PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Que graça tão grande: somos filhos e filhas de Deus!

Que graça tão grande: somos filhos e filhas de Deus!

24/05/*2022 - AMA em peregrinação ao Santuário de N. Sra. Auxiliadora- Jaboatão (PE)
No fundo: Réplica da Casa de Dom Bosco


06 de novembro de 2022

Solenidade de Todos os Santos

EVANGELHO

Mt 5,1-12a

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

MEDITAÇÃO


Alegrem-se e exultem, porque será grande a recompensa de vocês nos céus (Mt 5, 12)

Este é o domingo de todos os santos. Podemos compreendê-lo melhor, dizendo: este é o domingo de todos os filhos e filhas de Deus. Santo é Deus. Santos somos nós, pela graça que recebemos de sermos seus filhos; e também, mesmo que não seja suficiente, pelo esforço que fazemos para acolher e viver esse dom.

O apóstolo São João explicou, em sua primeira carta, que Deus nos deu um grande presente de amor. Que presente é esse? “Sermos chamados filhos de Deus. E o sermos de fato”. Ainda não se manifestou o que seremos, mas desde já somos filhos de Deus. Somos filhos porque estamos unidos a Cristo. Somos filhos e filhas porque o Espírito Santo foi derramado em nós. E São João explicou mais uma coisa: quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele.

Olha que graça tão grande, somos filhos de Deus. Temos o seu Espírito. Estamos unidos a Jesus, que é o filho unigênito. Somos filhos adotivos de um pai que nos ama sem medida. Ele foi capaz de entregar o seu filho único em nosso favor. Um pai amoroso e fiel.

Mas, nós somos pecadores. Pois é. Vivíamos afastados, de costas para Deus. Por isso, o Pai nos enviou Jesus e ele nos purificou com o seu sangue, isto é, com o sacrifício de sua cruz. No Apocalipse, São João viu uma multidão tão numerosa que não dava para contar: gente que lavou suas roupas no sangue do Cordeiro. Fomos purificados, lavados no sangue do Cordeiro.

No evangelho de hoje, Jesus vê a grande multidão que o procura, tanta gente. Sobe ao monte e senta-se para ensinar. Os discípulos se aproximam. Nessa pregação da montanha, uma das coisas que ele disse foi: “Sejam santos, como o Pai de vocês é santo”. E dá pra gente ser santo, imitando Deus? Bom, nós já fomos criados à imagem e semelhança dele. No batismo, pela fé, recebemos o dom da filiação divina. Então, se trata de a gente viver nessa graça, procurando imitar o nosso Pai no seu amor, imitando o seu filho Jesus, a quem temos como modelo e guia.

Foi nessa pregação, na Montanha, que Jesus proclamou as bem-aventuranças. Elas são o retrato do verdadeiro filho de Deus, o perfil dos filhos e filhas de Deus, no caminho da santidade. O primeiro que cabe nesse perfil é Jesus, o filho unigênito. O Papa Francisco, na Exortação Apostólica que escreveu sobre a santidade, dá uma explicação muito clara das bem-aventuranças: Bem-aventurados são os abençoados por Deus. Como diz o Salmo de hoje, Salmo 23 (24): “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador”.

No perfil que Jesus desenhou em sua pregação na Montanha, o filho ou a filha de Deus, nesse mundo, é alguém desapegado dos bens desta terra, solidário com as dores dos seus irmãos, manso nos seus relacionamentos, comprometido com a verdade e a justiça, misericordioso com o seu semelhante, respeitoso e correto em suas intenções e artesão da paz. Na minha conta, são sete bem-aventuranças.

Quem faz assim, esforçando-se para viver e agir como Jesus, imitando a bondade e a paciência do Pai, pode encontrar muita incompreensão, oposição, perseguição. Aí Jesus arremata a sua pregação, proclamando mais uma bem-aventurança, a da perseverança nas dificuldades e nas provações.


Guardando a mensagem

Este é o domingo de todos os santos, o domingo de todos os filhos e filhas de Deus. Deus nos deu um grande presente de amor: sermos seus filhos. Pela fé e pelo batismo, somos filhos de Deus, estamos habitados pelo Espírito Santo, somos filhos no Filho, Jesus Cristo. Jesus nos convida a ser e a viver aquilo que já somos por vocação: filhos de Deus. Foi assim que ele proclamou, no monte, as bem-aventuranças, o perfil do verdadeiro filho de Deus. O pobre em espírito é quem confia em Deus, não nos bens deste mundo. Os aflitos são os que sofrem também pelos outros, são os solidários. Os mansos são os que não agem com violência, mas prezam o diálogo e o entendimento. Os que têm fome e sede de justiça são os que se empenham em favor do bem comum, da transformação da sociedade. Os misericordiosos são os que, mesmo nos desencontros, tratam o seu semelhante com compreensão e caridade. Os que promovem a paz são os que trabalham pela reconciliação e pela convivência respeitosa entre todos. Por fim, Jesus orientou como reagir à incompreensão, à perseguição de que formos alvo por vivermos assim: fidelidade e perseverança. Esse perfil traçado nas bem-aventuranças é, em primeiro lugar, uma fotografia do próprio Jesus. E, assim, um ideal de vida para todos nós, seus seguidores.

Alegrem-se e exultem, porque será grande a recompensa de vocês nos céus (Mt 5, 12)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, estamos festejando todos os santos e santas de Deus. Todos nós somos chamados à santidade. Nós que estamos por aqui, neste caminho da história, temos um ideal a seguir, ou melhor, uma pessoa a imitar: tu, Senhor Jesus, caminho, verdade e vida. Tu és o caminho traçado nas bem-aventuranças. Como diz a tradição, somos a igreja militante. De todos os batizados que já passaram por aqui, antes de nós, muitos, muitos mesmo já estão contigo, na glória. Alguns deles, a tua Igreja reconheceu a sua santidade de vida e nos deu como exemplos e intercessores. São os santos do céu, a igreja triunfante. Nós nos lembramos, hoje, também dos irmãos que se destinam ao paraíso, mas estão ainda em purificação de suas faltas, no purgatório. Eles são a igreja padecente. Todos, nós, os da terra, os do céu e os do purgatório somos os teus santos e santas. Dá-nos viver como fidelidade e perseverança nossa vocação à santidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você não pode deixar de ler o evangelho de hoje: Mateus 5, 1-12. Lendo, sublinhe, na sua Bíblia, a bem-aventurança que mais chamou a sua atenção.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Deus seja louvado pela sua imensa bondade e misericórdia 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Que deus seja louvado por este dia de todos os santos amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado por sua miseticordia

      Excluir
    2. Hoje e sempre

      Excluir
    3. Deus mizericordioso

      Excluir
  3. Glória a Deus pela Sua grande Misericórdia.

    ResponderExcluir
  4. Louvado seja Deus ! 🌹Hoje o Evangelho nos revela o que somos ou o que realmente queremos ser nesta vida! Tão linda sua explicação Padre João! Obrigada por "ajudar" o entendimento de santidade a seguir! Os tropeços são grandes, mas eu não desisto nunca deste caminho que Deus já mostrou pra mim! "Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus"! É quase inacreditável que uma pecadora como eu, pode ser chamada de "filha de Deus", mas é assim mesmo que O Bom Deus chama à todos nós: "filhos e filhas de Deus "! Muita luz de Jesus pro senhor e os seus!

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia que Deus vós abençoe , sempre com muito amor e sabedoria.

      Excluir
  6. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, toda Glória a Vós SENHOR!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção padre que o senhor ore por mim e minha família saúde pra todos dá sua família amém 🙏✋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre João que Deus ilumine seus caminhos.

      Excluir
  8. Suas reflexões são luzes que iluminam o caminho, despertando o verdadeiro sentido nossa caminhada Cristã. Deus o Lumine sempre

    ResponderExcluir
  9. Obrigada padre por nos explicar tão bem a palavra do Senhor, somos todos pecadores, porém, Deus nos chama de seus filhos, é uma grande responsabilidade, vamos tentar fazer a nossa parte respeitando nosso irmão, não discriminando, acolhendo, ouvindo mais, mais amor uns pelos outros.

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João sua benção. Padre João Carlos no evangelho de hoje eu entendi que nós temos que seguir Jesus Cristo en tudo proque ele foi verdadeiro,amigo e pacientes e nós amor pro igual este e o papal do.amverdadeiro cristão amém amém leonice Souza Jaboatão do Guararapes pe

    ResponderExcluir
  12. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo !

    ResponderExcluir
  13. Padre João tenha um ótimo Domingo cheia de muita benção e saúde para o senhor amém. Leonice Souza

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Parece me que neste momento, conhecido como o sermão da montanha, Jesus fez um resumo de todos os ensinamentos vividos por Ele transmitindo aos discípulos, traduzindo são Bem- aventurados, ou seja felizes, os que resistindo todas as interpéreis da vida amarem a DEUS e acima de tudo realizarem a vontade do Pai, O defendendo sobre todas as coisas e também amar ao próximo como a nós mesmos, os humildes de coração alcançarão o céu, porque transmitiram a paz mesmo nas aflições e nas tribulações evangelizaram, perdoaram e souberam agradecer a DEUS em todas as experiências da vida, dando exemplos de que com a graça Santificante, salvífica dos Sacramentos, entendendo e se esforçando para viver os princípios do Reino, com esperança e a fé sendo restabelecida constantemente pela perseverança Cristã, confiando como a exemplo de todos os Santos confiaram que é possível vencer e chegar até o fim honrando o Pai, o Filho e o Espírito Santo que nos guiará para todo e sempre, até recebermos a recompensa, o prêmio da eternidade,.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, que possamos viver em bondade, solidariedade, paz, união e fé.

    ResponderExcluir
  16. A ti os Anjos Cartão louvor, Santo Santo Santo é o Senhor 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  17. Glória a nosso DEUS misericordioso AMÉM por ser filha de DEUS

    ResponderExcluir
  18. Maravilha de pregação do evangelho bem esclarecido ótimo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS