PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Alguma vez você já se sentiu perdido(a), sem chão?

Alguma vez você já se sentiu perdido(a), sem chão?





03 de novembro de 2023

Quinta-feira da 31ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 15,1-10

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

MEDITAÇÃO


Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida (Lc 15, 6)
Na primeira comunidade onde trabalhei como padre novo, havia uma catequista, uma jovem senhora casada, muito dinâmica e fervorosa. Envolveu-se, infelizmente,  em um desentendimento com outras pessoas da comunidade, ficou muito magoada e afastou-se da Igreja. Começou, em seguida, a frequentar uma igreja evangélica. Passados alguns dias, em reunião das lideranças, acertamos fazer uma visita a esta ovelha desgarrada. Numa noite, sem avisar, chegamos em sua casa, eu e umas outras cinco pessoas da comunidade. Depois do susto pela nossa chegada, dissemos a ela que tínhamos ido rezar com ela. Não perguntamos nada, não cobramos nada, só rezamos e cantamos com ela. Do meio pro fim, ela só chorava. No domingo seguinte, lá estava ela de volta à comunidade e, aos poucos, retomou seus compromissos pastorais na Igreja.
No evangelho de hoje, Jesus conta a história de uma ovelhinha que se perdeu. Ele contou que o pastor deixou as noventa e nove no deserto e foi atrás desta que se perdeu. E procurou, procurou, até encontrá-la. E quando a encontrou, colocou-a nos ombros, cheio de alegria, e a levou pra casa. Quando chegou em casa, reuniu os amigos e vizinhos para festejar com ele o reencontro de sua ovelha.
Você certamente já se perdeu alguma vez, ou não? Todo mundo, quando criança, alguma vez se perdeu dos pais. E pode lembrar o sofrimento que é se sentir perdido, sem ter mais a referência do pai ou da mãe. A criança fica apavorada, sobe uma angústia no peito, é um sofrimento impressionante. De repente, se sente sozinha, sem direção. Tem que procurar alguma saída, mas nem sabe por onde começar. Sente-se abandonada e desamparada. Essa é a condição da ovelha perdida.
Na história da ovelha, Jesus fez uma relação entre o justos e o pecador. Ele disse: “Há mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”. A ovelha que se perdeu é o pecador, a pecadora. A conversão é a sua volta pra casa. E a sua volta pra casa é, antes de tudo, obra do pastor amoroso que largou tudo para procurá-la e encontrá-la, trazê-la nos ombros e festejar a sua volta.
Nesta parábola, vemos claramente o amor misericordioso que moveu Jesus a vir procurar e salvar a ovelha perdida; um coração compassivo que não descansa enquanto não nos encontra em nosso exílio e nos reintegra no seu rebanho. Vemos também a maneira como ele nos salva, carregando-nos nos ombros, como carregou o madeiro da cruz e festejando nossa volta, em todas as mesas que frequentava, especialmente, na última ceia que renovamos em cada Missa.
Guardando a mensagem
O pecador é alguém que se afastou do rebanho, como a catequista de minha comunidade. O pecador é a ovelha que se perdeu. E a sensação de estar perdido, de se estar sozinho, de se sentir sem chão você conhece, desde criança, quando se perdia de sua mãe ou de seu pai. Na história que Jesus contou, ficamos sabendo que não fomos esquecidos, que ele vem ao nosso encontro, não descansa enquanto não nos resgata. É assim que ele faz conosco, quando nos perdemos, quando o pecado nos afasta de Deus e dos irmãos. É assim que precisamos fazer uns com os outros, não abandonando quem se perde ou se afasta. Alegremo-nos com ele. Ele continua realizando, com êxito, a sua missão.
Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida (Lc 15, 6)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
tu és o pastor que estás preocupado e comprometido com o resgate da ovelha que se perdeu. Sabemos que não estamos na conta dos noventa e nove, pois também nós precisamos de conversão. Somos, isto sim, ovelhas resgatadas por tua misericórdia, transportadas em teus ombros e inseridas na família de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de participar da grande alegria do teu coração de encontrar e salvar a ovelha perdida; e de estar contigo, apoiando, ajudando e imitando-te em tua missão redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Leia o evangelho de hoje (Lucas 15, 1-10) e, a partir do texto, escreva uma oração a Jesus, o bom pastor, falando-lhe de alguma ovelha perdida.
Comunicação

Como todas as quintas, hoje é dia da Santa Missa das 11 horas, rezando nas intenções dos ouvintes e associados. O Pe. Antonio Neto é o presidente da celebração de hoje. 

Em Lisboa, celebro a Santa Missa às 18 horas (hora local), na Igreja Paroquial dos Salesianos, rezando também por vocês e pelas intenções dos que nos acompanham aqui em Portugal.

Para colocar suas intenções na Missa, use o formulário que nós estamos lhe enviando.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

46 comentários:

  1. Deus é bom o seu amor é infinito louvado sejas 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Deus é bom o tempo todo o tempo todo Deus é bom🙏

    ResponderExcluir
  3. Graças à Deus

    ResponderExcluir
  4. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. A este dia agradecemos ao Pai. Peço a cura da minha gripe e a minha conversão. Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.padre jão Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  7. Sua bênção padre João Carlos que Deus a bencoi jogue amanhã e sempre que bom te o senhor em nossas casa evangelizadora por nos correndo atrair de suas ovelhas amemmjunto com jesui Deus te proteja sempre padre por nos a ajudar a sequei o caminho certo num abraço de expedita aqui do Juazeiro do Norte Ceará

    ResponderExcluir
  8. Peço cura do problema de saúde que estou passando, Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha ter um Deus amor que resgata a casa um de nós, dando -nos sempre uma chance a mais. Louvado seja o Senhor! Amém. Rezemos uns pelos outros!

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja Deus que bela homilia obrigada padre João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Peço a cura polo meu netinho Gabriel amem

    ResponderExcluir
  12. Deus e maravilhoso só precisamos melhor e agradecer por tudo

    ResponderExcluir
  13. Gratidão Pe.Joao por nunca nos abandonar
    E ser um bom Pastor
    Tmj....rezemos pelo nosso Presidente Lula p/ que o deixem governar bem o nosso Brasil que esta cheio de pessoas odiosas e sem Deus
    PAZ E BEM! BJSSS BEL E NENE ' PAST.CRIANCA DE OSASCO,/,SP






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!sua benção padre!peco rezo pela minha conversão que o senhor tenha misericórdia de mim. Abençoa minha vida financeira e todos da minha família e tbm os meus projetos.

      Excluir
    2. Peço a CURA pra meus joelhos que estou com artroses e sinto muita dores , não consigo dormir é andar direto amém eu creio 🙌🙌🙌

      Excluir
    3. Eu me chamo wanderléia vim embora para campinas trabalhar para cuidar da minha filha mas chegou aqui me senti muito sozinha longe da minha mãe e do meu pai mas consegui superar indo à igreja todos os domingos ganhei força para continuar aqui sem eles hoje falo com a minha mãe todos os dias mas também já tive angústia de perder dois filhos na cidade larguei tudo que tava fazendo e sai desesperada à procura graças a Deus encontrei os dois são e salvo mas fiquei tão angustiada de não encontrá-lo que chorava sem parar imagina angústia deles sem me achar também e tem uma filha que fez a primeira comunhão batizou crismou na igreja católica e hoje ela vive em outra comunidade gostaria muito que ela voltasse da nossa igreja de novo rezo todos os dias e peço a Deus esse milagre

      Excluir
    4. Seu milagre chegará, irmã. Drus ouve nossas orações, mas i tempo de atender é DELE. Continue orando. Abraços.

      Excluir
  14. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção peço nesta Santa missa das 11 horas peço pela conversão e libertação dos meus familiares, e pela minha verdadeira conversão, e que o SENHOR nós dê a graças da perseverança em nossas orações que o Espírito Santo nós ilumine sempre 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  15. Peço pelas almas dos meus irmãos,Carlos

    ResponderExcluir
  16. ELE falou do amor maior.
    .. o que ELE deixou vai sempre existir

    ResponderExcluir
  17. Peço pelas almas de Josaphat Teixeira de Siqueira, Francisca Rodrigues de Siqueira, Carlos Roberto R.Teixeira de Siqueira, Antônio José Teixeira de Siqueira, Sônia Lopes T.de Siqueira e pelas almas mais necessitadas.

    ResponderExcluir
  18. Pelos intenções na Missa por meu esposoCarlos Antonio 8 meses fez ontem de falecido,meu pai Sergio 1 ano e 3 meses,pela minha mãe Glorinha,minha sogra Lourdes ,meu sogro Antônio e todos os familiares e amigos que foram morar na morada eterna os de a salvação..

    ResponderExcluir
  19. Amém 🙏
    Deus é Bom tempo todo tempo todo Deus é Bom 🙏
    Abençoe minha família, projetos situação financeira e principalmente este momento muito sério de provação q estamos passando no matrimônio abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Ó SENHOR E MEU PASTOR E NADA MIM FALTARA DEUS E FIEL E BOM O TEMPO TODO ELE É MINHA OVELHA PERDIDA QUE TEM NA MINHA VIDA AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Deus o abençoe, peço proteção para mim é meus filhos, Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Fui resgatado por nosso senhor Jesus Cristo depois de ficar afastado 16 anos da igreja hoje participo de pastores com muito orgulho que Deus me abençoe

    ResponderExcluir
  23. Padre João Carlos,peço-lhe que ore por meus filhos Renan e Ramon , pra que Deus os iluminem e os abençoem sempre. E que vos deem muita saúde.

    ResponderExcluir
  24. Jesus eu confio em ��� vós!

    ResponderExcluir
  25. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos como DEUS se alegra quando nós nos arrependemos e deixamos as coisas erradas, as paixões do mundo, confessamos e nos convertemos para Seu rebanho, Seu caminho, podemos imaginar que os anjos festejam lá no Céu quando mais um que estava perdido, muitas vezes destruindo sua vida, ou até a vida dos que estão a sua volta, seja com o que for, nos vícios, no adultério, nas ambições, nas várias formas de orgulho, na avareza, etc,.. enfim sendo escravo de alguma forma, em qualquer tipo de pecado e depois encontra o Caminho que é Jesus, assim decide não se desgarrar mais e em comunidade perseverar. Com toda certeza nada se compara mesmo a esta alegria, pois DEUS quando nos concedeu a vida já traçou um Plano para cada um, e mesmo aqueles que hoje estão perdidos, enganados e convencidos pelos valores mundanos, Jesus o Bom Pastor os ama, pois com toda certeza deu, dá e continuará dando Sua vida até a eternidade, porque sabemos que Ele anseia pela salvação de todos,.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia padre !! Paz e bem !! Obrigada ☺️ por suas orações do evangelho todas as manhãs , que conheci através de uma amiga Mauricia , me encaixo no evangelho de hoje , quando me apresentei pra fazer o curso de ministra e um ministro já de longos tempos é uma pessoa que eu admirava muito pois tem o dom da palavra , me fez a pergunta :quem escolheu a senhora ?foi a comunidade ?? Só a comunidade pode , aí padre …..

    ResponderExcluir
  27. Deus misericordioso das a paz o amor ao mundo inteiro bendito sejas.

    ResponderExcluir
  28. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos proteja de todo mal .Amém .

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Padre João Carlos a sua bênção! Peço oração pra mim e minha família

    ResponderExcluir
  30. Que Deus nos abençoe e nos livre de todo mal, Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, que a paz do senhor estejam com todos, que sejamos recrutados como a ovelha perdida e passamos a seguir seus mandamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço pelos meus afilhados e sobrinhos andar guiados por Deus

      Excluir
  32. Nesta vida a coisa mais importante é a Graça e Misericórdia de Deus. Glória a Deus

    ResponderExcluir
  33. Nilton Júnior3/11/22 10:45

    Pela saúde de minha esposa Suane e de minha irmã Zenilma

    ResponderExcluir
  34. Amém, bom dia padre bençoe a minha família 📿

    ResponderExcluir
  35. Peço oração para minha família, em especial ao meu esposo João Batista e meu filho Marcelo Ferreira Gomes..os dois bebem o meu esposo já está alcoólatra prq não fica sem a bebida todos os dias de manhã e a tarde tem que ir pro bar e o meu filho qdo bebe fica louco briga com a esposa xinga de nomes feios até eu sua mãe ele xinga....pelo amor de Deus o que eu faço todos os dias rezo e peço à Deus e NS APARECIDA que toma conta da vida deles....estou no meu limite padre.... obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  36. Amém sua benção Padre João Carlos 🙌

    ResponderExcluir
  37. Pai misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de São Martinho de Lima. Contudo, me ajude viver o meu batismo. Me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, da alegria, da oração, da confiança, da conversão, da humildade e da justiça. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude vencer a perseguição. Me ajude conhecer, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  38. Peço oração por Hélio Barros que se encontra na uti por ter recebido um tiro , que Deus tenha misericórdia a família está desesperada 🙌🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  39. O Senhor nunca nos abandona. ELE jamais esquece uma ovelha perdida. No nosso livre arbítrio temos que clamar sua ajuda, qual criança perdida chora para ser encontrada.

    ResponderExcluir
  40. Quem está lendo esse depoimento hoje deveria comemorar comigo e minha família porque tudo começou como uma brincadeira para algumas pessoas que diziam que era impossível. O meu nome é José Carvalho e sou da Lagoa. Mas estou me mudando para Chicago, EUA, com minha esposa. Estou bem casado com dois filhos e uma linda esposa. Algo terrível aconteceu com minha família quando perdi meu emprego e minha esposa saiu de casa porque eu não conseguia cuidar de mim e das necessidades de minha família naquele momento. Nenhuma mulher me apoia ou cuida bem dos filhos. Eu tento enviar uma mensagem de teste para minha esposa mas ela me impede de falar com ela, eu tento falar com seus amigos e familiares mas eu ainda não treino nada, e me candidatei a um emprego e ainda nada treino para mim é como se eu custei, mas até um dia fiel que nunca esquecerei na minha vida Quando conheci um velho amigo meu a quem expliquei todas as minhas dificuldades, e ele me contou sobre um grande homem que o ajudou a conseguir um bom emprego na Coca Cola empresa e ele me disse que ele é um mago mas eu sou uma pessoa que nunca acredita em feitiços, mas eu decidi tentar e o Dr.WAVA me orientou e me mostrou o que fazer durante esses três dias de lançamento do feitiço . Eu sigo todas as instruções e faço o que ele me pediu para fazer. O Dr.WAVA garantiu que tudo corresse bem e que minha esposa me visse novamente após o maravilhoso trabalho do Dr.WAVA. Minha esposa me ligou de um número desconhecido e pediu desculpas e me disse que ela realmente sente falta de mim e de nossos filhos e minha esposa voltou para casa naquela mesma noite. E depois de dois dias fui chamado para administrar uma empresa Paragon na América. Aconselho-o se tiver problemas envie uma mensagem para este e-mail drwava3@gmail.com ou Whatsapp/Viber +66992602953 e obterá o melhor resultado. Tome as coisas como garantidas e isso será tirado de você. Eu te desejo o melhor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS