PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A maravilhosa visita da Virgem Maria

A maravilhosa visita da Virgem Maria




12 de outubro de 2022

Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

EVANGELHO


Lc 1,39-47

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

MEDITAÇÃO


Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? (Lc 1, 43).

Estamos começando a semana com uma festa mariana, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Assim que Maria soube, pelo anjo Gabriel, que sua idosa prima estava grávida, viajou apressadamente para fazer-lhe uma visita. Ao chegar, Maria lhe fez a saudação de praxe, o Shalom, a paz de Deus. E essa saudação provocou uma enorme alegria em Isabel e na sua criança que estremeceu em seu ventre, pulando de alegria. 

O encontro das duas servas de Deus foi impressionante. “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”. Foi assim que Isabel mostrou a sua alegria ao receber Maria em sua casa. Aliás, tudo o que Isabel disse naquele encontro foi muito precioso, porque, diz o evangelho, ela ficou cheia do Espírito Santo. E uma das coisas que ela disse foi: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”, louvação à Virgem que nós continuamos a fazer na Ave Maria.

Isabel tinha sido agraciada com a maternidade e já estava no sexto mês de gravidez. Ela estava vivendo dias de graça, de bênçãos. Depois de uma vida de humilhações pela esterilidade, já em idade avançada, estava gerando um filho anunciado pelo Anjo a Zacarias, seu esposo. Sua vida é, agora, uma emoção só. E com a chegada de Maria, ela se sente tomada de alegria, cheia do Espírito Santo, como diz o Evangelho.

Maria foi à casa de Isabel, viajando de tão longe, para servir à sua prima idosa, naquela hora delicada de sua vida. Foi para oferecer sua companhia e seus préstimos, amparando a vida que estava chegando e a saúde de sua parenta. Foi também levar o testemunho silencioso da obra de Deus em sua vida. E demorou-se por lá por três meses, os últimos meses de gravidez de Isabel até o parto. Talvez não haja nenhuma ligação, mas note que a visita de Jesus, isto é o seu ministério público, demorou três anos.

A visita de Maria não foi uma simples visita. Na Bíblia, o povo fala da intervenção salvadora de Deus como de uma visita. Quando Jesus esteve em Naim, e ressuscitou o filho da viúva, espalhou-se o comentário: “Deus visitou o seu povo”. A visita de Maria é a visita de Deus. Ela leva a bênção de Deus, aliás, ela leva Deus mesmo, pois estava grávida de Jesus.


Guardando a mensagem

Como foi preciosa a visita da mãe do Senhor à família de Isabel. Ela não levou nenhum presente especial, a não ser o filho de Deus em suas primeiras semanas de gestação. Isabel reconheceu na visita de Maria uma graça especial de Deus, ficou radiante, sua criança pulou de alegria. Quem deu a Isabel o conhecimento de que Maria era a mãe do seu Senhor? O Espírito Santo. Precisamos hoje do Espírito Santo para reconhecer a graça da visita do Senhor. Celebramos hoje, com a Igreja, a Virgem que apareceu no México ao índio Juan Diego, um catequista santo, em sinal de proteção aos pequenos e oprimidos: Nossa Senhora de Guadalupe. Essa aparição foi como uma visita de Maria ao povo sofrido da América Latina, de quem agora é padroeira. Ela nos traz Jesus e o seu evangelho, evangelho da vida e da fraternidade.

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? (Lc 1, 43).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a visita de tua mãe Maria à sua prima necessitada, em sua condição de idosa e gestante, era já uma imagem de tua visita à nossa humanidade. Inclusive, ela se demorou lá por três meses, como tu te demoraste por três anos em teu ministério público. Na oração diária, sempre repetimos as palavras do canto de Zacarias: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”. Tua primeira vinda foi celebrada, então, como uma visita, “a visita do sol nascente que vem iluminar os que estão nas trevas”, como dizemos com o canto de Zacarias. Queremos, te recomendar,
Senhor, as visitas que faremos ou receberemos neste final de ano: que, em todas elas, possamos como Maria, te levar aonde formos e como Izabel, reconhecer a graça de Deus que nos visita. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, faça uma lista das pessoas com quem pretende entrar em contato neste final de ano. Firme o propósito de em cada contato, abrir portas para a visita de Jesus.

Comunicando

Faltam 3 dias para o início da Novena de Natal. Preparamos uma novena a partir dos textos bíblicos da liturgia de cada dia. É a Novena do Emanuel. Ela será apresentada no rádio e nas redes sociais. Em nosso Canal do Youtube, a novena será apresentada às 20 horas. Já estamos lhe enviando, hoje, o e-book pra você acompanhar a novena. O e-book é o livrinho da novena para ser lido no seu celular. Segue também o texto em PDF pra quem quiser imprimir e ter o texto em mãos. Vou pedir-lhe um favor: compartilhe o e-book com pelo menos 5 pessoas.

Uma semana de paz e bênçãos pra você.
E até amanhã, se Deus quiser.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Maria minha mãe❤visita também a minha casa, e da minha familia🙏Amém🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe Maria. Visite a minha casa… a minha família . Amém

    ResponderExcluir
  3. MARIA PASSA NA AFRENTE NAS TRIBULAÇÒES QUE A MINHA FAMILIA ESTÁ A PASSAR SANGUE DE JESUS AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Q Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira das Américas Roga a Deus pelo nosso país e por todas as crianças e adolescentes protegendo os de todas as maldades deste mundo 🙏🏻

    ResponderExcluir
  5. Maria Imaculada, intercedei por nós! Passe em cada lar, trazendo a todos, saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Senhora rogai por nós

      Excluir
    2. Nossa Senhora proteja minha família e em especial minha Filha. Amém

      Excluir
  6. Bom dia,graça e paz🤗🤗

    ResponderExcluir
  7. Nossa Senhora de Guadalupe nos proteja sempre Amém!!

    ResponderExcluir
  8. Maria virgem mãe, tu que carregaste no teu ventre o Criador visita a minha casa agora, cubra-me com o teu manto sagrado mãe,

    ResponderExcluir
  9. Nossa Senhora, vem visitar, a mim e a minha família,para possamos, nos unirmos cada dia mais.Nos cobrindo com seu manto sagrado .Te amo Mãezinha

    ResponderExcluir
  10. Mãe do nosso Criador Jesus Cristo, peço-lhe piedosamente,venha visitar os enfermos, especialmente os mais necessitados 🙏🏽 Muito grata Mãezinha.

    ResponderExcluir
  11. O Maria visita minha casa e da minha família

    ResponderExcluir
  12. Senhor, visite minha casa e minha família e leva minhas preocupações, amém.

    ResponderExcluir
  13. Muiiito boa reflexão... Esse todos os anos na novena é que acho mais lindo. Queria sobre o K-book, como consigo abrir, pois já vamos iniciar as novenas nas casas, amanhã???...

    ResponderExcluir
  14. Bendito aquele que vem em nome do senhor. Obrigado Jesus Cristo por estar presente nos lares mundo afora. Confio em ti e agradeço pela sua presença em minha família tradicional pecadora. Amém

    ResponderExcluir
  15. Amém 🙏
    Até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  16. Como pode N.S.De Guadalupe ser Padroeira da América Latina, e permitir os Ditadores comunistas se apossarem de tantos Países, e o povo ficar na miséria, tenho que matar seus próprio cachorros para matar a fome, ter que dividir um ovo com 4 pessoas e não poder reclamar, senão morre? Espero que nossa Padroeira N.S.Aparecida nos proteja do ladrão que quer nos transformar num País miserável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Bom dia, não fica assim amargurada, lembra de quando Lula foi presidente, só coisas boas aconteceram para o povo brasileiro, foi quando os pobres liveram vez, nossos filhos puderam fazer faculdade, o povo teve condições de ter sua moradia a saúde era muito melhor, foi criado o Samu foi criado tantas universidades federais, os negros foram reconhecidos como gente, a dona de casa pode contribuir com um pouquinho e se aposentar, e tantas outras coisas que beneficiaram a todos nós brasileiros não se amargure pois vai ser muito bom pra todos não fica vendo e ouvindo fake News, que não é coisa de Deus, procure ficar e fazer a paz de Cristo Jesus.

      Excluir
    2. "... nos proteja do ladrão..." São palavras fortes, carregadas de acusação, julgamento e ódio. Quem diz que ama Deus e odeia seu irmão, é um mentiroso!

      Excluir
  17. Maria Santíssima visita a casa do meu filho, minha casa e de toda minha família. Derrama tuas bençãos em nós. Amém

    ResponderExcluir
  18. Que Deus nos livre do mal, concedendo saúde, paz e abençoando as nossas famílias: Santos, Ferreira, Marques, Cazé, Uchoa, Guimarães, Nascimento, Teixeira, França. Que Nossa Senhora de Guadalupe nos cubra com o seu divino manto sagrado.

    ResponderExcluir
  19. Pela paz da minha família e pelo emprego da minha filha




    ResponderExcluir
  20. Obrigada padre pelas palavras que Deus te ilumine

    ResponderExcluir
  21. Não consegui encontrar a novena. É muito trabalho me enviar por e-mail para eu imprimir
    Meu e-mail ana@amrcont.com.br

    ResponderExcluir
  22. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Deus de bondade, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe. Todavia, me ajude ser um bom filho. Me ajude seguir o caminho da oração, da alegria, da graça, da caridade, da salvação, da fé e da bem-aventurança. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude bendizê-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite 🥱 bença Padre? Nossa senhora de Guadalupe, rogai por nós 📿📿🛐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito felizes e agradeço a Deus por tudo na minha vida !!! Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

      Excluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS