PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O QUE NÓS NÃO PODEMOS ESQUECER

O QUE NÓS NÃO PODEMOS ESQUECER



05 de agosto de 2022

Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

150 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas)



EVANGELHO


Mt 16,24-28


Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.





MEDITAÇÃO


De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)


O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como Guia de sua existência, escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. 

Renunciar a ser o centro de sua própria vida e carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam. Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.
O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente a frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.

É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos pra carregar por nossa própria conta)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.

Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam, que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar sua qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante. Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. A ele, retornaremos. O caminho que é Jesus nos leva até ele. É em Deus, a nossa completa realização. E não somente depois, mas já agora. Nele, está a razão e o sentido da nossa existência.


Guardando a mensagem

Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da rejeição, do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Valerá a pena a vida que trilhar esse caminho.

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção. Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, faça uma lista de situações difíceis que você esteja enfrentando atualmente. Depois escreva essas palavras de Jesus: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

Comunicando

Agradeço, de coração, a tantas manifestações de atenção e carinho que recebi ontem, especialmente as preces, pela passagem do Dia do Padre. Domingo que vem é Dia da Vocação dos Ministros Ordenados (diáconos, padres e bispos). Continuemos em oração. Foi o que Jesus nos disse: "Peçam ao dono da Messe que mande operários para a sua Messe". 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Amém bom dia padre sua benção. Que Jesus nós dê força e coragem pra nós levarmos nossa cruz 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/8/22 07:58

    Amém! Bom dia Padre! Grata por estar aqui!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/8/22 08:10

    Como é bom ouvir todas as manhãs a Palavra do Senhor que nos alimenta e nos dá ânimo novo. Façamos um ótimo dia 🙌🏽🙏🏼

    ResponderExcluir
  4. Karina Lopes5/8/22 08:11

    Ahhh qual o nome da música no final da reflexão. Amei muito

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/8/22 08:40

    Que Deus abençoe e conduza a minha família e todos os nossos queridos irmãos ao caminho do bem. Parabéns a todos os nossos queridos padres que Maria Santíssima interceda e os livre dos males.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/8/22 08:52

      Bom dia Paz e Bem Parabéns pelo seu dia Jesus Cristo abençoe sempre

      Excluir
  6. Vanuza Lima5/8/22 08:53

    Bom dia Padre! Eu gostaria de receber essa medicação todos os dias! Amei a sua meditação! Como faço pra receber?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/8/22 09:15

    O SENHOR É O NOSSO PASTOR, NADA NOS FALTARÁ. AMÉM.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/8/22 09:24

    Parabéns padre João Carlos! Você é benção!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/8/22 09:32

    Bom Dia! Padre João Carlos sua meditação ao evangelho é uma benção todos os dias para mim.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/8/22 09:34

    Padre João Carlos todos os dias coloco em oração a minha família, meus filhos, netos,noras, genro eu e meu esposo. Sua benção

    ResponderExcluir
  11. Amém, bom dia 🌻 Deus abençoe a todos nós 📿🛐

    ResponderExcluir
  12. Walther Ribeiro6/8/22 07:51

    Bom dia, Pe. João Carlos,
    Sou natural de Penedo-AL mas resido em Delmiro Gouveia-AL há mais de 40 anos.
    Sou novo, como ouvinte da Palavra de Deus, proferida pelo senhor e me sinto mais inserido no contexto da evangelização. Quando me levanto pela manhã é uma das primeiras atividades matinais é ouví-lo na meditação da Palavra de Deus.
    Obrigado a Deus é ao senhor por me proporcionar esse momento de reflexão.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/8/22 20:29

    Boa Noite padre João Carlos, moro em QUELUZ, Vale do Paraíba/SP.Recebi um vídeo seu através de uma amiga e ouço suas pregações que são maravilhosas.Fiquei muito feliz em poder participar desse grupo e ouvir suas pregações.Deus te abençoe padre .Gostaria de poder rezar uma dezena do terço com vc padre se for possível.Boa noite, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7/8/22 20:30

    Boa noite padre Deus o abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS