PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Como tirar o cisco do olho do seu irmão

Como tirar o cisco do olho do seu irmão




09 de setembro de 2022

Sexta-fera da 23ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO

Lc 6,39-42

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás
enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.


MEDITAÇÃO


Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão (Lc 6, 42)

A sensação de ter um cisco no olho é uma coisa muito chata. É o tal do argueiro. E a pessoa mesma pode tirar o cisco do seu próprio olho, banhando os olhos com água na torneira, no chuveiro ou derramando água no olho com um copo, por exemplo. Mas, nada de ficar esfregando o olho. E todo cuidado com as mãos sujas: elas podem aumentar o problema, irritando os olhos ou transmitindo doenças.

Normalmente, a pessoa precisa da ajuda de alguém para remover o cisco do seu olho. Mas, quem vai ajudar tem que estar com as mãos bem lavadas com sabão, e precisa identificar onde está o cisco, o argueiro. Tem que olhar bem, abaixando a pálpebra do olho e pedindo à pessoa para mover o olho para um lado e para o outro. Identificando o cisco – um cílio, um lixinho ou o que seja – precisa ajudar a pessoa a lavar os olhos com água. Não tendo jeito, tem que levar logo num posto de saúde, numa UPA.

Dessa experiência tão simples, a do argueiro, Jesus tira uma lição muito séria: “Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?” Achar defeito na vida dos outros, bem que é fácil. Difícil é identificar os próprios erros e querer consertá-los. É claro que os outros precisam de nós, de nossa amizade, de nossa proximidade, de nossa correção também. Por isso, precisamos estar em condições de ajudar. Mas, ajuda a tirar o cisco do olho do outro ou da outra quem está enxergando bem, não é verdade? Você estando com a sua vista prejudicada, como se tivesse uma trave de madeira nela, não vá se meter a tirar o argueiro do olho do seu irmão!

Alguém que chega atrasado todo dia no trabalho não vai poder corrigir um colega que um dia se atrasou. Primeiro, cuide de andar no horário. Um pai que chama palavrão na vista dos filhos não tem moral para reclamar de um filho que soltou um palavrão. Primeiro, tirar a trave do seu olho para ajudar a tirar o cisco do olho do filho. E aquele outro que não pisa na Igreja, mas fica cobrando que os filhos não percam a Missa no domingo. E aquele casal que nunca chegou a celebrar o seu casamento religioso, como pede a Igreja, e fica cobrando que a filha se case na Igreja.


Guardando a mensagem

Facilmente, percebemos os erros alheios. E os repreendemos. Ajudar os outros a se consertar é uma coisa importante e necessária. Somos responsáveis uns pelos outros. Mas, para tirar o cisco do olho de alguém, preciso estar vendo bem. Acontece que, muitas vezes estamos com uma falha pior do que a que queremos consertar na vida de outrem. A hipocrisia é justamente estranhar o malfeito do outro, quando a nossa vida não é nada exemplar. Realmente, precisamos ajudar quem está ao nosso lado. Mas, primeiro consertemos a nossa vida.

Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão (Lc 6, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
com certeza, em nossa vida há muito a corrigir, por isso nos convidas à conversão todos os dias. Não podemos ensinar sem viver. Não podemos cobrar dos outros o que nós mesmos não fazemos. Ajuda-nos, Senhor, a reconhecer a trave, que talvez tenhamos em nossos olhos, que nos impede de estar em condições de ajudar os outros. Como estás ensinando, um cego não pode guiar outro cego. Dá-nos, especialmente, pela presença do teu Santo Espírito, que não nos arvoremos em juízes de ninguém, que não julguemos para não sermos julgados com a mesma medida. Dá-nos, Senhor, um coração generoso e bom como o teu, para respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em suas fraquezas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça, hoje, um exame de consciência. Alguém perto de você e do seu círculo de amizade pode estar precisando do seu bom exemplo, de uma palavrinha sua para levar a vida com mais seriedade. Então, faça assim: assuma consigo mesmo(a) e com Deus o compromisso de pessoalmente melhorar em algum aspecto em que esteja falhando. Seu exemplo e sua palavra vão fazer muita diferença na vida de muita gente. 

Comunicando

Não sei se você já se inscreveu para o Curso Bíblico.... Bom, vou lhe explicar direitinho. Eu e a Associação Missionária Amanhecer (AMA), para este Mês da Bíblia, preparamos o Curso Bíblico sobre o Livro de Josué. Será de 19 a 24 de setembro, das 15 às 16 horas, com transmissão pelo Youtube. Teremos, então, uma semana de estudo sobre a Palavra de Deus, uma semana abençoada. Para receber o material do curso e o certificado, você precisa se inscrever. Inscreva-se pelo link que estamos lhe enviando ou pelo WhatsApp 81 3224-9284.

Até amanhã, se Deus quiser.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


INSCRIÇÃO PARA O CURSO BÍBLICO


*De 19 a 24 de setembro de 2022 - CURSO BÍBLICO - LIVRO DE JOSUÉ, com Pe. João Carlos * - Acesse a página de inscrição do curso bíblico: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

11 comentários:

  1. Anônimo9/9/22 01:46

    Bom dia padre João Carlos Deus o abençoe, a meditação de hoje é mais lição de vida principalmente para os pais as vezes é difícil identificar os nossos erros e falhas com ajuda de Deus através da oração e tendo bons amigos fica tudo mais fácil. Que Deus esteja sempre com todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/9/22 06:08

    Bom dia! Padre João Carlos sua bênção! Obrigada pelo a meditação é muito bom acordar e ouvir essa reflexão e poder compartilhar com mais pessoas o evangelho Deus abençoe você e sua equipe

    ResponderExcluir
  3. Marilene9/9/22 07:10

    Bom dia Padre João Carlos como é bom receber suas meditações é verdade como vamos ajudar o próximo se estivermos errados mais com ajuda de Deus verseremos

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/9/22 07:30

    Louvado seja Nosso Senhor, Jesus Cristo.
    Tenho notado que a oração recomendada pelo Santo Padre referente ao mês de setembro ainda não foi postada, permanecendo a de agosto.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/9/22 08:53

    Bom dia padre João Carlos,sua benção,Deus e bom 🙏eu creio onde o senhor estiver Deus abençoe hoje amanhã e sempre, muito obrigado sua meditação de hoje e exemplo de vida 🕊️⛪ gloria a Deus 🙏🙌

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/9/22 12:00

    Obrigado Padre por tirar o cisco, a trave, o argueiro dos meus olhos todos os dias. Fazer entender a vida com a luz do Evangelho de Jesus Cristo. Deus lhe abençoe e guarde.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde 🌺 bença 🙏

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/9/22 23:30

    Obrigada Pé João Carlos . O senhor está modificando minha vida através da meditação
    da Palavra diariamente. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Receber suas meditações todos os dias têm sido um bálsamo em minha vida. Aprendo muito com elas e procura sempre ter o cuidado de vivenciá-la de fato para que posso ser exemplo à família e a todos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Graças a Deus estou cumprindo com o compromisso que assumi de ler o evangelho todos os dias,e estou me sentindo bem melhor em nome de Jesus eu peço,ore por mim e pela minha família Pe.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS