PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que as mãos revelam

O que as mãos revelam



05 de setembro de 2022

Segunda-feira da 23ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 6,6-11

Aconteceu num dia de sábado que, 6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observava, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

MEDITAÇÃO


Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio” (Lc 6, 10)

Olhe bem para suas mãos. Olhou? Agora, me responda: O que as mãos representam? Mais uma chance. Olhe bem pra suas mãos... Olhou? O que as mãos representam? E se suas mãos fossem defeituosas, haveria algum problema? Veja se você concorda comigo: As mãos representam a nossa capacidade de trabalhar, de ganhar o pão de cada dia. Claro, elas representam mais do que isso. Mas, com as mãos defeituosas vai ficar muito difícil você construir uma casa, fazer uma limpeza, digitar um texto, dirigir um carro, fazer o almoço... está vendo? As mãos têm a ver com o trabalho. Se isso é verdade hoje, mais ainda no tempo do povo da Bíblia. O povo trabalhava no campo, na lavoura ou nas criações de gado ou ovelhas, na pesca, no artesanato... Com um defeito nas mãos, a pessoa estava impossibilitada de ganhar o pão de cada dia.

Bom, até aqui estamos de acordo. Então, vou lhe fazer outra pergunta: você já percebeu que a lei do sábado, no tempo de Jesus, tinha a ver com o trabalho? Na Bíblia, duas tradições sublinham o valor do sábado, no Antigo Testamento. No Livro do Êxodo, o sábado tem a ver com o descanso de Deus, e, portanto, com a dignidade do trabalhador. No Livro do Deuteronômio, o sábado tem a ver com a saída da escravidão do Egito. Guardar o sábado é manter viva a memória da liberdade conquistada contra o regime do Faraó. Então, por um lado, o sábado sublinhava a dignidade do trabalhador: um dia de descanso e celebração dos frutos do seu trabalho; E por outro lado, o sábado afirmava a liberdade de um povo que não quer voltar à escravidão e é dono de sua terra e de sua história. Esse é o sentido do sábado, no Antigo Testamento. Claro, que isso tem um sentido religioso. Só um povo senhor do seu trabalho e de sua história pode render glória a Deus com a sua vida. Então, o sábado tem a ver com o trabalho.

E já que estamos nos entendendo, vamos ver o texto de hoje. Jesus está na sinagoga de Cafarnaum. É um dia de sábado, claro, dia do culto. E lá ele encontra um homem com a mão seca. Muita gente está de olho nele pra ver se ele vai curar no sábado. Curar é uma forma de trabalho. Para eles, isso não podia. Jesus fez uma pergunta incômoda. Ninguém respondeu. Ele perguntou se sábado era para fazer o bem ou fazer o mal? Ele sentiu a dureza do coração deles e ficou triste e aborrecido. E curou o homem da mão seca. Até aqui, tudo tranquilo. Agora, vamos prestar bem atenção no que ele disse àquele pobre homem.

Ele disse ao homem três coisas: ‘Levanta-te’ – ‘Fica aqui no meio’ – e ‘Estende a mão’. Essas palavrinhas fizeram toda a diferença. LEVANTA-TE! Você sabe, quando alguém se levanta assume uma posição, é um sinal de tomada de decisão. Ele estava sentado. Sentado pode indicar passividade, acomodação. Levantar-se é um sinal de desinstalação. De pé é a condição de Jesus ressuscitado. FICA AQUI NO MEIO! Pra que isso? Jesus podia tê-lo curado, sem tirá-lo do canto dele. Mas não, chamou-o para o meio. No centro da preocupação daquelas pessoas estava o sábado, a lei. Mas, no centro devia estar o homem necessitado. Que bela lição. ESTENDE A MÃO! Ele estendeu a mão e ela ficou curada. Se a pessoa humana em sua necessidade estiver no centro de nossa preocupação, na religião (representada aqui pelo sábado na sinagoga) atua a força de Deus para devolver a sua dignidade. O homem foi restaurado na sua capacidade de trabalhar, de ganhar o pão de cada dia com as suas mãos.


Guardando a mensagem

A ação de Jesus nos ajuda a perceber que é necessário deslocar a preocupação com a instituição ou com a Lei para a pessoa humana. A pessoa humana é que deve ser o centro das atenções na religião, na economia, na política, em tudo. Na religião cristã, experimentamos a força de Deus que levanta os oprimidos e sofredores, fazendo-os sujeitos de sua história (Levanta-te!), reconhecendo a prioridade de sua situação (Vem para o meio!) e revelando a sua dignidade de filho de Deus (Estende a mão!). Uma fé comprometida com as pessoas, com os humildes, com os que têm alguma deficiência, com os doentes... Assim, o nosso culto fica verdadeiro. E nosso Deus, mais satisfeito conosco.

Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio” (Lc 6, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
não podemos entender como, depois de tudo o que fizeste, no final do culto na sinagoga, vários saíram se combinando para te eliminar. Essas pessoas colocavam a Lei no centro de sua vida social e religiosa e não aceitaram o teu ensinamento sobre colocar a pessoa humana no centro. Às vezes, em nossas famílias, nos esquecemos das pessoas e ficamos mais preocupados com a segurança dos bens que temos, por exemplo. E na escola, alguém se preocupa mais com o conteúdo a ser dado do que com os estudantes que estão aprendendo. E até na Igreja, corremos o risco de nos preocupar mais com os ritos do que o povo santo que está celebrando. Obrigado, Senhor, por tuas lições. “O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, ao lavar as mãos, olhe bem para elas e tente lembrar a história do homem da mão seca. Aproveite e reze pelos desempregados; e para que eles estejam no centro de nossas preocupações na Igreja e na sociedade.

Lembrando o desafio desse mês: ler, diariamente, o evangelho do dia. Está conseguindo? Se ainda não começou, comece hoje. Seguindo o link que estou lhe enviando, você encontra logo o texto do evangelho, além do texto da Meditação.

Comunicando

Você já pode se inscrever no curso bíblico que vamos realizar, de forma on-line, de 19 a 23 de setembro, sobre o Livro de Josué. Para se inscrever, acesse o site www.amanhecer.org.br ou siga o link que estamos lhe enviando ou faça contato pelo nosso whatsapp 81 3224-9284. Quem estiver inscrito vai receber o material do curso (o e-book) e, no final, o Certificado de participação. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Anônimo5/9/22 03:59

    Obrigada pela meditação da palavra .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/9/22 06:21

    Amém Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/9/22 06:24

    Bom dia Padre João Carlos. Eu leio diariamente o Evangelho e também lia todas as demais leituras da liturgia. No momento só estou lendo o Evangelho porque o site que fornecia a liturgia diária deixou de fornecer..então só leio o Evangelho.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/9/22 06:25

    Tenho muita vontade de receber as demais leituras da liturgia diária.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/9/22 06:47

    Bom dia! Obrigada pelo a solidariedade de todos, estou aceitando o desafio de ler o evangelho todos os dias

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/9/22 07:27

    Bom dia Padre João Carlos com saúde, paz e serenidade para todos. Uma excelente e abençoada semana chia do amor de Deus na sua vida.
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/9/22 07:30

    Bom dia padre João Carlos a sua benção.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/9/22 08:08

    Bom dia Padre , muito obrigado por nos explicar as sagradas escrituras através da leitura do evangelho.Paz e bem a todos !

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que Jesus nós abençoe dano saúde, paz e alegria e abençoe a todos que estão precisando de emprego 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/9/22 14:03

    Salve Maria! Bela reflexão! Obrigada Padre!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/9/22 14:48

    Deus o ilumine diariamente, gratidão pelas ricas reflexões.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/9/22 17:10

    Graças a Deus e ao evangelho que estou lendo todos os dias, minha vida está mudando e eu creio que vai mudar muito mais! Preciso muito de oração pra mim e pra toda minha família!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS