PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O REINO É DEUS NOS LIBERTANDO

O REINO É DEUS NOS LIBERTANDO




06 de julho de 2022

Dia de Santa Maria Goretti


EVANGELHO


Mt 10,1-7

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.




MEDITAÇÃO


No caminho, vocês anunciem: O Reino dos céus está próximo! (Mt 10, 5)

Jesus chamou os doze, deu-lhes poder sobre a doença e sobre o mal e os enviou em missão. Entre outras coisas, recomendou que avisassem ao povo que o Reino estava próximo. O evangelista Mateus, por escrever seu evangelho entre comunidades formadas por judeus, evita dizer o nome “Deus”, substituindo-o por “céus”. Reino dos céus. Doze é uma representação do povo de Deus e de sua organização, de sua liderança. O povo do Antigo Testamento era o povo das doze tribos, dos doze patriarcas. A escolha e o envio de doze líderes mostra a intenção de Jesus: ele está construindo um novo momento do povo de Deus, o povo que estará unido a Deus pela nova e eterna aliança.

Jesus dá várias instruções aos doze. De uma forma ativa, eles se associam à missão de Jesus. E a missão de Jesus está descrita um pouco antes, no final do capítulo 9: Jesus vendo as multidões, se compadeceu delas e as ensinava, pregando o Reino de Deus e curando as suas enfermidades. Compadecia-se de sua situação e lhes anunciava o Reino de Deus que chegou com ele para liberdade e salvação de todos. Eles deviam anunciar que o Reino estava próximo, isto é, aproximou-se, chegou para eles. O Reino é Deus nos salvando em Cristo. Assim, os apóstolos pelo caminho devem avisar ao povo essa novidade, com palavras, mas também com gestos e ações onde se reconheça que Deus está agindo em favor do seu povo necessitado. O Reino é Deus nos libertando. É isso que está sinalizado nas curas de enfermidades e expulsões de espíritos impuros.

Meditando o evangelho, nos damos conta do amor de Deus que vem nos encontrar, da presença de Jesus que continua nos buscando e nos encontrando nos caminho de nossa vida e de nossa história. Nossa tarefa é também avisar a todos que o Reino do amor de Deus chegou, vencendo o ódio, a dor, o pecado. Esse é a boa nova, o evangelho a ser anunciado; a grande novidade a ser comunicada.

Guardando a mensagem

A missão de Jesus é anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é o próprio Jesus entre nós, nos libertando. Ele anuncia o Reino com a pregação, mas também o concretiza com ações pelas quais as pessoas estão sendo resgatadas da doença, da exclusão, da dominação do mal, do pecado. Escolhendo e enviando doze em missão, Jesus está visivelmente construindo um novo momento de organização do povo eleito em aliança com Deus. A missão dos doze, como a de Jesus, é anunciar a proximidade do Reino. O Reino, por meio de Jesus, se aproximou de nós, está bem pertinho, agora é só a gente abrir as portas para acolhê-lo; as portas do coração, de nossa vida familiar, de nossa vida em sociedade.

No caminho, vocês anunciem: O Reino dos céus está próximo! (Mt 10, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
mandaste os doze anunciar ao povo, pelo caminho, que “o Reino de Deus está próximo”, que o céu se aproximou para resgatar e sarar toda ferida. A nós que vivemos imersos em um mundo materialista, esta palavra nos consola: Deus não nos esqueceu, ele vem ao nosso encontro, com o seu Reino. Concede-nos, Senhor, que não percamos o horizonte da vida eterna, mesmo carregando os fardos de nossa existência, às voltas com as tarefas de cada dia. Que no corre-corre de nossa vida, permaneça sempre no nosso coração esse sentido do teu Reino, reino de amor e justiça que começa aqui, mas só se realiza plenamente na eternidade. Dá-nos, Senhor, viver lembrados e embalados por essa verdade do teu amor: O Reino está próximo, está pertinho de cada um. É só abrir a porta do coração e deixar-te entrar. Tu anuncias o Reino, tu fazes o Reino de Deus acontecer entre nós com tua palavra e teu poder restaurador. Sendo hoje o dia de Santa Maria Goretti, a menina de 12 anos que sofreu um assédio sexual e foi morta pelo agressor por reagir bravamente, nós te pedimos, Senhor, em favor de todas as vítimas de assédio e por todos os adolescentes, eles e elas, para que sejamos capazes de ajudá-los a viver santamente a sua sexualidade. Que os que foram emudecidos pelo abuso ou pelo assédio sexual, não se calem, denunciem, libertem-se. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Repita várias vezes, durante o dia de hoje, aquela palavrinha do Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.

Comunicando

Uma comunicação para você que é associado(a) da AMA. Nesta semana, deve chegar na sua casa a cartinha desse novo trimestre. Na carta, falamos das novidades e dos nossos trabalhos nesses meses de julho, agosto e setembro.


Uma abençoada quarta-feira e até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

6 comentários:

  1. Anônimo6/7/22 06:37

    Amo acordar de todas as manhã e rezar o santo..rosario e esta e osanto emvangelio. Bom Dia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/7/22 06:55

    Abenção Padre João Carlos: "louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo". Amém.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia e que Deus abençoe a todos.
    “Venha a nós o vosso Reino”.

    ResponderExcluir
  4. Ó Deus poderoso e fiel, eu LHE agradeço pela vida de Santa Maria Goretti. No entanto, me conceda a graça de produzir bons frutos. Me conceda a graça de evitar o pecado e a idolatria. Me conceda a graça de ter o santo temor. Me conceda a graça de seguir o caminho do amor, do discipulado, da cura, da piedade, da conversão, da justiça e da obediência. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Me conceda a graça de anunciar que o Reino dos Céus está próximo.

    ResponderExcluir
  5. Abença Padre João Carlos 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 que Deus proteja sempre o Senhor que sempre nos traz a palavra de Deus 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Amem-se uns aos outros.

05 de maio de 2024    6° Domingo da Páscoa.        Evangelho.   Jo 15,9-17 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me a...

POSTAGENS MAIS VISTAS