PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Na cruz, vemos o sacrifício redentor de Cristo

Na cruz, vemos o sacrifício redentor de Cristo



14 de setembro de 2022

Exaltação da Santa Cruz

EVANGELHO


Jo 3,13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

MEDITAÇÃO


Assim é necessário que o filho do homem seja levantado (Jo 3, 14)

Você se lembra de Nicodemos! Foi aquele fariseu, mestre da lei, membro do Sinédrio de Jerusalém, que foi falar com Jesus, de maneira sigilosa, à noite. Ele tinha uma simpatia por Jesus. Mas, como membro do Sinédrio, o grande conselho da capital, tinha medo da reação dos seus colegas e com certeza medo de perder sua posição. Quando Jesus foi preso, ele protestou contra a decisão já tomada, sem ao menos o acusado ter sido ouvido. Quando Jesus morreu na cruz, ele ajudou José de Arimateia a cuidar do seu enterro. Nicodemos é o tipo da pessoa importante, que por causa das conveniências do poder, tem dificuldade de assumir publicamente sua adesão a Jesus e ao seu Evangelho.

A elite também precisa ser evangelizada, claro. É o que Jesus fez com Nicodemos. Jesus lhe disse que ele precisava nascer de novo. Ele era um mestre da Lei, com assento no grande conselho de Jerusalém. Isso não lhe fazia cidadão do Reino. Só renunciando a si mesmo, se pode seguir Jesus. Só fazendo-se pequeno é que se entra no Reino de Deus. Ele precisava nascer de novo. Passar por uma conversão. Renovar-se pelo batismo. Nascer de Deus.

Como Nicodemos era profundo conhecedor das Escrituras, Jesus lembrou-lhe o episódio da serpente de bronze, no deserto. Ele, como mestre da Lei, poderia perceber facilmente que Jesus foi enviado pelo Pai para salvar o seu povo.

No tempo passado, o povo estava atravessando o deserto, depois da saída da escravidão do Egito. O caminho da superação do mal exige esforço, compromisso, perseverança. O povo começou a se cansar e se revoltar contra Deus, reclamando do calor do deserto, da comida repetida que era o maná, do cansaço da caminhada. Deu uma peste de serpentes venenosas. Começou a morrer muita gente por causa de sua má vontade, do clima de murmuração e de revolta contra Deus. A haste com uma serpente de bronze foi um sinal. Deus mandou Moisés fazer essa representação. Quem fosse picado pelas serpentes, olhando para aquele sinal era salvo da morte.

Esse símbolo da haste levantada, no Antigo Testamento, preparou o sinal de Jesus na cruz. A verdadeira salvação, a verdadeira cura, a libertação do pecado é Jesus em sua cruz. Fomos salvos por sua vida oferecida naquela haste da cruz. Como o povo antigo no deserto olhando para a haste com a serpente de bronze se curava, assim também nós pecadores temos um sinal de salvação, a cruz de Cristo, isto é a morte redentora de Jesus. Crendo em Jesus que morreu e ressuscitou por nós, encontramos a vida eterna.


Guardando a mensagem

Nicodemos é o representante das pessoas importantes, chamadas à conversão. E o representante de todos os que se sentem grandes, estudados, influentes. Para tornar-se discípulo de Jesus, tem que descer do seu pedestal. Renunciar a si mesmo, tornar-se pequeno, nascer de novo. Isto é obra de Deus em nós, pelo batismo, quando abrimos as portas de nossa vida pela fé. Como no deserto, agora Deus também está nos dando um sinal de salvação. Crendo em Jesus crucificado e ressuscitado, o pecador encontra a salvação.

Assim é necessário que o filho do homem seja levantado (Jo 3, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
vemos em Nicodemos, que para acolher o Reino de Deus, é preciso se desapegar de sua grandeza, de seu poder, de seus grandes conhecimentos. O filho de Deus nasce do alto, do Espírito Santo. A cruz, que é a grande humilhação que te impusemos, Jesus, longe de ser um sinal do teu fracasso, é o sinal de tua vitória e da salvação de todos os que aceitam o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A cruz nos lembra o sacrifício redentor de Cristo, pelo qual fomos salvos. Ao término da Meditação de hoje, trace sobre si, com calma e atenção, o sinal da cruz de Cristo.

Comunicando

Faltando agora cinco dias para o início do nosso curso bíblico... será sobre o Livro de Josué. Um conselho: não perca essa oportunidade de crescimento no conhecimento da Palavra de Deus. Já se inscreveu?

Uma abençoada quarta-feira pra você. E até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Louvado seja Deus 🙏 que nos uniu no amor de Cristo nosso Deus 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém

      Excluir
    2. Louvado seja este lindo trabalho com a Palavra

      Excluir
    3. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado amém 🙌🙏

      Excluir
  2. Bom dia! Padre João Carlos obrigada pelo a meditação de hoje

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, apesar de ler diariamente o Evangelho desde a primeira vez que recebi sua homilia até o momento não perco um dia. Agradeço quem me apresentou e ao sr. Padre João Carlos por rezarem parte da minha vida em Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos para mim e uma benção ouvi a palavra de Deus todos dia obrigada meu diretor espiritual querido amigo o senhor padre João Carlos tenha um ótima quarta feira cheia de graça e benção amém.leoninice

    ResponderExcluir
  5. MUITO LINDA A PALAVRA DE DEUS.
    PALAVRA ESTA QUE NOS LEVA A RESSUREIÇÃO DE JESUS CRISTO, QUE NOS LEMBRA BEM A PÁSCOA DO SENHOR.PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  6. Louvado seja Deus ! Que "A Cruz Sagrada" seja sempre a minha, a nossa luz! Obrigada por seus ensinamentos Padre João! Deus o abençoe imensamente 🌹

    ResponderExcluir
  7. Amém boa tarde padre sua benção. cruz Sagrada seja minha 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  8. Ó Pai, eu LHE agradeço pela Solenidade da Exaltação da Santa Cruz. Entretanto, me conceda a graça de evitar o pecado, a impaciência e a murmuração. Me conceda a graça de seguir o caminho do amor, da oração, da fé, da intercessão, da salvação, da obediência e da cura. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Esse é o último sinal. É o mais forte: o Sinal da Cruz. Será que quando o Filho do Homem voltar vai encontrar ainda alguém com fé? Vigiai e orai. Obrigado, Padre, pelas orações e estudos bíblicos que nos proporciona diariamente. Deus lhe abençoe e guarde.

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Hoje na exaltação da Santa Cruz O Evangelho nos confirma mais uma verdade de fé, nunca ninguém morreu foi ao Céu e retornou a vida ressuscitado, somente Jesus Cristo o nosso Redentor. O evangelista João demonstrando o diálogo de Jesus com Nicodemos, aquele mesmo que perguntou como nascer de novo, também nos lembra que devemos permanecer renascidos no Espírito Santo, no Amor de DEUS a verdadeira luz para o mundo. Então não deixando que esta luz se apague dentro de nós em momento algum, nem mesmo nas dificuldades, nas tribulações, nem nas adversidades do dia a dia.
    Temos que pegar nossa cruz, seja leve ou pesada e continuar com alegria sem murmurar seja pra qual motivo for, na certeza que nunca à carregaremos sozinhos, todas as vezes que parecer estar pesado demais, buscamos forças no exemplo de Jesus Cristo.
    Porque DEUS Pai ofereceu Seu Único Filho para nos salvar e hoje ainda nos recebe todos os dias com alegria, Ele nos protege de todos os perigos, basta confiarmos no Seu Poder, entendendo que para Ele não existe impossível.
    Não podemos deixar que o mundo retire, oculte dos nossos corações o significado da Cruz Santa nas nossas vidas, nos lares e ambientes Sagrados. Devemos honrar, defender o objeto Sagrado que representou e para sempre representará nossa remissão do pecado, Sinal e Sacramental de nossa salvação, nosso direito a vida eterna,.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Pe.João Carlos,a misericórdia de Deus e o poder do Espírito Santo está me libertando do marasmo que eu estava me deixando levar.Graças a Deus estou bem e com a leitura do evangelho todos os dias estou me sentindo uma nova criatura!! Continue orando por mim e por toda minha família!!

    ResponderExcluir
  12. Padre, é uma grande benção receber essas palavras no dia do meu aniversário. Peço a Deus perdão pelos meus pecados e agradeço muito pelo dom da vida, pela saúde , paz e todas as bençãos recebidas nesta vida! Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS