PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Tempo de perseguição, tempo de testemunho

Tempo de perseguição, tempo de testemunho



23 de novembro de 2022

Quarta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum 

EVANGELHO


Lc 21,12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” 

MEDITAÇÃO


Esta será a ocasião em que vocês vão testemunhar a sua fé (Lc 21, 13)
Estamos lendo o capítulo 21 de São Lucas. Jesus prepara os discípulos para os momentos de crise da caminhada e para a grande crise final que antecederá o seu retorno glorioso. Ainda ontem, o ouvimos falar de guerras, revoluções, terremotos, fome, pestes. E recolhemos três preciosos ensinamentos que ele deixou: não confiar em grandiosidades humanas, não nos deixar enganar pelos aproveitadores e não nos apavorar com os acontecimentos adversos.
No texto de hoje, lemos mais um trecho desse capítulo 21 de São Lucas. O tema é o da perseguição. Por causa de Jesus, por causa do seu evangelho, sofremos perseguições.  E de onde procedem essas perseguições? Jesus responde: Da sociedade (por meio de suas autoridades), de setores religiosos (representados na antiga sinagoga) e até da própria família (pais, irmãos, parentes e amigos).
E Jesus está narrando tudo isso não para nos amedrontar, mas para nos incentivar a permanecer serenos, perseverantes e fieis no meio das dificuldades que possam aparecer, sobretudo em tempos de perseguição. E perseguição sempre aconteceu. As primeiras comunidades cristãs, por exemplo,  atravessaram quase três séculos de ameaças, clandestinidade e martírios. Perseguição, na verdade, sempre houve em nossa história cristã, mesmo nos dias atuais. Basta lembrar Dom Oscar Romero, assassinado em El Salvador em 1980. E o grande número de países, em que, hoje, não há liberdade religiosa. E os ataques a templos cristãos no Oriente Médio, o massacre de comunidades cristãs em vários países e muitas atitudes de intolerância e violência acontecendo perto de nós também.
A perseguição por causa da fé em Cristo não está tão longe assim. Ela pode se manifestar nas redes sociais, nas rodas de conversa, no ambiente de trabalho, na sala de aula e até dentro de casa. Se você andar em dia com o mundo, ninguém vai censurar você. Agora, ande segundo o evangelho da verdade, da justiça, da fraternidade... Aí, não vão lhe faltar críticas, incompreensões, apelidos, xingamentos... e muito mais.
Diante da realidade da perseguição – a atual e a que pode vir – Jesus nos deixa, no evangelho de hoje, três orientações:
A primeira é o testemunho. Disse ele: “Essa será a ocasião em que vocês testemunharão a sua fé”.  O tempo de perseguição é o tempo do grande testemunho.
A segunda orientação é a confiança em Deus. Disse Jesus: “façam o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa”. O Senhor nos dará palavras acertadas com que calaremos o inimigo.
A terceira orientação é a perseverança. Disse Jesus: “É permanecendo firmes que vocês vão ganhar a vida”. Dom Helder deixou escrito: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”. Disse tudo.


Guardando a mensagem
Nós seguidores de Jesus, como ele, em nosso caminho, encontramos muitas barreiras e até perseguições. Os mártires são exemplos para nós: eles resistiram com fidelidade até o fim às suas convicções, ao evangelho de Jesus. Em meio às dificuldades, incompreensões e perseguições por causa de nossa fé, Jesus nos deixa três orientações: testemunho, confiança em Deus e perseverança.  Os momentos de crise ou mesmo de perseguição são tempos de purificação de nossa fé, de crescimento em fidelidade e fraternidade e de robustecimento da confiança no Senhor que jamais nos abandona.
Esta será a ocasião em que vocês vão testemunhar a sua fé (Lc 21, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
dificuldades e problemas nos cercam. Fazem parte de nossa limitação humana e de nossa condição de pecadores. Por causa de nossa adesão ao evangelho, estamos expostos a incompreensão, comentários maldosos, difamações... Muitos irmãos, por causa da fé, chegam até a sofrer violência física e verbal. Dá-nos, Senhor, como nos indicaste para estas ocasiões, oferecer com destemor o nosso testemunho, navegando nessas tormentas com grande confiança em Deus e perseverando fielmente no bem e na verdade.
Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Amanhã, 24 de novembro, fazemos a comemoração mensal de N. Sr.a Auxiliadora. Com certeza, você conhece alguém que esteja passando por uma grande provação. Recomende essa pessoa à nossa boa mãe, Nossa Senhora Auxiliadora. A oração à Virgem Auxiliadora, composta por dom Bosco, está no final do texto Meditação de hoje. 

Comunicando

De segunda a sábado, às 18 horas, nós rezamos o terço mariano transmitido por diversas emissoras de rádio. Para o terço de amanhã, 24 de novembro, aqui em Juazeiro do Norte, estou convidando associados e ouvintes para rezarmos juntos o terço em homenagem a N. Sra. Auxiliadora, no auditório da FM Padre Cícero. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


Segue a Oração composta por Dom Bosco à Virgem Auxiliadora. Reze-a, depois de seu momento de reflexão da Palavra de Deus.



Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.

 

40 comentários:

  1. Assim Seja!
    Obrigado pelo alimento diário, Senhor Padre. Deus abençoe a todos nós e lhe conceda vida longa na Messe do Senhor Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brigado pe. João Carlos pelo alimento diário que recebo todos os dias que Deus lhe conceda vida longa nessa caminhada de evangelizar e muita luz em seu rebanho um grande abraço 🤗

      Excluir
    2. Muito obrigado pela linda mensagem, dizer uma palavra de Deus aumento mais nos acreditar dele.

      Excluir
    3. Amém 🙌 peço intercessão por minha família

      Excluir
  2. pesso a Deus que abençoe sempre eu e minha família 🙏🙌 que nós de saúde e paz nas nossas vidas amém 🙏 muita saúde padre João Carlos prá o senhor e sua família também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙏

      Excluir
    2. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

      Excluir
    3. Linda oracao.Estou precisando de muitas oracoes .peco a Nossa Senhora para qie eu alcance a graca que peço todos os dias. A cura da minha filha.Amem.

      Excluir
  3. Amem,reze por mim Sir. Padre

    ResponderExcluir
  4. DEUS MISERICORDIOSO tenha misericórdia de nós e SALVE O BRASIL, pelas nossas crianças, Filhos e Netos e futura Geração em nome de JESUS MISERICORDIOSO amém, amém e Amém.

    ResponderExcluir
  5. Copanho todos os dias sua meditação padre moro em Florianópolis SC Wilma carrazoni Júlio reza pára à minha família

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padreJoao Carlos obgdo amem 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🌿🌿🙏🏿🙌🙌🙌🌿🌿

    ResponderExcluir
  7. Wilma carrazoni Júlio de Florianópolis pesso oração pára a minha família

    ResponderExcluir
  8. Glória a voz senhor bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe sempre vc e sua família também quero oração por mim e minha mãe e meu pai e minha família e todas as famílias que Maria ociliadora abençoe e proteja sempre saúde paz e Luz com as bençãos do senhor Jesus Cristo 🙏 eu creio eu confio eu espero em ti senhor Jesus Cristo 🙏 amém 🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e muito obrigado pelos ensinamentos, Deus continue iluminando seus caminhos. Senhor, eu creio mais aumentai minha FÉ.🤲🙇🙏❤️

    ResponderExcluir
  11. Obrigada padre João Carlos pelo dom da reflexão tão clara e objetiva para nós,através dessa homilia várias irmãs e irmãos na fé receberam o consolo necessário de Deus na hora exata de suas tribulações,Deus continue derramando chuvas de graças em vossa vida🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe. João Carlos, peço orações por minha família e paz no muito inteiro.

    ResponderExcluir
  13. O Brasil todo está em perigo, temos que orar e também procurar ajuda na frente dos quartéis. É agora, ou não teremos em pouco tempo, direito a orar publicamente ou nas Igrejas.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos que tenhamos a graça da fé e da coragem para testemunhar Jesus Cristo em nossos dias. Agradeço a meditação do Evangelho que o senhor nos oferece todos os dias.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João carlos e a todos que fazem parte desta bênção de evangelização. Peço a sua bênção padre João carlos. Estou recebendo a meditação da palavra. Estou muito feliz, gratidão, Deus te abençoe. Sou Delourdes Pereira do nascimento

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João peço oração pela minha família e pelo nosso Brasil!

    ResponderExcluir
  17. Peço a Jesus e nossa Senhora Auxiliadora , que cure minha irmã dessa depressão , e lhes conceda saúde e paz. Amém !

    ResponderExcluir
  18. Obrigada a Deus por termos sacerdotes que nos trasmete a Santa Palavra, fortifica-os ilumina-os a guiar-nos para Vos.

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos, bom dia!
    Primeiramente agradeço a Deus, depois a Paulo seu irmão por ter me incluído no grupo e agradeço financeiramente a vc que nos dá a boa palavra através do dom que Deus lhe deu. Jesus esteja sempre com todos. Amém

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos é um prazer imenso 5:00 da manhã a ver o rádio com a sua voz Deus lhe abençoe e guarde sempre amém 🙏

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus e Nossa Senhora Auxiliadora, nos abençoe, nos proteja, a minha família, ao senhor e sua família e nosso Brasil, obrigada pelas meditações, que Deus ilumine sempre o senhor com muita sabedoria, Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 Nossa Senhora Rogai por todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  23. Amém, nossa senhora auxiliadora rogai por nós, bom dia padre , paz e benção

    ResponderExcluir
  24. Nossa Senhora nós auxilie nos momentos difíceis da nossa vida. Amém!

    ResponderExcluir
  25. Emanuela Maria Gemignani RamiresRamires23/11/22 08:21

    Obrigada Pe.João Carlos pelas mensagens que envia todos os dias! Tenho repassado suas mensagens para pessoas próximas! Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Amém rogai por nós nossa senhora quê recorremos a vós e glória ao altíssimo jesus Cristo a ele a honra a ele a glória

    ResponderExcluir
  27. Eu sou Mariza ferreira
    Agradeço a Deus primeiramente e a nossa senhora por mim ter como sua ovelha perdida glória a Deus nas alturas

    ResponderExcluir
  28. Bom dia 🌹 padre Carlos sua bênção, nossa rogai por nós quê recorremos a vós

    ResponderExcluir
  29. Minha nossa senhora peço te engradecidamente que interceda por mim junto a Jesus de Nazaré pela saúde da minha filha que vem sofrendo de problema de anemia resultado de fluxo muito intenso no seu período o corpo dela não reage com satisfação a medicação que os médicos dão é muito sofrimento para uma mãe ver a sua filha tão inteligente mas sempre debilitada. Só Jesus pode ajudar a minha menina 🙏🏼

    ResponderExcluir
  30. BOM DIA Padre João Carlos.
    Deus abençoe sempre vocês guerreiras e guerreiros de Jesus Cristo de Nazaré. Amém ja está acontecendo tudo que esta nesse evangelho de Lucas. Peço a Deus e Maria mãe de seu filho amando que tem misericórdia de nois e o mundo inteiro e todos nós que recorremos a vois e todos que precisar de Jesus Cristo de Nazaré. Gosto muito de suas explicações sobre a palavra de Deus..

    ResponderExcluir
  31. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço por todos os anjos que o SENHOR colocou no meu caminho. Contudo, Me ensine seguir o caminho do serviço, do discipulado, da adoração, da santificação, da oração e da fidelidade. Me ensine fugir do pecado. Me ensine ter o santo temor. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine vencer o sofrimento, o ódio e a perseguição. Me ensine testemunhar a minha fé. Me ensine falar com sabedoria. Me ensine permanecer firme. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  32. Santa tarde Padre! Mim sinto muito feliz de receber o santo Evangelho na minha casa , obrigado pelo seu sacerdócio e por mim conduzir pelo caminha da verdade , que é o Santo Evangelho.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS