PE. JOÃO CARLOS - BLOG DA MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Construir a vida sobre a prática da Palavra.

Construir a vida sobre a prática da Palavra.





10 de setembro de 2022

Sábado da 23ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Lc 6,43-49

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.
45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?
47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.
49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

MEDITAÇÃO


Não existe árvore boa que dê frutos ruins (Lc 6, 43)

No evangelho de hoje, Jesus compara árvore, homem e casa. Árvore ruim dá frutos ruins. Homem mau tira coisas más do seu coração. Casa sem alicerce desmorona na primeira enxurrada. Por outro lado, árvore boa dá frutos bons. Do coração de um homem bom só sai coisas boas. E casa construída em alicerce sobre a rocha é que resiste às tempestades da vida.

Tudo isso pra dizer que os frutos bons, as obras boas e a resistência às crises são consequências do que a gente planta, das decisões que toma, do alicerce sobre o qual a gente constrói. Você planta um espinheiro, não vai querer colher uvas dele. Você vai juntando coisa ruim no coração, só pode sair coisa ruim de sua boca. A boca fala do que o coração está cheio. Do mesmo modo, sua casa, sua vida, seu negócio, seu casamento não resistirão às turbulência da vida se não tiverem um bom alicerce. Casamento construído nas carreiras se desmancha antes do segundo aniversário. Sem estudo sério, sem alicerce pra valer, você não vai pra frente.

Jesus é o Mestre que está ensinando os seus discípulos a viverem com sabedoria. Muitos livros na Bíblia são assim, de ensinamentos pra gente viver direito. Sobretudo os livros chamados Sapienciais estão cheios de conselhos e orientações sobre como viver bem, sendo fiel a Deus. Você, com certeza, já ouviu ou folheou alguns desses livros bíblicos: os livros da Sabedoria, dos Provérbios, do Eclesiástico, do Eclesiastes, além do Livro dos Salmos.

E a sabedoria que Jesus está ensinando aos discípulos e discípulas tem um fundamento muito simples e claro: construir a própria vida sobre a prática da Palavra de Deus. Ele falou de ir a ele, ouvir sua palavra e pô-la em prática. Ir a ele, porque não é o ensinamento de qualquer um que garante a nossa vida. Nossa garantia está em Jesus. Ele é o filho de Deus, sabe direitinho o que Deus quer. Ele é o verbo feito carne, sabe bem como podemos viver segundo o coração de Deus. Ir a ele, não a qualquer mestre. Como disse Pedro, naquele sermão depois do Pentecostes, Deus fez de Jesus o nosso Guia. E, indo a ele, ouvir a sua palavra. A sua palavra revela a vontade do Pai. E realizar essa palavra, praticando-a.

Praticando a Palavra de Deus, estamos lançando alicerces sólidos para o futuro; plantando a semente ou a muda que vai dar uma árvore apreciada pelos bons frutos. Assim, enchemos o coração de coisas boas. Na hora oportuna, o homem sábio tirará do tesouro do seu coração coisas boas: compreensão com a fraqueza dos outros, bons conselhos, perdão, esperança, alegria, fé. Na tempestade, a casa resistirá. A gente colhe o que planta.


Guardando a mensagem

Jesus, Mestre da sabedoria de Deus, nos ensina como viver bem. Para colher amanhã, precisamos plantar hoje e plantar bem. A grande tarefa de hoje é lançar alicerces, que consiste em praticarmos a Palavra de Deus que ouvimos. É como quem constrói uma casa com alicerces profundos, sobre a rocha. Ninguém derruba. É como quem planta uma árvore escolhendo a melhor muda ou a melhor semente. Vai colher os melhores frutos.

Não existe árvore boa que dê frutos ruins (Lc 6, 43)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
que bênção é a tua Palavra, Senhor. É a palavra que escutaste do Pai. É a palavra certa para a nossa frágil vida humana que tu bem conheces. Dá-nos, Senhor, o teu Santo Espírito para que transformemos a palavra que escutamos em novas atitudes, em mudança de vida e em alicerce para a nossa casa. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Guarde esse pensamento: "A gente colhe o que planta".  Praticar a palavra de Deus é preparar um futuro de alegria e realização.

Comunicando

Não sei se você já se inscreveu para o Curso Bíblico.... Bom, vou lhe explicar direitinho. Eu e a Associação Missionária Amanhecer (AMA), para este Mês da Bíblia, preparamos o Curso Bíblico sobre o Livro de Josué. Será de 19 a 24 de setembro, das 15 às 16 horas, com transmissão pelo Youtube. Teremos, então, uma semana de estudo sobre a Palavra de Deus, uma semana abençoada. Para receber o material do curso e o certificado, você precisa se inscrever. Inscreva-se pelo link que estamos lhe enviando ou pelo WhatsApp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


INSCRIÇÃO PARA O CURSO BÍBLICO



De 19 a 24 de setembro de 2022, 
CURSO BÍBLICO - LIVRO DE JOSUÉ, 
com Pe. João Carlos.
Acesse a página de inscrição do curso bíblico: 


14 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos a nossa vida , o nosso dia após dia está todo na bíblia é bem verdade o evangelho de hoje . tudo que nós fizemos no passado reflete no nosso futuro. Eu tenho sentido o peso dos erros.Muito obrigado padre por me ilucidar todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre,sou muito grata ao senhor por cada amanhecer ser fortificada com a palavra de Deus através de suas meditação,chega me dá ânimo de tocar a vida. Sua benção!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Sua bênção obrigada pelo a meditação

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço oração pra meu marido que estar aniversariando hoje que Jesus o abençoe e ilumine a sua vida 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho é poder entender a bíblia e passar para os amigos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Gostaria de saber ontitulo da canção enviada após a reflexão da palavra de hoje.

    ResponderExcluir
  7. Por muito tempo levei minha vida sem a palavra de Deus. Hoje, dou glória a Jesus por ter representado nosso Pai maior tão bem. E a você Pe João Carlos que nos trás tão bem o que a sagrada escritura nos trás através de parábolas.

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia padre graças a Deus estou conseguindo todos os dias ler gratidão senhor gratidão padre

    ResponderExcluir
  9. Amém, bom dia 🌻 Padre bença 📿 peça oração pela minha filha Érica consiga um emprego em sua área de jornalismo amém ✝️

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre bença

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de ler todos esses relatos e a meditação da palavra , grata Padre João Mari

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos ,gosto muito do seu jeito de proclamar o evangelho e não entendo muito bem lendo a Bíblia mas já fui catequista e ouvia o evangelho do domingo na missa e explica bem para a turminha .Tinha muita facilidade e agora seguindo e muito bom .Deus o abençoe .

    ResponderExcluir
  13. Sou Grata a Deus pela sua misericórdia para conosco, estou muito feliz com o resultado que a leitura do evangelho está fazendo na minha vida.Ore por mim e pela minha família Pe.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Que a misericórdia de Deus recai sobre nós

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.

Postagem em destaque

A sua e nossa missão.

  03 de dezembro de 2022 Sábado da 1ª Semana do Advento Memória de São Francisco Xavier EVANGELHO Mt 9,35 –10,1.6-8 Naquele tempo, 35Jesus p...

POSTAGENS MAIS VISTAS