PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você precisa subir a montanha.

Você precisa subir a montanha.




06 de setembro de 2022

Terça-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Lc 6,12-19


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


MEDITAÇÃO


E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


Olha que grande lição Jesus está nos dando. Ele tem uma decisão importante para tomar. A essa altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o segue. E ele precisa dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisa tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração.


A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão encontra a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus. Também na véspera de sua paixão, angustiado e humanamente atordoado pela paixão iminente, está no monte em oração, no Getsêmani. Pede ao Pai para afastar o cálice de dor e humilhação e a morte violenta. Mas, quer, antes de tudo, aderir à vontade de Deus. Uma noite de oração.


Eu tenho a impressão que muitos cristãos tomam decisões sem consultar Deus, sem uma noite de oração. Uma noite de oração é um modo de dizer, uma experiência de discernimento na presença do Senhor. Tem coisas importantes para decidir? Então, precisa subir a montanha, isto é, colocar-se na presença do Senhor para, com a sua luz, com a assistência do seu Espírito, encontrar a sua vontade, o melhor para sua felicidade aqui na terra e na eternidade.


E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.




Guardando a mensagem


Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.


E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,
vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais. Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e decidir no diálogo com Deus. Assim, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Volto a lembrar o esforço que centenas de irmãos e irmãs estão fazendo neste mês da Bíblia: lendo, diaramente, o evangelho do dia. Se não puder ler em sua Bíblia, siga o link que estou lhe enviando... ele abre o texto do Evangelho e da Meditação.

Comunicando

De 19 a 24 deste mês, vamos realizar o curso bíblico sobre o Livro de Josué. A inscrição dá direito ao material do curso (o e-book) e, no final, o Certificado. Você pode inscrever-se pelo link que estamos lhe enviando ou pelo nosso whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Anônimo6/9/22 01:25

    Bom dia padre João Carlos linda meditação é um grande exemplo nós as vezes gostamos de tomar decisões por impulso depois vem a decepção e o arrependimento. O melhor é seguir o grande exemplo de Jesus 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/9/22 08:48

      Amém 🙏

      Excluir
    2. Anônimo6/9/22 08:50

      Que possamos ser fiéis aos ensinamentos do Mestre 🙏 Amém 🙌🙏😃

      Excluir
    3. Anônimo6/9/22 10:20

      Amém precisa va ouvir esta msg,sou angolana mor na cidade de Luanda.mt obrigada

      Excluir
    4. Anônimo6/9/22 10:37

      Quero receber ESSAS Mensagem em meu watts

      Excluir
  2. Anônimo6/9/22 04:19

    Hoje fui completamente tocado sobre as decisões na vida. Percebi que muita coisa tenho pedido, as vezes não alcanço por não ter entrado antes em oração buscando a presença de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/9/22 04:27

    Subir a montanha com Jesus de Pedro, Jesus da Cruz, Jesus de Maria, Jesus da Eucaristia. Glória a vós Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/9/22 06:15

    Bom dia Padre é uma graça pela manhã receber uma palavra tão forte para meditação ofia todo. Gostaria de participar no curso bíblico como fazer. Sou Angola- Luanda. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/9/22 06:15

    Amèm aprendi muito com esta meditaćão

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/9/22 07:01

    Quanta sabedoria e inspiração! Eu acolho cada palavra para por em prática em cada decisão que Terei que tomar!
    Gratidão Padre! Bendito seja Deus pelo dom de sua vida e sua vocação!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/9/22 07:12

    Amém, estou precisando muito conversar com Deus e pedir sabedoria , a minha cruz está pesada e estou muito triste , me saúde senhor a ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/9/22 07:14

    A palavra de Deus hoje veio falar diretamente comigo. Obrigado Senhor,por me alertar a subir à montanha.
    Paz e bem...

    ResponderExcluir
  9. Excelente meditação. Quantas vezes deixamos de consultar a Deus quando vamos decidir coisas importantes para nossas vidas. Deus no comando sempre.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/9/22 08:04

    Que Deus me dê forças pra suportar tanta ingratidão dentro de minha própria casa.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/9/22 08:08

    Bom dia padre grande lição para nós esse Evangelho a comunhão com Deus nós fortalecer a cada dia 🙏🏾

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/9/22 08:25

    Bom dia padre que bela homilia é muito tocante. Que Jesus toque nesses corações enfurecidos.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/9/22 10:41

    Bom dia padre e que a palavra e o sacrifício de JESUS toque o coração do povo mau e perverso e cheio de ódio..... AMÉM

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/9/22 12:51

    Palavras da Salvação Glória a vós Senhor

    ResponderExcluir
  16. Amém boa tarde padre sua benção. Todos os dias eu leio a meditação da palavra de Deus tenho aprendido muito com o senhor que Deus o abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/9/22 23:42

    Boa noite Pe João Carlos. Em setembro de 2020 entrei nesse grupo e agradeço todos os dias por estar nele. As suas mensagens confortam e fortalecem mimha vida e me sinto abençoada por Deus através de suas palavras. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Deus te abencoe grandemente Pe.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS