PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A restauração da obra de Deus desfigurada

A restauração da obra de Deus desfigurada




24 de outubro de 2022

Segunda-feira da 30ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO



Lc 13,10-17


Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus.

14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.

15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.


MEDITAÇÃO


Jesus colocou as mãos sobre a mulher encurvada, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus (Lc 13, 13)


Nos filmes de guerra, aparece o general vencedor e seu exército entrando na cidade, num desfile onde se exibe inimigos acorrentados como troféus. Eles desfilam sua humilhação, de cabeça baixa.


Nas partidas de futebol, ao apito final, o time vencedor festeja aos pulos e gritos, partilhando a euforia da torcida. Os jogadores do time perdedor retiram-se, desviando-se no quanto possível da torcida e da imprensa. Escondem-se do constrangimento, de cabeça baixa.


Na vida real, pessoas habituadas a serem tratadas aos gritos, a sempre cumprir ordens sem serem ouvidas, humilhadas pela miséria ou atormentadas pelo sentimento de impotência ou inferioridade se apresentam, em público, de cabeça baixa.


"Cabeça baixa" é um sinal da pessoa vencida, humilhada, perdedora; arqueada pela prepotência, pela impotência; aviltada em sua dignidade de ser humano. Há pessoas que de tanto sofrimento, de tanto olhar para o chão, adoecem fisicamente, contraem doenças na coluna vertebral.


Era um dia de sábado. Jesus estava pregando numa sinagoga. E curou uma mulher encurvada. O chefe da Sinagoga não gostou. Achou que Jesus estava fazendo um trabalho que não devia ser feito no dia de sábado. E falou ao povo: ‘Em dia de sábado, não. São seis dias de trabalho na semana, venham nesses dias’. Mas Jesus insistia em curar no sábado. Por quê? Bom, a Obra da Criação, que teve seu ponto alto na criação do ser humano, foi coroada com o descanso de Deus, no sétimo dia, no sábado. Mas, o homem, obra prima de Deus foi desfigurado pelo pecado. Então, era preciso libertar o homem para que a glória de Deus fosse realmente completa. E ‘a glória de Deus é o homem vivo’, escreveu Santo Irineu, um dos primeiros teólogos da Igreja. O ser humano de pé é glória para Deus, gente de cabeça erguida, não de cabeça baixa, humilhada, desfigurada. Esse sim manifesta a glória de Deus, de quem é a imagem. O sétimo dia, o sábado da Bíblia, é o dia da glória de Deus, da obra de Deus perfeita, restaurada. É o trabalho de Jesus, coroado na ressurreição no primeiro dia da semana.


No texto, está dito que um espírito a fazia doente esse tempo todo. Temos que fazer um desconto: o povo de Jesus achava que toda doença era uma obra de um espírito mal. Mas, de verdade o sofrimento, a humilhação, a violência geram pessoas fisicamente cabisbaixas, encurvadas. O evangelho de hoje está nos ensinando que a obra de Jesus é a restauração da pessoa humana. Ele ‘conserta’ a obra prima de Deus arrebentada pelo pecado (o próprio ou o dos outros). Ele nos liberta de tudo o que tira nossa dignidade de filhos de Deus.



Guardando a mensagem


Num sábado, numa sinagoga, Jesus cura uma mulher encurvada. As lideranças da comunidade consideram que não se pode fazer esse trabalho em dia de sábado. Mas, Jesus aparece sempre curando no sábado. O sábado é o dia de dar glória a Deus. E a glória de Deus é ver seus filhos libertados e felizes. Jesus está restaurando o homem decaído pelo pecado. A obra de Jesus, o seu trabalho, é esse mesmo: conduzir-nos da morte para a vida, nos ressuscitar para vivermos na dignidade de filhos e filhas de Deus. Há muita coisa que oprime as pessoas: a violência doméstica, a falta de oportunidades, o trabalho escravo, a prostituição infantil, o preconceito... Sobre tudo isso, nossa fé em Cristo nos faz vitoriosos. Com ele, trabalhamos para erguer os encurvados.


Jesus colocou as mãos sobre a mulher encurvada, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus (Lc 13, 13)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

recordamos-te, hoje, todos os que estão na situação de encurvados, humilhados pelo desemprego, pela miséria, pelo abandono, pela violência. Concede-nos viver, com destemor, a dignidade de filhos e filhas de Deus, em solidariedade com todos os que precisam do nosso apoio, de nossa consciência cidadã, de nossa caridade cristã. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Neste 24 de outubro, ocorre a comemoração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora. Teremos Missa na Capela da AMA, no Recife, às 14 horas. Rezemos a oração composta por Dom Bosco:

Ó Maria, Virgem poderosa,
Tu, grande e ilustre defensora da Igreja,
Tu, auxílio maravilhoso dos cristãos,
Tu, terrível como exército ordenado em batalha,
Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo:
nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Amém.

Vivendo a palavra

No dia de hoje, tente identificar, no seu convívio, alguma pessoa “encurvada” e veja em que você pode ajudá-la a não perder a esperança e a não se deixar vencer pelo desânimo.

Comunicando

Hoje, participo do Programa Escolhas da Vida, na Rede Vida de Televisão, às 11 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro sdb

26 comentários:

  1. Esse evangelho serve para nós,
    Para darmos graças a Deus ao invés de reclamar. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe a todos os humilhados quem espera sempre alcança Deus é justo tudo ele vê e tudo ele sabe 🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Que os humilhados não se sintam desesperados porque têm um Deus bondoso os ilumina na certeza porém de que os melhores dias virão. Mais é preciso orar e confiar no Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. O Senhor é a nossa força.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pôr mandar a meditação que e a palavra de Deus 🙏 a amém 🙏 e muito bom saber dá palavras de Deus ficou muito feliz amém 🙏✋

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos sua benção!
    Que os humilhadas sejam sempre exaltados...que Jesus mísericordioso olhe sempre pelos humilhados, para que possas ter sempre fé renovada e esperança em seus corações.

    ResponderExcluir
  7. Deus seja louvado por tantas graças obrigado Deus por tudo obrigado padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  8. Gratidão meu Deus, por nosso Presidente não se encurvar e desistir de nós livrar do comunismo, diante de todos ataques ( até de Bispos e Padre) que recebe, diariamente . Ataques a sua família e a sua filha de 11 anos. Misericórdia dos brasileiros meu Jesus. , até dos encurtados pela ignorância. Parece que esses Bispos é Padres não sabem que podem ir para o inferno também, como Judas foi. Que eles sigam o exemplo de Santa Irmã Dulce.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos .Amem 🙏🙏🏿🙏🙏🏿🙌🙌🙌🙌🙏🙏🏿

    ResponderExcluir
  10. Obgda pela reflexão ☺️, bom dia 🙏!

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Aquela mulher sendo curvada por Satanás a 18 anos, todos vendo e sabendo que ela não conseguia endireitar se, pois estava dominada pelo mau, e quando Jesus a curou a libertando daquele aprisionamento físico e com certeza espiritual, só por ser dia de sábado aproveitaram para julgá-lo?
    No nosso dia a dia infelizmente ainda existem muitos fariseus e mestres da lei descaracterizados, esperando ansiosamente para nos julgar e assim nos desvalorizar, mas não nos preocupamos com isso, pois nosso DEUS é muito maior que tudo.
    Jesus conhecia e conhece o coração de cada um, hoje temos o discernimento e também a certeza que Ele é o Justo Juiz e sempre tem o melhor para cada um. Tenhamos fé, confiando que quando estamos fazendo o bem, quando acreditamos na proteção da Santíssima Trindade, mau nenhum tem vez nas nossas vidas, inveja nenhuma nem forças negativas terão efeito, porque aquele que está em Cristo sempre prevalecerá a paz e o bem, pois Jesus nos defenderá, nos protegerá e nos salvará!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia , Deus abençoe o senhor , peço a nossa senhora auxiliadora para indeceder a Jesus para curar meu filho Lucas Leopolldo Aragão Rola que estar com muita dor na coluna e etnia de disco e está encurvado, que jesus passe a mão na cabeça dele e ele seja curado , pois precisa trabalhar em nome de Jesus e nossa senhora aauxiadora , obrigada senhor.


    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos, e muito obrigado pelas orações e ensinamentos, já passei muitas humilhações, como não conheci meus Pais, aliás não conheci minha família, mais Jesus e Nossa Senhora cuidou e cuida até hoje de mim e aqui estou firme e forte seguindo Jesus e Nossa Senhora. Serei grata até o fim a Deus que me deu uma família, meu marido, meus três filhos maravilhosos e 7
    netos, não tenho nada a reclamar só agradecer.🤲🙇🙏❤️

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos, peço oração pela vida do meu marido Ivaldo, hoje e o aniversário dele.🎂🥳🎉💟💟🌻🌻🌻

    ResponderExcluir
  15. Grata padre pelas palavras de Deus que nos iluminam através de vós. Peço oração por um conhecido que expulsou de casa seus filhos já adultos, por alguns delitos, é agora se encontra acamado em depressão. Peço também pela esposa deste nosso irmão, que sofre muito pelos dois lados da questão.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia gostaria pedir Para me enviar

    ResponderExcluir
  17. Jesus de Pedro, Jesus da Cruz, Jesus de Maria, Jesus da Eucaristia. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Agradeço a Deus por tudo q tenho na vida e peço hj pela minha irmã Barbara q está aniversariando. Que Deus lhe dê sempre muita saúde e felicidade. E q Nossa Senhora Auxiliadora nos proteja de todos os males q atacam nosso país. Amém

    ResponderExcluir
  19. Oro todos os dias com vocês.Adoro!

    ResponderExcluir
  20. abencoada dia oro todos os dias o salmo 90 é minha fortaleça cada dia brigado meu DEUS

    ResponderExcluir
  21. Senhor perdoa me, eu coloquei, expulsei minha filha de casa, e ela não me perdoa e já não fala mais comigo, e eu estou desesperada , estou em depressão a muito e estou encurvasa em encima de cama, arrependida do fiz ,preciso do perdão dela do Pai dela dos meus filhos Catherine e Eduardo Felipe outros filhos e principalmente de Jesus Cristo, por José é me ajuda, ajuda a me

    ResponderExcluir
  22. Obrigado senhor nós proteger olha pro Rudinei acorde mais animado e sem dor amém

    ResponderExcluir
  23. Deus de Todo Poder, Soberano dos séculos, eu LHE agradeço por todas as curas. Entretanto, me ensine ser bom e compassivo para com todos. Me ensine seguir o caminho do perdão, do amor, da oração, da santidade, da graça, da evangelização, da libertação e da obediência. Me ensine fugir do pecado, do avarento, das palavras grosseiras, vazias, insensatas ou obscenas, da devassidão, da impureza, da cobiça e da hipocrisia. Me ensine alcançar a herança eterna. Me ensine viver como filho da luz. Me ensine louvá-Lo com alegria. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Padre João Carlos a sua seria benção, acho muito lindo sua meditação e reflexão, gostaria de receber todos os dias direto no meu celular,

    ResponderExcluir
  25. Meu Deus ajudar a minha familia e a todos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você consegue amar seus inimigos?

     12 de setembro de 2024.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS