PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Confiamos nossos doentes ao Senhor!

Confiamos nossos doentes ao Senhor!




31 de agosto de 2022

Quarta-feira da 22ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 4,38-44

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.



MEDITAÇÃO

A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela (Lc 4, 38).

Jesus está num dia memorável de evangelização na cidade de Cafarnaum. Na Sinagoga, ele liberta uma pessoa possuída por um espírito mal. Na casa de Simão, ele socorre a sogra acamada. Na entrada da cidade, um lugar público de reuniões populares, ele acolhe e cura muitos enfermos. Jesus mostra-se libertador no espaço religioso, a sinagoga; no espaço da casa, a família de Simão; no espaço público, às portas da cidade.

No breve relato da presença de Jesus na casa de Simão, observemos três coisas. Membros da família pedem a Jesus em favor da sogra de Simão acamada;  Jesus a visita, tirando-lhe a febre; e ela, uma vez restabelecida, levanta-se e vai servi-los.

Sempre tem gente doente, precisando da visita de Jesus. Importante é que haja quem apresente essas pessoas a Jesus, quem as recomende à sua atenção. É o papel da oração. Na oração de intercessão, aparece a compaixão que temos pelo nosso próximo, a solidariedade que nos move a pedir em seu favor. É a oração pelo necessitado, por quem está precisando.

Jesus sendo informado, não fica indiferente. Ele visita o doente, liberta a pessoa. E você sabe, ele costuma visitar através de um médico, de um especialista, de um padre que administra o sacramento da unção dos enfermos.

A disposição da sogra nos causa admiração. Estava acamada, com febre. Levanta-se, restabelecida pela visita de Jesus, e vai servir. Com certeza, ajuda a por a mesa para o almoço e outras coisas. Quem recebe a graça da saúde, se estiver no caminho de Jesus, torna-se um servidor, alguém comprometido com o bem dos outros. Esta é uma bela lição.

Neste relato da cura da sogra, lendo a passagem paralela no evangelho de São Marcos (Mc 1 29-45), observemos e aprendamos com Jesus três atitudes da caridade cristã: proximidade, solidariedade e apoio.

O evangelho nos diz como Jesus agiu em relação à sogra de Simão acamada e como devemos agir diante do doente. Ele se aproximou. Segurou sua mão. E ajudou-a a levantar-se. Neste ELE SE APROXIMOU já está a primeira atitude: proximidade. O Papa escreveu em uma de suas mensagens: “A proximidade é um bálsamo precioso, que dá apoio e consolação a quem sofre na doença”. O bom samaritano viu e aproximou-se do homem caído na estrada, vítima de assaltantes. Proximidade é a superação da indiferença. Indiferença é não ligar para o sofrimento dos outros, não sentir a dor alheia.

Depois de ter se aproximado, ELE SEGUROU A SUA MÃO. Bastaria ter dado uma bênção ou uma ordem para a febre dela passar. Mas, ele segurou sua mão, numa demonstração de consideração e afeto. Mostrou-se misericordioso, solidário. Solidariedade é a segunda atitude. Solidariedade como expressão de afeto e respeito pelo ser humano adoecido. Solidariedade que vence a esmola pela partilha. Solidariedade que é vitória contra o egoísmo que estrutura vidas e a própria sociedade.

Aproximou-se, segurou a sua mão e AJUDOU-A A LEVANTAR-SE: o apoio de quem estava ao seu lado, oferecendo o braço, acompanhando o seu esforço. E ela, sentindo-se apoiada e estimulada, aos poucos levanta-se, vencendo a condição de acamada. É o papel do educador na emancipação das pessoas. Apoio é a terceira atitude.


Guardando a mensagem

Saindo da Sinagoga, em Cafarnaum, Jesus vai à casa de Simão. Lá, apresentam-lhe a situação da sogra acamada, com febre alta. Jesus interessou-se pela doente e a curou. Ela, quando se viu com saúde, levantou-se e foi servir a Jesus e ao seu grupo. Muitas coisas podemos aprender nessa cena: o valor da oração de intercessão pela qual apresentamos nossas necessidades ao Senhor; a misericórdia de Jesus que vem ao nosso encontro em nossas tribulações; e a atitude de serviço própria de quem está no caminho de Jesus.

A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela (Lc 4, 38).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
em nossa prece de hoje, queremos te apresentar os doentes, particularmente os de nossas famílias, as pessoas enfermas que nós conhecemos, em casa ou no hospital. Também pedimos em favor dos seus acompanhantes. Queremos fazer como os que te acompanharam à casa de Simão e André. Queremos falar deles a ti, apresentar-te sua situação e seu sofrimento. E pedir em favor deles. Na casa de Simão, sabendo da situação daquela mulher acamada, com febre, tu te aproximaste, tomaste-a pela mão e a levantaste. Acabou-se a febre, desapareceu a doença. Onde chegas com tua presença bendita, o mal se afasta. É o Reino de Deus que chega com tua bondade e tua misericórdia. Onde tocas, com tuas mãos benditas, renasce a vida, comunicas a graça e a bênção. É isso que te pedimos para os nossos enfermos. Visita-os, abençoa-os, comunica-lhes a saúde. Confiamos hoje nossos doentes à tua misericórdia, Senhor. Amém.


Vivendo a palavra

Apresente, hoje, ao Senhor, o nome dos doentes de sua família. E lhe peça para você ter os seus mesmos sentimentos e atitudes em relação aos enfermos e necessitados: proximidade, solidariedade e apoio.

Comunicando

Neste sábado, 03 de setembro, faço show na Romaria do Frei Damião, na cidade de São Joaquim do Monte. E no domingo, dia 04, o show é em Maranguape 2, Município do Paulista, na festa de N. Senhora dos Prazeres. São Joaquim do Monte e Paulista são cidades do estado de Pernambuco.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

10 comentários:

  1. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Graça de Jesus e que possamos receber suas Misericórdias Sempre com a Intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  2. Adriano dos Santos OFS Luanda Angola31/8/22 03:23

    Bom dia Padre João Carlos. Louvado seja Deus através desta grande voz profética que tem animado e alimentado nossas vidas. Deus abençoe sua vida e lhe conceda longa vida para que possamos desfrutar dos seus frutos. Amém. Adriano dos Santos OFS, Luanda Angola.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos obrigada pela palavra. Que Jesus tenha de compaixão de nós.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos muito bom dia, Deus lhe abençoe .
    Neste dia entrego a saúde do meu esposo para que Maria interceda por ele junto ao seu filho Jesus . Amém

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus ,tende misericórdia de teus filhos que sofrem.Não deixe que a esperança de dias melhores lhes faltem.Amém!

    ResponderExcluir
  6. Padre ora por nossas necessidades saúde por meus filhos marido amigos e inimigos e familiares amém senhor

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Jesus por tudo que o Senhor faz por mim e por todos

    ResponderExcluir
  8. Amém boa noite padre João Carlos sua benção. Peço oração pra meu neto Benjamin que estar com problemas de saúde que Jesus e Nossa Senhora o Abençoe 🙌

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos estou muito agradecida por receber todos os dias suas mensagens que me fortifica na fé o senhor e uma benção de Deus em nossas vida que nos traz todas as manhãs uma força para continuar seguindo Jesus obrigado padre joao carlos que Deus derrame muitas bênçãos sobre o Senhor e de muito anos de vida para nós guiar pelo caminho do bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS