PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PRA JESUS, O MELHOR

PRA JESUS, O MELHOR




17 de julho de 2022

16º Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 10,38-42


Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra.
40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”
41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.




MEDITAÇÃO


Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Um belo domingo para darmos uma volta com Jesus. Uma volta, não. Vamos acompanhá-lo na sua caminhada. Ele está indo para Jerusalém. Com ele, vão seus discípulos e um grupo de discípulas. E nós também, que já estamos caminhando com eles. Vamos devagar, pra ninguém ficar pra trás. Chegamos ao povoado de Betânia. Hora de descansar um pouco. A chegada de Jesus é motivo de alvoroço no povoado, claro. Uma família oferece hospedagem. O evangelho não diz se todo o grupo ficou hospedado ali ou se ficaram em várias casas. Mas, nós vamos ficar com ele, pra gente não perder nada, claro.

A casa é da família dos irmãos Marta, Maria e Lázaro. Pelo jeito, Jesus já é conhecido e se ainda não for amigo deles, pode contar, vão ficar muito próximos. Marta é a irmã mais velha, a dona de casa. E ela recebe Jesus, com muita alegria. Jesus entra. Nós também. Toma água. Pergunta pelo amigo Lázaro. Está em viagem. Senta-se. As coisas vão voltando ao normal. Claro, tem sempre alguém do povoado passando pra conferir. Muita gente quer ver Jesus de perto. Maria, a irmã de Marta, está ao lado de Jesus. E senta-se aos seus pés, como outros discípulos também. Esse negócio de se sentar no chão, pertinho do Mestre, era uma coisa comum. O apóstolo Paulo, por exemplo, que foi aluno de um famoso professor da Lei chamado Gamaliel, conta que se sentava aos pés do seu mestre para aprender os seus ensinamentos. Você não quer se sentar também aos pés de Jesus? Fique à vontade.

Jesus começa a conversar sobre as coisas de Deus, sobre o Reino. Fala com uma voz mansa, gostosa de se ouvir. Conta histórias, os discípulos riem... E Maria, ali, sentadinha aos pés do mestre, escutando suas palavras. Nós também. Que momento lindo! E onde anda Marta, a irmã mais velha, a dona da casa? Pela batidas das panelas, está na cozinha preparando a refeição. Ajeita uma coisa, ajeita outra. Mexe uma panela, lava um prato, tira um negócio do armário. Vai pra lá, vai pra cá, toda preocupada. Quer fazer o melhor e tem pressa. Pra Jesus, o melhor.

E Jesus contando suas histórias, conversando coisas tão simples e tão profundas... Lá vem Marta, interrompendo a conversa. Cara de aborrecida, avental azul claro, com o pano de prato na mão. Reclamou da irmã e de Jesus também, ao que parece. “Senhor, tu não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço?”. Eita! Deu aquele silêncio... Jesus respirou fundo... “Marta, Marta, tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma coisa só é necessária”. E disse mais alguma coisa como “Maria escolheu a coisa melhor. Não vamos tirar isso dela”.

Marta voltou pra cozinha, pensativa. E a conversa continuou na sala, até que chegou a hora da refeição.


Guardando a mensagem

Há uma grande diferença quando você se hospeda num hotel ou numa casa de amigos. No hotel, fazem tudo pra você: carregam sua mala, entregam a chave do apartamento, informam a que horas abre o restaurante. São gentis e educados. E lhe deixam só. Em casa de amigos, você é recebido com um abraço, servem logo um cafezinho, querem saber como você vai, tomam a refeição com você e mal lhe deixam descansar um pouco no quarto, pois vêm logo perguntar se está precisando de alguma coisa. Não fazem apenas coisas pra você, dão atenção a você, estão com você. É muito diferente.

Marta estava fazendo coisas pra Jesus, preparando a refeição, a mesa, a louça. Maria estava com Jesus, conversando com ele, ouvindo suas palavras. Discípulo não é quem faz coisas pra Jesus, mesmo que sejam coisas boas e necessárias: participar no dízimo, limpar a capela, participar da campanha para os pobres. Coisas boas, necessárias. Discípulo é quem está com Jesus, ouvindo sua palavra, conversando com ele, aprendendo a viver com ele. É isso que dá sentido a tudo o mais.

Jesus não reclamou que Marta não estivesse também sentada escutando suas palavras. Disse que ela estava preocupada, ansiosa demais, agitada por muitas coisas. A coisa mais necessária seria prestar atenção ao seu hóspede, estar com ele, não apenas fazer coisas para ele.

Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós temos alguma coisa de Marta e de Maria. Como elas, nós te acolhemos em nossa vida, em nossa casa. Às vezes, ficamos tão ocupados com coisas a fazer, que te esquecemos na sala. Andamos ansiosos, preocupados, tensos demais com as responsabilidades da vida e perdemos de estar ao teu lado, colocando-te no centro de nossa existência e aprendendo contigo o sentido de tudo o que fazemos. Tens razão. Sem darmos atenção e prioridade à escuta da Palavra e à Oração, nos perdemos no corre-corre da vida, dos afazeres da casa, em nossos empenhos profissionais. Senhor, queremos estar contigo, como Maria. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Deste seu dia de 24 horas, quanto tempo você reservou hoje para estar com o Senhor? Você tem muitas coisas pra fazer, mas uma só é fundamental. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Palavras de sabedoria as vezes deixamos de lado e JESUS e a melhor parte obrigada Senhor por tomar conta de nós Amém

    ResponderExcluir
  2. Feliz quem se apoia em Deus, e no Senhor põe a sua esperança! Sua benção, Pe. João Carlos. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Perdão Senhor, se as vezes te deixo na sala sozinho porque tenho tantos afazeres. 🙏💖😘

    ResponderExcluir
  4. Deus e maravilhoso nas nossas vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🙏🏿 #Deus🙏🏻 #É #VERDADEIRAMENTE #O #ÚNICO 🙏🏼 #SER🙏🏾 🤔 #QUE #É 😇 #INIMAGINÁVEL😇 #POR #ISSO #TAMBÉM #É #QUÊ: 😇 #GRAÇAS😇 & 🔥 #GLÓRIAS🔥 #HÁ ,🙏🏻 #ELE #QUE #ACORDAMOS: 🌄🌅 #DIARIAMENTE🌅🌄!!!!!!!!

      Excluir
  5. Graças a Deus

    ResponderExcluir
  6. Realmente nós nos preocupamos com tantas coisas sem importância que esquecemos a mais importante a palavra de Deus no nosso dia a dia misericórdia senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos é muito bom e gratificante ouvir as palavras referentes a escrituras obg por partilhar conosco Amém...peço hoje saúde pra mim que viu me submeter a uma pequena cirurgia e pra minha filha meu filho e meu marido pra que der certo o processo dele de aposentadoria Amém

    ResponderExcluir
  8. Amém!!! Que tenhamos o Senhor sempre em nossos pensamentos

    ResponderExcluir
  9. Glória a Deus, que seja sempre o a prioridade em nossa vida . luziatulo64@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ela passagem me toca muito. Muitas vezes sou Marta. Eu decido te escolher, estar contigo e não ficar preocupada com coisas. Perdão meu mestre, meu Jesus meu Deus !!

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus e Pai, eu LHE agradeço por mais um domingo. Contudo, me ajude seguir o caminho do serviço, da adoração, da amizade, da hospitalidade, da alegria, da caridade, da esperança, da sabedoria, da santificação, da perfeição e da solidariedade. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude escutar, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude viver unido ao meu SALVADOR. Me ajude escolher a melhor parte. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Ao meu Senhor, Deus, Todo Poderoso. Perdão te peço, das vezes que me comporto com Marta. Para ti dou Glória, toda honra e todo louvor ao Teu grande nome, Jesus. Aleluia.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS