senhor é muito importante pra seu Evagelio e suas musicas de louvores minha Bênção e Feliz Ano Novo com paz amor ao prossimo Humildade e Gratidão minha Bênção

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos..
    Gostei muito do evangelho de Lucas,sentir uma curiosidade de algumas coisas.
    Deus te abençoe sempre..Amém

    ResponderExcluir
  19. Deus, eu LHE agradeço pela vida de São Tomás. Contudo, me ensine guardar os VOSSOS mandamentos e a VOSSA palavra. Me ensine seguir o caminho do amor, do serviço, da luz, da santificação, da bênção, da purificação, da salvação, da esperança, da paz e da consagração. Me ensine ser justo e piedoso. Me ensine fugir do ódio e das trevas. Me ensine ser movido pelo Espírito Santo. Me ensine bendizê-Lo. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS