18 de julho de 2022
Segunda-feira da 16º Semana do Tempo Comum
EVANGELHO
Mt 12,38-42
Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.
MEDITAÇÃO
Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas (Mt 12, 39).
Estamos começando a semana com um apelo muito forte da parte do Senhor: a nossa conversão. Fale a verdade: Deus já lhe deu muitas oportunidades para você tornar-se um fervoroso seguidor de Jesus, uma fervorosa discípula do Senhor, não é verdade? Quantas chances, Deus já lhe deu para você mudar de vida, converter-se? Agora, é bem capaz que você esteja esperando algo de grande impacto para que finalmente se entregue a esse grande amor! E é precisamente de amor que estamos falando. A conversão é um ato de amor: mudar o rumo de sua vida, colocando-a na direção do imenso amor de Deus. E ele nos ama por primeiro.
Você lembra: outro dia, Jesus estava se queixando das cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Viram tantos milagres, mas não se converteram. Hoje, fariseus e mestres da lei, opositores de Jesus, estão lhe pedindo um milagre: ‘Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti’. Jesus deve ter ficado aborrecido. Pessoas mesquinhas como aquelas pedindo para presenciar um milagre, mas olhe só! Jesus não fazia milagres pra se mostrar. Àquela altura, Jesus já tinha tomado uma decisão: não iria mais fazer milagre nenhum. Ele chamou aquele povo de geração má e adúltera. ‘Essa geração está pedindo sinais, milagres. Não vai ter mais. Só um sinal, eles vão ter agora: o sinal de Jonas’.
Você se lembra do profeta Jonas?! Deus o mandou pregar em Nínive, capital da Assíria. Jonas calculou bem: Nínive, uma capital pagã... uma missão muito difícil, perigosa, tempo perdido. E logo o que tinha que anunciar: que Deus iria destruir tudo por ali. Nem pensar. Jonas pegou um navio numa rota contrária. Sujeito teimoso esse Jonas. No meio da viagem, o mar ficou tão enfurecido que os marinheiros desconfiaram que alguém ali estivesse em falta muito grave contra o seu Deus. Jonas confessou que estava fugindo de Deus e da missão difícil que ele lhe confiara. Para salvar a tripulação e o navio, não houve outro jeito. Foi atirado no mar. O que aconteceu foi incrível e você recorda. Um peixe o engoliu e três dias e três noites depois ele foi vomitado na praia. Deus o mandou de volta para a tarefa que lhe tinha confiado.
Jesus disse que não teriam mais nenhum sinal, mais nenhum milagre. Só um: o de Jonas. E ele mesmo explicou: ‘assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estaria três dias e três noites no seio da terra’ (Mt 12, 40). Ele está falando, então, de sua morte e de sua ressurreição. Este seria o grande sinal, o milagre pelo qual lhes seria mostrado sua condição de Messias, enviado de Deus. Esse milagre é um dos mistérios centrais de nossa fé. Mistério recordado em cada celebração. Dele fazemos memória na Santa Missa. Como Jonas engolido pelo peixe e devolvido vivo, ao terceiro dia. Morte e ressurreição. Esse é o grande sinal.
Guardando a mensagem
Fariseus e mestres da Lei queriam ver um sinal para acreditar em Jesus. Ele já tinha feito tantos, mas nunca para se mostrar, para se exibir. Na corte de Herodes, também lhe pediram um milagre para divertir a corte. Jesus ficou quieto. Chega de milagres, foi a decisão de Jesus. Ele já estava chateado com a pouca conversão nas cidades onde tinha feito tantos milagres... Afinal, haveria um só sinal, o de Jonas. A morte e a ressurreição de Jesus é o milagre prefigurado no sinal de Jonas. Depois de três dias no seio da terra, Jesus foi devolvido vivo, ressuscitado.
Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas (Mt 12, 39).
Rezando a Palavra
Senhor Jesus,
disseste que, no dia do juízo, os moradores de Nínive iriam condenar a geração do teu tempo, porque se converteram à pregação de Jonas, diferentemente de grande parte dos que te escutaram. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que à tua Palavra, respondamos prontamente, acolhendo o teu amor, na graça da fé e no seguimento do teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A conversão é a nossa resposta à Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, no dia de hoje, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.
Comunicando
No Recife, temos hoje o Encontro dos Ouvintes, às 11 horas, na Igreja da Conceição dos Militares. Reze conosco, nos acompanhando pelo rádio ou pelas redes sociais.
Pe. Joao Carlos Ribeiro, sdb
Santo espírito pela conversão te peço 🙏 por meus filhos sejam iluminados. Pela saúde dos que sofrem senhor🙏 Por padre João Carlos que continue essa evangelização tão maravilhosa, saude e paz😇🙏
ResponderExcluirUm sinal: quer saber? Jesus pegou a medicina atual, dos dias de hoje, com todo seu aparato tecnológico, avançado, e colocou lá na idade da pedra. "VAI A TUA FÉ TE CUROU". Bom dia! Sua benção Pe. João Carlos. Amém.
ResponderExcluirNão amiguinho....Jesus gosta da ciencia. Ele rejeita o negacionismo cristao que apoia bolsonaro que matou maus de 600 mil brasileiros.
Excluir𝙐𝙢 𝙢𝙖𝙡 𝙦𝙪𝙚 𝙢𝙖𝙩𝙤𝙪 𝙥𝙚𝙨𝙨𝙤𝙖𝙨 𝙣𝙤 𝙢𝙪𝙣𝙙𝙤 𝙞𝙣𝙩𝙚𝙞𝙧𝙤. 𝘼 𝙛𝙖𝙡𝙩𝙖 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙚𝙩ê𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙚𝙢 𝙨𝙖ú𝙙𝙚 𝙥ú𝙗𝙡𝙞𝙘𝙖, 𝙦𝙪𝙚 𝙤𝙘𝙤𝙧𝙧𝙚 𝙃á 𝙨é𝙘𝙪𝙡𝙤𝙨, é 𝙛𝙖𝙡𝙩𝙖 𝙙𝙚 𝙖𝙢𝙤𝙧 𝙖𝙤 𝙥𝙧ó𝙭𝙞𝙢𝙤.
ExcluirCom certeza! Sou eu o anônimo acima! Perdoe-me! Tenho dois sobrinhos médicos, amigos, e muito mais, que salvam vidas, prolonga as nossas vidas, pega com a mão e é capaz de aliviar uma dor. Ignorar as ciências, da qual faço parte, é ignorar o Espírito Santo de Deus. Quero que saibam que a MINHA ARMA É A BIBLIA SAGRADA e a IDOLATRIA, um dos piores pecados da humanidade. Quem carrega livros não carrega armas. Saibam também que proporcionar o entendimento, a compreensão e a liberdade são virtudes fundamentais Espero que vcs consigam realizar essas coisas maravilhosas. Já ouvi falar deste anticristo que usa a Bíblia como slogan político. Tudo errado!. Perdoe-me.
ExcluirSenhor Gratidão por tudo q tens feito e faz por mim. Que assim seja sempre da tua vontade Meu Senhor Amém.
ExcluirAmém."Bem aventurado é o homem que não se mistura aos que zombam de Deus"Obrigado Pai, em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, pela cura do ceguinho Bartimeu, em quem realizastes uma cirurgia ocular ao exercer a maispoética das profissões: a medicina
ExcluirA cegueira
ExcluirOperou um milagre atua fé te curou ingratidão do povo
ExcluirIncompetência ou corrupção! Ou os dois há muitos anos. Ame Jesus sobre todas as coisas. Assim seja.
ExcluirBom dia! Senhor aumentai a minha fé!!!❤
ResponderExcluirAmém bom dia padre sua benção 🙏🏼🙌
ResponderExcluirBom dia Padre Deus o abençõe hj e sempre!
ResponderExcluirObrigado Padre pela PALAVRA! Retomando à minha igreja e ouvindo.
ResponderExcluirOi gostaria de acrescentar essa pessoa no grupo 988190799 Daniele
ResponderExcluirObrigada padre João. Que Deus te abençoe. Que o espírito santo nós der dirscernimeto para compreender a palavra de Deus
ResponderExcluirÓ Senhor bom e clemente, eu LHE agradeço por tudo de bom que foi feito na vida do VOSSO povo. Entretanto, me conceda a graça de ouvi-Lo atentamente. Me conceda a graça de fazer boas ofertas. Me conceda a graça de seguir o caminho do bem, da pregação, da justiça, da conversão, da misericórdia, da adoração, da sabedoria e da obediência. Me conceda a graça de fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirA conversão citada irmãos é o homem abandonar os ditames do mundo, dar meia volta e seguir para o alvo que é só Jesus, aquele que nos substituiu na cruz, sofrendo as dores que eram nossas.
ResponderExcluirQuem não tem amor próprio, nunca vai saber amar alguém
ResponderExcluir