PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Em tempos difíceis, crescer na fé e na confiança em Deus!

Em tempos difíceis, crescer na fé e na confiança em Deus!




22 de novembro de 2022

Dia de Santa Cecília, virgem e mártir, 
padroeira dos músicos e cantores


EVANGELHO


Lc 21,5-11

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

MEDITAÇÃO


Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados (Lc 21, 9)

O quadro descrito por Jesus é, no mínimo, preocupante. Jesus anuncia guerras, revoluções, terremotos, perseguições. E, ainda assim, nos tranquiliza.

A destruição do Templo de Jerusalém é uma representação de toda situação de crise. “Não ficará pedra sobre pedra”, disse Jesus a quem estava admirando a grandeza e a beleza do Templo de Herodes. Viria tudo abaixo. Coisa que não se poderia esperar, nunca. O Templo de Jerusalém não era só o símbolo da nação judaica, sede do Sinédrio, meta de peregrinações... Era a casa de Deus, onde ele recebia as oferendas e sacrifícios do seu povo, onde estava a arca com as tábuas da Lei, lugar de sua presença poderosa. Quarenta anos depois dessas palavras de Jesus, vieram os romanos e queimaram, saquearam, destruíram o Templo e a cidade. A crise atingiu todos os níveis: o desmantelamento das instituições, o desencanto com a fé, a dispersão do povo. A destruição do Templo de Jerusalém é o modelo de toda crise.

Crises, os discípulos e a comunidade enfrentariam, sempre. Então, Jesus descreveu três níveis de crise, que, na verdade, nunca faltaram na história: guerras, desastres naturais e perseguição. Guerras e revoluções, seguidas de fome e pestes. Cataclismos naturais como terremotos e outros. E perseguição e prisão dos discípulos, movidas até pelos próprios familiares.

Jesus não somente descreve as situações de crise, mas nos orienta como nos comportar nesses momentos. Assim, no evangelho de hoje, podemos recolher três dos seus ensinamentos.

O primeiro ensinamento é este: não confiar em grandiosidades humanas. O Templo de Jerusalém causava admiração por sua beleza, seu esplendor e sua riqueza. Jesus disse claro: não ficará pedra sobre pedra. E olha que ele, com certeza, falava assim com o coração partido. Como judeu piedoso, ele amava o Templo de Deus e o visitava regularmente como peregrino. Mas, tudo seria destruído, como de fato aconteceu quarenta anos mais tarde, na guerra entre judeus e romanos. Aqui nesse mundo, é em vão por a confiança em instituições humanas, por mais sólidas que elas pareçam. Elas passam, caducam, desmoronam. Por a confiança em Deus. Não confiar em grandiosidades humanas.

O segundo ensinamento é este: não se deixar enganar. Jesus alertou que muitos se apresentariam em seu nome. Não devemos segui-los. Sempre existiram falsos profetas e falsos pastores, que se aproveitam da credulidade dos ingênuos ou do medo dos fracos. Seguir Jesus, não se deixar enganar pelos falsos profetas.

O terceiro ensinamento é este: não se apavorar. São sinais, não é o fim ainda. De fato, basta pensar nas guerras mundiais, que fim-de-mundo não foram... Na hora das crises, manter a calma, a serenidade, não se apavorar; manter a tranquilidade de quem se sabe orientado e assistido por Deus, mesmo no meio das tormentas.



Guardando a mensagem

Crises existem. Crises, nós vivemos hoje, em vários níveis, na família, na Igreja, na sociedade. Há sempre crises na história, situações difíceis, guerras, fome, terremotos... Não é de agora que isso acontece. Jesus, no evangelho de hoje, está nos deixando orientações preciosas para as horas de crise: não se fiar em grandiosidade, nem se deixar enganar por falsos profetas e manter sempre a calma. Em horas de crise, aparece todo tipo de falsos profetas e videntes sem noção. A orientação de Jesus: não se deixar levar por eles. Confiemos em Deus que assiste e conduz sua Igreja por meio dos nossos pastores. Amemos e confiemos em sua liderança. O Senhor continua a nos instruir e orientar por sua santa Palavra. Busquemos e pratiquemos a Palavra do Senhor, que a Tradição Apostólica nos oferece como alimento e luz para nossa caminhada.

Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados (Lc 21, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o medo pode nos paralisar e nos fazer ver o mundo com pessimismo. Só a serenidade de quem se sente amado e protegido por Deus nos liberta para agir e transformar a realidade. Tens razão, Senhor, a exagerada confiança na grandiosidade e no poderio das instituições humanas, na ciência, na tecnologia podem nos levar a dispensar a confiança em Deus. É assim que o Templo toma o lugar de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de pôr nossa confiança unicamente em Deus, de seguir-te como nosso único Mestre e de permanecer serenos nas dificuldades e crises desta vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sendo hoje o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e dos cantores, faça uma prece a esta virgem e mártir em favor dos cantores e músicos de sua amizade. Que eles possam, nesses tempos difíceis, animar nosso povo a caminhar com Jesus na fé e na esperança. 

Comunicando

Alguns nos informaram que não estavam conseguindo abrir o link para ler o Evangelho e a Meditação. Tudo indica que o problema foi resolvido. É muito importante ler o Evangelho do dia. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

46 comentários:

  1. Bom dia Sr.padre João Carlos. Agradeço pelos ensinamentos diários. Peço oração para a filha Iracema e sobrinha. Lucinda que hoje estão a comemorar seus aniversários. Amém

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que estou lendo a palavra do evangelho do dia com o padre João Carlos estou feliz pois todos os dias vou acompanhar é muito bem explicado e entendido obrigada padre por essa iniciativa sou Ana Maria de Gravatá e sou sua fã obrigada

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos seus ensinamentos! Como suas sábias palavras me ajuda. Peço suas orações pela saúde de mina irmã Terezinha Campos Coelho e minha mãe Maria Previdelli campos. Que Deus te continue te abençoando hoje e sempre. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos sua benção Deus abençoe muitas em sua caminhada. Padre sou muito feliz em receber suas mensagens todos dia são palavras abençoada por Deus. Sou do Espírito Santo Vitória continue com essas bênçãos em minha vida. Padre João Carlos meu irmão e quem manda para mim todos dias .fiquem com Deus 👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  4. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção
    Muitas bênçãos em sua caminhada que o Divino Espírito Santo continue te iluminado com sabedoria para que o Sr possa nós trazer todos os dias essa riqueza de homilia obrigada padre por entrar na minha casa todos os dias 🙌

    ResponderExcluir
  5. Obrigada padre pela sua dedicação.....todos os dias ao acordar leio a palavra do Evangelho! Que Jesus o abençoe....

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, como é bom acordar e refletir com as palavras, do padre o santo evangelho, é uma catequese perfeita para nosso caminhar ,obrigada um abençoado dia a todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, padre João Carlos, ouço todos os dias as meditações do santo evangelho,e riquíssima para nossas vidas, agradeço a deus por ter colocado o Sr em nossas vidas,e maravilhoso, que deus o abençoe grandemente, peço oração por minha família, Sirlei Siqueira Gonçalves Pinto, Silvânia Goiás

    ResponderExcluir
  8. Peço orações pelo meu neto,9anos ,ontem,,Lucas Crespo Patrão e pela filha Flávia, depressão e paz do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Senhor tende com paixão destes povos que tanto sofre !

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Pe.Joao Carlos pelos seus ensinamentos .Obrigado Fatma Moreira sem a qual,nao seriamos o q somos hoje.Ela nos mostrou o caminho q nos leva a Deus.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos 🙏🙏🏿🙏🙏🏿🙏🏿🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  12. Peço por minha mãe que hoje, agora pela manhã, está se submetendo a uma cirurgia.

    ResponderExcluir
  13. Amém bom dia padre sua benção 🙌

    ResponderExcluir
  14. Bndia pe. João Carlos muitas em sua caminha que nosso Senhor continue lhe iluminando com sabedoria para que o senhor possa nos trazer todos os dias essa riqueza de meditação e fico muito feliz 😊 em ouvir suas meditações todos os dias um grande abraço pe .João Carlos .

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos muito obrigado pelo evangelho que o senhor me manda todos os dias pois eu fico muito agradecida por receber todos os dias o Evangelho.que Deus abençoe o senhor e te proteja sempre com muita saúde e paz em sua Evangelização.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre, entrei pelo site, o link não abriu. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  17. Glória a Vós Senhor!
    As realizações proféticas já estão acontecendo, ou seja o retorno Glorioso de Jesus Cristo está próximo, já sabemos que o Salvador retornará na surpresa, então devemos estar preparados, permanecendo no estado de graça, lembrando que, o que nos trás energia para dia a dia superar as tribulações é o Espírito Santo que já nos foi enviado o Paráclito e também a graça Santificante que possuem os Santos Sacramentos, assim protegidos e confiantes absorvemos da Palavra do Senhor justamente a Sabedoria, sempre nos ensinando que a nossa maior riqueza é o dom da vida e a nossa fé perseverante, a humildade e o coração puro de amor por DEUS e pelo próximo, assim não tenhamos medo, não devemos nos apavorar venha o que vier não seremos enganados, mesmo que muitos de nós venhamos a morrer, nasceremos para a vida eterna,.

    Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (Ap 2,10c)

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre , a paz de cristo

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos sua benção. Padre João obrigado pro su atenção eu vir o congressos nacionais da igreja católica graças ao senhor e hoje eu estou agradecido a eu a
    Lr também estou te acompanhado leitura pelo aplicativo padre João Carlos esta difícil proque as meninas esta na casa ela não lê ficar mim atrapalhando mais que Deus ninguém.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia muito obrigada pela oportunidade de ler este evangelho. Deus abençoe a todos e principalmente meu irmão que é músico e a minha família

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pe João Carlos, peço pela recuperação da saúde da minha irmã Ana Beatriz de Souza Guedes e da minha mãe Beatriz Aurora de Souza Guedes.
    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada pela a palavra no como tão maravilhoso 🙏🏾🙏🏾🙏🏾

    ResponderExcluir
  23. Santa Cecília
    Obrigada pela palavra do dia.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! Padre João Carlos assisto sua meditação que e uma benção sempre que minha amiga receber e me envia,onde eu compartilho com mais pessoas,

    ResponderExcluir
  25. Obrigado padre João Carlos por.seus encinamentos peço oração pela minha família sou de Pato branco Paraná me chamo Angelina

    ResponderExcluir
  26. Sua benção

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde!! Fiquei uns três dias sem conseguir abrir as meditação e graças à Deus já foi resolvido. Obrigada. É muito ruim ficar tentando e no final, não consegui.

    ResponderExcluir
  28. Deus sobre todas as coisas.
    Sem Ele nada pode ser feito, ou remediado.
    Nossa parte : confiar 100%

    ResponderExcluir
  29. Padre, seja mais realista com os fatos em si. Fenômeno é de crises. As crises: econômicas e sociais podem ser evitadas. Dependendo só da honestidade e boa vontade.
    Fenômeno o nome já expressa. Eventos inesperados, e mesmo assim podem ter menos impactos. Quando assumimos nossas responsabilidades. E como cristão, minimiza-las e não corroborar como foi na pandemia. Aonde em sua maioria dos cristãos caíram no negacionismo que trouxe danos irreparáveis.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Padre João Carlos ,Deus continue a te iluminar,belas reflexões que nos fazem crescer na fé e no amor a Jesus e aí próximo . Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde padre João Carlos.
    Deus te ilumine sempre,esse evagelio de hoje é tudo que ta acontecendo,ja estamos nos tempos difícil mais temos que pedir a Deus e a virgem Maria para nós proteger.

    ResponderExcluir
  32. Sua benção Pe. AMOOOOO SUAS HOMILIAS.

    ResponderExcluir
  33. Padre mande me sempre as orações fico contente gosto de orar 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Padre João Carlos sua bença, sou muito grata por receber tdos os dias as suas meditações, o Senhor n imagina como me fortalece sua palavras me renova a cada dia,muito obrigado,que Deus abençoe grandimente sua vida e seu sacerdócio, uma grande abraço....Marilene Lima.

    ResponderExcluir
  35. Palavras da Salvação Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  36. Palavra de vida eterna. Amém.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Pe.João Carlos! Gosto muito de suas homilias, o Sr. é um ser humano muito ungido... Obrigada por nos explicar muito bem, sobre a palavra de Deus.Muita saúde, vida longa, tudo de melhor!!! Meu abraço!🙏🏼🙌🏻🌻🍀🌼 Sou mineira de Três Marias, moro há 22 anos em Patos de Minas M.Gerais. Peço orações p/ mim, meus filhos e netos. Sou viúva.😪

    ResponderExcluir
  38. Orações para meu genro, familiares e amigos.🙏🏼

    ResponderExcluir
  39. Boa noite,Padre João Carlos! Muito feliz por estar aqui na igreja, hoje dia de Santa Cecília, rezando por minha neta, que por sinal se chama Maria Cecília. Peço a Deus por ela e por todos da minha família, e agradeço a Deus, por ter me agraciado com uma menina tão linda, peço a Santa Cecília que a ilumine em seus estudos e projetos.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite Padre João Carlos . Leio todos os dia o Evangelho e a meditação. Gosto muito de suas reflexões. Sou do Distrito de Mangabeira do Município de Lavras da Mangabeira - Ceará. Muito obrigada por me enviar a palavra de Deus. . Uma abençoada noite para o Senhor.

    ResponderExcluir
  41. Obrigada padre

    ResponderExcluir
  42. Peço oração pelo meu irmão Delfim que está muito doente e pelo genro d minha amiga que vai fazer uma cirurgia de risco e não tá encontrando vaga no hospital

    ResponderExcluir
  43. Obrigada padre por sua mensagem,que nos leva a reflexão,sendo hoje o primeiro dia que vejo sua palavra fiquei muito emocionada. Tenho câncer e meu marido também,peço oração por nós e vida familiar. Gratidão

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS