PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A consagração e a obediência de Maria

A consagração e a obediência de Maria





21 de novembro de 2022

Memória da Apresentação de Nossa Senhora


EVANGELHO


Mt 12,46-5


Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.



MEDITAÇÃO

E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos (Mt 12, 49).

Celebramos, hoje, a memória da apresentação de Nossa Senhora, no Templo. Através de uma antiga tradição, não presente nos evangelhos bíblicos, temos notícia de que os pais de Maria (São Joaquim e Santa Ana) a consagraram ao serviço de Deus. Na vida religiosas, muitas comunidades aproveitam esta data para seus novos membros emitirem os seus votos, consagrarem-se a Deus, como Maria. 

No evangelho de hoje, temos uma cena da vida pública de Jesus, onde está inserida sua mãe. Olhamos para ela, hoje, no grupo dos parentes de Jesus, sendo testemunha ocular de um ensinamento precioso do Mestre.

Jesus está falando ao povo. Um grupo de parentes chega e fica do lado de fora, não se integra. E manda um aviso que quer falar com ele. Jesus ensina que o verdadeiro laço de parentesco com ele é a obediência à vontade do Pai. É isso que o define: ser cumpridor da vontade de Deus. Assim, ele deixa claro que o lugar dos parentes é dentro da casa ou da comunidade, como discípulos, aprendendo o caminho do Reino. Eles estão do lado de fora. Então, a palavra de Jesus é um convite para eles se tornarem discípulos, para entrarem.

O texto nos ajuda a perceber como os parentes próximos de Jesus tiveram dificuldade para entender o que ele andava fazendo. A Bíblia chama primos de irmãos. “Os irmãos” são seus primos, ao lado de quem Jesus cresceu em sua terra natal. Houve um tempo em que eles pensaram que Jesus tinha ficado louco. Só aos poucos, eles foram se integrando na grande comunidade que se formou ao redor de Jesus. A resposta de Jesus é um convite claro a que eles se integrem, não fiquem do lado de fora. Este é o verdadeiro laço de parentesco que vai contar: fazer a vontade do Pai.

Olha a palavra de Jesus, apontando para os discípulos: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Fazer a vontade de Deus é que nos faz discípulos, parentes de Jesus.

E Maria, estava no meio daqueles parentes que não estavam entendendo Jesus? Bom, dizer “tua mãe e teus irmãos” é uma forma de falar da família dele. Pelo modo de dizer, o pai dele não estava mais vivo. Se o principal é fazer a vontade de Deus, então isso é um elogio à sua mãe. De fato, Maria foi elogiada no Evangelho por ser cumpridora fiel da vontade do Pai. Izabel a bendisse porque ela acreditou na Palavra do Senhor que lhe fora comunicada. A vontade de Deus, na sua vida, estava acima de qualquer interesse ou projeto pessoal. Ela prontamente aceitou cumpri-la, quando o anjo Gabriel lhe disse o que Deus queria dela.

Santo Agostinho, em um de seus sermões, escreveu: “Acaso a Virgem Maria não fez a vontade do Pai, ela que creu pela fé, que pela fé concebeu, que foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação? Ela foi criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado. Ela fez totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que sua mãe”.

















Guardando a mensagem

O que nos faz próximos de Jesus, seus parentes, é a obediência à vontade do nosso Deus e Pai, mais do que qualquer laço sanguíneo ou qualquer cargo na Igreja. Parente de Jesus é aquele que cumpre a vontade de Deus, da qual ele é o primeiro cumpridor. O discípulo fiel imita Maria, sua mãe, a Virgem obediente. Maria sempre colocou a vontade de Deus acima de tudo e de todos. A vontade de Deus é a lei que rege a vida daquele que crê. Maria é modelo para todo discípulo.


E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos (Mt 12, 49).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
queremos, hoje, te expressar nossa gratidão pela mãe que nos deste, como preciosa herança quando morrias na cruz. Na pessoa do teu discípulo João, nós a acolhemos em nossas casas, em nossas famílias, em nossos corações. Ela é a nossa boa mãe que continua cuidando de nós, como cuidou de ti, Jesus, com imenso amor e dedicação. Obrigado, Senhor, pela boa mãe que nos deste. Nós a temos como modelo de adesão e obediência à vontade do Pai. No teu evangelho de hoje, aprendemos que temos parentesco contigo e com tua mãe, na medida em que nos tornamos fiéis cumpridores da santa vontade do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Hoje, dia da apresentação de Nossa Senhora, fazendo memória de sua consagração a Deus, reze pelos adolescentes de sua família. Neste inicio do Ano Vocacional, peça ao Senhor a graça de eles conhecerem e abraçarem generosamente a sua santa vontade.

Comunicando

No início da semana passada, enviamos a todos os associados da AMA uma cartinha de final de ano, com um balanço pastoral de nossa caminhada neste ano. Se você que participa de nossa Associação ainda não tiver recebido sua carta, por favor, entre em contato pelo whtasapp 81 3224-9284. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Bendita sejas Maria mãe de Deus e Nossa mãe rogai por nós pecadores 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Sra. da Medalha milagrosa, rogai por nós que recorremos a vós! Senhor Jesusl eu confio em vós

    ResponderExcluir
  3. Os ensinamentos da palavra, reforçam a minha fé e a devoção à Deus, olhando diferente as minhas atitudes.

    ResponderExcluir
  4. A Nossa Senhora mãe de Deus sou grata por tudo que tem feito e que ainda há de fazer por mim e minha família. Agradeço pelos ensinamentos que tenho recebido por este canal e tem reforçado a minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos obgdo pelo atenção que tem com seus fieis.Deus abençoe o Sr. Todos Amém 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙌🙌🙌.

    ResponderExcluir
  6. Bendita és tua Maria a escolhida mãe de Jesus e nossa mãe .Deus te abençoe padre João Carlos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, é uma benção poder receber e partilhar a palavra de Deus todos os dias .
    Muito obrigado que Deus o abençoe sempre .🙏

    ResponderExcluir
  8. Ornilda soares de Recife PE Bom dia padre João Carlos sua benção mãe rogai.por.nos.amèm obrigado por todos os dias por receber a palavra do senhor Jesus Cristo amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre, paz de cristo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos ! Deus abençoe a todos a cada dia com saúde !Amém

    ResponderExcluir
  11. Rogai por nós nossa mãe santíssima protegei minha família de todas as maldade ! Amém

    ResponderExcluir
  12. Bendita sejas tu Maria entre as mulheres!
    E bendito é o fruto seu ventre. Maria enterceda por nós e nos ensine a ser a cada dia os familiares de Jesus almentai nossa fé obrigado Senhor por me fazer uma filha consagra. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Padre peço que reze por minha filha Ana Luiza que está muito rebelde, sem estudar e sendo muito grosseira com tudo e com todos! Senhor ajudai minha filha encontrar a paz e envia teu Espírito Santo pra encher o coração dela de amor e unção.!

    ResponderExcluir
  14. Maria Paula: Gratidão Oe. João Carlos, pelas suas meditações que muito nos tem ajudado a entender melhor e seguir Jesus. Amém, Salve Maria!

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos que bencao deus o abencoe sempre com sabedoria na transmissão da santa palavra peco sua bencao amém e

    ResponderExcluir
  16. Bendita és tu Maria mãe do nosso SALVADOR.

    ResponderExcluir
  17. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 Nossa Senhora Rogai Por Nós e pelos meus Netos Miguel, Bernardo, Benjamin, Giovanni e GIOVANNA 🙌

    ResponderExcluir
  18. Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai a teu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pelo perdão de nossos pecados e pela nossa completa e sincera conversão. Amém!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Pe João !
    Sua bênção! Deus seja louvado por sua vida e missão!
    Que nossa Mãezinha interceda pela vocação de nossos jovens.
    Sou mãe de 03 filhas . Manaus-Am

    ResponderExcluir
  20. Mãe e rainha nossa três admirável rogai por nós 📿🛐

    ResponderExcluir
  21. ,

    .......................

    Boa tarde, estou gostando de suas reflexões me ajudam muito na minha missão.

    ResponderExcluir
  22. Moro
    No interior onde o sinal danete é fraco, as vezes só acompanho as mensagens do zap

    ResponderExcluir
  23. Padre ajudar me a mim e minha familiares filhos netos irmãos sobrinhos genros minha mãe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS