PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SEGREDO DO TESOURO ESCONDIDO

O SEGREDO DO TESOURO ESCONDIDO



27 de julho de 2022

Quarta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mt 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.


MEDITAÇÃO


Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola (Mt 13, 46)

Duas parábolas parecidas, a do tesouro escondido e a da pérola preciosa. Comparações que Jesus fez sobre o Reino de Deus.

O Reino dos Céus é um como um tesouro escondido no campo que o homem encontra. O Reino é um dom de Deus, um tesouro que está escondido em nossa vida, em nossa história. Nós só o encontramos, mas ele já estava lá. Nós nos deparamos com ele, nos surpreendemos com a sua existência. Não o produzimos. Ele é um tesouro que nós não amealhamos. Mas, ele está ali para nós, um grande dom em nossa vida. Assim é o Reino de Deus.

O Reino dos Céus é como um comprador que procura pérolas preciosas e encontra uma de grande valor. O homem procura pérolas preciosas. Em sua busca, encontra algo maravilhoso, a pérola dos seus sonhos. O Reino não deixa de ser dom, uma pedra preciosa de imenso valor que não é obra de nossas mãos. Mas, há uma detalhe nessa parábola. O homem a buscava... ela é a resposta aos seus sonhos, à sua busca. O Reino de Deus é uma resposta aos profundos anseios de nosso coração: o amor, a paz, a unidade, a comunhão, a fraternidade, a justiça... Assim é o Reino de Deus.

As duas parábolas também nos dizem como teremos parte no Reino de Deus. O agricultor que encontrou o tesouro escondido no campo vendeu tudo quanto possuía e comprou o campo. O comerciante também vendeu tudo o que tinha e comprou aquela pérola. Como podemos entender isso? O tesouro vale mais do que todos os bens que o agricultor possui. Será o grande bem de sua vida. A pérola preciosa vale mais do que todos os bens que o comerciante tem. Será o seu maior bem. Quando se encontra o Reino de Deus, que é o maior bem que a gente pode ter, a gente renuncia a qualquer outro valor para colocá-lo em primeiro lugar. Como disse Jesus: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais lhes será dado em acréscimo”. E Paulo apóstolo: “Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo” (Filipenses 3,7).

É claro, nós não compramos o Reino de Deus. Não é isto que a parábola está dizendo. Nós damos ao Reino de Deus o lugar mais importante, colocando o resto em segundo plano. Como disse Paulo: “por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo”. Na verdade, ao vender tudo para comprar o campo, é o tesouro que agora me tem. Ao vender tudo para comprar a pérola, é a pérola que agora me possui. Paulo não desprezou tudo para ser dono de Jesus. Pelo contrário, para ser completamente de Jesus é que ele renunciou a tudo.


Guardando a mensagem

Na parábola do tesouro, entendemos que o Reino de Deus é, em primeiro lugar, um dom de Deus em nossas vidas. Um dom, um tesouro encontrado pelo agricultor. Na parábola da pérola, entendemos que o Reino de Deus é uma resposta de Deus aos nossos anseios, aos nossos sonhos. É a resposta à busca do comerciante. Mas, não basta encontrar o Reino de Deus. Precisamos redimensionar tudo em nossa própria vida para que ele esteja em primeiro lugar. Para que nós pertençamos a ele.

Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola (Mt 13, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós já encontramos o Reino de Deus ou ele nos encontrou. O Reino é a tua presença entre nós, nos comunicando o amor do Pai. Nós te descobrimos, como o agricultor cavando a terra. Nós te encontramos, como o comerciante procurando a pérola mais valiosa. Falta-nos ainda nos empenhar por completo, para colocar o Reino de Deus como valor supremo de nossas vidas, não para possuirmos a ti, mas para pertencermos a ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você entendeu essa explicação de hoje? "Agora, eu sou da pérola que eu comprei". Bom, para entender melhor ainda, leia o que escrevi nesta Meditação. Para você que recebe a Meditação no celular, estou deixando um link para você ir direto ao texto desta reflexão.

Comunicando

Em agosto, mês de aniversário da AMA, teremos a seguinte programação: encontro dos ouvintes, no Recife, no dia 08; dia missionário e re-estreia do programa Encontros, no Youtube, no dia 15; Semana de Salesianidade, nos dias 16 a 19; Missa de N. Sra. Auxiliadora, no dia 24 e Show de aniversário, com uma live para todos os associados, no dia 27. 

AMA, 26 anos evangelizando com a comunicação. 

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

9 comentários:

  1. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que palavras lindas obrigada por todas as meditação muito edificante Deus o Abençoe Padre sua vida 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  2. "O Reino de Deus é uma resposta aos profundos anseios de nosso coração". Deus está morando em cada um de nós. Portanto é necessário entregar-se tudo a Jesus, em especial, nosso pecado, corpo, alma e espírito. Ajuntar tesouros somente no céu: ou então vamos passar a vida como folhas soltas ao vento sem direção, sonhando em ser Aladim. Boa dia Padre. Sua benção. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João, linda explicação :a sua didática é ótima! Jesus é td em nossa vida! Tenho sede de ti, tarde demais te amei. (SANTO AGOSTINHO).

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  5. Amém, boa tarde 🌺 bença Padre

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio de Araújo27/7/22 17:23

    Amém !

    ResponderExcluir
  7. Eterno Pai, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de seguir o caminho do discernimento, da conversão, da proteção, da alegria, da oração, da libertação e da salvação. Me conceda a graça de viver na VOSSA presença. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de

    ResponderExcluir
  8. Ainda não sei as palavras certas para expressar minha gratidão ao Grande Dr. Enato após ser diagnosticado com mioma em 2015, me deram tantas receitas e conselhos de saúde sem redução ou cura para os miomas, perdi totalmente as esperanças, até que encontrei testemunhos do Grande Dr. Enato em pesquisas online e no Facebook, Como qualquer um, eu estava muito cético em entrar em contato com ele, mas depois o fiz e ele se abriu para mim e me disse o que estava envolvido e começou o remédios para a minha fibromialgia e coágulos de sangue verdadeiramente liberados em diferentes ocasiões. Graças a Deus, fui curado de miomas pela medicação à base de plantas que recebi dele. Eu nunca pensei que os miomas pudessem ser curados, do fundo do meu coração eu sou verdadeiramente grato, eu rezo para que você tenha vida longa para que você possa ajudar muito mais pessoas na terra com seu apoio de ervas, você pode se comunicar com ele (+2348059971760) Ou seu Email (drenatorufus@gmail.com) E também 0n Instagram drenatorufusspell

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS