PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Convocados por Cristo para o seguimento e a missão

Convocados por Cristo para o seguimento e a missão

 



30 de novembro de 2022

Dia do apóstolo Santo André


EVANGELHO


Mt 4,18-22

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

MEDITAÇÃO


Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram (Mt 4,20)

Sendo hoje o Dia do Apóstolo Santo André, a Igreja nos abre o evangelho de Mateus para revisitarmos o seu primeiro encontro com Jesus. Ele e seu irmão Simão estavam pescando, quando foram surpreendidos pelo chamado do Mestre. Eles, que eram pescadores de peixe aprenderiam com Jesus a ser pescadores de gente. Um pouco mais adiante, Jesus chamou outros dois irmãos: Tiago e João. Estavam na barca, com o pai, consertando as redes.

É muito interessante que Jesus tenha escolhido seus primeiros discípulos, que depois se tornaram apóstolos, entre os que estavam trabalhando no mar da Galileia. O mar é uma representação judaica do mundo. E a pesca, uma forma de representar a atividade missionária. O primeiro pescador é Jesus que, no mar, pesca discípulos, por assim dizer. Jesus é assim o primeiro pescador. Chama/pesca seus primeiros discípulos no mar.

Esses quatro primeiros discípulos – André, Simão, Tiago e João - são como que representantes de todos nós discípulos e discípulas, igualmente chamados por Jesus. O Senhor nos encontra no mar do mundo e nos chama para o seu seguimento. Seguir Jesus altera o nosso modo de ser e de viver. Ele nos tira do mar, nos separa do mundo. O Papa Francisco, em sua homilia, na Capela da Casa Santa Marta, disse: “Abramos o coração com esperança e nos afastemos da paganização da vida”. Ele se referia exatamente a essa condição de termos sido chamados do mundo para viver na dinâmica do Reino de Deus. Mesmo sem sair do mundo, não lhe pertencemos mais. Não podemos continuar pensando e agindo mundanamente, pagãmente.

Nesta mesma cena do evangelho, está o modelo de resposta para todos os que forem chamados a ser discípulos de Jesus: deixar tudo e segui-lo. As duas duplas – André e Pedro; Tiago e João - responderam com a mesma generosidade: imediatamente deixaram tudo para seguir Jesus. Eles deixaram as redes, o barco e até o pai. Essa resposta pronta, generosa é um modelo para todos os convocados, para nós. É assim que temos que responder ao chamado de Cristo.

‘Sigam-me, eu farei de vocês pescadores de gente’, disse-lhes Jesus. Eles até poderão fazer a mesma coisa que faziam antes. Mas, de uma nova forma, com um novo objetivo. Lembrando que o mar representa o mundo, os discípulos ao se tornaram apóstolos, missionários, aprenderão a ser pescadores de gente no mar do mundo. O cristão é o discípulo, tirado do mundo para ser seguidor de Jesus. E, claro, voltará ao mundo, mas, agora, como pescador do Reino, como missionário.




Guardando a mensagem

Nesta cena do evangelho de hoje, está um modelo do chamado de todo discípulo. O Senhor nos chama do meio do mundo, da normalidade da vida. Não deixamos o mundo, mas o chamado nos faz viver e agir no mundo de outra forma, como sal e luz de Deus. Neste texto, também encontramos um modelo de resposta a este chamado: ‘deixaram tudo e o seguiram’. É assim que temos que responder ao convite de Jesus. Surpreendentemente, ele que nos separou do mundo, nos devolve ao mundo, como missionários, como apóstolos. De pescadores de peixe, nos tornamos pescadores do Reino.

Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram (Mt 4, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
neste dia da festa do apóstolo André, o primeiro a ser chamado no mar da Galiléia, nós te agradecemos, divino pescador, por nos teres chamado ao teu seguimento. És tu que tomas a iniciativa, que dás o primeiro passo, que vens nos chamar. Tu nos disseste um dia: ‘não foram vocês que me escolheram. Fui eu que escolhi vocês’. Ajuda-nos, Senhor, com o teu Santo Espírito, a corresponder a esse divino chamamento. Nós te rendemos graças também porque nos envias permanentemente como teus missionários ao mundo. Continuamos a trabalhar, a constituir família, a viver como cidadãos, mas com uma nova qualidade, com a perspectiva do Reino do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Aparecendo hoje uma boa ocasião, aconselhe alguém a responder com generosidade ao chamado que o Senhor lhe faz para segui-lo.

No comentário escrito, além do evangelho e da Meditação, deixei algumas informações sobre o apóstolo Santo André, irmão de Simão Pedro, inclusive porque, em sua imagem, ele é apresentado com duas traves de madeira. É só seguir o link.

Comunicando

O Blog da Meditação www.padrejoaocarlos.com alcançou a marca de 20 milhões de visualizações. No blog, publicamos o texto da Meditação do Evangelho de cada dia. Atualmente, são cerca de 500 mil visualizações por mês. Que tal você também fazer uma visita? www.padrejoaocarlos.com

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



SANTO ANDRÉ


André e seu irmão Simão Pedro eram de Betsaida, uma cidade às margens do Mar da Galileia. Jesus os chamou para serem seus discípulos e, como ele, pescadores de homens. Depois da morte do Senhor, o apóstolo André pregou por muitos lugares na Ásia Menor. Por sua peregrinação anunciando o evangelho, é padroeiro da Romênia e da Rússia. Santo André é reconhecido como o fundador da Igreja em Constantinopla, sede do patriarcado. Como Pedro é o apóstolo de referência na Igreja Cristã Latina (a Igreja com sede em Roma), assim André é o apóstolo de referência da Igreja do Oriente (a Igreja Cristã Ortodoxa). Santo André foi martirizado, em Patros, na Acaia. Morreu crucificado numa cruz em forma de “X”. No tempo das cruzadas, no século XIII, os cruzados subtraíram relíquias do corpo de Santo André e de sua cruz e levaram para Roma. O Papa Paulo VI, em 1961, num gesto de reaproximação com a Igreja do Oriente, mandou tudo de volta. No dia de hoje, festa de Santo André, uma delegação da Igreja de Roma participa da festa do patriarcado de Constantinopla. O mesmo faz a Igreja de lá na festa de São Pedro, manda uma delegação participar da festa deste apóstolo, em Roma.

38 comentários:

  1. Senhor Jesus você é o nosso guia louvado sejas por toda eternidade 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sr. Padre Joäo pelo alimento da palavras que me abençoe todas manhãs e fazer me crescer e entender a Bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado por sua vida padre João Carlos, é uma benção receber, escutar e assim descobrir o caminho a seguir

      Excluir
  3. Obrigado Sr.Padre por alimentar os nossos espíritos e almas com palavras evangélicas todos os dias!

    ResponderExcluir
  4. Sou Luís Canjamba, a partir de Angola, como fazer para receber a medicação a partir do WhatsApp todos os dias?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos e como fazer como Jesus Cristo deixa tudo e mim seguem

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção padre agradeço a o senhor por mandar meditação todos os dias ficou muito feliz que todas minhas eu tenho a palavra de Deus na minha vida amém

    ResponderExcluir
  7. Que essas palavras do Santo Evangellho ilumine os caminho de cada um,para continuar lhes seguindo e pescando mais discípulos, amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João que Jesus nos ilumine na caminhada de Evangelização. Gratidão padre por nós ensina cada vez mais a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Gratidão a Deus por sua existência e perseverança no trabalho de evangelização que alcança a tantos, todos os dias. Deus o abençoe!
    Ângela de Garanhuns(PE)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite pe. João Carlos lhe agradeço pela meditação de hoje que nosso Senhor lhe ilumine nessa caminhada de evangelização e muita luz em seu rebanho .
      Sua benção pe . João Carlos

      Excluir
  10. Obr meu Senhor Jesus Cristo pela minha cura, estava pra ser operador mas eubpefir ao nosso Senhor que lhe livra-se dessa cirurgia da próstata, r eu fui curado em nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  12. Todos os ouso e repasso as suas orações para os meus amigos, são palavras que nós edifica a sua nossa fé e nos deixa mais próximos a Deus. Muito obrigada Padre que Deus te abençoe sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia que deus me dê força e sabedoria paracaminhar com Jesus nesta nossa missão

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos peço sua benção. Sou antonio carlos de piracicaba. Aprendi a ouvi lo todas as manhãs sua meditação tem acalentado e dado muita paz.
    Obrigado padre que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  15. Amém, bom dia! Bença Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  16. Louvado seja o nome do nosso senhor Jesus Cristo eternamente

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos sou grata a você por todas as manhãs eu recebi na casa as suas meditações e palavras de Deus amém 🙏

    ResponderExcluir
  18. Glória a Vós Senhor!
    A mesma frase usada com Pedro, André, Tiago e João, conhecidos como os primeiros discípulos, Jesus utiliza para chamar cada um de nós ainda hoje, assim quando aceitamos O seguir, deixamos DEUS Pai nos guiar com Vosso Plano, decididos a deixar tudo para trás, damos a permissão para que Ele entre nas nossas vidas e nos transforme em pessoas melhores, Cristãos verdadeiros. Assumindo nosso dissipulado e através da evangelização lançamos nossas redes, assim somos formados também pescadores de homens, de almas para o Reino dos Céus.
    Percebamos que a Palavra afirma, que ao receberem o chamado de Jesus cada discípulo "imediatamente" deixa tudo para trás para O seguir, assim também precisamos fazer, desapegando de tudo que é passageiro, mundano, terreno, material e buscar as coisas que são para sempre, as edificantes, as do alto, que nos levam a prosperar espiritualmente, a caminhar com Jesus, ou seja as virtudes, a humildade, a bondade, a caridade, a solidariedade, etc,. enfim esvaziar se de tudo que nos impede de seguir Jesus,.

    ResponderExcluir
  19. Olá padre João Carlos bom dia aqui é a Cidinha né de Machado faço parte aqui das comunidades eclesias de base trabalho com os grupos de reflexão com associação dos moradores que procura-se melhorar a vida das pessoas né evitando os riscos desse tempo de chuva buscando ajuda junto ao poder público e orientando as pessoas sobre os direitos que elas têm para se libertarem de tantas catástrofes né a gente faz o que pode a palavra de Deus está na frente e essa palavra eu recebo do meu grupo das fezes e paz para todas as catequistas que são minhas companheiras e é muito lindo muito orientador fortalece a nossa esperança né e nos deixa aquela ideia de que seguir Jesus não é fácil mas se torna muito bom para nossa vida para nossa família e para nossa comunidade bom dia bom trabalho que Deus abençoe sempre feliz Natal para você e para todos os seus seguidores bom dia que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  20. Olá bom dia sua benção padre estou amando escutar a palavra todos os dia estou com muita fé que minha filha Karin seja liberta em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  21. 30/11/229:32 senhor envia teu Espirito Santo nos inspirar sabedoria e deferimento na nossa caminhada de fé.

    ResponderExcluir
  22. Sempre ,fazer o bem pelas nossas crianças que Deus abençoe o mundo ,🙏🙏🙏🙏🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde,padre João Carlos!
    Nu cá mais deixei de acompanhar a meditação da palavra, e compartilhar com algumas pessoas, e amigos.
    É uma bênção começar o dia te ouvindo,e acompanhando a leitura.
    Obrigado!...um Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  24. Ah,sim!...desculpe!
    Meu nome é Wilson daqui de Belford Roxo-RJ.

    ResponderExcluir
  25. Deus é meu Pai agradeço muito Padre

    ResponderExcluir
  26. Agradeço muitíssimo suas palavras, elas nos ensina, nos fortalece e ficamos mais próximo do Senhor. Obrigada Pe. João Carlos. Que Deus abençoe e ilumine sempre seu caminho.

    ResponderExcluir
  27. Eu sou Delourdes Pereira do Nascimento moro em Resende estado do Rio de Janeiro, estou amando receber todos os dias a meditação da palavra, estou até me sentindo mais confiante e com mais segurança, pois sou muito medrosa,tenho pavor de temporal.

    ResponderExcluir
  28. Que bênção! Quanta informação! Muito obrigado padre João Carlos e todos da AMA

    ResponderExcluir
  29. Pesso oração de libertação da minha filha Karin e sobrinho Rafael

    ResponderExcluir
  30. Anônimo7/5/23 11:42

    Obrigado pe João Carlos.
    Por essas palavras que alimentam nosso espírito, fazendo de nós novas criaturas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS