PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Na ressurreição, não tem mais casamento

Na ressurreição, não tem mais casamento




19 de novembro de 2022

Dia dos Mártires das Reduções Jesuíticas
(São Roque e companheiros)

EVANGELHO


Lc 20,27-40

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.

34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.

37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.


MEDITAÇÃO


Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38) 

Um grupo de saduceus traz uma questão a Jesus, como se fazia nos debates dos rabinos. Até chamam Jesus de ‘Mestre’. Os saduceus eram uma espécie de partido religioso, com forte influência no Sinédrio. O Sinédrio era um plenário das lideranças do povo de Israel. Quem era saduceu? Saduceus eram os sumos-sacerdotes, escribas e os anciãos, representantes da aristocracia rural que faziam parte do Sinédrio. Os saduceus discordavam dos fariseus em vários pontos. Um deles era a ressurreição dos mortos. Para eles, gente rica e preocupada com a manutenção de sua condição social, a vida termina por aqui mesmo.

Trazem, então, uma questão, que com certeza, já tinham debatido com os fariseus. A Lei do Levirato do tempo de Moisés mandava o irmão se casar com a cunhada viúva, no caso de ela não ter filhos, isso para garantir a propriedade dos bens do falecido, uma vez que a mulher não tinha direito de posse. Mas isso, claro, não impedia desse irmão ter sua família. No caso inventado pelos saduceus, um irmão morreu, o outro teve se casar com a cunhada viúva. Morreu também esse, e lá foi o outro se casar com ela. Afinal, a mulher terminou se casando com os sete irmãos – olha que história! Se existir outra vida, pensavam, vai ser uma confusão: de quem essa mulher vai ser esposa? Isso prova, pensavam eles, que não existe outra vida depois da morte, não tem ressurreição coisa nenhuma.

Jesus explicou duas coisas: 1ª – Deus é Deus dos vivos. Há ressurreição, sim senhor. 2ª – Na ressurreição, não tem mais casamento. Estamos todos na casa do Pai, como irmãos.

Jesus foi explicando.... No episódio da sarça ardente, Deus falou com Moisés e se apresentou: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó”. Ele não disse: eu fui o Deus de Abraão, não, ele disse “eu sou o Deus de Abraão”. Então, Abraão está vivo, embora tenha morrido há séculos. Deus é o Deus de Isaac, é o Deus de Jacó. Não foi o Deus deles quando eles estavam na terra. Eles estão vivos com Deus. Deus é o Senhor deles, o seu Deus. Então, existe ressurreição. Foi o que Jesus concluiu: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos”


Guardando a mensagem

Para aquela gente materialista (os saduceus), Jesus deu uma grande lição. A vida futura não é uma simples continuação da atual. É uma nova forma de viver, uma condição perfeita de existir. E é para esta vida em Deus que nos preparamos aqui. É para lá que nós estamos indo, se estivermos marchando no caminho certo. Então, é o caso de orientarmos nossa existência atual na direção da eternidade.

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
concede-nos, viver esta nossa vida humana como uma graça preciosa que de Deus recebemos. Não nos permitas que nos fixemos apenas nas coisas que a nossa vista alcança, pois os verdadeiros bens ainda estão por vir. Vivendo, estamos apenas a caminho da vida verdadeira e plena que concedes aos que crêem. A nossa verdadeira casa é a tua, a casa do teu Pai, pela qual já ansiamos de coração inquieto. Dá-nos, Senhor, que não nos apeguemos demais às coisas dessa terra, pois nosso verdadeiro lar é contigo, por toda a eternidade, como filhos do único Deus e Pai, na grande festa do teu amor. Senhor, hoje celebramos os mártires das reduções jesuíticas (o paraguaio São Roque e os espanhóis Santos Afonso e João). Eles te imitaram: doaram a sua vida em defesa dos povos indígenas da América do Sul. Dá-nos, Senhor, que a exemplo desses irmãos mártires, caminhemos perseverantes na fé que professamos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Amanhã é o domingo de Cristo Rei, último domingo do ano litúrgico. No outro domingo, já estaremos no tempo do advento, nos preparando para o natal. Hoje, programe-se para não faltar à Missa de amanhã, o domingo de Cristo Rei.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏que Deus cuide de todos os doentes, amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nós abençoe nós guarde amém abençoe nossa família

      Excluir
  2. Que deus abençoe o nosso país e todas as crianças do mundo inteiro!

    ResponderExcluir
  3. Que com todos os meus atos e ações em toda a minha vida eu possa conquistar a RESSURREIÇÃO EM CRISTO PARA A VIDA ETERNA.

    ResponderExcluir
  4. Reflexão e oração perfeitas! 🙌🏼🙏🏻😍

    ResponderExcluir
  5. Por toda minha fã.ilia pala paz ,o amor o respeito por todos hospitalizados Amém

    ResponderExcluir
  6. Que Deus abençoe todos nós todos os doentes e o nosso Mundo

    ResponderExcluir
  7. SENHOR JESUS MIM AJUDA CADA VEZ MAIS E MAIS DE ESTA EM TUA PRESENCA E FAZER A TUA VONTADE NA MINHA VIDA SÓ TU SENHOR AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  8. Cada dia nós aprendemos mais, com a reflexão e oração feitas pelo Pe.João Carlos, que Deus o abençoe sempre e com muita saúde Denise

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Jesus sempre tem as respostas para tudo nas nossas vidas, imaginemos a magnitude que é: antes mesmo de pensarmos Ele já saber o resultado? E o mais incrível, Ele sempre tem o melhor para cada um de nós, está sempre focando o amor aos seus filhos amados.
    Mesmo os profetas afirmando algo, qual é mandatória é a Palavra final de DEUS, aquela onde nas escrituras com Sua vida Jesus Cristo explica tudo, então falando aos saduceus hoje fala conosco também que, o que DEUS valoriza não são as leis, o casamento com a viúva nem a descendência a ser deixada, e sim aqueles que se esforçaram para viver dignamente uma fé autêntica em busca da Santidade e focaram conquistar a vida perfeita a ressurreição para a vida eterna,.

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João,sua benção

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA7BOM DIA PADREJOAO CARLOS SUA BÊNÇÃO PADRE UELISON DEUS

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre, Deus nós abençoe

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos, muito agradecida a Deus e por seus tempos preciosos dedicados em meditar a palavra de Deus para nós com clareza e entendimento. Deus te abençoe e ilumine sempre🙏 sou de Porto Velho Rondônia, e repasso seus áudios maravilhosos também pra muitos amigos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  16. Sou da cidade De Pernambuco gosto muito das palestras de padre João Carlos obrigado padre.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde que Deus derrame muitas bençãos sobre a vida de padre João Carlos

    ResponderExcluir
  18. meu Deus padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O Espírito Santo nos conduz ao amor.

08 de maio de 2024   Quarta-feira da 6ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 16,12-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“T...

POSTAGENS MAIS VISTAS