PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PELOS FRUTOS, SE CONHECE A ÁRVORE

PELOS FRUTOS, SE CONHECE A ÁRVORE



 22 de junho de 2022

                Quarta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mt 7,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

MEDITAÇÃO


Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7, 15)

Por que Jesus comparou falsos profetas com lobos vestidos de ovelhas? Vou tentar explicar. O profeta, na Bíblia, é o homem da palavra de Deus, fala em nome de Deus. É o pregador, certo?! Encontramos no Antigo Testamento, a imagem do profeta vestido com um manto de pele de carneiro. A roupa já mostra a vida de austeridade do profeta e a distância que ele toma da corte dos reis. O profeta Elias, por exemplo, vestia um manto de lã de carneiro. João Batista, parecido com Elias, trajava-se de pele de camelo. Uma vez, Jesus perguntou: ‘O que vocês foram ver no deserto? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais. Afinal, o que foram ver? Um profeta?!” (Mt 11).

Então, a imagem do profeta é do homem de Deus vestido de pele de carneiro ou de ovelha. Assim, já dá para entender melhor o que Jesus disse. “O falso profeta é o lobo vestido de ovelha”. Ele apresenta-se como homem de Deus, como líder no meio do rebanho, mas não é profeta coisa nenhuma, é lobo. Está vestido de ovelha, isto é, traja-se com um manto de lã de carneiro, mas não é um profeta de verdade. Na verdade, esconde sua real identidade e seus verdadeiros interesses. Não é profeta. É lobo.

E, por que será que Jesus estava preocupado com os falsos profetas? Porque o rebanho pode ser enganado facilmente. Porque existem, infelizmente, esses aproveitadores. E, certamente, porque a comunidade deve ficar sempre em atitude de alerta, uma vez que esse perigo é permanente. Cuidado com os falsos profetas! São Paulo, na segunda carta aos Coríntios, falou da existência de operários enganadores no meio da comunidade, disfarçados de apóstolos de Cristo (2 Cor 11).

Que interesses poderiam mover um falso líder religioso, um pseudo-pregador da palavra de Deus? Três interesses movem o mundo. O primeiro é o dinheiro, o enriquecimento. O segundo é o poder, o prestígio. O terceiro interesse é desfrutar de uma vida de prazeres na comida, na cama e nos divertimentos. Esses são os interesses que movem o mundo. Podem mover também um falso líder.

Muita gente se ilude. Pensa: se está falando de Deus, então é coisa boa. Atenção, nem tudo que reluz é ouro. É melhor seguir a dica de Jesus. Pelo fruto se conhece a árvore. Árvore boa dá fruto bom. Árvore má dá fruto ruim. Os bons frutos confirmam que se trata de uma boa árvore, um profeta de verdade. A pregação do Evangelho produz frutos muito claros: o primeiro é a conversão e a santidade de vida; o segundo fruto é o compromisso com a fraternidade e o amor ao próximo. A falsa pregação produz frutos podres: a cristalização do egoísmo e do individualismo; a relação comercial com Deus; a instrumentalização da fé para outros interesses.


Guardando a mensagem

Jesus nos orienta para termos cuidado com os falsos profetas. Profeta é o pregador, é quem fala em nome de Deus. O cuidado é porque o falso profeta é um lobo em pele de ovelha. Ele move-se por interesses não confessos, particularmente o dinheiro e o poder. Como reconhecer o falso profeta? Pelo fruto se conhece a árvore. O fruto da pregação do evangelho é a conversão, a santidade de vida e o compromisso com o bem do próximo, sobretudo dos mais desamparados. Se as pessoas estão ficando mais egoístas e mais interesseiras não é um bom sinal. Se a pregação está servindo a outros interesses que não seja a glória de Deus, tem lobo na história.

Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu és o nosso pastor, nosso profeta, nosso mestre. Tu és o modelo para todos os ministros do teu povo. Tu anunciaste o Reino de Deus entre nós. A tua coerência e a tua fidelidade foram provadas na paixão e na cruz. Os teus profetas trilham o teu caminho, imitam o teu modo de agir na defesa do rebanho. Dá-nos, Senhor, a lucidez necessária para nos precavermos contra lobos travestidos de ovelhas. Eles não são profetas verdadeiros. Que estejamos sempre atentos ao tipo de fruto que produz a pregação, para não sermos enganados por falsos profetas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pelos frutos, se conhece a árvore’. Aparecendo, hoje, uma oportunidade, comente com alguém essa palavra de Jesus.

Comunicando

Nos próximos dias, vou ao Amazonas para alguns compromissos: Show na cidade de Rio Preto da Eva, no dia 25; Encontro na Livraria Paulinas de Manaus, no dia 28; Show na cidade de Manaquiri, no dia 29. 

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos,que palavra gratificante é abençoada porque ta dentro do que vivemos assim são as pessoas quer dizer a maioria visa os interesses. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Amém bom dia padre sua benção 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  3. Amém Deus seja louvado 🙏

    ResponderExcluir
  4. Boa noite padre João Carlos a sua benção que belo esse Evangelho. Que a nossa vida seja uma sementeira de coisas boas e verdadeiras.

    ResponderExcluir
  5. Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Todavia, me ensine ler, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine evitar o pecado e os falsos profetas. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da obediência e da aliança. Me ensine viver o meu sacerdote batismal. Me ensine observar os VOSSOS mandamentos, preceitos e decretos com todo o meu coração e com toda a minha alma. Me ensine produzir bons frutos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Pedro Afonso BAFUTIDY. MUITO OBRIGADA PADRE JOÁO CARLOS, PELA BÊNÇÃO, VAMOS NÓS CUIDAR DOS FALSOS PROFETAS, REZEMOS A PALAVRA DE DEUS EM NOME DO NOSSO SENHOR NOSSO MESTRE, PASTOR, PROFETA,MODELODE TODOS MINISTROS DO POVO E REINO DE DEUS ENTRE NÓS.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Padre João Carlos, obrigada por nos enviar o Evangelho, eu repasso para vários grupos, quando demoro a passar, alguém me diz : Cadê o Evangelho ? isso é muito gratificante, só posso dizer : Deus abençoe sempre o Padre João Carlos e a toda sua equipe

    ResponderExcluir
  8. Onde e a que horas estarais no rio preto, amazonas?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS