PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Natividade de Nossa Senhora

Natividade de Nossa Senhora




08 de setembro de 2022

Natividade de Nossa Senhora 

EVANGELHO


Mt 1,18-23

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

MEDITAÇÃO


Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus (Mt 1, 21)

Nesse trecho tão breve do Evangelho de Mateus, temos o drama tão maravilhoso e fundamental da história da nossa salvação. A iniciativa do Pai, a ação do Espírito que gera a vida, a colaboração de Maria e de José e a vinda e a atuação salvadora de Jesus.

O Pai enviou Jesus, por amor ao mundo, para nossa salvação. Diz o evangelho de São João: “Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único”. O Espírito Santo é quem fecunda o seio virginal de Maria (“e ela concebeu do Espírito Santo”). Jesus aceitou a missão que o Pai lhe confiou. Como diz o Salmo: “Vim com prazer, ó Pai, para fazer a vossa vontade”. Então, a vinda de Jesus na carne é obra do Pai (que o enviou), dele próprio, o Filho (ao aceitar a missão confiada pelo Pai) e do Espírito Santo (que fecunda o ventre materno). Na encarnação, vemos a atuação das três pessoas da Trindade Santa.

Mas, na história de nossa salvação, o Deus onipotente quer contar também com a participação humana. Na vinda de Jesus, o Pai solicitou a participação de Maria e de José.

Contemplemos a colaboração de Maria e de José no plano do Pai. “Ela dará à luz um filho”, diz o anjo: essa é a colaboração de Maria. O Pai a escolheu e a preparou para essa sublime missão. “O Senhor está contigo”, disse-lhe o anjo. Deus, na sua misericórdia a elegeu, como ela o reconheceu no seu Magnificat. O Espírito Santo que gera vida a assiste nessa missão de trazer à vida humana o Filho, nela gera Jesus. 

E a participação de José está clara nessa palavra do anjo: “Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus”. Na comunidade judaica, o pai reconhece o filho ao lhe atribuir o nome. Isso quer dizer que José recebeu o menino como filho, assumiu responsabilidade de pai em relação à criança que Maria gerou. Os dois, José e Maria, cada um a seu modo, participam do projeto salvador de Deus, de enviar ao mundo o Salvador. “Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.


Guardando a mensagem

Vemos, nessa breve passagem, a iniciativa do Pai, a obediência do Filho e a comunicação da vida pelo Espírito Santo. Com a colaboração de Maria e de José, Jesus vem a nós, como Salvador de nossa história humana. É maravilhoso e desconcertante que Deus precise de nós para levar adiante o seu projeto de salvação. Maria e José são, hoje, modelos de como podemos participar da obra de Deus, na fé, com generosidade, e em espírito de obediência. Generosamente, eles põem-se a serviço da causa de Deus, que é a salvação do seu povo.

Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus (Mt 1, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, celebramos a Natividade de Nossa Senhora, isto é, o seu nascimento, uma festa que sublinha o caminho de preparação para tua vinda ao mundo. O Pai escolheu Maria para tua mãe e a preparou, separando-a do pecado, desde a sua concepção. Tu és o sol da justiça que nos veio visitar, como disse Zacarias. Ela é a barra da manhã que anuncia a chegada do sol. Senhor Jesus, teu pai adotivo José recebeu o encargo de te conferir o nome. O nome, na cultura do Oriente Médio, era a missão que a pessoa recebia, a sua identidade. Tu recebeste o nome de Jesus. O anjo explicou a razão desse nome: porque salvarias o povo dos seus pecados. Pela profecia de Isaías, também tinhas outro nome: Emanuel, Deus conosco. É pelo ventre de Maria e pelos braços de José que entraste em nossa humanidade, assumindo a nossa história, fazendo-te Emanuel. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Num dia mariano como este, uma dica é rezar o terço.  E por favor, não esqueça o desafio deste mês: ler o evangelho do dia. 

Comunicando

Um convite pra você que está na cidade de Sao Paulo. Participe da Missa de domingo próximo que vou celebrar na Igreja de Dom Bosco, no Alto da Lapa (São Paulo, capital), às 17 horas. É a Missa que transmitimos todos os domingos pela
Rádio Amanhecer, às 17 horas.

O convite agora é pra você. Providencie a sua inscrição no curso bíblico que vamos realizar, de forma on-line, de 19 a 24 deste mês. Você pode se inscrever pelo link que estamos lhe enviando ou pelo WhatsApp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Anônimo8/9/22 01:37

    Maria mãe bendito é o fruto do teu ventre Jesus 🙏🏼 amém amém .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/9/22 05:39

    Eu gosto muito deste site porque nos ajuda a meditar o evangelho do dia, muito obrigada sr. Padre pelo alimento diário

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/9/22 06:42

    Eu quero começar a ver este saite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/9/22 09:49

      EU TBM QUERO RECEBER NO MEU WHATSAPP

      Excluir
    2. Anônimo8/9/22 20:27

      Eu gosto muito ouvir a meditação da palavra

      Excluir
  4. Anônimo8/9/22 07:11

    Desvobri hj estes site, amei continuarei acompanhando.Obrigada padre pois é importantíssimo este momento que entramos em sintonia com a palavra .

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/9/22 07:13

    Bom dia Eu amo receber estas mensagens trazendo a palavra de Deus todos os dias 🙏🏻🙌🏼

    ResponderExcluir
  6. Minha chefe coloca o audio no grupo de trabalho. Todos os dias antes de sair da cama ouço sua mensagem. É meu alimento diário. Quando nao recebo fico angustiada. Suas mensagens são pílulas de fortalecimento espiritual.Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/9/22 08:11

    Bom dia padre João Carlos sua benção padre João Carlos eu amo receber na minha casa as palavras de Deus atráve do senhor meu diretor espiritual querido e amigo o senhor padre João Carlos obrigada por esta na minha casa todo dia amém.l

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/9/22 09:16

    Amém meu senhor Jesus que nossa senhora nos abençoe sempre amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/9/22 09:33

    Bom dia Padre João Carlos sua benção Padre eu me chamou Josefa Maria mora em casa Amarela Recife muito obrigado Padre João Carlos é uma honra para mim do Senhor todos os dias entrar na minha casa Levando o santo Evangelho dia para mim é pra todos da minha casa amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/9/22 11:09

    Amém ao Amém por receber todos os dias a palavra de Deus, palavra de vida, salvação e amor

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/9/22 11:12

    "A aurora que precede o nascimento do sol". A história do povo de Deus que nunca perdeu a fé. O encantamento da estrada. Virgem Maria Mãe de Deus, guarda contigo esse menino. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/9/22 13:50

    Amém 🙌 Maria mãe santíssima

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/9/22 14:09

    Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

    ResponderExcluir
  14. Amém boa tarde padre sua benção. NOSSA SENHORA ROGAI POR TODOS NÓS 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/9/22 15:53

    Meu senhor e meu Deus obrigado por esse desafio perdão pelos meus pecados

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8/9/22 16:57

    Amém 🙏Nossa Senhora rogai por nós

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/9/22 17:52

    Terminei de ler o evangelho agora e graças dou ao meu Deus por toda mudança que está acontecendo em minha vida! Estou me sentindo uma nova criatura,ore por mim Pe. e pela minha família!!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/9/22 22:35

    A Palavra é caminho dos meus passos q me leva para o encontro com sabedoria do Espírito Santo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS