PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Preparar o futuro em Deus, lidando melhor com o dinheiro.

Preparar o futuro em Deus, lidando melhor com o dinheiro.


 

05 de novembro de 2022

31ª Semana do Tempo Comum



EVANGELHO


Lc 16,9-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então, Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

MEDITAÇÃO


Usem o dinheiro injusto para fazer amigos (Lc 16, 9).
No evangelho de hoje, vários ditos de Jesus estão reunidos em torno do tema “dinheiro”, palavra que se repete quatro vezes nesses poucos versículos.  Como entender esse “usar o dinheiro injusto para fazer amigos”? Pode parecer um estímulo à desonestidade, não acha? O que será que Jesus está querendo dizer?
O que veio antes desse texto? A parábola do administrador que seria demitido e achou um jeito de assegurar o seu futuro. Administrador era o servo encarregado de cuidar da casa e da propriedade rural do seu patrão. Esse fulano da história foi acusado de esbanjar os bens do patrão, de estar gastando descontroladamente. O patrão lhe avisou que seria demitido. Qual seria o seu futuro?  Por isso, ele chamou os devedores do patrão e diminuiu ou dispensou a sua comissão. Claro, os devedores do patrão ficaram logo seus amigos. Na hora da dificuldade, já tinha com quem contar.
Agora, vamos ao evangelho de hoje. ‘Usem o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas” (Lc 16, 9). Como podemos compreender essa palavra “dinheiro injusto”?  Vamos ver como está escrito no original em grego e em sua tradução latina que é usada na Igreja. O latim traduz por MAMMONA INIQUITATIS, mamona da iniquidade. Então, ‘dinheiro injusto’ está traduzindo as palavras “mamona da iniquidade” ou “mamona iníqua”.  ‘Mamona’ é uma palavra usada também em outros lugares no evangelho para falar da riqueza que é sedutora. De fato, a riqueza tem uma sedução que pode levar a pessoa a se esquecer de Deus e dos outros ou de fazer da riqueza um falso deus, um ídolo. Então, por esse “dinheiro injusto” devemos entender “a riqueza sedutora”. O administrador não foi propriamente desonesto, foi esperto. Usou o dinheiro para angariar amigos que o acolheriam quando caísse na indigência.
Então Jesus falou: “Usem o ‘dinheiro injusto’, traduzindo mais claro ‘usem a riqueza sedutora’ para fazer amigos, pois, quando acabar, eles receberão vocês nas moradas eternas”. Os amigos do administrador demitido iriam recebê-lo em suas casas, iriam tratá-lo como aliado, como amigo. Pois então, se usarmos a riqueza, os bens que nós temos (que são tão sedutores) para fazer o bem, para socorrer os sofredores, para ajudar os outros, nós vamos estar preparando um futuro seguro, na eternidade. Eles, os pobres, os beneficiados, vão nos receber na casa de Deus, eles vão abrir as portas do céu para nós.



Guardando a mensagem
Os bens deste mundo podem nos atrapalhar, nos afastar de Deus e dos nossos semelhantes. Eles têm uma sedução especial. São riquezas sedutoras, “mamona iniquitatis”. Mas, elas podem ser usadas com sabedoria. Na parábola do administrador demitido, ele foi elogiado pelo seu patrão porque agiu com sabedoria, quando soube que iria pra rua. Ele chamou os devedores do patrão e dispensou a sua comissão. Os devedores, gratos pelo alívio em suas contas, tornaram-se seus amigos que o socorreriam nas dificuldades que viriam. Há muita gente que tem riquezas e não as usa com inteligência, com sabedoria, com preventividade;  não se vale de sua ‘riqueza sedutora’ para apoiar bons projetos, para realizar algo de bom para a coletividade ou mesmo para socorrer um parente pobre... isso é fazer amigos com a “mamona iniquitatis”, a riqueza sedutora. Isso é preparar bem o futuro, se vier a falir, ou ser demitido de seu bom emprego ou mesmo quando a morte lhe demitir dessa vida.
Usem o dinheiro injusto para fazer amigos (Lc 16, 9).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é verdade, os bens deste mundo têm uma sedução especial. Corremos o risco de endeusá-los. E disseste claro: ‘Não se pode servir a dois senhores. Ou Deus ou Mamona. Ou Deus ou a riqueza sedutora’. Estás nos ensinando também que o dinheiro pode ser usado com sabedoria. Ele pode preparar o nosso futuro, se ele servir também para ajudarmos quem está em situação de necessidade. Obrigado, Senhor, por nos ensinares a lidar corretamente com a sedução do dinheiro neste mundo. Assim, nos preparamos para receber os bens eternos que para nós estão preparados desde toda a eternidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Esse evangelho de hoje pode levar você a pensar como está lidando com o seu dinheiro. Não permita que o dinheiro feche o seu coração para Deus e para os seus semelhantes. Ao contrário, administre bem os seus recursos, mesmo que sejam poucos, sem desperdício ou esbanjamento e com espírito de solidariedade.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. O dinheiro é um mal necessário e não traz felicidade por isso se vê pessoas com tanto dinheiro que não sabem lidar com o mesmo morrendo com problemas de depressão, drogas e outros males é impressionante com tanta gente a passar fome procurando comida no lixo e quem pode ajudar cruza os braços as vezes com insultos para quem não tem. Deus tenha misericórdia dos injustos deste mundo. Que a nossa sexta feira seja muito abençoada 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava pensando nisso hoje.Esse é um mundo onde o dinheiro é um mal necessário e poucos sabem usa- lo corretamente.

      Excluir
    2. Verdade, poucos de nós sabe usar bem o dinheiro. Obrigada Pe João Carlos pela explicação deste Envangelho de difícil compreensão.

      Excluir
  2. Outra coisa, usando do dinheiro para fazer amigos, quando acabar o dinheiro eles nem mais de amigo lhe chamam.

    ResponderExcluir
  3. É um evangelho de difícil compreensão. Obrigado Pé João Carlos pela explicação.

    ResponderExcluir
  4. Fazer amigos sendo caridoso?

    ResponderExcluir
  5. Este evangelio de hoje mostra a realidade que vivenciamos no dia a dia, os que tem menos são os que mais se dedicam a servir e a acolher, portanto devemos está vigilantes

    ResponderExcluir
  6. Obrigado senhor por mas.este dia na tua presença

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlo sua benção

    ResponderExcluir
  8. Para mim Jesus monstra que ajudar o próximo assim aproximamos do reino de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade

      Excluir
    2. Caro Padre João Carlos, tenho a Graça de seguí-lo diariamente, e o resultado vem sendo um mergulho mais profundo nas palavras do evangelho. Porém , acho muito difícil assimilar o evangelho de hoje, mesmo com a clareza que lhe é peculiar!
      Perdoe-me, caro Padre João! Grata.

      Excluir
  9. A sua benção padre João Carlos.
    Quero pedir oração pra toda a minha família, em especial os meus netos que se encontrar sempre doentinho ,Davi e Maria Luiza e também pro meu esposo clelio que vive cheio de dore ,pro meu gato sevem🐱 que está internado com problema renal.

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Devemos ter cuidado com os prazeres do mundo, pois o que o homem não vê com os olhos, DEUS enxerga com coração, e também sabemos que o que tem valor para DEUS é um coração humilde e verdadeiro sem orgulho, sem apego, sem cobiça, sem ganância e sem avareza.
    Em mais uma vez a Sagrada Escritura nos alerta de que a politicagem falsa a injúria que é bonita, traduzindo o status que é valorizada pelo mundo, não agrada de forma alguma a DEUS. Precisamos nos decidir, não podemos servir a dois deuses, ou valorizamos o dinheiro o status a falta de diálogo, a correria atrás do orgulho da estética, das riquezas materiais, emfim das falsas e temporárias felicidades ou a DEUS na humildade, na paz, na simplicidade, nos sentimentos, na partilha e na caridade aos irmãos mais necessitados, resumindo não temos como nos dividir aos dois ao mesmo tempo,.

    ResponderExcluir
  11. Anonimo: Obrigada por tão clara espli cação da Palavra. Quanto dinheiro poderia servir a pobreza? vai para os amigos...p

    ResponderExcluir
  12. Perfeito o Evangelho de hoje, nos orienta muito bem🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela explicação🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. O dinheiro não trás felicidades primeiro Deus. Claro tudo que vamos resolver nesta vida precisa do dinheiro o dinheiro honesto sendo bem administrado sempre é bom e abençoado por Deus

    ResponderExcluir
  15. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Entretanto, me ensine viver com alegria. Me ensine sofrer com paciência. Me ensine vencer as dificuldades. Me ensine pregar com sabedoria. Me ensine ser um bom dizimista. Me ensine seguir o caminho do discipulado, do serviço e da fidelidade. Me ensine ter bons amigos. Me ensine alcançar a morada eterna. Me ensine evitar o pecado e a injustiça. Me ensine ter um coração santo, virtuoso e misericordioso. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Saber usar o dinheiro com sabedoria e justiça social. E agradecer ao Pai ter dinheiro e poder compartilhar com o próximo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS