PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A PAZ QUE VOCÊ ESTÁ PRECISANDO

A PAZ QUE VOCÊ ESTÁ PRECISANDO



 17 de maio de 2022

Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa 


EVANGELHO


Jo 14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

MEDITAÇÃO


Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)

Jesus nos dá a sua paz. O mundo também oferece a paz. Mas, Jesus nos dá a paz de maneira diferente, não como o mundo o faz. Que paz Jesus nos traz? Que paz o mundo nos dá?

As pessoas do antigo povo de Deus se saudavam ou se despediam com um Shalom. Shalom! É o desejo de saúde, harmonia, paz interior, calma, tranquilidade, bênção de Deus. Foi certamente essa saudação que fez Maria ao chegar à casa de Izabel. Essa saudação – Shalom – encheu o coração de Izabel de alegria e sua criança vibrou de satisfação no seu seio. Um shalom que manifesta a presença e o amor de Deus!

No tempo de Jesus, os romanos tinham dominado meio mundo e governavam os povos vencidos com uma dura legislação e com suas legiões de soldados. Também o Mar Mediterrâneo estava sob o controle dos romanos. Assim, se podia viajar por todo o mundo conhecido, sem fronteiras. Em todo o Império, reinava a paz, a pax romana. A pax romana era o resultado da total submissão dos povos e a cruel repressão a qualquer manifestação contra a ordem estabelecida. A paz do mundo é então a paz dos vencidos, dos dominados pelo mais forte. Como os romanos alcançaram a paz? Pelas guerras, pela invasão, pela repressão.

A paz de Jesus é de outra natureza. A sua obra foi a reconciliação. Estamos em paz com Deus e em paz entre nós. Ele fez as pazes entre nós e Deus, nos alcançando o perdão divino. Ele estabeleceu a paz entre o céu e a terra. No seu nascimento, cantaram os anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”. E como Jesus nos deu a paz? Dando a sua vida por nós, morrendo em nosso lugar, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício de expiação por nossos pecados.

Quando Jesus realizou a sua obra, apresentou-se à comunidade dos discípulos com a saudação “A paz esteja com vocês”, um shalom especial. Realmente, ele nos deu a paz, nos reconciliando com o Pai, em sua cruz.

Na Missa, antes da comunhão, somos convidados a nos comunicar mutuamente a paz. E dizemos: “A paz de Cristo!”. É uma forma de realçar que estamos em comunhão uns com os outros, estamos na paz que Cristo nos alcançou. E é assim, reconciliados com o Pai e entre nós, que nos aproximamos da mesa santa da comunhão.


Guardando a mensagem

A pax romana foi alcançada com guerras e o esmagamento do inimigo. A paz de Jesus foi alcançada com a doação de sua vida em favor dos pecadores. Por sua cruz, fomos reconciliados com Deus. Agora, estamos em paz com Deus e com os irmãos. Na Missa, nos preparamos para a comunhão eucarística com Cristo, nossa paz, nos comunicando mutuamente a sua paz: é o nosso compromisso de viver reconciliados e de cultivar a paz em nossos relacionamentos.

Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras da oração pela paz da Santa Missa:

Senhor Jesus Cristo,
dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”, Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que, sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Vivendo a palavra

Acolher a paz de Jesus é vencer a agressividade presente em nossa cultura. A paz é o dom pelo qual nos reconhecemos reconciliados com Deus e com os irmãos. Hoje, cultive atitudes cordiais, mesmo que você não receba o mesmo tratamento. Diga: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, me desculpe. Difunda a paz de Jesus ao seu redor.

Comunicando

Hoje, terceiro dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, o tema é Nossa Senhora, Mãe da Esperança, refletindo sobre os Jovens. Acompanhe a novena pela Rádio Amanhecer ou pelas Redes Sociais da AMA (Youtube, Facebook ou Instagram). 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos e com o coração agradecido e cheio de esperança que eu escreve este comentário, eu sou Isabel Canhanga, sou angolana. Muito obrigada padre pelo seu trabalho, agradeço a Deus pelo dom e a vocação que lhe deu. Padre o teu trabalho tem iluminAdo a minha vida, me ajuda a conhecer melhor está palavra de paz, amor e comunhão. Obrigada e desejo que continuei nesta senda para que um dia eu também possa amar e conhecer Jesus como o senhor. Para terminAr peço que reze pela minha família, especialmente, pelo mais jovens para que eles também conheçam Jesus e vivam segundo a Sua palavraObrigadooooo que a luz de Deus ilumine as nossas vidas e conduza os nossos passos.


    ResponderExcluir
  2. Jonne Júnior17/5/22 04:21

    Vossa benção Pe. JC e louvado seja Deus. Vous peço oração e ação de graça por minha saúde e de todos meus irmãos e por minha viagem a DF.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Padre João Carlos sua benção obrigado por todos os dias amditasao mim faz muito bem lê.a palavra dó senhor meu.pai todos os dias a sim.que mim acordou com a permissão do meu senhor. eu léu a palavra Pará e trabalhar e muito bom. padre muita saúde Pará 🙌 o senhor e sua família também mande oração para mim e minha família 🙏 agente.precisa. Pará que chegue a paz e a saúde o mundo entero precisa de paz amém 🙌 sua benção mande oração pra
    esse trabalho q tô indo que de tudo certo 🙏 tiver mudança dê trabalho em outro lugar que de tudo certo em nome dó senhor Jesus Cristo amém 🙌🙏 pedir muito au meu pai Pará que mim botasse em outro lugar e tou indo obrigado meu pai hoje

    ResponderExcluir
  4. esqueci dê buta o meu nome ornilda soares de Recife PE falando sobre a mudança dó meu trabalho que pedir au senhor

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Sr. Padre. Muito obrigada pelos ensinamentos diários. Este alimento que me fortalece Espiritualmente conhcendo mais a palavra de Deus. Peço a cura e libertação da minha família e que os meus filhos sejam tocados pela palavra de Deus
    Que o Senhor abençoe o Sr. Padres com muita saúde. Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia padre João Carlos Deus abençoe nosso dia e a paz a todos do mundo inteiro 🙌🏿🙏🏿🙌🏻🙏🏻 eu e me esposo Jarbas em oração ao grupo Maria na minha casa com João Carlos pavim e em agradecimento ao senhor pelas orações, lindos testemunhos, e as orações q nos fortalece padre. Peço q orem por mim ,hoje dia 17/05/2020 marcação da minha perícia.amem assim seja com Maria passando a frente. Amém eu confio muito em deus e nosso pai amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, peça a Deus em suas orações pela recuperação da saúde de minha mãe Ilda que não deixe ela sofrer, ela está na UTI, que Deus seja louvado, amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Sr Padre, obrigada por estas partilhas diárias, o alimento do cristão, tenho aprendido muito. Peço ao Padre que reza pela cura e libertação da minha filha que está com depressão, é apenas uma menina, está a mais de 20 dias sem ir à escola. Eu peço. Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre pelas palavras recebidas e cantadas e que Jesus continue te abençoando e te Iluminando para recebermos a Palavra de Paz e Amor que nos envia🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Amém! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre sua bençã. A PAZ DE CRISTO 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que a paz de jesus cristo nos abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos peço oração pela minha família peço oração pelo jovem Apaz esteja convosco minha benção Rosa Maria

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos a sua benção

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João a paz de Jesus esteja convosco.obrigada pelas palavras padre peço oração pra minha família .

    ResponderExcluir
  16. Deus de amor, eu LHE agradeço por todos os presbíteros da VOSSA igreja. No entanto, me conceda a graça de vencer o sofrimento e a perturbação. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça de seguir o caminho do discipulado, do amor, do jejum, da evangelização, da obediência, da fé, da oração, da confiança e da paz. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Não é fácil, Senhor, manter essa comunhão contigo, permanecer na graça. São tantas as provações, as tentações que teimam em nos afastar de Ti.
    Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito, a nos mantermos perseverantes e fiéis... Amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por visitar nossas casas todos os dias, trazendo mensagens tão linda que nos fortalece pra enfrentamos as dificuldade do nosso dia a dia,que Deus abençoe você sempre 🙏.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS