PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Trabalhamos a noite toda e não conseguimos nada

Trabalhamos a noite toda e não conseguimos nada




01 de setembro de 2022

Abertura do Mês da Bíblia

Quinta-feira da 22ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO

Lc 5,1-11

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

MEDITAÇÃO

Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5)

“Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos”. Experiência de muita gente. Você se mata de trabalhar, corre pr’um lado, corre pro outro, e não vê crescimento, não vê perspectiva no que está fazendo. A experiência dos pescadores no lago da Galiléia resume bem isso. Eles passaram a noite toda pescando, remando, lançando rede, puxando rede, expostos ao vento frio... voltaram do mar ao raiar do dia, cansados, enfadados, sonolentos... e com as mãos vazias. Não conseguiram nada. É o retrato do fracasso, da luta inglória de tanta gente que, apesar do esforço, do trabalho duro, não vê as coisas irem pra frente, progredirem, melhorarem. Isso acontece no trabalho, na família, no país e na vida cristã também.

Jesus escolheu um daqueles barcos parados e subiu nele para falar ao povo reunido na praia. Sentou-se, como faziam os Mestres daquele tempo. Interessante é que ele escolheu a barca de Pedro, o líder daquele grupo de pescadores que tinham voltado do mar de mãos abanando. Ali, na barca, Jesus proclamou a Palavra de Deus. Depois, mandou o grupo de Pedro voltar ao mar, pescar de novo, mas dessa vez em águas mais fundas. Mas, olha só. Jesus não era pescador, era carpinteiro. Sabia fazer algum móvel rústico ou a cobertura de uma casa, não sabia nada de pescaria. É claro que os pescadores não acharam aquilo razoável. Pedro mesmo disse logo que eles já tinham passado a noite toda pescando... e não conseguiram nada.

O mar não estava pra peixe. Mas, Jesus insistiu: “vão para águas mais profundas e lancem as redes”. Xi.. e agora: Vão ou não? Se eles forem, irão por alguma razão que não está na lógica humana... eles sabem que que não iam conseguir nada. Se forem, irão em atenção ao próprio Jesus, em confiança na sua palavra. “Como é, a gente vai?, devem ter se perguntado”. Só foi uma barca, a de Pedro. A outra não foi. Pedro e seus companheiros foram e pegaram tanto peixe que quase afundaram o barco. Foi preciso chamar o outro barco para ajudar a trazer os peixes.

Olha que cena maravilhosa. Não tinham pescado nada, a noite toda. Mas agora, tinham feito uma pescaria fantástica. O que mudou? Eles pescaram do mesmo jeito, não houve uma técnica nova. Com certeza, voltaram ao mesmo lugar onde já tinham estado. O que houve de novo? Vamos dizer assim: Eles foram seguindo a indicação de Jesus. A pescaria foi um gesto de obediência à palavra de Jesus. Permitiram que Jesus orientasse o seu trabalho. Isso é que é pescar em águas profundas. Não eram apenas trabalhadores esforçados realizando uma tarefa, eram trabalhadores orientados por Jesus, guiados por sua palavra, agindo na confiança em Deus.


Guardando a mensagem

Bom, talvez seja isso que esteja faltando na sua vida. Você corre muito, já está ficando de cabelo branco, planta muito e colhe pouco, trabalha exaustivamente e quase não vê nada prosperar. Está faltando alguma coisa, não acha? Jesus diria: você está precisando pescar em águas mais profundas. Deixar-se orientar por Deus. Agir em obediência à sua palavra. Trabalhar em sintonia e em comunhão com o Senhor. Aí pode ter certeza, a sua pescaria vai ser surpreendente. A família que você está construindo vai ser uma bênção. A missão vai dar muitos frutos.

Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
longe de tua graça, as coisas não dão certo mesmo. Muita coisa não vai bem em nossa vida, porque nos distanciamos de ti. Quando não estamos realizando nossa vida como adesão à tua vontade, o que colhemos é cansaço, fracasso. Pedro e seus companheiros, em atenção à tua palavra, conseguiram uma pescaria abundante. Como disseste: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus, e tudo o mais lhes será dado em acréscimo”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

E pra começar bem o mês da bíblia deste ano, eu tenho um desafio pra você: ler o evangelho do dia, todos os dias deste mês. Você sabe, cada dia, na celebração litúrgica, a Igreja nos lê uma passagem do santo Evangelho. O desafio, então, é esse: ler o evangelho de cada dia. Vai topar? Pra valer, mesmo?... Ótimo.

Olha, você que recebe a Meditação diretamente, o desafio está facilitado. Todos os dias, junto com a Meditação, nós enviamos também o texto do Evangelho do dia. É só seguir o link que acompanha a postagem. 

Quem acompanha pelo rádio, é só acessar o site www.padrejoaocarlos.com. Lá vai encontrar o evangelho e a meditação do dia. 

Comunicando

Na Missa das 11 horas, vamos rezar por você, por suas intenções e para que cresçamos no conhecimento da Palavra de Deus.

Uma abençoado início do mês da Bíblia. Não esqueça de ler o evangelho de hoje. Até amanhã, se Deus quiser.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



6 comentários:

  1. Anônimo1/9/22 08:41

    Bom dia sr.padre agradeço pela oportunidade eu preciso muito de oração pela minha família meu trabalho é muita perceguicao ore por mim mas uma coisa eu tenho certeza que o senhor está ao meu lado todos os dias.Amem!...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/9/22 09:19

    Amo receber o evangelho todos os dias...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/9/22 09:40

    Pe. João Carlos, bom dia.
    Ouço a meditação da Palavra há poucos dias, diariamente, que me é enviada pelo irmão Ivonildo, que mora aí em Guararapes-PE.
    Meu nome é Walther Ribeiro, sou natural de Penedo-AL mas resido em Delmiro Gouveia-Al há mais se 40 anos.
    Para mim está sendo uma experiência sem sem precedente e aproveito para compartilhar a meditação com vários grupos de amigos e.
    Sou muito grato a Deus por estar tendo está oportunidade fantástica. Obrigado por me proporcionar essa alegria.
    Que o Bom Deus continue a lhe abençoar na sua missão de difundir a Palavra de Deus.
    Com certeza, muito mais gente que acompanham suas meditações diárias, vivem mais felizes hoje.
    Obrigado pela sua vocação.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/9/22 14:36

    Pe.João Carlos,a sua orientação pra ler o evangelho todos os dias nesse mês de setembro foi o que me despertou pra levantar a cabeça e procurar ajuda espiritual porque até então eu não estava sentindo vontade de nada,nem mesmo de ir pra igreja e depois que li o evangelho de hoje já senti uma grande transformação em relação a voltar pra igreja e sair desse marasmo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/9/22 23:36

    Já leio o Evangelho todos os dias, medito e procuro reparti com os irmãos. 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS