PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A oração que agrada a Deus

A oração que agrada a Deus





23 de outubro de 2022

30º Domingo do Tempo Comum

Dia Mundial das Missões


EVANGELHO


Lc 18,9-14

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
3O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”



MEDITAÇÃO


Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros (Lc 18, 9)


A pergunta deste 30º Domingo Comum é a seguinte: A sua oração está mudando a sua vida? Vale dizer: a sua oração tem sustentado o seu caminho de conversão?

A história que Jesus conta, hoje, nos deixa com a pulga na orelha. Não basta rezarmos e sermos fieis à oração. Precisamos estar atentos ao risco de nossa oração reforçar o nosso egoísmo e justificar a exclusão dos irmãos e, assim, ofender seriamente a Deus.

Dois homens subiram ao Templo para rezar. Um era fariseu, um homem praticante da Lei de Moisés. O outro era publicano, um cobrador de impostos, com pouca ou nenhum observância da Lei de Deus.

Jesus descreveu assim a oração do fariseu: “O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’”.

Essa oração do fariseu parecia um louvor a Deus feito por um homem santo, bom cumpridor de suas obrigações religiosas, de comportamento ilibado. Na verdade, sua oração apresenta, pelo menos, cinco falhas graves: 1. Mesmo dirigindo-se a Deus, ele fez uma homenagem a si mesmo por ser tão bom, tão praticante, tão piedoso. Assim, ele tomou o lugar de Deus, louvando-se a si mesmo, invocando sua honestidade e sua santidade. 2. Tendo ele já tanto merecimento, Deus ficaria, na verdade, obrigado a abençoá-lo, a recompensá-lo por sua santidade. 3. Sua oração reforçou o seu egoísmo. Tem muito “eu” na sua breve oração: (eu te agradeço, eu jejuo duas vezes por semana, eu dou o dízimo..). 4. A sua oração reforçou a discriminação do irmão, do publicano, ao invés de criar solidariedade (“te dou graças, porque não sou como os outros homens, nem como esse aí”). 5. Em sua presunção, a sua oração não abriu espaço para conversão, mudança de vida.

Jesus descreveu a oração do publicano assim: “O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’

O cobrador de impostos reconhece a grandeza de Deus e a sua condição de pecador. Em três gestos, isso fica claro: fica à distância, não se atreve a elevar os olhos, bate no peito. Assim, invoca a misericórdia de Deus: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador”. Deus está no centro de sua oração. Ele reconhece a sua condição de pecador. A sua oração abre caminho para a conversão, para a mudança de vida. Coloca-se nas mãos de Deus, invocando sua misericórdia.


Guardando a mensagem

Nesta história do fariseu e do publicano, Jesus, hoje, nos instrui sobre a oração. Muitas vezes, a nossa oração pode reproduzir o nosso egoísmo, nossa vaidade, nossa presunção. Assim, tomamos o lugar de Deus, nos auto-homenageando e julgando o irmão, reforçando a sua discriminação e exclusão. O fariseu mostra-se merecedor das graças de Deus, do seu favor. Em seu orgulho, fecha-se a qualquer apelo de mudança, de conversão. Assim, avisou Jesus, ele não voltou para casa justificado, perdoado, abençoado. O publicano, com humildade, reconhece-se necessitado da misericórdia de Deus. Na oração, abre-se para a ação de Deus, para sua graça, para sua misericórdia. Disse Jesus, este voltou pra casa justificado, perdoado, abençoado.

Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros (Lc 18, 9)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras do Salmo (Sl 33)

— O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!

— Mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança./ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.

Vivendo a palavra

Hoje, reze como o publicano, muitas vezes no dia: “Meu Deus, tem misericórdia de mim, porque sou um pecador”.

Comunicando

Hoje é o Dia Mundial das Missões. Em sua mensagem, o Papa Francisco, apresentou o tema "Sereis minhas testemunhas" (At 1,8). Neste dia, nós entregamos à Igreja uma oferta para o sustento dos trabalhos missionários nos lugares de maior pobreza e carência, em muitas partes do planeta. À essa oferta material, unimos nossa oração em favor da missão que o Senhor nos entregou: "Vão pelo mundo todo, anunciem o evangelho a toda a criatura". Muito bonita a mensagem do Papa para este Dia Mundial das Missões. E você pode lê-la neste e-book que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Meu Deus tem misericórdia de mim porque sou um pecador 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Sua bênção padre joao carlos🙌
    obrigada por esta homilia tão rica pois quanto mais aprendemos mais amamos a palavra de Deus 🙏🏻

    Senhor tendi piedade de mim que sou pecadora 🛐🛐.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João carlos sua Benção. Senhor tem misericórdia de mim que sou pecador

      Excluir
    2. Quero muito me escrever para rezar
      Com o senhor todos os dias

      Excluir
    3. Sua benção Padre João Carlos

      Excluir
  3. Perdão e misericórdia por todas as vezes que pequei contra Ti rezando como o fariseu

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção agradeço sempre pela às meditação da palavra de Deus amém 🙏✋ dos os dias mim acordo com a permissão do meu pai agradeço e vou lê a palavra de Deus que o senhor mim mandar todos os dias ficou muito Feliz amém 🙏✋ padre mandei oração para mim e minha família um lindo dia Pará o senhor muita paz saúde prá sua família 🙏 também até a manhã se Deus quiser 🙏 sua benção quem falar e ornilda soares de Recife PE 🙌

    ResponderExcluir
  5. Senhor tenha misericórdia deste país que tanto necessita .Meu Deus peço pela minha família muitas bênção e paz armonia .Senhor tenha misericórdia DE todos nós nesta eleição . Abençoados sejam todos nós Amém .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre sou ministra da Palavra
    em minha comunidade Cristo Rei e gostaria de participar do grupo de watzap seu para receber as palavras do senhor todos os dias!

    ResponderExcluir
  7. Meu senhor e meu Deus tem piedade de nós,sou pecador, tem misericórdia de mim.

    ResponderExcluir
  8. Paizinho eu te amooooooo aumente cada vez mais o amor por te dentro de mim♥️🪔🪔🪔

    ResponderExcluir
  9. 🙌🙌🙌🙌🙌🪔🪔🪔🪔🪔🪔🛡️🗡️🛡️🗡️🚘🔥🔥🖋️

    ResponderExcluir
  10. Que todos os anjos do céu e São João Paulo segundo proteja o mundo inteiro amém

    ResponderExcluir
  11. Senhor tenha Misericórdia de mim que sou um pobre Pecador, faça eu ter sede dessa água viva que nos abençoa 🙌🙏

    ResponderExcluir
  12. Senhor tem de misericórdia de mim por que sou um pecador amém

    ResponderExcluir
  13. Senhor tenha misecórdia de mim por que sou pecador.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. O Senhor esteja sempre em sua vida. Muito obrigada por trabalhar evangelizando. Ontem assisti a missa pela TV e o senhor estava lá também. O bispo falou um momento no trabalho da rádio deles e eu repetindo tudo pela AMA também e pela rádio vc amanhecer e pelo senhor também. Um grande abraço e Deus siga abençoando e protegendo o senhor para que siga fazendo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, senhor tem de misericórdia de nós e do mundo inteiro. Que reconheçamos os nossos erros e passamos a viver em retidão

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre, que o Espírito santo lhe dê sabedoria, paz e saúde. Agradecemos as suas reflexões que é de uma linguagem simples para o entendimento de todos. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Senhor tenha misericórdia de mim,pois sou pecador!Amém!!

    ResponderExcluir
  18. Deus da vida, eu LHE agradeço por mais um domingo. No entanto, me conceda a graça de evitar a discriminação. Me conceda a graça de seguir o caminho do justo, do amor, da libertação, da salvação, da fé, da oração, da piedade e da humildade. Me conceda a graça de servir os oprimidos. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de combater o bom combate. Me conceda a graça de alcançar a coroa da justiça. Me conceda a graça de ter a VOSSA proteção. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS