PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As três atitudes de Maria no Natal do Senhor

As três atitudes de Maria no Natal do Senhor


1º de janeiro de 2023

Dia de Santa Maria, Mãe de Deus

Dia Mundial da Paz

EVANGELHO


Lc 2,16-21

Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

MEDITAÇÃO


Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração (Lc 2,19)

Apesar de não ser uma festa religiosa, a passagem de ano desperta em nós muitos sentimentos religiosos. Deus é o senhor do tempo e da eternidade. Ele é o Criador de tudo. E ainda estamos sob o impacto da grande festa do natal. A vinda do Salvador ao mundo, isso sim, é um novo começo para a humanidade. Nesse clima, fechamos hoje a oitava do natal, com a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.

Festejando a maternidade divina de Maria, continuamos de olhos fixos no presépio, contemplando o grande mistério da encarnação do Verbo. Deus realizou a promessa de enviar o Messias. São Paulo, na carta aos Gálatas, explicou: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva”.

Ao tornar-se humano, encarnando-se no seio da Virgem, o Filho, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, não deixou de ser Deus. Ele é, agora, inseparavelmente, homem e Deus. Por isso, reconhecemos a maternidade divina de Maria. Ela é mãe de Jesus, que é verdadeiramente homem e Deus.

No clima do natal, contemplamos, hoje, a Virgem Maria e observamos, com admiração, suas atitudes e seus sentimentos em relação a esse mistério que estamos celebrando, a encarnação e nascimento de Jesus. O evangelho de hoje nos leva a Belém, junto com os pastores. De fato, natal é Belém. Se esse tempo de festas não nos leva à manjedoura da Gruta de Belém, podemos estar celebrando o natal de qualquer um, menos o de Jesus.

Contemplemos a mãe de Deus nessa cena de Belém. Aprendamos com ela a acolher e admirar esse mistério da encarnação do Filho de Deus. Três atitudes suas nos chamam a atenção, hoje.

Primeira atitude. A atitude de testemunha de Jesus. Os pastores a encontram ao lado da manjedoura, junto com seu esposo José. É ali que, mesmo sem muitas palavras, ela está nos falando da obra de Deus que enviou o seu Filho ao mundo, por meio dela. É nela que o Verbo se fez carne. Ela é a testemunha da humanidade de Jesus. Ele é de nossa raça humana, por meio dela. Um Jesus sem Maria não é o Jesus do evangelho. No nascimento, na infância, no ministério público, na cruz... Maria está sempre presente. Ela é a testemunha da humanidade do Senhor.

Segunda atitude. A atitude de contemplação da obra de Deus. Quantas experiências de fé a jovem mãe já coleciona! A anunciação do anjo, a visita à Isabel, os acontecimentos de Belém... e tudo isso ela guarda e medita no coração. Medita para compreender a vontade de Deus. Medita para admirar a obra de Deus. Tem um coração contemplativo, orante, uma caixa de ressonância da obra de Deus. Um natal sem oração, sem meditação da palavra de Deus não é o de Belém. Não é o de Maria.

Terceira atitude. A atitude de educadora do enviado de Deus. Apesar dos sinais maravilhosos de Deus, Maria e seu esposo José prosseguem sua vida, com grande simplicidade. Oito dias depois do parto, circuncidam o menino, como mandava a lei de Israel. Dão-lhe o nome que o anjo indicou: Jesus. Assim, vão integrando sua criança na herança do povo que vivia em aliança com Deus. A encarnação é também a inserção da criança naquela cultura, na fé dos patriarcas. Assim, o filho de Deus será também o filho de Davi. Natal sem memória não é o natal de Jesus. Natal sem a palavra de Deus não é o natal de Maria.


Guardando a mensagem

A solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, neste primeiro dia do ano, nos dá a oportunidade de ingressar no novo ano com os sentimentos e atitudes da Mãe do Salvador. Como ela, renovemos nosso compromisso de ser testemunhas do Senhor, onde estivermos, todos os dias deste ano. Cabe-nos, igualmente, uma atitude de contemplação da obra do Pai que enviou o seu Filho para nossa salvação. É o nosso compromisso com o conhecimento da Palavra de Deus e do seu sentido para nossa vida. A Santa Mãe também nos inspira na arte de sermos bons educadores da nova geração de filhos de Deus. As crianças e adolescentes de hoje dependem do nosso testemunho e de nossa mediação educativa para conhecerem, amarem e seguirem Jesus, o filho de Deus e de Maria.

Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração (Lc 2,19)

Rezando a palavra

ORAÇÃO PARA A PASSAGEM DO ANO:

Deus e Senhor nosso,
Senhor do tempo e da eternidade, 
a ti, toda honra e toda glória,agora e para sempre.
Nós te consagramos, Senhor, todos os dias deste novo ano, colocando sob tua proteção todos os nossos passos, propósitos, projetos e sonhos.
Derrama agora, Pai Santo, 
tuas bênçãos de saúde, paz e sabedoria
sobre nós, nossas famílias e todos os que nós amamos.
Que este novo ano, com a tua graça, seja de paz,
de crescimento na fé e de prosperidade
para todos nós, teus filhos e filhas.
Que em nossa vida, em todos os dias do novo ano,
brilhe a luz do teu filho Jesus, nosso Salvador,
Iluminando nossos caminhos
e nos conduzindo no teu amor.
A Virgem Maria, mãe de Deus e nossa, nos sustente 
com seu exemplo e sua intercessão. Amém. 

Vivendo a palavra

Neste Dia Mundial da Paz, dirija uma prece especial à santa mãe do Príncipe da Paz, em favor da paz no mundo. Rezemos também pelo descanso eterno do nosso Papa emérito Bento XVI. O Senhor, na sua misericórdia, acolha este santo operário de sua vinha.

Com minhas preces, receba votos de um Feliz Ano Novo, com paz, saúde e prosperidade.

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Anônimo1/1/23 00:12

    Obrigada, pela meditação me fortalece a vada dia, padre sua bença

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/1/23 00:34

    Bela reflexão Padre João Carlos Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/1/23 05:49

    🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏Que eu possa ser boa educadora aos meus filhos, sobrinhos, jovens e crianças

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/1/23 06:53

    Obrigada padre João Carlos pela sua palavras me ajuda muito muito feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que o ano que si inicia, nos dê saúde, paz para mim, minha família e amigos. Para o senhor, muita saúde, sabedoria e paz, que Deus nos conceda muitas bençãos para todos nós
    Que Deus proteja nosso Brasil, com o novo governante. Obrigada pelas meditações que recebi todo ano de 2022, que o ano de 2023,continue recebendo as meditações, mim sinto segura por todo dia. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/1/23 07:20

    Deus seja sempre louvado em nome de Jesus Cristo nosso irmão

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/1/23 07:26

    Amém 🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/1/23 07:45

    Bom dia Padre João Carlos com saúde e paz para você. Glória a Deus que nos AMA e nos protege...
    Um Ano Novo repleto da graça de DEUS para todos. Deus lhe abençoe Sempre, padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/1/23 08:49

    Feliz ano novo!! Muitas bênçãos em sua vida, vocação e missão. Muito grata pelo envio de sempre sua meditação de forma dinâmica e muito teológica. Deus continue dando a vc essa graça da inteligência e sabedoria. Grande abraço fraterno e minhas orações.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/1/23 09:16

    Bom dia Pe. João Carlos! Feliz Ano Novo, com a inspiração do Divino Espírito Santo para que tenhamos sempre, através do senhor, o gosto pela Palavra que nos inspira e dá rumo à nossa vida espiritual.Obrigada pela sua dedicação à obra evangelizadora que e atrai pessoas ao rebanho de Jesus!Deus é Maria sejam sempre com o Senhor!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/1/23 10:43

    Anonimo1/1/2023 hoje inicia-se o ano 2023 que este traga para nós paz saúde mais amor e
    e esperança !!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/1/23 11:08

    Que palavra bonita, salve Maria mãe de Jesus e nossa mãe!

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Apesar de toda a provisão dos pastores, foram as pressas para acompanhar o nascimento mais importante do mundo, não chegaram a tempo, mas mesmo assim pelo o que puderam ver e contemplar, voltaram louvando, bendizendo e agradecendo por tudo que tinham presenciado e testemunharam.
    Enquanto os três reis magos tiveram a estrela guia chegaram a tempo do parto, porque DEUS é Perfeito, tem o tempo Kairós, o tempo dEle a hora da graça para cada acontecimento, para cada um, nos devidos detalhes.
    Podemos entender que com isso, nos ensina a valorizar mais a simplicidade, a pureza, a essência simbolizada na (manjedoura), imaginemos só, a primeira respiração de Jesus foi estrume de vaca, onde nasceu não tinha conforto nenhum, suas costas sem estrado nenhum, um Rei nasceu em um estábulo, lugar de animal), com certeza foi para nos ensinar o Seu segredo, em aprofundar na Sabedoria da Palavra no cumprimento das Profecias, que está no amor, na paz, na humildade, na confiança da providência Divina, ou seja provando que caminhando com DEUS nada faltará, pois sempre Sua providência e proteção serão maiores na vida daqueles que se esforçam para estar na Sua presença, na perseverança por amor O seguem e procuram realizar Sua vontade, testemunhando a exemplo de Maria a Serva por excelência que tudo meditava e guardava no coração, sempre na calma e na alegria de servir numa vida de entrega as coisas do alto, ou seja em tudo aquilo que sabemos que nos aproxima do Senhor, conforme a Sagrada Escritura nos orienta a todos os momentos, bendizer, louvar e glorificar nosso Pai, nosso Salvador e reconhecer todos os que foram considerados Santos e Santas por terem dado seu Sim e oferecendo suas vidas se destacaram de uma forma única neste Plano Divino do nosso Criador,.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos, desejo um FELIZ ANO NOVO e que sigamos todos firmes e forte em 2023. Agradeço a Deus por fazer parte da ASSOCIAÇÃO AMANHECER, que Deus continue iluminando seus caminhos Padre João Carlos e toda equipe.🤲🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Adriano Amaral1/1/23 17:59

    Que Deus continue abençoando a todos nós nesse novo Ano de 2023

    ResponderExcluir
  16. Feliz ano novo, Padre João Carlos! Recebo e compartilho diariamente a meditação diária da palavra de Deus. Essa meditação tem sido uma benção para mim.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/1/23 07:03

    Padre João Carlos, obrigada por sua companhia na Fé, como necessito !

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/1/23 18:16

    Antônia Maria Silva. Padre João Carlos obrigado pela meditação que recebo todos os dias mi faz muito bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS