PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PASTOR QUE CUIDA DE SUAS OVELHAS

O PASTOR QUE CUIDA DE SUAS OVELHAS




10 de maio de 2022

4ª Semama da Páscoa



EVANGELHO


Jo 10,22-30

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.
25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.
         


MEDITAÇÃO

Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai (Jo 10, 29).

O evangelho de hoje começa informando que, em Jerusalém, onde Jesus se encontrava, celebrava-se a festa da Dedicação do Templo. Certamente, essa informação pode nos ajudar a compreender o contexto das palavras de Jesus nessa ocasião. Que festa será essa da “Dedicação do Templo”?

Primeiro, vou lhe dizer que Templo era esse. O de Jerusalém, claro. Mas, não era o Templo de Salomão. O Templo de Salomão tinha sido destruído pelos babilônios seis séculos antes (ano 587 a.C). O Templo que Jesus frequentou nas grandes peregrinações foi o Templo reconstruído no retorno dos exilados (século II a.C) e restaurado por Herodes Magno, mais ou menos no tempo em que Jesus nasceu. Assim, o Templo que aparece no Novo Testamento é o Templo de Herodes.

E a festa da Dedicação do Templo? Bom, essa é uma linda história que está contada nos dois Livros dos Macabeus, no Antigo Testamento. Por um tempo, os pagãos da Síria dominaram o povo de Deus e pintaram e bordaram no Templo de Jerusalém. Foi um tempo de muito sofrimento e humilhação, mas afinal, sob a liderança de Judas Macabeu, o povo conseguiu expulsar os dominadores de suas terras. Depois que limparam e consertaram o que podiam do Templo, fizeram uma linda festa para purificá-lo e dedicá-lo de novo ao culto a Deus. Cada ano, com essa festa, recordavam essa Dedicação do Templo.

O Templo de Jerusalém (só existia um templo em todo o país) era um centro de unidade para o povo de Deus. Para eles, era um sinal visível da presença de Deus que os guardava e protegia. Nele, os pecadores se reconciliavam com Deus, oferecendo sacrifícios de animais. Ali, ouviam as explicações da Lei e rendiam graças por todos os favores que recebiam do Altíssimo.

Pois Jesus está no Templo, na festa de sua Dedicação. Se aquele povo tivesse acolhido a pregação de Jesus, entenderia que mais do que aquele Templo, o sinal visível da presença de Deus no meio do seu povo era o próprio Jesus; que em Jesus, Deus estava reunindo as ovelhas dispersas e amparando os mais sofridos; e que, mais do que os sacrifícios de touros e carneiros que eles ofereciam ali, seria o sacrifício de Jesus, o verdadeiro cordeiro de Deus, a redimir o seu povo dos seus pecados. O próprio Templo, em si mesmo, já era um testemunho sobre Jesus.

Mas, eles estavam de coração fechado para Deus e para a boa notícia do Reino que Jesus estava anunciando. Consideraram que Jesus estava ofendendo a Deus com suas palavras e suas pretensões, chamaram-no de blasfemo e quiseram até apedrejá-lo. Não eram de suas ovelhas. As suas ovelhas ouvem a sua voz.

Nós somos as ovelhas que o Pai encarregou Jesus de cuidar e salvar. Ele nos conhece e nos dá a vida eterna. Nós, suas ovelhas, escutamos sua voz e o seguimos. Ele nos tranquiliza: não nos perderemos e não seremos arrancados de sua mão. 







Guardando a mensagem

Na festa da Dedicação do Templo, ficou claro: mais do que o Templo, Jesus é a presença salvadora de Deus no meio do seu povo. Ele é o bom pastor que dá a vida por nós, suas ovelhas. Ninguém vai nos dispersar, nem nos arrancar de suas mãos. Ele nos revela que o Pai que cuida de nós, nos defende, nos salva, nos constitui seu rebanho. Por nossa causa, ele foi oferecido como se fora um cordeiro imolado no Templo. Por sua ressurreição, o cordeiro tornou-se pastor. Ele é o bom pastor que marcha à nossa frente. Reconheçamos a sua voz. Sejamos seus seguidores.

Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai (Jo 10, 29).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
bom pastor de nossas vidas, nós te bendizemos pelo amor fiel que te levou ao sacrifício da cruz. Nós te louvamos por seres o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E nós queremos ser fieis a ti em nosso seguimento, acolhendo tuas palavras, unindo-nos como tua Igreja que somos e protegendo e cuidando dos mais frágeis e sofredores. Nós te recomendamos, hoje, especialmente os adolescentes e jovens de nossas famílias: que eles também possam conhecer-te, amar-te e seguir-te. Só tu és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Neste mês de maio, estamos rezando, com toda a Igreja pelos jovens, para que conheçam Cristo e vivam na fé, a exemplo de Maria Santíssima, mãe de Jesus. Muitos jovens estão se afastando da fé e da prática religiosa. Rezemos por eles, aconselhemos, ofereçamos-lhes nosso bom exemplo, ajudemos Jesus a cuidar dessas ovelhas que o Pai lhe entregou.

Comunicando

Como todas as terças, hoje é dia do programa ENCONTROS em nosso canal do Youtube. Começa às 20 horas. Música, oração e uma boa conversa com convidados especiais. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor tu eis o bom pastor que cuida bem de suas ovelhas.

    ResponderExcluir
  2. Que Jesus cuide bem de suas ovelhas amem

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre pelas palavras recebidas e cantadas. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a deus por ouvir a palavra de

    ResponderExcluir
  5. Amém! 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre sua benção. Senhor é Meu Pastor e Nada Me Faltará 🙏🏼peço oração pra meu neto que completou 12 anos Miguel Arthur que Jesus o abençoe e ele possa andar sempre no caminho do bem 🙌

    ResponderExcluir
  7. Amém🙏🙏🙏...O Senhor Jesus Cristo é o ar que respiramos. Senhor Padre peço oração para minha companheira de nome: Esperança Do Sol Matias, para o nosso Senhor Jesus lhe liberte e lhe cura de todos males e maldições...Deus nos ama💟💟💟

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos peço perdão pelos meus pecados em primeiro lugar e orações para minha filha Elvirinha e me fortaleça para o afastamento do meu filho Ricardo Júnior que Deus com sua infinita misericórdia traga--lhe para mim e tire todos os rancores de minha nora para comigo e que a luz do Espírito Santo em nossas vidas possa nos livrar de todos os males que possam jogarem ou virem para cada um de nós e ainda peço pra Deus e para o Sr. Padre João Carlos que abençoe minha união estável com o Francisco!! Amém

    ResponderExcluir
  9. Anonimo 10/05/2022 12:49 Amém padre João, ore pela minha saúde Deus nos abençoe !!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos Rosa de Caucaia ceará peço oração pelo jovem pela criança do mundo inteiro adolescentes

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus todo-poderoso, fonte da verdadeira piedade e da paz, eu LHE agradeço pelo dom da vida, contudo, me ajude vencer a perseguição e o sofrimento. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da escuta, da conversão, da missão, da graça, da alegria, da fidelidade e da vida eterna. Me ajude ser firme de coração. Me ajude ser bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Me ajude fazer boas obras. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos suabêolção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe muito agradeço muito por tudo que o senhor enviar as palavras maravilhosas do santos evangelho de Jesus paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe boa noite 🌃

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, padre agradeço a Deus por tê-lo conhecido, sou de Ouricuri-PE, onde o sr teve ultimamente Obrigada pelo maravilhoso show. Que Deus o ilumine.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS