PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário



07 de outubro de 2022

Dia de Nossa Senhora do Rosário


EVANGELHO


Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.



MEDITAÇÃO


Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)


Primeiro, Maria ficou assustada. De repente, o anjo com uma saudação estranha. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? ‘Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi’. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e comunicando-lhe uma grande missão.

Depois do susto, veio a dúvida. ‘Não é possível uma coisa dessas... eu nem casada sou. Como é que uma virgem pode ser mãe?’ E o anjo: ‘Para Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Izabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses’. ‘Como Deus é grande, como ele é bom!’, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o todo-poderoso. Ele faz maravilhas.

Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi esclarecida. Vem agora a entrega. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifestada na palavra do anjo. Realizará a vontade do Senhor, como serva. Entrega humilde, generosa, total.

É, Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Ele nos pega de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. Ele tem planos diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumula de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”, afirmou Jesus.


Guardando a mensagem

O sim de Maria foi muito especial. Depois do susto, ela procurou saber o alcance daquele convite tão especial da parte de Deus. Convenceu-se de que ele pode tudo e que, com ele, ela poderia vencer qualquer obstáculo, começando por fazer fecunda a sua virgindade. Teve fé. Izabel fez-lhe um elogio por sua fé: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos ao seu projeto de salvação, é o susto, a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a de entrega generosa e humilde. Às vezes, é presunçosa e egoísta. É, muitas vezes, Deus tem recebido um “não”. ‘Não vou, porque já tenho o meu projeto, vou cuidar da minha vida ao meu modo’... Mas hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, não é dia de “não”, hoje é dia de “sim”, do “sim” de Maria e do “sim” generoso e fiel de muitos e muitas como ela.

Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos chamas ao teu seguimento. “Vem e segue-me!”. Esta é a vocação para a qual tu nos convocas: ser cristãos. Nossa vocação é viver como teus discípulos e missionários do teu evangelho. Na resposta ao teu chamado, queremos nos espelhar em Maria, tua santa mãe. Concede, Senhor, que a nossa resposta ao teu chamado seja generosa, humilde e fiel como o de nossa mãe, Maria Santíssima. Na Senhora do Rosário, celebramos a obra de Deus em nossa história, atribuindo à sua intercessão o livramento de tua Igreja em momentos de grave perseguição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste dia de Nossa Senhora do Rosário, faça todo esforço para rezar o Terço, hoje meditando os mistérios dolorosos. Desejando rezar o terço com a gente, baixe no seu celular o aplicativo da Rádio Amanhecer. O terço começa às 18 horas.

Comunicando

Neste domingo, faço show na cidade do Paulista, área metropolitana do Recife, na paróquia de São Francisco de Assis, no Bairro Torres Galvão, às 19 horas. Segunda-feira é dia de Encontro dos Ouvintes, no Recife. O encontro será na Igreja de Santo Antonio, na Pracinha do Diário, centro do Recife, às 11 horas da manhã. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



25 comentários:

  1. Bom dia dia pe João Carlos sua bênção e que Deus te abençoe também.o Evangelho de hoje nos da um grande exemplo de humildade e um SIM com sabedoria.é isto que Maria nosso modelo nos ensina com sua fé e amor a Deus.a sua entega de corpo e da alma.mesmo sem entender no momento.maies ela escuta o chamado de Deus e deu o seu sim.és AQUI a serva do senhor faça se en mim a tua vontade.que neste dia tão especial do sim de Maria a Deus.que nos possamos também .escuta a voz senhor e com sabedoria deser SIM a que que deu seu próprio filho para nos salvar obrigada padre João Carlos pela a meditação da palavra que nos mando todos os dias gratidão.é meu primeiro alimento espiritual para começar mais um dia de graças a Deus.Maria José de luiz Gomes RN

    ResponderExcluir
  2. O Rosário de Maria. Virgem Santa Mãe de Deus. Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Que possamos aprender com Ela a seguir os passos de Jesus seu filho amado.

    ResponderExcluir
  4. Deus seja louvado hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  5. Amém o anjo do Senhor anunciou a Maria!e ela concedeu do Espírito Santo!

    ResponderExcluir
  6. Louvado seja nosso Grande Deus que nos criou e renova nossa vida a cada dia. Obrigada Pai Santos, eu também te amo.

    ResponderExcluir
  7. Hoje, o dia do Sim de Maria, que a seu exemplo podemos dizer também sim ao projeto de Deus. Que Nossa Senhora do Rosário interceda por nós junto a seu filho Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Deus é bom e opera maravilhas sempre nos surpreendendo com o seu poder. Louvado sejas Senhor 🙏🏼

    ResponderExcluir
  9. José Lúcio de Araújo7/10/22 07:34

    Que tenhamos Fé para afirmar o nosso SIM ao projeto de Deus para nós.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos obrigada pela reflexão. Jesus aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  11. Salve Maria 🙏🙏 bom dia Padre sua benção, que a Santa Mãe do céu não nos deixe desistir de seguir a Cristo 🙌 e pelo Santo Rosário sejamos fortes e determinados em continuar com fé e esperança, Deus e Maria abençoe a todos os irmãos em Cristo 🙌🙏🌹❤️

    ResponderExcluir
  12. Amei as mensagens

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos sua bênção Que Deus e nossa senhora nos Abençoe! Nos proteja. Amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos.
    Sou caminhoneiro, moro em Brumado.Bahia.quase todos os dias leio e escuto o evangelho.
    Que Deus, continue iluminando o senhor e toda sua equipe.🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  15. Leonor de Floriano , pí , estou muito feliz por receber e participar desta explicação tão sábia da vivenvia da Palavra de Deus , nos permitindo crescimento na fé, no convívio de ário e poder partilhar com outras pessoas , seja sempre generoso , Deus lhe conceda sempre mais a perfeição dos seus dons, um afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  16. Eu pasdo a meditação pra varias pessoas. Mas tem gente me pedidno o link pra poder receber diretamente de vocês a meditação diária e eu não sei
    Eu recebi me cadasyrei o não acho mais qual é.
    Voces podem me mandar por favor o link pra eu passar pra quem que receber direto de vocês. Obrigada
    Deus continue abençoando. Amo receber essas homilias do padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  17. Eis aqui a Serva do Senhor! Faz se em mim a sua vontade! Deus nos abençoe e nos proteja! Amém

    ResponderExcluir
  18. Peço oração pelos meus filhos, pela saúde deles. Amém

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde pd João Carlos
    Rezemos com fé o Santo Rosário
    Suplicando a proteção de Maria Santíssima ao nosso Brasil

    ResponderExcluir
  20. Padre por favor mande pra mim todos os dias o evangelho do dia

    ResponderExcluir
  21. Boa noite senhor Padre João Carlos muito obrigado pela meditação da palavra a que é de Angola

    ResponderExcluir
  22. Anônimo8/2/23 13:12

    Olá boa tarde pé.Joao Carlos!!! Que maravilha a explicação do evangelho que o Sr. nós passa.Obgetiva e rápida,me ajuda muito com meus catequisandos e nos trabalhos da pastoral social obrigado Deus pela sua existência.Cidinha Oliveira Machado M.G

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS