PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Aprendemos com Jesus o amor e a solidariedade

Aprendemos com Jesus o amor e a solidariedade




13 de setembro de 2022

Dia de São João Crisóstomo


EVANGELHO


Lc 7,11-17


Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!”
14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira e por toda a redondeza.




MEDITAÇÃO



Deus veio visitar o seu povo (Lc 7, 16)


Os tempos mudaram. E o cristão, mudou? Na sua essência, não. Ser cristão não é moda que passa. É um modo de ser e viver dos seguidores de Jesus Cristo. Mas, claro, em cada tempo há alguma qualidade que torna mais significativo o seu modo de ser e de agir. No evangelho de hoje, reconhecemos pelo menos três qualidades do cristão de ontem e de hoje. Cristão é o que segue os passos do Mestre, o que o imita em seu caminho humano.

Jesus entrou na cidade de Naim. Chegou acompanhado dos discípulos e de muita gente que o seguia. Encontrou um enterro saindo da cidade. Uma situação de dor e sofrimento: uma viúva que perdera seu único filho, um jovem. Consolou a pobre senhora. Parou o enterro, mandou o moço levantar-se. Comoção, júbilo, festa. Deus visitou o seu povo: concluiu a multidão. E a voz espalhou a alegria do Reino que estava chegando como saúde, inclusão, solidariedade, vida.

A primeira qualidade do cristão, hoje, é a abertura para os outros. Jesus não foi um profeta com um endereço fixo. Nesse episódio de Naim, ele aparece chegando a essa pequena cidade. Ele circulava por todo o país, indo ao encontro do povo nos povoados, nas cidades, nos sítios. Participava com o seu povo das peregrinações a Jerusalém. Como expressou numa parábola, ele buscava a ovelha que se perdeu, até encontrá-la. E essa tem que ser a postura do cristão: alguém que superou o egoísmo e está voltado para os outros, para o mundo, não mais centrado em si mesmo; alguém que vive uma atitude missionária de abertura ao encontro com o outro. Naquela grande reunião dos bispos da América Latina em Aparecida, o grande compromisso foi esse: ajudar os cristãos a serem mais missionários.

A segunda qualidade do cristão, hoje, é a solidariedade. Nessa história do enterro de Naim, isso apareceu claro em Jesus. Ele encheu-se de compaixão, diz o texto, e foi consolar a viúva. Foi a compaixão que o moveu a deixar os planos de descanso e dedicar-se a ensinar àquele povo todo do outro lado do mar. Ele sensibilizava-se pelo sofrimento, deixava-se tocar pela dor dos outros. Tornava viva aquela palavra dita a Moisés, no Monte Sinai: “Ouvi os clamores do

meu povo e desci para libertá-lo”. A solidariedade, a compaixão é a marca de Jesus, e tem que ser a marca do cristão também. No meio de tanto sofrimento, de tantos dramas humanos – o desemprego, a solidão, a injustiça, a dependência das drogas, a violência – o cristão há de ter o mesmo coração solidário do Senhor.

A terceira qualidade do cristão, hoje, é a defesa da vida. Jesus parou o enterro e devolveu o jovem vivo à sua mãe. Com as obras, realizava o seu mote: “Eu vim para que todos tenham vida”. Todas as histórias do evangelho são histórias de resgate, de inclusão, de defesa da vida, de promoção da dignidade das pessoas. Como ser um seguidor de Jesus e não ter compromisso com a vida, com a cidadania, a dignidade da pessoa humana, a sustentabilidade do planeta? Compromisso com a vida se traduz concretamente na luta contra o aborto e a pena de morte, contra as drogas, a discriminação, a desigualdade, em favor do salário digno, em defesa da família, do meio ambiente, da paz.


Guardando a mensagem

Jesus chegou à pequena cidade de Naim e encontrou um enterro de um moço, filho único da viúva. Admiramos no Mestre a sua preocupação com os outros, os seus deslocamentos para encontrar o povo em suas realidades. Abertura para os outros. Vemos como ele teve compaixão daquela viúva e mostrou-se próximo daquela família. Solidariedade. Em atenção àquela situação, ele parou o enterro e ressuscitou o morto. E encheu de alegria a sua mãezinha viúva. Defesa da vida. Essas são três qualidades que o cristão precisa ter hoje: abertura para os outros, solidariedade e defesa da vida. Nisto, imita Jesus.

Deus veio visitar o seu povo (Lc 7, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

providencialmente, barraste o enterro daquele jovem, em Naim. Infelizmente, um número surpreendente de jovens, hoje, está naquela mesma condição daquele filho da viúva: tendo a vida ceifada pela violência urbana, pelos acidentes de trânsito, pelas drogas, pela depressão, pelo suicídio. Senhor, hoje somos nós que, à tua imitação e com a tua graça, precisamos barrar essa procissão de morte dos jovens. Aprendemos contigo a ser pessoas abertas às necessidades dos outros, solidárias e comprometidas com a vida, como tu. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Lembrando o desafio do mês: ler o evangelho do dia. Responda no seu caderno espiritual: O evangelho de hoje tem alguma coisa pra você?

Comunicando

Faltando seis dias para o início do curso bíblico...  "Eu e minha casa serviremos o Senhor" - é o curso bíblico sobre o livro de Josué, que faremos com transmissão pelo Youtube. Quem não puder estar no horário do curso (15:00h), vê depois. Vai ficar gravado. É bom se inscrever para receber o material do curso e o certificado.

Até amanhã, se Deus quiser.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. O evangelho de hoje ensinou-me a cair na realidade de um verdadeiro cristão, refletindo profundamente na abertura pelos outros; na solidariedade a favor dos irmãos e na defesa da vida em todas as circunstâncias. Que Deus ilumine a minha mente e o meu coração para que tenha os ensinamentos de hoje e pratique-Os, por intercessão da Santíssima trindade e da Bem-Aventurada Virgem Maria. Viver para Cristo é viver para os irmãos. Deus Seja Louvado.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Bom e maravilhoso viver a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Muito obrigado pela partilha da palavra. Me sinto alimentada e fortalecida.
    A prendi que não há nada impossível para Deus e ele pode agir em nossa vida em qualquer circunstância ou lugar.
    E sermos solidários um com os outros principalmente nos momentos mas difíceis.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre obrigada pela palavra que bela homilia.

    ResponderExcluir
  5. Quer participar do curso do livro de Josué.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero sim participar do curso bíblico que Deus os abençoe

      Excluir
    2. Boa noite todas as noites eu leio o evangelho muito maravilhoso obrigada

      Excluir
    3. Padre peço oração para minha filha que o aniversário dela e amanhã muito obrigada Carla verás mora no Bongi

      Excluir
  6. Bom dia, obrigada pelo a meditação de hoje , mim sinto fortalecida e alimentada, que Jesus posso abrir minha mente para que eu possa cada vez mais compreender o evangelho

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Jacira Alberto, sou de Hortolândia.
    O evangelho de hoje tem tudo a ver comigo, no sábado perdi meu filho casula num acidente de moto era meu único filho homem, a dor que estou sentindo não tem tamanho estou muito triste e peço ao senhor Padre João que reze por mim e por minha família, amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus lhe dê conforto, meus sentimentos

      Excluir
  8. Com o evangelho de hoje entendo que devemos decidir cm muita conciêcia sobre quem vai governar a nossa nação,isso é tbem é um ato de solidariedade

    ResponderExcluir
  9. Maria Batista Santo André-SP. Sua bênção padre João Carlos. Muito Obrigada pela Santa Palavra de DEUS, que sr. nos envia para fortalecer e orientar a nossa caminhada e a nossa FÉ em JESUS.

    ResponderExcluir
  10. Neste Evangelho de hoje , mim tocou muito em relação a a ser solidário com o próximo. Devemos partilhar nossa vida ñ só nós momentos bons mas também nós difícil da vida.

    ResponderExcluir
  11. PAZ e bem 📿 bom dia 🌻 bença padre

    ResponderExcluir
  12. Palavras da Salvação Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  13. Linda reflexão sobre o Evangelho de hoje! Muito Obrigada! Que Deus nos conceda a sabedoria, para o amor e a caridade ! Amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Obrigada ,pelo apalavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Glória Deus! O Senhor é nosso Deus e Rei? Estou muito melhor de saúde em relação ao primeiro dia que comecei a fazer a leitura do evangelho!! Ore por mim e por toda a minha Pe.João Carlos.

    ResponderExcluir
  16. Pe João Carlos, meu nome Marly Moulin Seibert, de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Acompanho o comentário, sempre excelente, da leitura diária do Evangelho. Queria saber se para o curso do Livro proposto para este mês a inscrição se faz na início da transmissão.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. O abraço apertado de quem ama e acredita! Misericórdia e confiança em Deus. Sua benção Padre. Obrigado. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS