PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nós podemos ser mais mais unidos, mais organizados, mais propositivos!

Nós podemos ser mais mais unidos, mais organizados, mais propositivos!




04 de novembro de 2022

Memória de São Carlos Borromeu


EVANGELHO


Lc 16,1-8

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

MEDITAÇÃO


Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

Jesus contou uma história onde o patrão elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Não aprovou a desonestidade dele. Mas, louvou a sua esperteza, isto é, a maneira inteligente com que soube se safar de uma grande dificuldade. Foi demitido e, antes de deixar o cargo, encontrou uma forma de não ficar desamparado. Bom, vamos explicar melhor.

O empregado foi acusado de esbanjar os bens do patrão e o patrão pediu contas da administração e o demitiu. Portanto, era um sujeito desonesto. E, em vias de ser demitido, ainda arrumou um jeito de se dar bem. Negociou débitos de credores com a empresa, dando-lhes um bom desconto. Assim, saindo, haveria sempre alguém que poderia lhe dar um emprego ou algum amigo a quem recorrer. Jesus chamou a atenção sobre a sagacidade desse mau empregado. Soube se sair bem, o sujeito.

O que queria Jesus com essa observação? Chamar a atenção dos filhos de Deus para sermos igualmente criativos e estratégicos, na hora de enfrentar as dificuldades. Sermos igualmente capazes de dar a volta por cima nos desafios da vida, com inteligência, com jogo de cintura.  Evidentemente, Jesus não nos quer desonestos, corruptos, fraudulentos como aquele sujeito da parábola. Mas, está nos estimulando a sermos propositivos, a não ficarmos esperando que o pior nos aconteça. Ele nos quer gente esperta, construindo saídas, fazendo boas parcerias, planejando novas estratégias. Nada mais triste do que ver cristãos paralisados diante de uma dificuldade, acovardados diante de um problema. É pra gente não se deixar vencer pelos problemas, mas agir com confiança, dando a volta por cima.

Jesus disse: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’. E será que podemos aprender alguma coisa  com os filhos deste mundo? Parece que sim. Por exemplo, eles parecem planejar bem suas ações e encontram um jeito de financiar os seus projetos. É claro que não é para nós imitarmos o modo como eles conseguem recursos, mas podemos ser mais organizados e mais sérios na área financeira. Eles fazem aliança entre si e se protegem. Precisamos ser mais unidos, fazer mais parcerias, trabalhar juntos, nos apoiar mutuamente. Eles planejam o mal contra a família, contra a vida, contra a dignidade humana. O bem também precisa ser planejado, precisamos agir com propósitos, com metas, com organização.



Guardando a mensagem

Jesus elogiou a esperteza do administrador desonesto. Não aprovou a sua desonestidade, mas a sua esperteza. Fez uma constatação: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’ (Lc 16, 8). Ele está dizendo isso para os filhos da luz se tocarem. Olhando para os espertos deste mundo, algumas coisas nós poderíamos aprender deles, sem ser a sua desonestidade. Ser bons não significa ser bobos e desorganizados. Nós podemos ser mais espertos, mais organizados e mais propositivos... É assim, que com a graça de Deus, o bem vai triunfar.

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus,
olhando ao nosso redor, notamos que as coisas poderiam andar melhor em nossa sociedade, se os bons fossem mais unidos; se as pessoas de bem agissem mais em conjunto, de maneira mais organizada; se os cristãos renunciassem ao ciúme, às queixas de uns contra os outros, ao isolamento de cada grupo para atuarmos em conjunto. Tu tens razão, Senhor, se a gente não se junta, não se organiza, não se mexe... os maus tomam conta, decidem, destroem. Culpa nossa. Falta-nos, Senhor, conversão: conversão ao teu amor, compromisso com a paz, com a família, com a vida, com a justiça, com a fraternidade. Tua palavra, hoje, Senhor, nos inspira, nos alerta, nos impulsiona... Ajuda-nos, pelo teu Santo Espírito, a pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Talvez você deva sair de um certo isolamento e se juntar a outros irmãos para uma atuação em conjunto mais proveitosa para a evangelização.

Comunicando

Gratidão aos irmãos e irmãs que ontem, em Lisboa, participaram da Santa Missa que presidi na Igreja Paroquial dos Salesianos. Estivemos rezando pela missão, rezando pelo bem de cada ouvinte da Palavra de Deus. Rezamos por você. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos muito obrigada por ter rezado por mim ou melhor por nós durante a missa em Lisboa. Que Deus continue abençoando o senhor . Que o nosso final de semana seja muito abençoado 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre. Obrigada pelo seu empenho e por nos ensinar a ser fortes. Que Deus continue sempre abençoando sua vida
    Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Padre João Carlos obg por rezar por nós;q a luz do Espírito Santo ilumine sua vida.

      Excluir
    2. Muita gratidão Sr. Padre Joao Carlos, por ter rezado por nós e por mim. Tenho fé que um dua Deus proporcione um encontro pessoal convosco. Que Deus continue a abençoa- lo rica e poderosamente, para que nos continue a evangelizar mistrando o caminho da nossa salvação. Amém

      Excluir
  3. Bom dia Sr Padre e Deus continue a abençoar- Lhe pelo trabalho de evangelização. Eu pessoalmente agradeço por ter orado por mim. Peço que continue a orar pela minha família pois estamos todos com uma gripe suposta virose. Tenha um abençoado final de semana. Amém

    ResponderExcluir
  4. Maria José A. Araújo Soledade PB4/11/22 04:04

    Bom dia Padre Carlos que Maria Santíssima te abençoe e proteja sempre...por nos encorajar com lindas palavras a seguir servindo a igreja de Cristo, e muito obrigado por suas orações.

    ResponderExcluir
  5. meu nome é ornilda soares de Recife PE Bom dia padre João Carlos sua benção gostaria de oração pra mim e minha família saúde paz Pará todos nós amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia !que Jesus nos dê sabedoria e fé para viver melhor com nossos irmãos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Padre João Carlos, quero agradecer pela meditação da palavra que nos envia todos os dias,tenho aprendido muito, gosto muito da forma que é explicado o evangelho. Meditação, guardando a mensagem, rezando e vivendo a palavra.Sinto-me mais próxima de Jesus a cada dia com a sua ajuda.Sou grata.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos e muito bom escuta seu evangélico todos os dias que de uso lho a bencoi com saúde para entra em nossas casas todos Deus sua bênção espedeta do Juazeiro do Norte ceara

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre que Deus continue lhe abençoando cada dia mais .

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Sua benção Padre João Carlos , muito obrigada por suas belas explicações da palavra de Deus.
    Divulgo para 3 grupos
    Deus te abençoe e te fortaleça na missão

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre! Amo sua sabedoria, seu jeito claro e suave de falar de Deus. Dá uma paz enorme. Quanto a Palavra de hoje , pensei muito sobre o momento politico em que vivemos! A corrupção venceu e as pessoas de bem se sentem atadas, trazidas e abandonadas, jogadas à sorte de um país na desordem. Rezemos@

    ResponderExcluir
  12. Amém Padre João Carlos bom dia, sua benção. Deus o Abençoe é te guarde sempre 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre , feliz sexta feira peço a Deus que proteja a mim e meus filhos de todo o mal e obrigada senhor por tudo que tenho e também pelo dom da vida , gratidão e piedade e misericórdia para mim e meus filhos , amém

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    O que Jesus vem nos alertar em mais esta parábola conhecida como a do administrador infiel, é que devemos ser sempre honestos em todos momentos, seja comerciantes ou consumidores temos que ser justos, sabemos o que é certo para DEUS, não podemos querer levar vantagem, porque assim estaremos com certeza prejudicando o próximo de alguma forma.
    Mesmo que enganamos os humanos, até recebemos elogios achando ser os espertos pra este mundo, a DEUS Oniciente a Luz que nunca se apaga, jamais conseguiremos.
    Devemos nos decidir, pois ninguém consegue servir a dois deuses, ou valorizamos as coisas passageiras, o dinheiro as riquezas materiais, os falsos prazeres, o Status ou optamos por DEUS, pelas coisas do alto, as eternas, as edificantes, aquelas que não passam, porque não conseguiremos nos dividir aos dois ao mesmo tempo,.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos sua bênção. 👏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, obrigada pelas orações na igreja em Lisboa, que Deus abençoe sempre o senhor, em sua caminhada de fé . Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. José Edimilson de Lima João pessoa PB bom dia padre João Carlos Deus te abençoe sempre com muita saúde e sabedoria4/11/22 08:47

    Bom dia padre João Carlos Deus te abençoe sempre com muita saúde e sabedoria muito prudente a interpretação da palavra no dia de hoje amém.

    ResponderExcluir
  18. Bom Dia Padre, obrigado pelas palavras,que Deus Abençoe 🙏🏽🙌🏽

    ResponderExcluir
  19. Gratidão por essas palavras 🫶🏼

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Padre João Carlos, é muito todo dia rever a Palavra em casa e ainda com a explicação. Muito obrigada 🙏
    Que Deus abençoe o Senhor sempre 🙌🙏🙌

    ResponderExcluir
  21. Olá padre João Carlos que bela explicação obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, que assim possamos honrar com compromissos e não vivamos para as coisas mundanas. Falta-nos, Senhor, conversão: conversão ao teu amor, compromisso com a paz, com a família, com a vida, com a justiça, com a fraternidade.

    ResponderExcluir
  23. O evangelho retrata os dias atuais. Nossos governantes não são filhos da luz.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS