PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O encontro com o Senhor pede conversão

O encontro com o Senhor pede conversão




22 de setembro de 2022

Quinta-feira da 25ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Lc 9,7-9

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

MEDITAÇÃO


Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).

É Herodes perplexo, ouvindo falar de Jesus. Imaginou logo que poderia ser o próprio João Batista que tivesse ressuscitado. Corriam vozes que se tratava do profeta Elias que tinha voltado ou de algum antigo profeta ressuscitado. O tetrarca Herodes era um sujeito fraco e supersticioso. Para ilustrar sua fraqueza, basta lembrar que, mesmo a contragosto, mandou degolar João Batista na prisão para atender a um capricho da amante.

Herodes, um governante sem legitimidade, já vivia assustado pela sua impopularidade e pela repressão com que tratava os descontentes do seu regime. Ele era um dos monarcas sustentados pela aliança com o império romano. E comandava a Galileia, a região onde Jesus morava. Violento, cruel e inseguro, Herodes assustou-se com o que ouviu falar de Jesus.

“Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” Assim preocupado, Herodes procurava ver Jesus. Se Herodes não estivesse tão preocupado com seu poder (para não perdê-lo), poderia ter se valido desta sua perplexidade para ter um encontro verdadeiro com Jesus. Com certeza, abrindo o coração, esse encontro poderia levá-lo à conversão de sua vida de luxúria, violência e pecado.

De toda forma, a chance de encontrar-se com Jesus, Herodes teve. Na Paixão, três anos depois, Pilatos, tentando se livrar do caso, mandou Jesus como prisioneiro a Herodes. Mas, Herodes não soube aproveitar a ocasião para aproximar-se com respeito do Senhor e deixar-se interpelar pelo seu Evangelho. Cego pela vaidade, na euforia da bebida e arrotando soberba, Herodes só se ocupou de zombar de Jesus ou de querer arrancar-lhe um número de espetáculo para deleite de sua corte. Tratou Jesus como um mágico, um palhaço, humilhado pela prisão e pelos maus tratos. Jesus detido, amarrado, ficou calado. Não respondeu a nenhuma pergunta daquele monarca adúltero, violento e cruel. Mesmo ficando frente a frente com Jesus, Herodes não se deixou tocar pela graça e pelo amor de Deus.


Guardando a mensagem

A admiração de Herodes por João Batista não o impediu de mandar matar o profeta. Não basta a admiração pelo Senhor, por suas palavras ou por sua Igreja. É preciso conversão, mudança de vida, a partir do reconhecimento de sua vida errada, com o firme propósito de consertá-la. Não podemos deixar a graça passar. Jesus não é uma ameaça. Ele é a grande chance para nos libertarmos de uma vida vazia, tocada à vaidade. Herodes também teve a chance de se encontrar com Jesus. O verdadeiro encontro com o Senhor pede conversão, acolhida da graça de Deus numa vida nova. Mateus é um bom exemplo. Abandonou a mesa dos impostos para seguir Jesus. Zaqueu é um bom exemplo. Na vida nova da graça, dividiu seus bens com os pobres e reparou o prejuízo que causara às pessoas. Herodes não, Herodes é um mau exemplo.

Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como disseste, é o Pai quem nos revela quem tu és. É o Santo Espírito quem nos leva a viver em comunhão contigo e com o Pai. Que de cada encontro contigo, saiamos renovados, fortalecidos no caminho do bem e da justiça. Dá-nos, Senhor, a graça de conhecer-te sempre mais e a força para acolhermos de coração sincero a tua Palavra salvadora. Concede-nos, Senhor, perseverança nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você já tem o seu caderno espiritual? Ele é um bom recurso para apoiar o seu caminho de crescimento cristão. Bom, no seu caderno espiritual, escreva alguma coisa sobre a Meditação de hoje.

Comunicando

Hoje é o dia da Santa Missa das 11 horas. Mas, hoje a Missa será ao meio dia. Nós transmitiremos a Missa da Semana Eucarística no Recife, presidida pelo arcebispo Dom Fernando, precedendo a procissão fluvial. A Semana Eucarística já nos prepara para o 18º Congresso Eucarístico Nacional. E às 15 horas de hoje, teremos a 4ª Aula do Curso Bíblico.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

14 comentários:

  1. Jesus é amor, Jesus é vida sem ele a vida é um vazio sem sentido porque Jesus é a luz do mundo . Bendito sejas senhor Jesus 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. É sempre vivificante e alentador todos os dias receber as lições de Jesus através do senhor, Pe João Carlos. Seja sempre instrumento de Deus na proclamação da Palavra,🙏🙌

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, Bom Dia, agradeço pelas meditações e bençãos q alcancei pelas lindas e fé ,e pelo grupo Maria na minha casa com João Carlos pavin 🙌🏾
    Peço q no dia de hoje as 9:00 eu seja abençoada na perícia médica com aposentadoria , se não alcançar eu agradeço ao senhor e Maria passando na frente. E vou pedir qveu alcance amém 🙌🏾🙌🏻

    ResponderExcluir
  4. Amém, bom dia padre sua benção 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus e tudo em nossas vida. Nós precisamos sempre ter Jesus em nossos caminho Amen

      Excluir
    2. Oi padre Antônio meu nome é risineia Ribeiro Fonseca moro em Goiânia eu gostei das oração e dos evangelho da bíblias

      Excluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Mesmo Herodes, o tetrarca com toda autoridade naquela época, se quisesse capturar Jesus não conseguiria, porquê, sua intervenção era somente na lei dos homens, e sabemos que Jesus Cristo era e é o Filho escolhido de DEUS Pai.
    Da mesma forma temos que acreditar que se como cristãos autênticos agirmos, sempre negando as coisas do mundo e agindo de acordo a vontade do Pai, nós também seremos protegidos e guardados de todos tipos de maldades, por o Único que tudo pode, o Paráclito nosso Advogado Protetor o Justo Juiz, Médico dos médicos, o Eu Sou, pois para Ele não existe impossível para nos salvar, nos proteger e nos abençoar de todas as formas como Seus filhos amados. Assim para nos provar este Amor surreal entregou na cruz seu Filho Unigênito para nos dar a vida, e vida em abundância de graças nos garantindo a vida eterna,.

    ResponderExcluir
  6. Leonice Souza. Bom dia padre João Carlos sua benção. Padre eu estou te acompanhado pelo facebook as leituras do evangelho padre João Carlos obrigado por o senhor está na minha casa amém amém.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos eu queria dizer que se dia eu não pode aciste seu programa ouvir e proque eu estou ajudando a minha família que esta com poblima de saúde mais graças a Deus hoje eu estou en casa obrigada padre pro tudo que o senhor ja mim judô

    ResponderExcluir
  8. Leonice Souza padre João Carlos sua benção eu queria pedir uma oração para m
    Para mim também e pedir que .osenhor bote minha sobrinha seu nome e maria Cristina proque a fes edeu errado eu tive ontem na casa dela para ajudar com as coisas de sua casa

    ResponderExcluir
  9. Procurar conhecer Jesus é o maior desafio das ciências. É a maior graça que recebemos através da fé. Pelas pessoas castigadas pela fome e doentes na sua alma. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Deus Pai Todo Poderoso, eu LHE agradeço por ter uma família. Entretanto, me ajude evitar o pecado, a violência e a vaidade. Me ajude seguir o caminho do profetismo, do amor e da humildade. Me ajude conhecer, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Cada dia me sinto mais fortalecida e confiante que Deus é o nosso refúgio e fortaleza! A leitura do evangelho está me ajudando a vencer todas as barreiras! Peço oração para mim e para toda minha família!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS