PE. JOÃO CARLOS - BLOG DA MEDITAÇÃO: NÓS TAMBÉM SOMOS PASTORES

NÓS TAMBÉM SOMOS PASTORES






09 de maio de 2022

4ª Semana da Páscoa

EVANGELHO


Jo 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir
. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.


MEDITAÇÃO


Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem (Jo 10, 9)

Ontem, celebramos o Domingo do Bom Pastor. O evangelho de hoje continua nos apresentando Jesus, o bom pastor. Hoje ele nos diz: “Eu sou a porta das ovelhas”. Como podemos entender essa palavra?

Jesus entra pela porta. Consideremos, em primeiro lugar, que Jesus, como bom pastor, entra pela porta das ovelhas. A porta do redil é o portão do cercado onde estão as ovelhas reunidas, durante a noite. O bom pastor entra pela porta, não pula o muro. Quem pula o muro é o assaltante. Jesus entrou em nossa história pela porta. Não caiu de paraquedas. Ele, sendo Deus, abaixou-se e fez-se um de nós, convivendo conosco, andando pelos nossos caminhos. É o que nós chamamos de encarnação. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Pastor pra valer tem que ser como Jesus, entra pela porta: a porta do coração, a porta da convivência, a porta da inculturação.

A porta é de entrada. Consideremos, em segundo lugar, que nós, como ovelhas do rebanho de Deus, entramos na comunhão com Deus e com os irmãos, através da porta que é Cristo. O bom pastor comunica a vida às suas ovelhas, não é como o ladrão que se aproveita delas. O bom pastor, renunciando aos seus interesses pessoais, sacrifica-se pelo rebanho. E como é que o pastor Jesus comunica a vida? Por sua presença, por sua pregação, e, sobretudo, por sua vida entregue na cruz. É por ele que vamos ao Pai. É pela fé nele e pelo batismo em sua morte e ressureição que encontramos a salvação e nos tornamos filhos de Deus.

A porta é de saída. Consideremos, em terceiro lugar, que nós, como ovelhas do rebanho de Deus, estamos em êxodo para a vida plena, pela porta que é Cristo. A porta também dá acesso à saída das ovelhas para suas andanças para pastos e locais com água de beber. Ele disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Com ele, que vai à nossa frente, estamos a caminho da terra prometida, como no antigo êxodo. A vida plena que ele nos dá é a plena realização de nossa existência humana e de nossa condição de filhos de Deus. Ele nos dá a sua própria vida, no sentido que se oferece por nós e no sentido que nos comunica a sua vida de ressuscitado. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

Também nós somos pastores. Consideremos, em quarto lugar, que somos chamados a participar do pastoreio de Cristo, como ovelhas, mas também como pastores. Em sua mensagem para a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa Francisco escreveu: “O Senhor deseja moldar corações de pais, corações de mães: corações abertos, capazes de grandes ímpetos, generosos na doação, compassivos para consolar as angústias e firmes para fortalecer as esperanças".






Guardando a mensagem

Jesus, o bom pastor, entrou em nossa história pela porta. Sendo Deus, abaixou-se à nossa condição humana para nos encontrar, para nos falar, para nos conduzir. Ele é também a porta, por onde entramos em comunhão com Deus: porta de entrada, pois por ele temos acesso à vida eterna; porta de saída, pois por ele, enche-se de significado a nossa existência humana, a nossa peregrinação em busca das eternas pastagens. Não há outra via, outro caminho de acesso ao Pai, senão Jesus Cristo. Pais e mães de família, animadores, profissionais, líderes em nossos ambientes… somos todos pastores. Em nosso serviço de liderança, precisamos imitá-lo, ser bons pastores. Esforcemo-nos para levar o rebanho para boas pastagens, para a vida em abundância. Isso exige sacrifício de nossa parte, renúncia, fidelidade. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem (Jo 10, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ninguém vai ao Pai senão por ti. Tu és a porta pela qual ingressamos na casa do Pai, como filhos pródigos que somos. Fomos reconciliados por tua morte redentora. Por ti, chegamos ao Pai. Pela porta, também saímos para trabalhar na vinha do nosso Deus. Como tu, e contigo, vamos em missão, no compromisso de que todos tenham vida e vida em abundância. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Nesta segunda-feira, continuemos no clima do Domingo do Bom Pastor, rezando para que o Senhor dê à sua Igreja numerosos e santos sacerdotes, religiosos e religiosas, missionários e missionárias.

Comunicando

Quero agradecer de coração os que estiveram, neste sábado, na Catedral da Sé, em São Paulo, na Missa dos Ouvintes do nosso programa na Rádio 9 de julho. Deus os abençoe. Nesta segunda, o encontro é no Recife, na Basílica do Carmo, às 11 horas. Em 05 de maio, nos veremos em Fortaleza.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Anônimo9/5/22 07:02

    Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor tu és o bom pastor , quem te seguir terá vifa em abundância.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, o Grande Deus nos favorece a cada dia com seus ensinamento. Obrigada por está sendo este canal de graças para nós ouvintes. Deus o abençoe sempre .

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/5/22 07:20

    Bom dia Padre João Carlos obrigado por o senhor entra nas nossas casas todos os dias com apalavrado de Deus para nós alegrar fortalecer na fé

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/5/22 07:53

    Só gratidão por nós auxiliar tanto no crescimento espiritual, que consequentemente nos faz progredir nos demais planos. Suas interpretações são sempre de luz e inteligência!

    ResponderExcluir
  5. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Uma semana abençoada pra todos nós com JESUS E MARIA 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/5/22 08:42

    Bom dia padre João Carlos Deus abençoe com muita bençãos saúde paz sempre senhor eu Rosa peço bom pastor livra todo mal

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/5/22 08:53

    Bom dia, que eu possa no dia de hoje, não somente refletir as leituras, mas que eu venha agir com fé e sabedoria, amém...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/5/22 12:24

    Amém! O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/5/22 12:42

    Olá boa tarde obrigada pela palavra .jesus tu és o nosso pastor e nós somos tuas ovelhas.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/5/22 14:51

    Andreia cidade nova

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/5/22 15:02

    Ajuda senhor a sermos ovelhas obediente a tua palavra; a reconhecer a voz do nosso pastor que é Jesus Cristo .o bom pastor conhece todas a suas ovelhas ; que nenhuma ovelha se perca de seu rebanho..

    ResponderExcluir
  12. Deus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço por ser batizado. No entanto, me ensine seguir o caminho do apostolado, da fidelidade, da salvação, da oração, da conversão, da obediência e da purificação. Me ensine acolher, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine entrar pela porta, no redil das ovelhas. Me ensine ter vida em abundância. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.

Postagem em destaque

JESUS É VIDEIRA, NÓS SOMOS OS RAMOS

18 de maio de 2022 Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa EVANGELHO Jo 15,1-8 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS