PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Um que soube largar tudo para seguir o Mestre

Um que soube largar tudo para seguir o Mestre





21 de setembro de 2022

Dia de São Mateus, apóstolo e evangelista


EVANGELHO


Mt 9,9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

MEDITAÇÃO


Ele se levantou e seguiu Jesus (Mt 9 , 9)

Como hoje é dia do apóstolo e evangelista São Mateus, a liturgia nos brinda com uma passagem bíblica muito especial, onde podemos meditar sobre o chamado de Jesus a Mateus e a cada um de nós.

A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede de serviço associado ao Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus amigos de profissão, razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.


Guardando a mensagem

Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor, não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas. Precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sendo hoje dia do apóstolo e evangelista Mateus, fica bem você pegar sua Bíblia e ler nela essa passagem com muita atenção: Mateus 9, 9-13. Além do mais, é o nosso desafio desse mês: ler o evangelho do dia, todo dia. 

Comunicando

O curso bíblico sobre o Livro de Josué prossegue até sábado, das 15 às 16 horas, no meu canal do Youtube. Muita gente está aproveitando bem essa oportunidade para conhecer mais a Palavra de Deus. Com certeza, você também. Na aula de hoje, vamos fazer o sorteio de três bíblias. Você pode participar do sorteio, colocando seu nome na lista que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

20 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos muito obrigada pela meditação é sempre um prazer receber. É bem verdade que a beleza do ser humano está no seu interior não adianta ser bonito por fora mas com um interior cheio de podridão é aí que Jesus vem nos ensinar a ser como ele humildade, justo e com muito amor para dar a todos nós. Vamos seguir Jesus e aprender todos os dias os seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos. Agradeço a Deus por me encaminhar a segui-lo pois, o envagelho de hoje é um grande exemplo que que Jesus nos ensina como sairmos da zona de conforto e irmos ao encontro de quem precisa de nós e da nossa humilde. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos. Chamo-me Celma, sou angolana, vivendo em Acra, Gana. Acompanh-o desde 2019 e não pretendo deixar de o acompanhar. As suas meditações diárias, servem-me como âncora. Obrigada por tudo o que faz em nome de Deus. Cumprimentos à sua equipment. Deus abençoe.

      Excluir
  3. Bom dia, Padre João Carlos. O evangelho me conforta a alma, sinto a alegria em me alimentar desse imenso amor compartilhado diariamente com todos que tem a oportunidade de ouvir-lo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Paz e bem. Como é gratificante ver a luz do dia, e ler a Palavra do Evangelho nos mostrando a verdadeira vida em Cristo. Os fariseus condenava Jesus por estar junto aos pecadores e ao sentar a mesa com os cobradores de impostos. Isso nos revela que devemos abraçar os pecadores e leva-los ao caminho de Jesus que é a nossa verdadeira salvação.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Obrigada pela leitura dessa manhã. Ela me faz começar meu dia com mais alegria e paz no meu coração ❤

    ResponderExcluir
  6. Bom dis Padre JOÃO Carlos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre Joao Carlos, é gratificante ao despertar a primeira coisa que faço é ouvir sua meditação diária, é um conforto e alimento para o meu dia.Suas músicas , fico cantando o dia inteiro. Obrigada pela sua presença no meio de nós através dos meios de comunicação. Abraço .Um santo e abençoado dia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos Eu me chamo Maria Istela da Silva Santos moro na cidade de Altamira Pará e ouço toda vez a sua homilia que é nos enviado no grupo da igreja da nossa igreja, Nossa Senhora de Fátima pela nossa amiga Ana Paula e eu gosto muito ,obrigada por tudo ,ainda não sou semeadoras pois fico com receio de as pessoas não gostarem ,mas de vez enquanto envio ,até agora não tive nenhuma resposta mas vou começar a perguntar se gostaria de receber a palavra todos os dia ,Paz e Bem a todos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Obrigado Padre. Shalom!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado , meu Deus !! Vós sois a minha fortaleza.

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre sua benção 🙏🏼 peço oração por minha família claudino. São Mateus Rogai Por nós 🙌

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos sua bênção, gratidão por essas maravilhas de receber o Evangelho diário é também de me conceder a graça de participar do curso de Consagração a Santíssima Virgem Maria com o Padre Ricardo Basso, está sendo uma bênção, estamos na 12° aula, a nossa consagração a Nossa Senhora será em 12 de Outubro as 11: 00h Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! COMO FAÇO PARA QUE O PADRE POSSA MANDAR PARA MEU WHATSAPP TODOS OS DIAS ESSAS MENSAGEM MARAVILHOSA QUE TEM SALVADO MINHA VIDA É EU TENHO TANTAS GENTE PRECISANDO OUVIR E EU GOSTARIA MUITO DE COMPARTILHAR TAMBÉM
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, pé João Carlos!
    Deus ilumine sempre. São sábios seus ensinamentos. Se seguissemos o evangelho, certemente, teríamos um mundo melhor. Obrigada por existir.

    ResponderExcluir
  15. Amém Padre João! Deus o abençoe imensamente e a Virgem Auxiliadora o envolva no seu manto de luz e proteção sempre! Sua benção Padre João!🌹

    ResponderExcluir
  16. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  18. Glória a Vós Senhor!
    O ensinamento de Jesus nesta visita, neste chamado nos faz entender que: para anunciar o Evangelho e resgatar almas para o Reino dos Céus será preciso irmos em todos os lugares imagináveis, conviver com todos os tipos de pessoas, ricos, pobres, brancos, negros, drogados, bandidos, corruptos, etc,.. ou seja, encontraremos todo tipo imaginável de pecadores como nós mesmos, necessitados de amor, de carinho, muitas vezes carentes de diálogo, de compreensão.
    Se nós formos escolhidos por DEUS por um motivo ou outro para passarmos pela vida de um desses irmãos necessitados, muitas vezes desacreditados e talvez já desesperançosos na vida, devemos como Cristãos não julgar e sim termos compaixão, acolher, escutar e sempre testemunhar o Amor do Pai, mostrando que DEUS os ama também, não importa o que eles fizeram e nem o que eles foram, eles também são uns filhos muito amados, e só depende deles abrir o coração, se arrependerem e deixar tudo que os prende, e até muitas vezes os escravizam para trás, levantarem e aceitarem seguir Jesus, que assim também estarão compreendendo o que significa a misericórdia e assim serão merecedores da salvação em tempo,.

    ResponderExcluir
  19. Deus Pai Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela vida de todos os pastores, mestres e evangelistas. No entanto, me ensine viver a minha vocação. Me ensine suportar todas as pessoas com amor, humildade, paciência e mansidão. Me ensine guardar a unidade do espírito, pelo vinculo da paz. Me ensine seguir o caminho do profetismo, do apostolado, da santificação, da conversão, da misericórdia, da perfeição, da graça, da fé e da esperança. Me ensine viver o meu batismo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS