PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMAR, CUIDAR E DAR A VIDA

AMAR, CUIDAR E DAR A VIDA




01 de maio de 2022

3º Domingo da Páscoa


EVANGELHO


Jo 21,1-19

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”.
Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.
12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.
14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. 15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”
Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”
Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas.
18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.


MEDITAÇÃO


Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo (Jo 21, 17)

Já era tempo de Pedro ter uma conversa muito séria com Jesus. Na semana santa, ficamos sabendo de sua fraqueza. Negou que conhecia o Mestre, que era seu discípulo, que andava com ele. Quando caiu em si, coitado, ficou profundamente abatido e triste por essa falta. É, Pedro, errou feio. Verdade. Agora, me diga se você também já não fez igualzinho a Pedro?! Fez ou não fez? Pedro é um espelho. Pedro, sou eu. Nele, você também pode se ver. Somos Pedro. De vez em quando, traímos o nosso Jesus, que tanta amor e confiança deposita em nós.

Qual é o grande chamado de nossa vida? Vamos entrar no clima do evangelho. O grande chamado de nossa vida é seguir Jesus, tê-lo como nosso caminho, verdade e vida. No evangelho, Jesus começa chamando discípulos: ‘Sigam-me’. Essa é a nossa grande vocação: sermos seguidores de Jesus, realizarmos nossa vida como seguimento do filho de Deus feito gente. Depois disso, vem nossa condição de consagrados ou de casados ou de profissionais ou de cidadãos. São expressões concretas de nossa primeira vocação: sermos seguidores de Jesus.

No evangelho desse Terceiro Domingo da Páscoa, temos o caminho de reintegração de Pedro em sua vocação de seguidor de Jesus. E o que tocar a Pedro diz respeito também a você, a nós. O caminho de Pedro é o nosso também. E no caminho de Pedro tem três passos: amar a Jesus, cuidar de suas ovelhas e entregar sua vida, como ele.

Jesus perguntou a Pedro se ele o amava. E até se o amava mais do que os outros. Perguntou por três vezes. Pedro entendeu o porquê e até ficou meio sofrido. A ferida que o pecado cria se cura com o amor. AMAR A JESUS é o primeiro passo do discípulo. O amor a Jesus é que explica o seu esforço em seguir seus mandamentos, o zelo em viver bem seus momentos de oração, o seu compromisso com o bem dos irmãos. Como disse Paulo na carta aos Coríntios: “Sem o amor, de nada serve falar a língua dos anjos e dos homens ou entregar seu corpo às chamas”. ‘Simão, tu me amas?”. “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”.

O discípulo, a discípula ama Jesus. Ama sua Igreja que é seu corpo místico. Ama seus irmãos, membros do seu único corpo. Só o discípulo que ama Jesus pode cuidar da casa dele, de seus cordeiros, de suas ovelhas. CUIDAR DO REBANHO é a missão que o Senhor entrega aos que o amam. “Apascenta as minhas ovelhas”. E onde estão os cordeiros e as ovelhas do bom pastor? Para começar, na sua casa: são seus filhos, seus entes queridos, seus vizinhos; no seu ambiente de trabalho, de moradia, de lazer; e até nas ruas, nos sítios, nas prisões. Precisamos cuidar dos irmãos, zelar pelo seu bem, promover os seus direitos, defendê-los da injustiça. Somos pastores na sala de aula, nas rodas de conversa, na boa política, nos meios de comunicação, nos grupos da Igreja. Nosso amor a Jesus nos leva a cuidar do seu rebanho, como bons pastores.

Os discípulos amam Jesus e cuidam do seu rebanho. E o fazem como ele. DÃO A SUA VIDA, como ele. Como foi que ele cuidou do rebanho? Ele mesmo respondeu: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos, pelos que ele ama”. E Jesus deu a vida não somente na cruz. Deu a vida o tempo todo: visitando, ensinando, pregando, curando, confortando, libertando. Deu-se como pão da vida. Entregou-se como luz do mundo. Na cruz, ofereceu sua vida em nosso favor. Sobre Pedro, Jesus profetizou que, quando fosse velho, o levariam para onde ele não queria ir. Numa certa altura da vida, Pedro foi levado para a morte. O martírio de Pedro foi o coroamento de sua entrega permanente em favor do rebanho, por amor a Jesus. Nós cuidamos do seu rebanho, nos dedicando, sacrificando-nos em favor dos filhos, dos netos, da comunidade. Servimos numa atitude oblativa permanente.


Guardando a mensagem

Seguir Jesus é a vocação de todos nós. Pedro é o discípulo de Jesus que fraquejou em seu seguimento. Depois da ressurreição, Jesus teve uma conversa muito séria com ele. Nessa conversa, ficou bem claro o caminho de realização de sua vocação de discípulo: amar, cuidar e dar a vida. Jesus, por amor, vem em socorro de nossa fraqueza, com o seu perdão. O amor a Jesus cura as ferida de nossas faltas e nos leva a assumir a sua missão: apascentar o rebanho. Cuidar do rebanho deve ser o foco de toda nossa atividade na sociedade e na Igreja. Em tudo, buscamos o bem comum, a qualidade de vida, a felicidade e a salvação de todos. E o modo como fazemos isso também está marcado pelo nosso amor a Jesus: imitamos o seu modo de agir e de comprometer-se, sacrificando-nos pelos outros. Amar, cuidar do rebanho e dar a vida foi o caminho de Jesus. Amar Jesus, cuidar do seu rebanho e sacrificar-se pelos outros foi o caminho de Pedro. Há de ser o nosso caminho também.

Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo (Jo 21, 17)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
muita coisa em nós e ao nosso redor nos estimula a negar a nossa fé, a não te levar em conta nas escolhas que fazemos. Hoje, perguntas a cada de um de nós se te amamos. É o amor que supera nossas negações e o nosso pecado. Sim, Senhor, nós te amamos. Assim, ouvimos claramente a missão que nos confias: cuidar de tuas ovelhas. Ajuda-nos, Senhor, a vencer a grande tentação de nos centrarmos apenas em nós mesmos, abandonando o rebanho, permitindo que vença o individualismo e a desagregação em nossas famílias, em nossos grupos, em nossa sociedade. Acolhemos igualmente a tua indicação de realizamos a missão como tu a realizaste: sacrificando-nos pelos outros. Fácil, não é. Mas, entendemos, esse é o caminho da plenitude, o teu caminho, o caminho de Pedro, o nosso caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Leia, hoje, em sua Bíblia o evangelho deste domingo (Jo 21, 1-19) e compartilhe esta Meditação com os seus contatos. Evangelize conosco. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

18 comentários:

  1. Jonne Junior30/4/22 23:43

    Vossa Benção Pe. JC vos peço orações pelo fim da guerra e por todas as familias carentes. Intercerda por mim e por toda a minha familia e oremos pelas almas do purgatorio.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/5/22 05:25

    Obrigado Padre! Deus te abençoe 🙏 A MEDITAÇÃO DA PALAVRA alimenta minha alma diariamente! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/5/22 06:18

    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção obrigada por essa homilia,
    Q o Espírito Santo o ilumine sempre com sabedoria 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/5/22 06:34

    Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal .senhor ajuda nos a cuidar e amar nossos irmãos como tu amou.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/5/22 07:07

    Bom dia Padre João Carlos. Paz e AMOR... Seguir Jesus é a vocação de todos nós. Um abençoado domingo à todos.
    Campinas São Paulo...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/5/22 07:25

    Louvado seja Deus para sempre!! Que faça de nós os seus verdadeiros discipulos, mesmo em meio á nossa fraqueza. Aumentai a nossa fé, Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/5/22 07:42

    Bom dia,padre João Carlos,sua benção que Deus te abençoe seu dia

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço oração por minha família em especial pra meu netinho que completa 2 aninhos de vida hoje Benjamin que Jesus o abençoe e proteja ele sempre 🙏🏼🙌Deus o abençoe padre um domingo abençoado pra o senhor 🙌

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/5/22 08:45

    Sua benção Padre João carlos o senhor seja louvado por termos você como um pastor abençoado em nosso meio a cada manhã me renovo com vossa belíssima pregação na meditação do evangelho o que me leva à uma fé viva

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/5/22 08:50

    Louvado seja Deus pela graça da vida do Pe. João que adentra nossas casa, veículo da Luz do Senhor.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/5/22 10:40

    Bom dia padre João Carlos um domingo abençoado pra toda família do. senhor Deus abençoe sempre ilumine muita Luz bençãos saúde paz senhor fique conosco Amém

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/5/22 11:04

    Bom dia padre João Carlos um abençoado domingo ao senhor e a todas as famílias q Deus ilumine seus passos e seus ensinamentos com muita saúde e paz amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/5/22 14:56

    Anônimo 1/5/22/14:48 boa tarde padre João obrigada pelo ensinamento que o senhor me da, Deus te ilumine e nos abençoe !!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/5/22 17:03

    Obrigada padre João Carlos, pelas orações e orientações que nos dedica todos os dias. Muitas bênçãos sejam derramadas sobre o Senhor e seus seguidores!
    Muita luz no mundo e que possamos enxergar os horizontes da vida terrena.

    ResponderExcluir
  16. Pai de Bondade, eu LHE agradeço pelo papa. Todavia, me ensine seguir o caminho dos anjos, do Espírito Santo, do apostolado, do amor, do perdão, da alegria, da sabedoria, da conversão, da santa doutrina e da obediência. Me ensine fugir do pecado. Me ensine vencer o sofrimento e a injúria. Me ensine dá bom testemunho. Me ensine honrá-Lo, glorificá-Lo, adorá-Lo e louvá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS